segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em busca da santidade.

"Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém pode ver Deus." (Hb 12, 14 ).
Aquele que seguindo os ensinamentos Divinos, procura viver a santidade, com o coração puro, sem dar margens à adversidades, contempla a presença de Deus em seu coração; abomina todas as formas de idolatria, e sendo fiel ao Deus único e verdadeiro, jamais cultua outros deuses, que resultam da fama, do poder, da ganância desmedida.
"Que não haja ninguém entre vós, homem ou mulher, família ou tribo, cujo coração se afaste hoje do Senhor nosso Deus, indo cultuar os deuses desses povos; e não cresçam entre vós plantas amargas e venenosas." ( Dt 29, 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2889 e 348.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 30 de outubro de 2011

*Bendito seja o Senhor, nosso Deus!*

"Bendito seja Deus, que não afastou minha súplica, nem sua misericórdia de mim. (Sl 66(65),20 ).
Louvemos de coração exultante ao Senhor, nosso Deus. Seu amor e misericórdia nos acompanha todos os dias da nossa existência. Ele nos preserva da ruína e livra das penas do inferno. Bendigamos à Deus, pelo maravilhoso dom da vida, por termos sido formados à Sua Imagem e Semelhança, destinados à vida eterna na Sua Diviníssima Presença.
"Bendito seja o Senhor a cada dia: Deus se escarrega de nossa salvação. Reinos do mundo, cantai a Deus, tocai para nosso Senhor." ( Sl 68(67), 20 . 33 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1260, 1263 e 1264.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

* Deus é luz, vida, amor! *

"Esta é a mensagem que ouvimos dele e vos anunciamos: Deus é luz sem mistura de trevas. Se dizemos que partilhamos sua vida e no entanto caminhamos na escuridão, mentimos e não agimos com sinceridade." ( 1Jo 1, 5-6 ).
Se conduzimos nossa vida na prática do bem, por e com amor à Deus e ao próximo, possuímos e refletimos a luz de Deus. Mas, quando preferimos caminhar por caminhos contrários aos de Deus, isto é, na mentira, no ódio, na vingança, na inveja, etc... penetramos na escuridão, onde não brilha a luz de Divina, onde não há vida, não há amor, nem paz; apenas a tormentosa escuridão.
"Mas, se caminhamos na luz, como ele está na luz, partilhamos nossa vida, e o sangue de seu Filho Jesus nos limpa de todo pecado." 1Jo 1,7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2925.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A vida é o dom mais precioso. Como a estamos conduzindo?

"Eu sou a porta: quem entra por mim se salvará; poderá entrar e sair, e encontrará pastagens. Eu vim para que tenham vida, uma grande vitalidade." ( Jo 10, 9 . 10b ).
Jesus é o caminho verdadeiro e somente por Seu intermédio podemos chegar à vida completa, que repleta de plenitude, provêm de Deus. A diversidade de caminhos que se apresentam no mundo, pode distrair nossa atenção, relevando coisas materiais, por vezes supérfluas e desnecessárias, que não representam necessidade prioritária.
"Está escrito que não somente de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus." (Mt 4, 4 ).
O preciosíssimo dom da vida que Deus nos concede, não pode ser ignorado, deixando de lado, direcionando o coração para as fantasias das ilusões transitórias, vazias, sem vida. Porém, se o coração for direcionado pelas pelas palavras provindas de Deus, a verdadeira vida plena e completa, despontará e florescerá no decorrer da existência.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2583 e 2323.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O dom da inteligência e da sensatez.

"Se invocas a inteligência e chamas a prudência; se a procuras como ao dinheiro e a buscas como a um tesouro, então compreenderás o respeito do Senhor e alcançarás o conhecimento de Deus." (Pr 2, 3-5).
Aquele que roga ao Senhor o dom da inteligência e da sensatez, e o prioriza na sua vida, terá condições de perceber a consideração e o respeito do Senhor para conosco, compreendendo e identificando aquilo que procede do Saber Divino. Na sua caminhada, empreenderá, colocará em execução atitudes sábias e prudentes, despertando sentimentos de respeito e consideração por parte das pessoas. E, conduzindo a vida retamente, abolindo a sinuosidade, isto é, o seguimento de caminhos diferentes, permanecendo na fidelidade para com Deus.
"Porque é o Senhor quem dá a sensatez, de sua boca procedem saber e inteligência. Ele entesoura acerto para os homens retos, é escudo para quem tem conduta irrepreensível, guarda o caminho do dever e custodia a senda de seus fiéis." ( Pr 2,6-8).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 1415.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Na fase avançada da vida...

