segunda-feira, 30 de abril de 2012

A revelação do amor de Deus.

"Dei-lhes a conhecer teu nome e o darei a conhecer, para que o amor que tiveste por mim esteja neles, e eu neles."  ( Jo 17, 26 ).
Jesus é a revelação do amor de Deus pela Humanidade.É o exemplo perfeito do amor incondicional, da doação total, da obediência e concretização plena do desígnio Divino da Salvação. Assim, também nós, seguindo o exemplo de Jesus, no amor e na caridade, abrindo-se à acolhida, ao nosso próximo, dispostos a perdoar, a auxiliar, a partilhar momentos felizes e estar presentes nos momentos difíceis e tristes, acompanhando o nosso próximo com palavras de consolo, ânimo e carinho. Sejamos misericordiosos uns para com os outros, como Jesus é para conosco.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2608.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 29 de abril de 2012

Que a vontade de Deus seja prioridade na vida.

"Ensina-me a cumprir tua vontade, pois tu és meu Deus."  ( Sl 143(142), 10 ).
Vontade e determinação são necessários para colocar-se em oração, pedindo a Deus que sua vontade seja prioridade na nossa vida. Não basta dizer: Senhor, Senhor! a todo momento, isso pode ser apenas superficial, se não for acompanhado da nossa sincera decisão de colocar em prática a vontade de Deus observando os seus Ensinamentos, revelados nas Sagradas Escrituras. Assim, experimentaremos as primícias do Reino de Deus, que já presente, se faz conhecer pelos que possuem coração puro e que vivem no cumprimento da vontade De Deus.
"Venha teu reinado, cumpra-se teu desígnio na terra como no céu."  ( Mt 6, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1400 e 2329.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Misericórdia para com o próximo.

"Não negues um favor a quem necessita, se está em teu poder fazê-lo."  ( Pr 3, 27 ).
Ter misericórdia, sentir compaixão pela dor e sofrimento do próximo. Ter um coração sensível, aberto ao amor; doar a atenção e auxiliar na medida do possível. Muitas vezes, através das palavras ditas com amor e caridade, uma vida pode ser restaurada recebendo o ânimo  que necessita, para continuar no caminho da vida.
"Mas Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor que teve por nós, estando nós mortos por causa dos delitos, nos fez reviver com Cristo."  ( Ef 2, 4-5 ).
Aquele cujo coração é misericordioso para com o próximo, recebe de Deus graças copiosas, no decorrer da sua existência.
"Felizes os misericordiosos, porque os tratarão com misericórdia."  ( Mt 5, 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1418, 2806 e 2326.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Converter-se à Deus, não a idolatria!

"-Homens, que fazeis? Nós também somos homens de vossa mesma condição, e vos anunciamos que é necessário abandonar os ídolos para converter-se ao Deus vivo, que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto eles contêm."  ( At. 14, 15 ).
A existência é passageira; o tempo se esvai. Há quem se deixa influenciar e conduzir pelos ídolos, tornando-se suscetível a modificações internas, devido às impressões enganosas, provenientes da idolatria, isto é, da adoração aos ídolos falsos. Mas é sempre tempo de abandonar os caminhos repletos de fantasias vazias, que aparentam sustentar a vida, preenchendo os dias de espectativas inexistentes e mais tarde frustrantes, frutos das ilusões fabricadas. Sempre é tempo de converter-se ao Deus vivo, verdadeiro e infindavelmente misericordioso."  "Feliz aquele que escolhes e aproximas, para que viva em seus átrios. Que nos saciemos dos bens de tua casa, dos dons sagrados de teu templo."  ( Sl 65(64), 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Ed. Estudo - pág. 2665 e 1257.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 21 de abril de 2012

Refletindo sobre a perversidade.

