sábado, 29 de janeiro de 2011

Saber aceitar com amor a vontade de Deus.

"Adiantou-se um pouco, prostrou-se por terra e orava para que se fosse possível, se afasse dele aquela hora. Mas não se faça a minha vontade, e sim a tua." ( Mc 14, 35 ).
Quando, deparamos com situações difíceis, nossa tendência natural é que a situação se resolva à nosso contento, conforme o nosso desejo. Esquecemo-nos porém, que a vontade , o poder e o amor de Deus predomina na nossa existência. Apresentemos humildemente, na fé e na esperança o nosso pedido, aceitando com amor a determinação a vontade Divina a nosso respeito, como Jesus e Maria sua Mãe, entregando-se completamente nas mãos do Pai.
"Mas não se faça a minha vontade, e sim a tua." ( Mc 14, 36b ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2440.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A presença da sabedoria.

"Sendo uma só, tudo pode: sem mudar em nada, renova o universo, e, entrando nas almas boas de cada geração, vai fazendo amigos de Deus e profetas." ( Sb 7, 27 ).
A sabedoria é o componente essencial e fundamental na vida. É através dela que concebemos em nossa mente, a ciência de tudo aquilo que existe, de nós mesmos.
A sabedoria dirige e orienta os nossos pensamentos, a nossa maneira de ser e agir. A verdadeira sabedoria que procede de Deus, através da qual tudo existe, se renovando e se aperfeiçoando. Precisamos buscá-la continuamente para vivermos de maneira coerente à vontade Divina.
"É mais bela que o sol e que todas as constelações; comparada à luz do dia, sai ganhando." ( Sb 7, 29 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1542.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

**** "São Paulo"
Parabéns! ****

domingo, 23 de janeiro de 2011

Crendo e confessando.

" Com o coração cremos para ser justos, com a boca confessamos para ser salvos, pois a Escritura diz: "Quem nele confia não fracassará." ( Rm 10, 10 - 11 ).
Aquele que edifica sua vida em Deus, crê no mais profundo do seu coração e vive a sua fé, jamais vacilará. O Senhor é a sua rocha firme e a sua fortaleza. Nele encontra a libertação e a salvação.
Possue uma esperança infinita, enfrenta as adversidades, dificuldades e provações que lhe advêm na jornada da vida, na certeza de ser bem sucedido, vitorioso, por estar centrado na prática do bem e da justiça que provêm de Deus.
" Só em Deus está o descanso, minha alma , dele vem a minha salvação. Só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortalez: não vacilarei." ( Sl 62(61), 2 - 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2725 e 1253.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Para refletir...

" Compreendi que tudo o que Deus fez durará sempre: não se pode acrescentar nem tirar. Porque Deus exige que o respeitem." ( Eclo 3, 14 ).
Como é do nosso conhecimento, nada podemos acrescentar nem tirar, daquilo que Deus projetou para a Sua Criação. Tudo é perfeitamente sincronizado, visando o bem e o perfeito e equilibrado funcionamento. Pelas tentativas em alterar a natureza, o homem está conseguindo desequilibrar e desestabilizar as funções do sistema ecológico, resultando tal atitude em tragédias.
É necessário que haja respeito ao Senhor, assim como, à Sua Criação da qual todos fazemos parte.
"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, o único que faz maravilhas! Bendito para sempre seu nome glorioso, e que sua glória encha a terra!" ( Sl 72 (71), 18 - 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1493 e 1274.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Com ardor e dedicação.

"Com zelo incansável e fervor de espírito servi ao Senhor." ( Rm 12, 11 ).
Tudo aquilo que nos propomos realizar, necessita de zelo contínuo da nossa parte para conseguirmos realizar com o êxito desejado. Quando nos colocamos à serviço do Senhor, o zelo e o fervor de espírito tornam-se imprescindíveis. O amor com que realizamos nossa missão é o componente fundamental e insubstituível; valoriza, dando sentido vivificante a cada gesto, ação e intenção projetada na nossa mente. Sem amor, a maior das obras que o ser humano realizar isenta-se do verdadeiro valor e sentido.
"Alegrai-vos com a esperança, sede pacientes no sofrimento, persistentes na oração." ( Rm 12, 12 ).
No amor à Deus, adquirimos a alegria que floresce da esperança, projetando em nós a paciência nas dificuldades e a crescente persistência no colóquio pessoal com o Senhor, traduzido pela oração.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág. 2729.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Observemos os acontecimentos.

