terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Felicidade.

"Para mim, a felicidade é estar junto de Deus, fazer do Senhor o meu refúgio e narrar todas as tuas ações." ( Sl 73(72), 28 ).
Feliz aquele que descobre e vivencia o amor e a presença de Deus em sua vida; que prioriza acima de tudo a Palavra de Deus, e a coloca em prática. Ignora as fantasias que bailam nas entrelinhas sugestivas que a mentalidade do mundo apresenta. Caminha, seguindo a verdadeira luz, que desponta da presença de Deus no seu âmago. Decide-se por Deus e para Deus, abrindo-se a um futuro resplandescente.
"Mas eu sempre estarei contigo: pegas minha mão direita, e me guias segundo teus planos, e me levas a um destino glorioso." ( Sl 73(72),24 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Shokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1277.
Comentário: Cristina Jeczalik.

§ Felicidade §

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sejamos verdadeiros para com Deus.

"Filho meu, não sejas falso no temor de Deus, não te aproximes dele com duplicidade de coração." ( Eclo 1, 28 ).
Na vida, a honestidade e a verdade, nos aproximam da graça Divina. Diante de Deus, não pode haver duplicidade, nosso coração deve se apresentar isento de falsidade e idolatrias. A verdade e a autenticidade, precisam caminhar juntas na nossa vida, direcionando-nos para a graça de Deus.
"Confia no Senhor, pois ele te ajudará; espera nele, e te aplainará o caminho." ( Eclo 2,6 ).
Amar e respeitar a Deus sempre, em todas as circunstâncias que a vida nos apresentar. Esperar sempre e confiar na Misericórdia Divina, que jorra incensantemente do Divino Coração de Jesus.
"Vós que respeitais o Senhor, esperai em sua misericórdia, e não vos afastais, para não cair." (Eclo 2, 7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1577 e 1578.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 29 de janeiro de 2012

** Pertencer à Cristo **

"Ficai sempre alegres, orai sem cessar, dai graças por tudo. É isso que Deus quer de vós como cristãos." ( 1 Tes 5, 16-18 ).
Pertencer à Cristo, seguir os Seus ensinamentos, viver procurando sempre promover a paz e a concôrdia, na família, no trabalho e na comunidade. Desenrolar a vida, baseando-se na oração, louvando e agradecendo à Deus por tudo. Viver sempre conectado à Deus, procurando aperfeiçoar-se gradativamente no empenho e na aquisição do conhecimento Divino.
"O Deus da paz vos santifique completamente, vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo, e irrepreensíveis para quando vier o Senhor nosso Jesus Cristo." ( 1 Tes 5, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2841 e 2842.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 28 de janeiro de 2012

" O chamado de Deus. "

"Samuel foi deitar, e o Senhor o chamou outra vez. Samuel se levantou, foi onde estava Eli e lhe disse: - Estou aqui; venho porque me chamaste. Eli respondeu: - Não te chamei, filho; volta a deitar. Então Eli compreendeu que era o Senhor quem chamava o menino, e lhe disse: - Vai deitar. E se alguém te chamar, diz: "Fala, Senhor, pois teu servo escuta." ( 1 Sm 3, 5c - 6. 8b-9 ).
A passagem de Samuel, repete-se também atualmente. Muitas vezes, o Senhor está a nos chamar, mas, quase sempre nos encontra ocupados, com preocupações materiais, relacionadas ao mundo. Devido a este estado de surdez espiritual, somos impedidos de ouvir e identificar o chamado Divino. É necessário portanto, parar um pouco com a correria desordenada à qual o mundo nos solicita, e abrir o nosso coração à Deus, despertando os nossos sentidos para o estabelecimento da escuta, na conexão com o chamado de Deus para a nossa vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág. 491 e 492.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

¨¨ Refletindo sobre os bons e maus tempos ¨¨

"Em tempo de prosperidade desfruta, em tempo de adversidade reflete: Deus criou os dois contrários para que o homem não possa averiguar sua própria fortuna. O bom é agarrar um e não soltar o outro, pois quem teme a Deus, em tudo se sai bem. " ( Ecl 7, 14-18 ).
A vida nos oferece bons e maus momentos. Precisamos pois, usufruir dos bons momentos com alegria e gratidão. Quando surgirem tempos difíceis, não podemos nos deixar abalar, precisamos buscar o discernimento dos fatos para podermos refletir melhor sobre a situação que se apresenta no momento, procurando em Deus a força necessária para vencer.
"Um dia feliz faz esquecer a desgraça, um dia infeliz faz esquecer a felicidade." ( Eclo 11, 25 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1498, 1499 e 1597.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