" O ganho do perverso seca como torrente, como rio cheio com chuva de tempestade; ao inchar-se arranca as rochas, mas num instante cessa completamente. "  ( Eclo 40, 13-14 ).
Aquele que é perverso, de malíssima índole, que se deixa corromper, depravar, desvirtuar, pode ser comparado a uma torrente, um curso de água temporário e violento. Num momento usufrui de benefícios temporários, mas em seguida sua vida esvazia-se e seca, como a chuva.
" Os bens da vida duram poucos anos; a boa fama anos sem conta."  ( Eclo 41, 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1661 e 1663.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Deus, amor pleno e infinito.

"O enviado de Deus fala das coisas divinas, pois Deus não dá o Espírito racionado. O Pai ama o Filho e põe tudo em suas mãos."  ( Jo 3, 34-35 ).
Deus se manifesta no amor. Jesus Cristo, imagem perfeita do amor , imagem do Deus único e verdadeiro, do amor Divino, supremo e eterno.
"Quem não ama não conheceu a Deus, já que Deus é amor."  ( 1 Jo 4,8 ).
Aquele que não ama, desconhece a Deus, e ainda não experenciou a magnitude da verdadeira vida, a plenitude do coração e a grandeza de Deus, na sua existência.
"Quem crê no Filho tem vida eterna. Quem não crê no Filho não verá a vida, pois nele permanece a ira de Deus."  ( Jo 3, 36 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Ed. Estudo - pág. 2555 e 2931.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Na configuração de uma mentalidade nova.

"Não vos ajusteis a este mundo, e sim transformai-vos com uma mentalidade nova, para discernir a vontade de Deus, o que é bom, aceitável e perfeito."  ( Rm 12, 2 ).
Priorizando o que se refere à Sabedoria Divina, aos ensinamentos de Jesus, estaremos nos configurando à uma mentalidade nova que não pertence ao que é passageiro e finito, ao mundo. Discernindo e abrindo-se à vontade Divina, teremos força, constância para superarmos as dificuldades que ocorrem na nossa existência humana.
"Alegrai-vos com a esperança, sede pacientes no sofrimento, persistentes na oração."  ( Rm 12, 12 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2729.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Este é o caminho que leva à vida.

"Diz-lhe Jesus: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai se não for por mim."  ( Jo 14, 6 ).
Durante a existência, muitos caminhos se apresentam para serem escolhidos e seguidos. Aqueles que levam à fama, à riqueza, ao prazer, etc. Outros, que conduzem aos vícios, ao fanatismo, à embriaguês dos sentidos, transformando a vida num mero espaço de tempo, na alienação, na falta de consciência, vivendo na marginalidade da existência.
"Quão estreita é a porta, quão apertado o caminho que leva à vida, e são poucos os que a encontram."  ( Mt 7, 14 ).
Porém, o caminho que conduz à verdadeira vida é estreito, sem glamour, mas rico em sabedoria, que transbora dos ensinamentos de Jesus, que nos apresenta o único caminho que conduz à verdadeira vida, transcende a morte, rumo à eternidade e a plenitude.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2596 e 2332.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 15 de abril de 2012

MISERICÓRDIA DIVINA.

"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo sua grande misericórdia e pela ressurreição de Jesus Cristo da morte, vos regenerou para uma esperança viva, uma herança incorruptível, incontaminável e que não murcha, reservada para vós no céu."  ( 1 Pd 1, 3-4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2905.

sábado, 14 de abril de 2012

A glória de Jesus.

"Quando saiu, Jesus disse: - Agora foi glorificado este Homem, e Deus foi glorificado por meio dele. Se Deus foi glorificado por meio dele, também Deus o glorificará por si, e o glorificará logo."  ( Jo 13, 31-32 ).
Através de Jesus, Deus é glorificado e glorifica a Jesus; é a determinação, a decisão do amor. Aquele que viver no amor, amando seu próximo, assim como Jesus amou, será conhecido como seguidor, discípulo de Jesus. O Filho de Deus, preparará morada no Reino Divino e Eterno do Pai.
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar."  ( Jo 14, 2 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2595 e 2596.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Amar a Deus acima de tudo.

"Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente, com todas as tuas forças."  ( Mc 12, 30 ).
Amar a Deus verdaeiramente é permitir que Ele aja na nossa vida, que direcione os nossos pensamentos e os nossos atos. É aceitar a alegria e o sofrimento sabendo que se Deus o permite é sempre para o nosso bem, para nos fortalecer, para que aprendamos o sentido da vida.
Viver, não é somente se divertir, procurando novas emoções e distrações. Fomos criados para um propósito, uma missão destinada por Deus. Amando sinceramente ao Senhor, e lhe sendo fiéis, experimentaremos ainda nesta existência, as alegrias que se concretizarão plenamente na eternidade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2432.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

* João Paulo ll - ( Testemunho pessoal ).*

Nesta postagem testemunho a graça especial que alcancei de Deus, por intermédio da intercessão de João Paulo ll. No ano 2011, fui acometida por um melanoma maligno. Fiz 4 cirurgias e o tratamento de interferon em dosagens muito altas. Pedi a intercessão de João Paulo ll para este caso, mas sempre priorizando a realização da vontade de Deus para minha vida. Foi um ano difícil. Agora experimento uma nova vida, cheia de disposição e bem estar. Faço acompanhamentos trimestrais através de tomografias e exames de sangue.Está tudo em perfeita ordem, graças à Deus, pela intercessão de João Paulo ll.

Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Semear para o instinto ou para o Espírito?

"Não vos iludais: de Deus não se zomba. O que alguém semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia para o instinto, do instinto colherá corrupção; quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna."  ( Gl 6, 7-8 ).
Assim, como o agricultor colhe aquilo que semeia, a consequência dos atos praticados sempre se manifesta. Aquele, que vive por impulso espontâneo e alheio à razão, isto é, pelo instinto, acaba por desvirtuar-se, depreciar-se, desvalorizando as virtudes. Mas, aquele que vive para o Espírito, pratica as virtudes, caminha na presença de Deus rumo à vida eterna.
"Não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu devido tempo colheremos sem fadiga."  ( Gl 6, 9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 2800 e 2801.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

* Jesus Ressuscitou! *

"Sabemos que Cristo, ressuscitado da morte não torna a morrer, a morte não tem poder sobre ele. Morrendo, morreu para o pecado definitivamente; vivendo, vive para Deus. Da mesma forma vós, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus."  ( Rm 6, 9-11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2716.

sábado, 7 de abril de 2012

*** Jesus, o Filho de Deus ***

"Ele, apesar de sua condição Divina, não fez alarde de ser igual a Deus, mas se esvaziou de si e tomou a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens."  ( Fl 2, 6-7 ).
Jesus nos ensina através do seu exemplo de vida, a importância da humildade, afastar-se do próprio ego para abrir-se às necessidades do próximo. Ser solidário e disponível, visando sempre o bem daqueles que conosco convivem e daqueles que encontramos no caminho da vida..
"A Palavra se fez homem e acampou entre nós. Contemplamos sua glória, glória como de Filho único do Pai, cheio de lealdade e fidelidade."  ( Jo 1, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2819 e 2546.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jesus nos revela o Pai.

"Por meio dele credes em Deus, que o ressuscitou da morte e o glorificou; dessa forma, vossa fé e esperança se dirigem a Deus."  ( 1 Pd 1, 21 ).
Jesus nos apresenta e revela Deus Pai, o amor incondicional, verdadeiro e definitivo que habita na Essência Divina por cada um de nós.
"Purificai vossas consciências, submetendo-as à verdade, e amai os irmãos sem fingimento, de coração; amai-vos intensamente uns aos outros."  ( 1 Pd 1,22 ).
Amar verdadeiramente, sem duplicidade de coração, à Deus e ao próximo, é estar conectado com a fonte eterna e infinita do verdadeiro amor, que retrata  a fisionomia do nosso Deus, revelada por Jesus Cristo.
"Pois fostes regenerados, não de uma semente corruptível mas pela palavra incorruptível e permanente do Deus vivo."  ( 1 Pd 1, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2902.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pelo grande amor e misericórdia de Jesus.