"Quando saía do templo, um de seus discípulos lhe diz: - Mestre, olha que pedras e que construções!
Jesus respondeu: - Vês esses grandes edifícios? Pois desmoronarão sem que fique pedra sobre pedra." ( Mc 13, 1 - 2 ).
Estamos observando tempos difíceis que se estendem sobre a Terra. É o momento de intensificarmos nossas orações e sermos fiéis ao seguimento dos preceitos Divinos. Em Deus encontraremos a força, a coragem, a esperança de um novo porvir, um sentido para a nossa existência.
Não priorizando na nossa vida, os valores que imperam no mundo, assim como, os seguimentos falsos, contrários à vontade de Deus. Assim, estaremos abrindo espaço para a aquisição da verdadeira sabedoria, infinita e eterna do nosso Deus e Criador.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2433 e 2434.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 15 de janeiro de 2011

A fragilidade da vida.

" De que nos serviu nosso orgulho? O que ganhamos crendo-nos ricos? Tudo aquilo passou como sombra, como mensageiro veloz." ( Sb 5, 8 - 9 ).
Podemos observar fatos que ocorrem e nos fazem refletir sobre o sentido e a brevidade da vida. Temos a nossa frente dois caminhos: viver preocupados demasiadamente com aquilo que é material, que desaba, que perece; ou procurar viver mais o lado imperecível, priorizando o amor, a bondade, o exercício da caridade, caminhando com o olhar fixo em Deus, no infinito, na vida que não finda, que não desaba nem perece...
A decisão está em nós, no nosso livre arbítrio. Reflitamos enquanto o tempo se faz presente...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus -Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1534.
Comentário : Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nossa súplica!

"Escuta meu clamor, ó Deus, atende minha súplica." ( Sl 61(60), 2 ).
Neste tempo difícil de catástrofes naturais, resultando em perda de preciosas vidas, somos chamados a nos unir em oração, em súplica ao Senhor, nosso Deus, em defesa das vítimas .
Agradecemos a Deus, o espírito de solidariedade que desponta nos corações, animando todos os que se colocam de alguma forma para auxiliar o seu próximo, mesmo com risco da própria vida.
Peçamos forças, coragem e proteção a todos para enfrentarem estes momentos difíceis das enchentes e suas consequências.
Que Deus esteja conosco!
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição estudo - pág. 1252.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conselhos para reflexão.

"Alegrai-vos com a esperança, sede pacientes no sofrimento, persistentes na oração." ( Rm 12,12 ).
Possuímos o legado da esperança que nos impulsiona e dá ânimo à nossa caminhada, a esperança em Deus.
No sofrimento, mediante a virtude da paciência, nos tornamos hábeis a transpor dificuldades e desafios que a vida nos apresenta. E, persistentes na oração vencemos diariamente as contrariedades que se apresentam.
"Solidários para com os consagrados em suas necessidades, praticando a hospitalidade." ( Rm 12, 13 ).
E, acima de tudo, sejamos solidários para com as pessoas consagradas, tratando-as com respeito, carinho e dedicação. Estas pessoas são anunciadoras da mensagem Divina e portadoras da Boa Nova da Salvação em Cristo Jesus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2729.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Refletindo sobre religiosidade.

