quinta-feira, 28 de abril de 2011

À conversão sincera e profunda.

"Buscai o Senhor enquanto se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto; que o perverso abandone seu caminho, e o criminoso seus planos; que volte ao Senhor, e ele terá piedade; ao nosso Deus, que é rico em perdão. Meus planos não são vossos planos, vossos caminhos não são meus caminhos." - Oráculo do Senhor! - (Is 55, 6 - 8 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1811.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Edificar a vida, na observância da Palavra de Deus.

"Tua palavra, Senhor, no céu está firme para sempre. De geração em geração tua fidelidade; firmaste a terra, e ela permanece." ( Sl 119(118), 89 - 90).
O seguimento da Palavra de Deus, nos direciona de modo seguro à caminhos e atitudes que dão continuidade ao equilíbrio natural humano, da natureza e da criação firmada por Deus.
"Por tua disposição tudo permanece até hoje; o universo está a teu serviço. (Sl 119(118), 91.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág. 1371.

domingo, 24 de abril de 2011

Jesus ressuscita e nos confia uma missão.

" E acrescentou: - Assim está escrito: o Messias tinha de padecer e ressuscitar da morte; e em seu nome se pregaria penitência e perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém." (Lc 24, 46-47 ).

Jesus nos deixa a missão de pregar em Seu Nome a penitência, um dos sete sacramentos da Igreja Católica, através do arrependimento pelas faltas e pecados cometidos e o perdão, a remissão das faltas, das culpas, dos pecados.

"E lhes disse: - Ide por todo mundo, proclamando a boa notícia a toda a humanidade. Quem crer e for batizado se salvará; quem não crer se condenará." ( Mc 16, 15-16 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2541 e 2446.

Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Esperança, vida nova em Cristo Jesus!

"Penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proproção com a glória que será revelada em nós." ( Rm 8, 18 ).


"Sabemos que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, dos chamados segundo seu desígnio." ( Rm 8, 28 ).


"A Palavra se fez homem e acampou entre nós. Contemplamos sua glória, glória como de Filho único do Pai, cheio de lealdade e fidelidade." ( Jo 1, 14 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág. 2720, 2721 e 2546.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

No respeito, obediência e amor à Deus.

"Os que respeitam o Senhor não desobedecem a suas palavras, os que o amam seguem seus caminhos." ( Eclo. 2, 15 ).

Quando se ama verdadeiramente a Deus, a tendência espontânea é a da obediência e do seguimento dos Seus preceitos, não como obrigação, mas por amor; como um procedimento que gera paz e satisfação que povoa o coração.

"Os que respeitam o Senhor procuram agradar-lhe, os que o amam cumprem a Lei." ( Eclo. 2, 16 ).

A atitude de agradar ao Senhor, é uma fonte geradora de bem-estar, que se traduz no cumprimento da Lei de Deus, pois nela estão contidos os requisitos necessários à promoção do verdadeiro crescimento e fortalecimento do ser humano, que agindo com humildade, abre o seu coração à vontade de Deus.

"Os que respeitam o Senhor dispõem o coração e se humilham diante dele." ( Eclo. 2, 17 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1579.

Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 17 de abril de 2011

Somos chamados à conversão e fidelidade para com Deus.

"O Senhor vos enviava continuamente seus servos, os profetas, e não quisestes escutar nem prestar ouvidos." ( Jr. 25, 4 ).

A Humanidade segue apressadamente rumo ao futuro. A ansiedade desenfreada, dificulta a conversão, a transformação das más condutas e ações em boas obras, assim como, a fidelidade ao Deus único e verdadeiro.

" Eles vos exortavam: "Converte-se cada qual de sua má conduta e de suas ações más, e voltará para a terra que o Senhor entregou a vós e a vossos pais, desde sempre e para sempre. E não sigais deuses estrangeiros para serví-los e adorá-los." ( Jr 25, 5-6a ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1910.

Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agir com prudência.

"Quem confia rapidamente não tem juízo; quem peca prejudica a si mesmo. Quem se alegra pensando mal, será condenado; quem resiste aos prazeres coroa sua vida." ( Eclo. 19, 4 - 5 ).

Aquele que possui opinião firme, tino e prudência, procura conhecer bem as pessoas ou os fatos, para poder depositar neles a sua confiança; pois, nem tudo é do jeito que aparenta ser. Procura resistir aos prazeres que o mundo oferece e não se alegra pensando mal do próximo. Desta forma, vai conquistando e alcançando os degraus mais nobres da sua existência, que o conduzirão à um aperfeiçoamento interior, centrado na sabedoria que provêm de Deus. Assim, edifica dando fundamento e alicerce a um futuro frutuoso com as bênçãos Divinas.

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1614.

Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Agir com sabedoria.

"Um homem inteligente conhece a sabedoria e louva quem a alcança." ( Eclo. 18, 28 ).

Ser sábio, agir com sabedoria é uma virtude muito importante ao ser humano. Quem assim age é prudente, reflete e age com moderação, torna-se amigo da sensatez e procura utilizar o bom senso, mantendo o equilíbrio nas suas decisões e ações. Ter sabedoria, armazenar conhecimentos e saber agir sabiamente, tornam-se características imprescindíveis ao homem sensato e prudente. Uma presença assim, é muito importante no meio em que vive, pois devido à sabedoria que possui e a moderação com a qual age, pode orientar o próximo com conselhos adequados e construtivos.