"Portanto, não nos acovardamos: se nosso exterior vai se desfazendo, nosso interior vai se renovando dia após dia. A nós, que temos o olhar fixo no invisível, a leve tribulação presente nos produz uma carga incalculável de glória. Pois o visível é transitório, o invisível é eterno." (2 cor 4, 16-18).
Com o passar do tempo, o físico humano vai passando por transformações, a saúde começa a declinar e surgem gradativamente dificuldades e limitações. É preciso olhar, crer, ter esperança em Deus. Somente Nele será obtida a força necessária para atravessar as aflições e os tormentos que fazem parte da vida, da caminhada temporária rumo à futura eternidade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2775.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

De coração puro e simples...

"Ao ver isso, Jesus indignou-se e disse: - Deixai que as crianças se aproximem de mim; não as impeçais, porque o reino de Deus pertence aos que são como elas." ( Mc 10, 14 ).
Jesus acolhe para junto de si as crianças, florescendo na pureza e simplicidade que lhes povoa o coração; desconhecem o orgulho e a auto-suficiência. Para o reino de Deus estes atributos são essencialmente necessários, podendo ser preenchidos por pessoas de coração aberto, que na simplicidade se entregam à Deus, em total abandono e confiança, como as crianças.
"Eu vos asseguro que quem não receber o reino de Deus como uma criança não entrará nele." (Mc 10, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2423.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O amor cristão.

"O amor é paciente, é amável; o amor não é invejoso nem fanfarrão, não é orgulhoso nem faz coisas inconvenientes, não procura o próprio interêsse, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
( 1 Cor 13, 4-7 ).
Encontramos na 1ª carta de São Paulo aos Coríntios, a definição completa sobre o significado do amor cristão. O amor baseado nos ensinamentos, na pessoa e vida de Jesus Cristo, o amor personificado. Esta forma de amar, visa sempre o bem do próximo, a sua edificação e progresso. Acompanhado da fé e da esperança, o amor supera tudo em todos.
"Agora nos restam a fé, a esperança, o amor: estas três coisas. Mas a maior de todas é o amor."
( 1 Cor 13, 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2759 e 2760.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Se desejas a sabedoria...

"Se desejas a sabedoria, guarda os mandamentos, e o Senhor a concederá a ti; porque o respeito do Senhor é sabedoria e educação, e se compraz na fidelidade e na humildade." ( Eclo 1, 26-27 ).
Aquele que deseja a verdadeira sabedoria para a sua existência, precisa deter sua atenção nas Sagradas Escrituras, cumprindo os mandamentos de Deus, e vivendo os Seus ensinamenos. Assim, obterá pilares sólidos na edificação do seu caráter, possuirá firmeza nas atitudes e agirá de modo ponderado, prevalecendo sempre o bom senso.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1577.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Refletindo sobre o reinado de Deus.

"O reinado de Deus não consiste em comidas e bebidas, mas na justiça, na paz e na alegria do Espírito Santo. Assim pois, procuremos o que favorece a paz mútua e é construtivo." ( Rm 14, 17.19 ).
O reinado de Deus se encontra onde habita a paz, reina a justiça e a alegria, na obediência à Deus e na conversão pessoal sincera e decisiva. Assim, a vida é edificada e valorizada em sua dignidade.
"Nem todo aquele que me disser: Senhor, Senhor! entrará no reino de Deus, mas aquele que cumprir a vontade de meu Pai do Céu." ( Mt 7, 21 ).
Este reinado, não se compõe de datas, previsões ou detalhes materiais; ultrapassa o entendimento e já se encontra entre nós. Depende portanto de cada um de nós, o seu estabelecimento, amando à Deus sobre todas as coisas e o próximo coma a si mesmo.
" A chegada do reinado de Deus não está sujeita a cálculos; nem dirão: Ei-lo aqui! Ei-lo ali! Porque está entre vós." ( lc 17, 20b-21 ).
Para reflexão pessoal: Como estou colaborando para o estabelecimento do reino de Deus, no meu ambiente familiar, no emprego, na escola, na comunidade que frequento, na sociedade?
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2732, 2332, 2333 e 2514.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 15 de outubro de 2011

Examinemos nossas palavras e sentimentos.

