sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Instrumentos do bem.

"-Que o pecado não reine em vosso corpo mortal, fazendo com que vos submetais a seus desejos. Não tenhais vossos membros a serviço do pecado como instrumentos de injustiça mas ponde-vos a serviço de Deus, como ressuscitados da morte, e vossos membros a serviço de Deus como instrumentos de justiça." ( Rm 6, 12 - 13 ).
Vivendo nossa condição humana neste mundo, ficamos expostos ao pecado.
"Cada um é tentado pelo próprio desejo que o arrasta e seduz." ( Tg 1, 14 ).
Mas, Deus, em Sua infinita bondade e imenso amor, concedeu-nos a graça da noção sobre a bondade e a maldade, o certo e o errado, cabendo-nos a responsabilidade de efetuarmos a nossa escolha. Ao escolher o caminho da graça, devemos dominar os apelos do nosso instinto, que conduzem à sedução e ao domínio do pecado.
"O pecado não terá domínio sobre vós, pois não viveis sob a lei, mas sob a graça." (Rm 6, 14).
O que parece aos olhos do mundo, ser agradável e atraente, impulsionado pelo pecado, acaba gerando a morte, mas o que procede de Deus, gera vida eterna.
"Pois o salário do pecado é a morte; o dom de Deus por Jesus Cristo Senhor nosso, é vida eterna." ( Rm 6, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2716, 2895 e 2717.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fomos criados à Imagem de Deus.

"O poder divino deu-nos tudo o que conduz à vida e à piedade, por meio do conhecimento daquele que nos chamou com sua própria glória e mérito. Com elas nos deu as maiores e mais valiosas promessas, para que por elas participeis da natureza divina e escapeis da corrupção que habita no mundo pela concupiscência." ( 2 Pd 1, 3 - 4 ).
Somos chamados por Deus, a vivermos uma vida nova, onde reina a fraternidade, o respeito, a valorização do dom da vida, a dignidade. O Senhor nos concedeu o conhecimento das maiores e valiosas promessas, para que possamos fazer parte da natureza Divina. Assim, possuímos conhecimento sobre as atitudes necessárias e corretas para uma vida nova, superando a depravação, a degeneração e a cobiça que domina o mundo.
"Deus criou o homem para a imortalidade e o fez imagem de seu próprio ser; mas a morte entrou no mundo pela inveja do diabo, e os de seu partido passarão por ela." ( Sb 2, 23 - 24 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2916 e 1529.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Em Deus, está a Fonte inesgotável do Amor.

"Queridos, amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus; todo aquele que ama é filho de Deus e conhece a Deus." ( 1 Jo, 4, 7 ).
Amar é desejar o bem do outro, dedicando-se a ele de maneira absoluta. Assim somos amados por Deus, e amando nosso próximo, amamos a Deus que enviou Seu Filho Jesus, para nos remir por intermédio do sofrimento, do Calvário à Cruz, pelos nossos pecados.
"Quem não ama não conheceu a Deus, já que Deus é amor." ( 1 Jo, 4, 8 ).
Aquele que ama experencia a presença do próprio Deus, pois, pela Graça Divina, participa do Seu Santo Espírito.
"Deus é amor: quem conserva o amor permanece com Deus e Deus com ele." ( 1 Jo 4, 16 b ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus -Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2930 e 2931.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A verdadeira fé em Deus,não necessita de comprovações.

"Os que não exigem provas o encontram, e ele se revela aos que não desconfiam." ( Sb 1, 2 ).
A fé e a confiança na ação Divina, precisa ser verdadeira e isenta de vacilação. Aquele que espera uma confirmação da parte de Deus, revela claramente a sua desconfiança e falta de fé.
"Os que dizem: Que se apresse, que apresse sua obra, para que a vejamos; que se cumpra logo o plano do Santo de Israel, para que o comprovemos." ( Is 5, 19 ).
Aquele, cujo coração está envolto pela fé e esperança no Senhor, sente a Sua Divina Presença nos acontecimentos, na situações do cotidiano e na sua própria vida. Seu amor e confiança em Deus, não dependem de provas ou acontecimentos extraordinários, não necessita de comprovações. Há serenidade em seu interior, pois coloca-se decididamente nos braços do Pai Celeste.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1525.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pela bondade, amor e misericórdia Divina, somos renovados.