"Se alguém se considera religioso porque não controla a língua, engana a si mesmo, e sua religiosidade é vazia." ( Tg 1, 26 ).
A religiosidade não deve ser medida pelo número de orações ou palavras utilizadas. É necessário colocar em prática as boas ações, viver a caridade para com o próximo, por amor. Assim, estaremos amando a Deus verdadeiramente.
"Quando rezardes, não sejais faladores como os pagãos que pensam que à força de palavras serão ouvidos." ( Mt 6, 7 ).
Renunciando aos apelos do mundo, conrários à vontade de Deus, procuremos viver no amor, na verdade e na justiça, estaremos promovendo condições para o estabelecimento do reino de Deus em nosso meio.
"Religião pura e irrepreensível aos olhos de Deus Pai consiste em cuidar de órfãos e viúvas em suas necessidades e em não deixar-se contaminar pelo mundo." ( Tg 1, 27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2896 e 2329.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 8 de janeiro de 2011

A Humanidade tem sede de amor!

"Ainda que eu fale todas as línguas humanas e angélicas, se não tenho amor, sou um metal estridente e um símbalo que tine." ( 1 Cor 13, 1 ).
O amor no sentido verdadeiro, é um sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro. Quando se ama, deseja-se o bem do outro, experimenta-se uma alegria incomparável na felicidade da pessoa amada.
No mundo, este sentimento vem perdendo o seu real significado, chegando ao ponto de se cometer as maiores atrocidades em nome do amor, sem piedade, no auge da desumanidade.
Cabe a nós, portadores do amor de Cristo, através de gestos de caridade, amenizarmos esta grave deficiência que se faz cada vez mais presente na humanidade e procurarmos irradiar através da nossa vivência, a presença do amor sincero e verdadeiro, o amor que procede de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2759.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Valorizemos o nosso nome!

"Respeita teu nome, porque ele te acompanhará mais que mil tesouros preciosos." ( Eclo 41, 12 ).
Um nome respeitado, digno e honrado é a maior herança que um pai pode transmitir aos seus filhos.
Não importa se estes valores, não estão sendo priorizados talves como deveriam; precisamos conservar e valorizar aquilo que a nossa consciência nos aconselha, assim teremos a paz necessária para levarmos avante o respeito e a dignidade que acompanharão nossos nomes, igualando-se ou superando o valor das maiores riquezas que podemos obter na vida. Os tesouros materiais passam, mas os valores reais duram para sempre.
" Os bens da vida duram poucos anos: a boa fama, anos sem conta." ( Eclo 41, 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1663.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O sentido sagrado da vida.

"Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém desrói o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus, que sois vós é sagrado." ( 1 Cor 3, 16 -17 ).
Nos tempos atuais, podemos perceber através das notícias que circulam no planeta, uma tendência crescente de menosprezar a Deus e desprezar o que é sagrado.
A vida vem sendo banalizada, vulgarizando-se o seu valor, através do desrespeito e das medidas que contrariam o seu direito. A diversidade de ídolos multiplica-se numa ascensão crescente e desmedida, desviando a mente humana do seu real objetivo, designado por Deus.
Procuremos buscar cada vez mais o discernimento, mediante a luz de Divina, para não tropeçarmos nas armadilhas ocultas nas entrelinhas que se apresentam no mundo.
"É compatível o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templo do Deus vivo. Serei seu Deus e eles serão meu povo." ( 2 Cor 6, 16 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2742 e 2779.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bênçãos.

"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
o qual, por meio de Cristo,
nos abençoou com todo tipo de bênçãos espirituais do céu.
Por meio dele, antes da criação do mundo,
nos escolheu para que pelo amor fôssemos santos
e irrepreensíveis em sua prsença.
Por Jesus Cristo, segundo o desígnio de sua vontade,
nos predestinou a sermos seus filhos adotivos,
de modo que redunde em louvor da glória graça
que nos outogou por meio do Predileto."
( Ef. 1, 3 - 6 )
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2804.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Carta de São Paulo aos Efésios.

"Irmãos, se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho." - Palavra do Senhor.
Fonte: Semanário Litúrgico Povo de Deus - Ano 35 -LT.1 - nº 09 . A. - 02/01/2011.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Dia Mundial da PAZ !

"Ensina-me, Senhor, o teu caminho, para que eu o siga com fidelidade; unifica meu coração no respeito ao teu nome." Sl 86 (85), 11 ).
Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1304.