"Não saia de vossa boca nenhuma palavra ofensiva, mas uma palavra boa que edifique quem precisa e agrade a quem a escuta." ( Ef. 4, 29 ).
A palavra possue grande poder para edificar quando pronunciada, visando o bem ou derrubar prejudicando alguém, ao ser proferida com intenção maldosa. "Afastai de vós toda amargura, paixão, cólera, gritos, insultos e qualquer tipo de maldade." ( Ef 4, 31 ).
Os sentimentos adversos ao amor, à paz e a concôrdia, precisam ser afastados da mente e do coração. Assim, a vida se encherá de bênçãos, provenientes da Graça de Deus, cujo amor é a Sua Essência.
"Sede amáveis e compassivos uns para com os outros. Perdoai-vos, como Deus vos perdoou em atenção a Cristo." ( Ef 4, 32 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pratiquemos boas ações.

"Com que me apresentarei ao Senhor, inclinando-me ao Deus do Céu? - Homem, eu já te expliquei o que é bom, o que o Senhor deseja de ti: que defendas o direito e ames a lealdade, e que sejas humilde com teu Deus. Quão acertado é respeitares a ti mesmo!" ( Mq 6, 6a . 8 ).
Durante nossa existência, temos oportunidade de conhecer aquilo que é bom e conduz ao Senhor: o amor, a prática da justiça, o respeito, a lealdade e a humildade. O amor à Deus, deve estar acima de tudo. Amando e respeitando o próximo como a nós mesmos, estamos afirmando o nosso amor à Deus. No decorrer da vida, a preocupação principal deve girar em torno da prática das boas obras, semeando o bem e o amor. Preocupações referentes às coisas e valores materiais, além de exaustivas, conduzem ao vazio, pois no que se refere ao material é passageiro e finito, não poderemos levar conosco para a outra vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2245 e 2246.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A palavra da fé que proclamamos.

"A palavra está ao teu alcance, na boca e no coração. Refere-se à palavra da fé que proclamamos. Com o coração cremos para ser justos, com a boca confessamos para ser salvos, pois a Escritura diz: Quem nele confia não fracassará." ( Rm 10, 8.10-11 ).
Temos acesso à palavra; a palavra que conduz à vida, ao bem, à edificação própria e do próximo. A palavra proclamada, alicerçada na fé, provinda do coração, reflete sinceridade. Quando a palavra é proveniente da Sabedoria Divina, representa vida e luz que ilumina e nortea o caminho da existência.
"No princípio já existia a Palavra e a Palavra se dirigia a Deus e a Palavra era Deus. Tudo existiu por meio dela, e sem ela nada existiu de tudo o que existe. Nela havia vida, e a vida era a luz dos homens." ( Jo 1, 1.3-4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2725 e 2545.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

* Nossa Senhora, Maria Santíssima.*

"Maria, a mãe de Jesus e seus parentes, persistiam unânimes na oração." ( At 1, 14b ).
Assim, como naquele tempo, Maria Santíssima continua a interceder diante de Deus a favor dos seus filhos amados. A mãe de Jesus, nos recomenda o amor à Deus, seguindo os Seus preceitos, praticando gestos de amor e caridade para com o próximo. Nos tempos atuais, observa-se um distanciamento crescente do homem em relação a Deus. A presença da oração vem se tornando cada vez mais escassa. O ser humano está se deixando dominar pela auto-suficiência, arrogância e orgulho, que o afastam da realidade Divina.
Perambulando nos caminhos da vida, colhe as consequências desastrosas, resultantes da sua própria escolha. Peçamos à Maria Santíssima, que nos abençoe, proteja e conduza...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2626.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Viver fraternalmente.

"Não negues um favor a quem necessita, se está em teu poder fazê-lo." ( Pr 3, 27 ).
Muitas vezes no nosso cotidiano, nos deparamos com inúmeras situações, que de certa maneira afligem o nosso íntimo. Certamente, gostaríamos de alguma forma auxiliar nas necessidades do nosso próximo. Mas, existem inúmeras situações que fogem às nossas possibilidades. Porém, podemos ajudar através de orações, no sincero desejo, traduzido pelo amor fraternal do nosso coração pelo nosso semelhante, transmitir-lhe uma paz e conforto que somente obtemos de Deus, nosso escudo e proteção.
"Porque o Senhor é sol e escudo, Deus concede favor e glória; o Senhor não nega seus bens aos de conduta íntegra". ( Sl 84(83), 12 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1418 e 1302.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vigiar... é necessário!

"Vigiai a todo o momento, pedindo para poderdes escapar de tudo o que vai acontecer e para vós apresentardes diante do Filho do Homem." ( Lc 21, 34 ).
No decorrer da existência, é necessária uma vigilância constante sobre o modo de proceder e a maneira de se conduzir no desempenho da vida. Estamos no tempo propício à conversão. Restaurando as ações indígnas, transformando-as em comportamentos e procedimentos honrosos, vivendo e evidenciando os ensinamentos de Jesus, repletos de amor, paz e luz.
"A noite está avançada, o dia se aproxima: despojemo-nos, pois, das ações tenebrosas e revistamos a armadura luminosa." ( Rm 13, 12 ).
Afastando os desejos dos impulsos alheios à razão, que tendem a evidenciar o supérfluo como sendo o essencialmente necessário.
"Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não satisfaçais os desejos do instinto." ( Rm 13, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2527 e 2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 9 de outubro de 2011

Com Jesus somos mais que vencedores!