°°° Refletindo sobre as condutas °°°

"Vós, despojai-vos da conduta passada, da velha humanidade que se corrompe com desejos enganosos." ( Ef 4, 22 ).
A vida nos oferece uma constante chance de renovação, de restaurar, refazer nossos caminhos e aperfeiçoar a nossa conduta. Cabe à nossa consciência, delimitar situações e ocasiões propícias e seguras para a nossa existência. O importante porém, é seguir a nossa própria preferência, não se deixando conduzir pelos apelos do mundo, centralizando nossas atitudes na bondade, no respeito e no amor à Deus. Assim, nossos desejos não serão enganosos. A autenticiade de vida é primordial, para se esquivar das gigantescas ondas enganosas, que possam sobrevir no decorrer da existência.
"Renovai-vos em espírito e mentalidade; revesti-vos da nova humanidae, criada à imagem de Deus com justiça e santidade autênticas." ( Ef 4, 23-24 ).
Fonte: Bíblia o Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág. 2811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aos pais, nosso respeito e gratidão.

"Honra teu pai de todo o coração e não esqueças as dores de tua mãe." ( Eclo 7, 27 ).
Nossos pais merecem da nossa parte, reconhecimento e agradecimento durante a nossa existência. Reconhecimento, pelos cuidados , amor, carinho e paciência que dispensaram à nós, desde o início da nossa vida. Agradecimento, pela prioridade à nós reservada, no decorrer do nosso crescimento físico, assim como, na nossa formação intelectual e moral. Cabe à nós retribuir-lhes o amor e a dedicação, na docilidade, na obediência e no respeito.
"Recorda que eles te geraram: o que lhes darás pelo que te deram?" ( Eclo 7, 28 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1589.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Não estamos sozinhos!

"Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo." ( Mt 28, 20b).
Aquele que crê em Jesus, em Suas palavras e ensinamentos, dificilmente experimentará sensação de solidão em sua existência. Normalmente, somos apegados às pessoas mais próximas da nossa vida, porém, quando passamos pelo distanciamento ou perda, um sentimento drástico impiedosamente nos invade. É o momento propício, para nos recolhermos intimamente, em busca da companhia silenciosa e serena de Jesus, que está e sempre estará conosco.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2391.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 21 de janeiro de 2012

A porta da Salvação.

A vida nos apresenta diversas portas de entrada. Cada uma conduz a um determinado lugar. Mas, existe uma única porta que nos oferece a Salvação. Quem entrar por Jesus, a porta do rebanho, alcançará a Salvação. Encontrará a plenitude e o sentido da sua existência.
"Essa é a parábola que Jesus lhes propôs, porém eles não entenderam a que se referia. Assim, pois, falou-lhes outra vez: - Eu sou a porta: quem entra por mim se salvará; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. (Jo 6 . 7 . 9).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2583.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A oração realizada com fé.

"Do profundo eu grito a ti, Senhor, Dono meu, escuta minha voz. Estejam teus ouvidos atentos ao meu pedido de graça." ( Sl 130(129), 1-2).
Através da oração, colocamo-nos na presença Divina, apresentando as nossas necessidades, prioridades e tudo aquilo que julgamos necessário à nossa caminhada.
"Desse modo, o Espírito socorre nossa fraqueza. Ainda que não saibamos pedir como é devido, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inarticulados." ( Rm 8. 26).
Mas, às vezes, não sabemos pedir corretamente, não pedimos aquilo que nos é realmente necessário. Então, o Espírito Santo de Deus conduz as nossas súplicas, intercedendo por nós, por aquilo que verdadeiramente precisamos obter pela graça de Deus.
"A oração feita com fé curará o doente e o Senhor o fará levantar-se." ( Tg 5, 15 ).
A cura física, muitas vezes depende da cura espiritual. Quando curados interiormente, a cura também se reflete no nosso físico.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2° edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1383, 2721 e 2901.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

* À Deus toda honra e glória! *

"À Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém." ( Rm 16, 27 ).
Glorificar, prestar homenagem à Deus; único sábio, que encerra toda a sabedoria do Universo, pela qual tudo foi estabelecido, criado, determinado, organizado e firmado. Glorificar o Seu Santo Nome, pela graça do dom da vida que nos foi atribuído segundo a Sua bondade e grandeza do verdadeiro Amor, cuja fonte perene e eterna jorra inesgotavelmente através do Coração Sagrado De Jesus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2735.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O poder da Palavra e da Vontade de Deus.