"Mas, quando apareceu a bondade do nosso Deus e Salvador e seu amor pelo homem, não por méritos que tivéssemos adquirido, mas tão-somente por sua misericórdia, nos salvou com o banho do novo nascimento e a renovação pelo Espírito Santo, que ele infuniu com abundância por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador." ( Tt 3, 4-6 ).
Deus nos comunica o verdadeiro renascimento, através do Batismo e da comunicação do Espírito Santo de Deus, por meio de Jesus Cristo. Por Ele, fomos resgatados do jugo do pecado. Mas, depende da nossa opção, do nosso posicionamento diante da vida, a aderência ou a recusa da verdadeira renovação em nós.
"Jesus lhe respondeu:- Eu te asseguro que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no reino de Deus." ( Jo 3, 5 ).
Que as gradações sutis das sugestões ilusórias, que o mundo oferece, não desviem nossa atenção do caminho da verdadeira renovação, da firme conversão de vida, que conduz à plenitude, ao reino de Deus.
"Cria em mim, Deus, um coração puro, renova-me por dentro com espírito firme." ( Sl 51, 12 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág. 2866, 2553 e 1238.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 25 de setembro de 2011

A escolha das opções.

"Entrai pela porta estreita; porque é larga a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que por ela entram." ( Mt 7, 13 ).
Jesus nos alerta em relação às coisas que fluem facilmente, inebriadas de prazeres e desejos materiais mundanos, com aparências sugestias, convidativas e atraentes, que acabam por destinar consciências à perdição. Porém, saber abraçar as coisas mais insípidas, procurar vencer obstáculos, doenças que se apresentam no decorrer da existência, permanecendo firme ná fé e fidelidade para com Deus, é passar pela porta estreita que conduz à Salvação conquistada por Jesus.
"Surgirão muitos falsos profetas que enganarão a muitos." ( mt 24, 11).
Reflitamos portanto com seriedade sobre a vida, as decisões que tomamos que sejam à luz do discernimento, as opções que escolhemos...
"Seguireis o Senhor Vosso Deus e o respeitareis, cumprireis seus mandamentos, obedecereis a ele, prestareis culto a ele e a ele vos apegareis." ( Dt 13, 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág 2332, 2375 e 320.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 24 de setembro de 2011

A atitude do prudente.

"O prudente sobe por um caminho de vida que o afasta da descida ao Abismo." (Pr 15, 24).
Quando a pessoa é precavida, providente, procura sempre trilhar caminhos seguros que conduzam à vida. Age com reponsabilidade e coerência com os ensinamentos de Jesus, único Caminho para se chegar à verdadeira vida. Afasta-se de tudo que possa parecer obscuro e conduzir ao abismo e à morte, não somente física, mas também espiritual, afastando-a definitivamente da Presença de Deus.
"Tu me ensinarás um caminho de vida, me encherás de gozo em tua presença, de delícias perpétuas à tua direita." ( Sl 16(15), 11 ).
Deus nos revela, através da Sagrada Escritura, os procedimentos necessários, nos orientando na nossa conduta, para alcançarmos a alegria plena em Sua Divina Presença.
"Mas eu sempre estarei contigo: pegas minha mão direita, e me guias segundo teus planos, e me levas a um destino glorioso." ( Sl 73(72), 23-24 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1448, 1168 e 1277.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vivendo com bondade na fidelidade à Deus.

" Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." ( Rm 12, 21 ).
Deus nos ama, na Sua Divina Misericórdia e bondade infinita. Manifesta através de Jesus Cristo, todo seu Amor e fidelidade para conosco. É paciente na espera, depositando em nós toda confiança. Depende de cada um de nós, Seus amados filhos, semear atitudes de bondade, vencer o mal com o bem, perdoar, não guardar mágoas, não alimentar sentimentos de vingança nem permitir que ressentimentos se alojem no coração; cultivar sentimentos e atitudes que reflitam compaixão para com o próximo e por nós mesmos. Permitir, desejando que a esperança e a fidelidade à Deus sejam parte integrante da nossa existência, proporcionando frutos que reflitam a vida verdadeira que somente em Deus, através de Jesus Cristo pode ser alcançada.
"Confia no Senhor e faze o bem, habita uma terra e cultiva a fidelidade; seja o Senhor a tua delícia, e ele te dará o que o teu coração pede." ( Sl 37(36), 3-4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2730 e 1208.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 18 de setembro de 2011

Sejamos conduzidos pela fé, sem vacilar...

"Se confessas com a boca que Jesus é Senhor, se crês de coração que Deus o ressuscitou da morte, tu te salvarás." ( Rm 10, 9 ).
Aquilo que afirmamos para ser verdadeiro, deve proceder não somente dos lábios, mas do coração, fonte do sentimento que sustenta a veracidade da afirmação proferida. Se assim crermos, nos apoiando na rocha firme que é Jesus, o fracasso não nos alcançará, pois o Senhor é nosso refúgio e proteção.
"Com o coração cremos para ser justos, com a boca confessamos para ser salvos, pois a Escritura diz: Quem nele confia não fracassará." ( Rm 10, 10-11 ).
" Assim diz o Senhor: Vede, eu coloco em Sião uma pedra provada, angular, preciosa, de alicerce: quem se apóia não vacila." ( Is 28, 16 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino- Ed. Paulus- Luis Alonso Schokel- (2ª edição-2006)- Edição Estudo - pág.2725 e 1745.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 17 de setembro de 2011

Vivamos alegres, apesar das dificuldades e dos sofrimentos.