"Eu vos disse isso para que tenhais paz graças a mim. No mundo passareis tribulações; mas tende ânimo, pois eu venci o mundo." ( Jo 16, 33 ).
Alegremo-nos todos, pois Jesus venceu o mundo através do Seu Sacrifício, vivido no amor e na doação total por cada um de nós. Na vida, enfrentamos inúmeros obstáculos e dificuldades, mas na fé, mantendo o ânimo e deixando-se acompanhar pela esperança em Deus, obtemos uma paz interior que o mundo jamais poderá nos proporcionar, pois é uma graça que nos é dada, que vêm de Jesus. Neste procedimento, já somos vitoriosos em Cristo Jesus!
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2605.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 8 de outubro de 2011

Na verdadeira fé; pedi e recebereis.

"Jesus lhe respondeu: - Tende fé em Deus. Eu vos asseguro que se alguém, sem duvidar por dentro, mas crendo que se cumprirá o que diz, disser a esse monte que saia daí e se atire ao mar, isso acontecerá." ( Mc 11, 22-23 ).
A fé verdadeira e confiante na ação Divina, sem permitir margens à dúvida no coração, opera prodígios inimagináveis, pois para Deus, nada é impossível.
"Portanto, eu vos digo que, quando orardes pedindo alguma coisa, crede que o recebestes, e acontecerá para vós". ( Mc 11, 24-25 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág 2428.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Esperança à qual somos chamados.

"Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e revelação que vos faça conhecê-lo e vos ilumine os olhos da mente, para apreciardes a esperança a que vos chama." ( Ef 1, 17 - 18a ).
Somos chamados a conhecermos através do Espírito Santo de Deus, que inspira a Sabedoria Divina, revelando-nos a presença magnífica de Deus na nossa vida. Ele nos concede a Salvação, a libertação das amarras do pecado, que conduzem à perdição. Fomos criados com e por amor; o Senhor nos confiou a tarefa de praticarmos as boas ações, refletindo o amor e a misericórdia,que habita o Coração amoroso de Deus.
"Gratuitamente fostes salvos pela fé, não por mérito vosso, mas por dom de Deus; não pelas obras, para que ninguém se orgulhe. Somos criaturas dele, criados por meio de Cristo Jesus para realizarmos as boas ações que Deus nos confiara como tarefa. ( Ef 2, 8 - 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2806 e 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Refletindo sobre a humildade.

"Vivei em mútua concórdia. Não aspireis grandezas, mas igualai-vos aos humildes. Não vos considereis sábios." ( Rm 12, 16 ).
Através do sentimento da humildade, surge a intenção, a determinação firme para a prática do bem. Por intermédio deste sentimento, manifesta-se a modéstia, a ausência da vaidade que auxilia no exercício da caridade; caridade esta, que leva desejar a prática do bem, no intuito de auxiliar o próximo; de se colocar a serviço do outro, a exemplo do próprio Cristo Jesus.
"Ele sentou, chamou os doze e lhes disse: - Se alguém deseja ser o primeiro, seja o último e servidor de todos." ( Mc 9, 35 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2729 e 2421.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 1 de outubro de 2011

Jesus, o perfeito exemplo de humildade e obediência.

"Ele, apesar de sua condição divina, não fez alarde de ser igual a Deus, mas se esvaziou de si e tomou a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens. E mostrando-se em figura humana, humilhou-se, tornou-se obediente até a morte, morte de cruz." ( Fl 2, 6 - 8 ).
Jesus nos ensina o verdadeiro sentido da humildade e da obediência. Assumindo a condição humana, sujeitou-se totalmente, integralmente, entregando-se sem reservas ou restrições ao cumprimento dos planos Divinos. Deus lhe concedeu a maior das glórias: a exaltação. Elevando-O ao mais alto grau de intensidade e poder.
"Por isso, Deus o exaltou e lhe concedeu um título superior a todo título, para que diante do título de Jesus, todo joelho se dobre, no céu, na terra e no abismo; e toda língua confesse para glória de Deus Pai: Jesus Cristo é o Senhor!" ( Fl 2, 9 - 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2819 e 2820.
Comentário: Cristina Jeczalik.