"Como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam para lá, mas empapam a terra, a fecundam e a fazem germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, assim será a minha palavra, que sai de minha boca: não voltará vazia para mim, mas realizará a minha vontade e cumprirá a minha recomendação." ( Is 55, 10-11 ).
A Palavra de Deus vivifica, restaura e conduz a vida daqueles que a acolhem, meditam e colocam em prática. Mas, aqueles qie a rejeitam, caminham na escuridão espiritual, não conseguem identificar a verdadeira vida que provem de Deus. Esbarram nos obstáculos deixando se levar por eles. Atribuem às coisas materiais o abrigo de seus sonhos e desejos e a solução dos seus intentos. Porém seguem solitários , no seu íntimo estão desconectados da verdadeira e única fonte da vida: Deus. O qual nos concede o dom da vida e nos presentea com a Salvação por intermédio de Seu Filho Jesus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1812.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

¨Refletindo sobre a verdadeira riqueza.

¨"Aos ricos deste mundo recomenda-lhes que não se envaideçam; que ponham sua esperança não em riquezas incertas, mas em Deus, que nos permite desfrutar abundantemente de tudo." (1 Tm 6, 17).
Que a riqueza material deste mundo, não conduza ao envaidecimento de quem a possue. Sendo incertas, as riquezas não representam uma estabilidade certa. Somente em Deus pode se estabelecer uma confiabilidade certa e definitiva.
"Que sejam ricos de boas obras, generosos e solidários." ( 1 Tm 6, 18 ).
Não é suficiente ter, é necessário fazer ações generosas, criando vínculos recíprocos de pessoas, apoiando, auxiliando nas sua precisões, na medida do possível.
"Assim acumularão um bom capital para o futuro e alcançarão a vida autêntica." ( 1 Tm 6, 19
Deus nos mostra através de Jesus, Seu Filho, que o verdadeiro valor do ser humano não reside nos seus bens, mas nas suas atitudes generosas e solidárias.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2858.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Meditemos sobre as nossas escolhas...

"Aquele que vos pode guardar sem tropeços e apresentar-vos diante de sua glória sem mancha e alegres, ao Deus único que vos salvou por nosso Senhor Jesus Cristo, glória, majestade, poder e autoridade desde a eternidade, agora e pelos séculos. Amém." ( Jd 1, 24-25 ).
Neste ano que se inicia, abrem-se as possibilidades de renovação, da criação de novas perspectivas, cujo objetivo final visa encontrar a felicidade. Temos dois caminhos dispostos à nossa escolha: àquele que prioriza mais a nossa realização e crescimento interior, alimentando-nos da orientação Divina, através da Palavra de Deus na Bíblia, que nos conduz ao Deus único, colocando-nos sob a Sua proteção e salvação, por intermédio de Jesus Cristo, que nos conduz à verdadeira vida, à eternidade na graça infinita de Deus; se priorizarmos mais caminhar pelas veredas do mundo, vivendo situações que podem conduzir à idolatria, ao apego excessivo às diversões, às paixões desenfreadas... , valorizando excessivamente os bens terrenos, despertando a ganância, o orgulho, etc. acabam por preencher parcialmente a sede de busca da felicidade, deixando a sensação de vazio que perdura sempre, pois esta busca conduz apenas ao momentâneo e ao finito.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2939.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 1 de janeiro de 2012

§§ Dia Mundial da Paz §§

"Vou escutar o que Deus diz: o Senhor propõe a paz a seu povo, a seus leais, aos que recuperam a esperança." ( Sl 85(84), 9 ).
Os que confiam a Deus suas perspectivas e intentos, caminham na esperança, colhendo os frutos da paz.
"Lealdade e Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se beijam; Fidelidade brota da terra, Justiça aparece no céu." ( Sl 85(84), 11 ).
A sinceridade acompanhada da honestidade, faz ser fiel aos compromissos resultando no estabelecimento da justiça e da paz. Quando a vida se desenrola na integridade e dignidade, na fidelidade à Deus e aos compromissos assumidos, alcança-se a justiça que provem do Senhor.
"Portanto, agora que recebemos a justiça pela fé, estamos em paz com Deus, por meio de Jesus Cristo Senhor nosso." ( Rm 5, 1 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág.1303 e 2713.
Comentário: Cristina Jeczalik.