"Mas Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor que teve por nós, estando nós mortos por causa dos delitos, nos fez reviver com Cristo - gratuitamente fostes salvos."  ( Ef 2, 4-5 ).
Deus nos ama infinitamente. Concede-nos  a salvação, a libertação das grades formadas pelos nossos delitos, pelos nossos pecados. Liberta-nos por intermédio de Jesus, Seu amado Filho, da escravidão fruto do pecado. Permite-nos participar da Sua Divina Luz, na glória eterna.
"Somos criaturas dele, criados por meio de Cristo Jesus para realizarmos as boas açóes que Deus nos confiara como tarefa."  ( Ef 2, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Não tenhamos medo.

"No mundo passareis tribulações; mas tende ânimo,pois eu venci o mundo." ( Jo 16, 33b ).

Nossa jornda na vida é intercalada de alegria, de momentos felizes, mas também de momentos tristes e de aflição. Jesus, na citação acima, nos anima e reconforta com o seu próprio exemplo de vida. Ele venceu o mundo, superando as dificulades e sofrimentos aos quais se submeteu por amor e obediência à Deus Pai. Assim, também nos é necessário amar a Deus, confiando no Seu Amor e na Sua Misericórdia. Sendo fiéis ao Senhor, nosso Deus, jamais experimentaremos a derrota nem a solidão da alma. Deus nos concede a vida em plenitude desde agora e para toda a eternidade.

"O Senhor dirige os olhos para os justos, os ouvidos aos seus clamores." ( Sl (34(33), 16).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 2605 e 1202.

Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Evite a presunção, a vaidade.

"Guarda-te de ser presunçoso, não imites os que não tem juízo." ( Eclo 13, 8 ).

A vaidade, grande e imoderado desejo de atrair admiração e veneração da parte dos outros, não é aconselhável, assim como desfazer-se da própria personalidade, anular-se a si mesmo, ao imitar os outros, especialmente aqueles que não tem juízo, isto é, que não possuem conceito, opinião nem bom senso. Por mais simples que uma pessoa seja, carrega em si um valor incalculável ao ser original e verdadeira. Deus concede a cada ser humano um valor singular e inigualável.

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1601.

Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Somos peregrinos à caminho do céu.

"-Que o pecado não reine em vosso corpo mortal, fazendo com que vos submetais a seus desejos." ( Rm 6, 12 ).

Estamos à caminho, pelas veredas do mundo, rumo ao destino que Jesus nos conquistou, por intermédio da sua Paixão, Morte e Resurreição. O pecado porém, torna-se obstáculo, impecílio que dificulta a jornada dos peregrinos à caminho do céu. Mas, cabe a cada um a opção, a decisão de combater e resistir às tentações, ao pecado, fortalecendo-se da Palavra de Deus e alimentando-se da Sagrada Eucaristia.

"-Não tenhais vossos membros a serviço do pecado como instrumentos de injustiça, mas ponde-vos a serviço de Deus, como ressuscitados da morte, e vossos membros a serviço de Deus como instrumentos de justiça." ( Rm 6, 13 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2716.

Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 1 de abril de 2012

O amor de Deus.

"Sabemos que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, dos chamados segundo seu desígnio." ( Rm 8, 28 ).

Deus nos ama incondicionalmente e deseja que vivenciemos em plenitude os bens decorrentes do verdadeiro amor. Porém, muitos corações se fecham à graça Divina, na busca de outros caminhos e outras experiências; gradativamente, distanciam-se do verdadeiro destino reservado por Deus, desde as primícias da Criação. Um reino, no qual impera o amor verdadeiro, personificado na presença de Jesus, Seu Filho amado, nosso exemplo de vida e nossa Salvação.

"Aos que escolheu de antemão destinou-os a reproduzir a imagem de seu Filho, de modo que fosse ele o primogênito de muitos irmãos." ( Rm 8, 29 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2721.

Comentário: Cristina Jeczalik.