"Os que sabem falar também se tornam sábios e pronunciam provérbios acertados." ( Eclo. 18, 29 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição -2006) - Edição Estudo - pág. 1613.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 10 de abril de 2011

A Palavra de Deus, nos sustenta.

Meditemos esta citação Bíblica, no nosso coração. Deixemos as Palavras de Deus direcionar nossos pensamentos e a nossa vida...

" - Está escrito que não somente de páo vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus."

( Mt 4, 4b ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2323.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

As obras boas não passam...

"Como crescem as folhas numa árvore frondosa: murcha uma, brota a seguinte, assim são as gerações de carne e sangue: morre uma, nasce outra. Todos os seus trabalhos apodrecem, o que suas mãos ganharam, com eles irá." ( Eclo. 14, 18 - 19 ).

A vida humana é breve, se esvai ao sopro do vento. O que de material se acumula, perecerá; porém, as boas obras realizadas, alicerçadas no amor e na caridade, prevalecerão e nos acompanharão para sempre, proporcionando-nos paz e felicidade tão almejadas.

"Ouvi uma voz celeste que dizia: Felizes os que morrem fiéis ao Senhor. Sim - diz o Espírito - descansarão de suas fadigas, pois suas obras os acompanham." ( Ap. 14, 13 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 1603 e 2964.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Em Deus, somente Nele obtemos a força necessária e a salvação.

"Pois meu povo me esquece e sacrifica a uma ficção: tropeçam caminhando pelas velhas veredas e caminham por sendas e caminhos não aplanados, convertendo assim sua terra em desolação perpétua, os passantes se espantam e sacodem a cabeça." ( Jr. 18, 15 - 16 ).

A tendência humana ao afastamento de Deus, se perpetua neste milênio. A ilusão do poder, da independência e da auto-suficiência, continua a imperar, dominando consciências e corações, excluíndo gradativamente o Deus Verdadeiro, a quem tudo pertence. Traços contrários estabelecem-se no mundo, sufocando o amor e a justiça, impossibilitando a existência da paz, que não possue berço seguro e contínuo. Observemos os acontecimentos, também a nível mundial e reflitamos...

Fonte: Bíblia do Peregrino -Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1895.

Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 5 de abril de 2011

A orientação segura vêm de Deus.

"Assim diz o Senhor, teu redentor, o santo de Israel: Eu, o Senhor teu Deus, te ensino para teu proveito, te guio pelo caminho que segues." ( Is. 48, 17 ).

Temos à nossa disposição, as orientações seguras para o nosso crescimento espiritual e desenvolvimento pessoal, contidas nas Sagradas Escrituras e proclamadas por Jesus Cristo, no decorrer da Sua Vida. A mão poderosa do Criador nos guia pelos caminhos da vida, amparando, defendendo, orientando e promovendo circunstâncias propícias para que nossa existência transcorra segura e tranquilamente.

Será que nós por um instante, agradecemos e louvamos à Deus, Nosso Senhor, pela Sua contínua atuação na nossa vida? No nosso caminhar? Reflitamos...

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1797.

Comentário: Cristina Jeczalik

domingo, 3 de abril de 2011

Viver no presente, pois as folhas e a natureza passam...

"Se Deus concede a um homem bens e riquezas e a capcidade de comer delas, de receber sua porção e desfrutar de seus trabalhos, isso sim é dom de Deus. Não pensará muito nos anos de sua vida, se Deus lhe concede alegria interior." ( Ecl. 5, 18 -19 ).

Feliz aquele ao qual Deus concede o dom de ser feliz com a própria vida e com aquilo que possui, o resultado de seus esforços e dedicação. Aquele, que não se deixa levar, nem alimenta a ilusão de que somente encontrará a felicidade se alcançar algo a mais , no campo financeiro (riquezas), ou pessoal (fama). Feliz aquele cuja felicidade não está nas coisas materiais, que vive valorizando o momento presente, saboreando a vida na sua plenitude.

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1497.

Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 2 de abril de 2011

A complacência Divina.

"Porque tua força é o princípio da justiça, e o ser dono de todos te faz perdoar a todos." ( Sb 12, 16 ).

Aprendemos por intermédio da Sabedoria Divina nas Sagradas Escrituras, cuja força é o princípio da justiça, que devemos ser justos e humanos para com o nosso próximo; a usarmos de misericórdia para os que pedem o nosso perdão. É vital oferecermos outras chances para que a chama da esperança não se apague no coração humano. Jesus, não coloca limites quanto ao concedimento do perdão. É necessário que a vida transcorra sempre, alicerçada na esperança, a alavanca que impulsiona a vida.

"Agindo assim, ensinaste a teu povo que o homem justo deve ser humano, e infundiste em teus filhos a esperança, pois deixas arrepender-se os que pecam." ( Sb 12, 19 ).

Fonte: Bíblis do Peregrino - Ed. Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 1554.

Comentário: Cristina Jeczalik.