segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A oração e a sua importância.

"Quando rezardes, não sejais faladores como os pagãos, que pensam que à força de palavras serão ouvidos. Não os imiteis, pois vosso Pai sabe do que necessitais, antes que o peçais." ( Mt 6, 7-8 ).
Através da vida de oração, deixamo-nos conduzir por Deus, ampliando em nós o discernimento tão necessário, para trilharmos um caminho de amor e justiça, no cultivo da paz.
A oração é um instrumento, através do qual, nossa alma se eleva ao Senhor, entrando em contato com a Misericórdia e o Amor Divino.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2329.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Reino glorioso.

"O Senhor é clemente e compassivo, paciente e misericordioso. Teu reinado é um reinado eterno; teu governo, de geração em geração." ( Sl 145(144), 8 . 13 )
Bendigamos ao Senhor, pela Sua bondade e brandura, piedade, paciência e misericórdia para conosco.
Seu reinado se perpetua através dos milênios. É eterno. Feliz aquele, que percebe a presença de Deus na sua existência e procura a partir daí, conformar a sua vida, observando os desígnios Divinos.
O ser humano avança num aperfeiçoamento crescente e contínuo, em busca da sua realização no campo material e interior. É feliz quando sua vida se encontra com o projeto de Deus. Alcança sua realização interior em plenitude, na presença do Criador. Deus é vida em plenitude e o Seu reinado é a bem-aventurança do céu, sublime, abrangendo o Universo eternizado, imortalizado.
fonte: Bíblia dp Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1403.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

No despertar da consciência.

" O coração humano faz mudar o semblante para o bem ou para o mal." ( Eclo 13, 25 ).
No seguimento da vida, no cotidiano corrido envolto em preocupações, o tempo disponível para refletirmos e reavaliarmos nossos atos e decisões torna-se praticamente inexistente.
Tragados pela contínua e implacável pressa e agitação, amigas da imperfeição, vamos nos distanciando gradativamente de nós mesmos; nossa consciência acaba sendo relevada a um segundo plano, distante, por vezes inoperante e improdutivo. Torna-se perceptível então, a necessidade de despertar a consciência, a capacidade de julgar, assim como, a utilização do senso relativo à responsabilidade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel -(2ª edição-2006) - edição Estudo - pág. 1602.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Em Deus, habita a nossa esperança!

"Acaso não o sabes, acaso não o ouviste? O Senhor é um Deus eterno e criou os confins do orbe. Não se cansa, não se afadiga, sua inteligência é insondável." ( Is 40, 28 ).
O Senhor, nosso Deus, criador do Universo, restaura, renovando as forças e o ânimo a todos aqueles que Nele colocam suas esperanças.
"Ele dá força ao cansado, acrescenta vigor ao inválido; mesmo os jovens se cansam e se afadigam, os jovens tropeçam e vacilam." ( Is 40, 29 - 30 ).
Deus é a fonte eterna de vida e amor; Ele direciona sábia e seguramente a nossa existência e o nosso destino.
"Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, estendem asas como as águis, correm sem se cansar, andam sem se fatigar." ( Is 40, 31 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino -Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág.1777 e 1778.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Não à vingança!

"Não digas: Eu lhe farei o que me fez, ele há de me pagar" ( Pr 24, 29 ).
Não alimentemos em nós, este tipo de atitude. Procuremos não revidar às ofensas, não façamos uso da vingança. Apresentemos as situações difíceis à Deus, pois somente Ele pode decidir sobre cada ser humano. Que o nosso coração esteja isento de rancor, de ódio, de qualquer espécie de violência.
Procuremos conduzir nossa vida no amor e no perdão. Assim seremos templos hábeis para a habitação do Senhor.
"Do vingativo se vingará o Senhor e lhe pedirá severas contas de suas culpas." (Eclo 28, 1 ).
Aquele que prefere ser vingativo, prestará contas à Deus do seu modo de proceder, de suas culpas e do fechamento do seu coração ao amor.
"Como pode um homem guardar rancor de outro e pedir a saúde ao Senhor? Ele não tem compaixão de seu semelhante e pede perdão dos próprios pecados." (Eclo 28, 3 - 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2º edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1469 e pág. 1634.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Salmo 28(27).

"Bendito seja o Senhor
que escutou a voz de minha súplica!
O Senhor é minha força e meu escudo:
nele confia o meu coração.
O Senhor é minha força, e baluarte salvador de seu Ungido."
( Sl 28(27), 6 -8 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1190.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Salmo 86(85).

"Ensina-me, Senhor, o teu caminho,
para que eu o siga com fidelidade;
unifica meu coração
no respeito ao teu nome."
( Sl 86(85), 11).

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tratemos o nosso próximo como gostaríamos de ser tratados.

"Tratai os outros assim como quereis que vos tratem. Nisso consistem a lei e os profetas." ( Mt 7, 12 ).
Um aspecto fundamental, no qual consistem a lei e os profetas é o de tratarmos o nosso próximo como a nós mesmos. O 2º mandamento nos diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo."
Se nos amamos, jamais faremos algo que nos prejudique, entristeça ou abale. O mesmo acontecerá em relação ao nosso próximo, se o amarmos como a nós mesmos.
"Não faças a outro o que não agrada a ti. Não bebas até embriagar-te, para que a embriagues não te acompanhe no caminho." ( Tb. 4, 15 ).
Procuremos nos colocar sempre no lugar do nosso próximo, assim tomaremos as decisões mais corretas e benéficas.
"Como quereis que os homens vos tratem, tratai vós a eles." ( Lc 6, 31 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2332, 872 e 2472.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Grandioso, o coração que sabe partilhar!

"Há quem presenteia e aumenta seus bens, quem retém o que deve e empobrece." ( Pr 11, 24 ).
Quando colocamos em prática os nossos dons, os nossos talentos a serviço do bem e da prosperidade, eles se multiplicam cada vez mais ampliando os bens recebidos; mas, quando retemos os benefícios que podem ser destinados aos outros através de nós, o resultado é contrário.
"Dá-lhe, e não de má vontade, pois por essa ação o Senhor teu Deus abençoará todas as tuas obras e todos os teus empreendimentos." ( Dt 15, 10 ).
Agindo corretamente e de boa vontade, partilhando os nossos talentos, para também beneficiar oa outros, colheremos as bênçãos Divinas que farão frutificar ainda mais nossas obras e os nossos empreendimentos.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1439, 323 e 324.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A parte que não será tirada.

"O Senhor lhe replicou: - Marta, Marta, tu te preocupas e te inquietas com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada." ( Lc 10, 41 - 42 ).
No decorrer da nossa vida, as inquietações com coisas terrenas nos dominam, ocupam o nosso tempo tão precioso, impedindo que a nossa atenção seja dirigida à única coisa que realmente nos é necessária. Aquilo que completa verdadeiramente a nossa vida, promovendo a paz interior, iluminando nossos pensamentos e direcionando as nossas ações: os ensinamentos e orientações Divinas; a nossa parte dedicada à eles nunca nos será tirada, o restante é finito e passageiro. Reflitamos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2493.
Comentário: Cristina Jeczalik.