"Alegrai-vos com a esperança e sede pacientes no sofrimento, persistentes na oração." (Rm 12,12).
Alegremo-nos, vivendo a alegria na expectativa com fé, nas Promessas de Deus; sendo pacientes nos momentos difíceis, atravessando-os com resignação, isto é, na paciência com os sofrimentos; mas, sempre persistentes, perseverantes e firmes na oração. O fortalecimento do ânimo e a renovação das forças, frutos da oração, do contato com Deus, através da súplica e da prece, colocando-se na Sua Divina Presença. Buscando a paz e vivendo na partilha deste maravilhoso dom, que nos aproxima mais de Deus, do Seu infinito Reino de Amor.
"Na medida do possível, de vossa parte, vivei em paz com todos." ( Rm 12, 18).
"Felizes os que procuram a paz, porque se chamarão filhos de Deus." ( Mt 5, 9).
Fonte: Bíblia dp Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2729 e 2326.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vivamos com fé e esperança.

"Mas eu estou alerta aguardando o Senhor, meu Deus e Salvador: meu Deus me escutará." (Mq7-7).
Viver sempre alerta, não permitindo que as coisas do mundo, possam desviar nossa atenção e principalmente nosso coração da presença de Deus. Que nossa esperança e fé, não se concentrem em relíquias sem vida, fanatismos, adorando ídolos que o mundo oferece. Que nossos objetivos conduzam à verdade, à justiça, à caridade no trato para com o próximo. Peçamos à Deus a inocência, a pureza do coração, a retidão nas intenções.
" O ânimo ambicioso fracassará; o inocente, pode confiar, viverá." ( Hab 2, 1 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2247 e 2261.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A água que sacia verdadeiramente a sede.

"No último dia, o mais solene da festa, Jesus se pôs de pé e exclamou: - Quem tiver sede venha a mim para beber: quem crer em mim. Assim diz a Escritura: De suas entranhas brotarão rios de água viva." ( Jo 7, 37-38 ).
Quando experimentamos a sensação, resultante de alguma necessidade ou vazio, é procurada uma solução, geralmente através dos recursos materiais, que se apresentam como solução temporária. Passado algum tempo, esta sensação de felicidade se esvai, deixando um rastro de vazio, de necessidade de obter algo que a sacie. Mas quem crê em Jesus, Caminho, Verdade e Vida, acaba encontrando Nele a água viva que sacia verdadeiramente toda e qualquer sede de busca e necessidade. A vida começa a ser alicerçada na prática do amor, justiça e fraternidade, ítens de uma vida plena, primícia da Vida Eterna, para a qual fomos destinados por Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2573.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mentira não, verdade sim!

"Portanto, eliminando a mentira, dizei a verdade uns aos outros. Se vos irritais, não pequeis." ( Ef 4, 25-26 ).

A verdade, conformidade com o real, é o princípio certo que edifica a vida. Jesus, nosso único e verdadeiro caminho, nos conduz, ensinando-nos a verdade, através da qual somos conduzidos ao que é certo e seguro. Ele nos descortina a verdadeira vida, libertando-nos da escravidão causada pelo pecado, mentira, falsidade, orgulho, que nos distanciam da Graça e Presença de Deus.

" Isto é o que tendes de fazer: Dizer a verdade ao próximo, julgar com integridade nos tribunais, não tramar males uns aos outros, não amar o juramento falso. Pois eu desesto tudo isso - oráculo do Senhor." ( Zc 8, 16-17).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág.2811 e 2293.

Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Renovemo-nos em espírito e mentalidade.

"Portanto, em nome do Senhor vos digo que não vos comporteis como os pagãos com suas idéias vãs; como: a razão obscurecida, afastada da vida de Deus, por sua ignorância e dureza de coração." ( Ef 4, 17-18 ).

Peçamos à Deus, que nos conceda a graça da renovação pessoal, descortinando-nos a vida nova, centrada nos Ensinamentos e Orientações Divinas. Que um novo fulgor habite nossa mente e nosso coração, direcionando-nos à verdadeira vida, cujo único caminho é através de Jesus Cristo.

" Pois, insensíveis, entregaram-se à dissolução e praticam avidamente toda espécie de indescências." ( Ef 4, 19 ).

Não permitamos, que nossa sensibilidade para com Deus se perca, devido ao endurecimento do coração, da vaidade, do orgulho...

" Vós, ao contrário, não é isso que aprendestes de Cristo, se é que ouvistes falar dele e aprendestes a verdade de Jesus." ( Ef 4, 20-21 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2810 e 2811.

Comentário: Cristina Jeczalik.