terça-feira, 29 de maio de 2012

< Manifestou-se a graça de Deus >

"Manifestou-se a graça de Deus que salva todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos e a viver neste tempo com humildade, justiça e piedade, esperando a promessa feliz e a manifestação da glória do nosso Deus e do nosso salvador Jesus Cristo." (Tt 3,11-13).
Pela graça de Deus, somos orientados  a viver com modéstia, reconhecendo a nossa fraqueza humana. Somos chamados a agir conforme a justiça, com imparcialidade e integridade; possuíndo um sentimento de acolhimento, amor e respeito às orientações e ensinamentos Divinos, e a sentir pesar pelo sofrimento do nosso próximo, compadecendo-nos por ele.
"Isso é bom e agradável a Deus, nosso salvador, que quer que todos os homens se salvem e cheguem a conhecer a verdade."  ( 1 Tm 2, 3-4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2865 e 2852.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 27 de maio de 2012

* Pentecostes*- descida do Espírito Santo.

"Se me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei ao Pai que vos envie outro valedor que esteja convosco sempre: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, pois permanece convosco e está em vós."  ( Jo 14, 15-17ab )
A compreensão do que é Divino, somente nos é possível através da ação do Espírito Santo em nós. Ele faz-nos conhecer a Sabedoria verdadeira que provêm  de Deus; edificante, sábia e  perspicaz, perpassa séculos e milênios. A Sabedoria infinita e majestosa, não é revelada por meios humanos, mas pela ação do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo.
"Portanto, nós recebemos não o espírito do mundo, mas o Espírito de Deus que nos faz  compreender os dons que Deus nos fez*."
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2597 e 2741.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 26 de maio de 2012

...Refletindo sobre a hipocrisia...

"Não há nada encoberto que não se descubra, nada oculto que não se divulgue. Pois, o que disserdes de noite se escutará em pleno dia; o que disserdes ao ouvido no porão será proclamado nos terraços."  ( Lc 12, 2-3 ).
A hipocrisia demonstra um falso sentimento, de aparentar aquilo que não se possue; um fingimento, apresentando exteriormente, simulando um sentimento, uma situação sem conteúdo, irreal. Porém, aquela atitude que não é condizente com a realidade, mais cedo ou mais tarde é desmascarada; enquanto tudo aquilo que se refere à verdade e à justiça, persiste, persevera, perpetua-se.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2498.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A justiça procede de Deus, o pecado do Opositor.

"Filhinhos, que ninguém vos engane: quem pratica a justiça é justo como ele. Quem comete pecado procede do Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. E o Filho de Deus apareceu para destruir as obras do Diabo."  ( 1 Jo 3, 7-8 ).
No mundo, desde o início dos tempos, existem duas vértices, que regem o comportamento e a vida das pessoas. São dois extremos, que se contrapõem, se apresentam em oposição: o bem e o mal. Todo aquele que pratica o bem, o amor e a justiça, procede de Deus. Porém, aquele que têm seus pensamentos voltados para a maldade, a vingança e o crime, ignora o bem, o amor para com o próximo e a justiça, afrontando com o seu proceder maléfico a Deus e colocando-se à serviço do Opositor, do Diabo.
"Assim se demonstra quem é filho de Deus e quem do Diabo: quem não pratica a justiça nem ama seu próximo, não vem de Deus."  ( 1 Jo 3, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2929.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 22 de maio de 2012

°°° Reflitamos interiormente °°°

"Quem diz que permanece com ele deve agir como ele agiu."  ( 1 Jo 2, 6 ).
Quando dizemos que conhecemos alguém, precisamos estar interados com esta pessoa, conhecendo seus gostos, hábitos e propósitos de vida. Se dizemos que permanecemos em Cristo, nossos pensamentos, atos e obras devem ser coerentes com os Seus ensinamentos.
"Quem diz que o conhece e não cumpre seus preceitos, mente e não é sincero."  ( 1 Jo 2, 4 ).
Se, não vivemos, conforme os mandamentos da Lei de Deus, colocando-os em prática, não podemos afirmar que conhecemos a Jesus.
"Sabemos que o conhecemos se cumprimos seus mandamentos."  ( 1 Jo 2, 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2925.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 19 de maio de 2012

A tentação e o pecado.

"Ninguém na tentação diga que Deus o tenta, pois Deus não é tentado pelo mal, e ele não tenta ninguém. Cada um é tentado pelo próprio desejo que o arrasta e seduz. Depois, o desejo concebe e dá à luz um pecado, o pecado amadurece e gera a morte."  ( Tg 1, 13-15 ).
Todo ser humano está sujeito à tentações, porém pode buscar forças na oração, em Deus. Ao pecar, ao permitir que a tentação se concretize, se afasta do caminho da graça. Se, não se arrepender sinceramente em seu coração, diante de Deus, buscando o perdão das suas faltas e transgressões ao Preceito Divino, estará se distanciando de Deus cada vez mais e caminhando rumo à morte espiritual.
"Se alguém vê seu irmão cometendo pecado que não é mortal, reze, e Deus lhe dará vida. Refiro-me aos que pecam não mortalmente: pois há pecados que são mortais*; por esses não digo que reze. Toda iniquidade é pecado, mas há pecados que não acarretam a morte."  ( 1 Jo 5, 16-17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2895 e 2932.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

: Reconciliação :

"E tudo é obra de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação."   ( 2 Cor 5, 18 ).
A reconciliação sincera estabelece a paz, permitindo o renascimento da amizade, aquele sentimento fiel de estima, afeição, ternura entre as poessoas, que se manteve temporàriamente ausente, devido a um desentendimento ou revolta por algum motivo, por alguma situação. A reconciliação, quando verdadeira, alegra o coração e ilumina os semblantes. Jesus nos reconciliou com o Pai, para que também nós pudessemos nos reconciliar mutuamente e viver na paz do Senhor.
"Isto é, Deus estava, por meio de Cristo, reconciliando o mundo consigo, não lhe apontando os delitos, e nos confiou a mensagem da reconciliação."  ( 2 Cor 5, 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2777.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 13 de maio de 2012

* Maria, a mãe de Jesus.*

Elevemos o nosso coração à Maria Santíssima, modelo de simplicidade, docilidade e fidelidade. Um coração impregnado do mais puro e singelo amor. Uma vida aberta à vontade de Deus, ao cumprimento do desígnio ao qual foi escolhida. No silêncio do seu coração entoava hinos, doces notas, para a glória e louvor ao Senhor. Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Acolhe a todos nós com amor, em seu coração materno, abençoando e protegendo-nos em todos os momentos da nossa vida.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 12 de maio de 2012

(*) Dia das Mães (*)

Homenageamos nossa mãe, aquela que dedicou-nos todo o seu amor, atenção, carinho, tempo, zelo e principalmente a sua vida. Lembremo-nos também da nossa Mãe do Céu, Maria Santíssima, que também cuida de nós, protegendo e acolhendo-nos em seu Imaculado Coração.
Que Deus abençoe todas aquelas que receberam o dom de gerar vida, e o acolheram com amor.
Feliz e abençoado Dia das Mães!
Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Rejeite o mal e abrace o bem.

"Se alguém quer viver e passar anos prósperos, guarde sua língua do mal e seus lábios da falsidade."  ( 1 Pd 3, 10 ).
Seguir o caminho da vida na verdade, na sinceridade, procurando sempre cultivar a paz e a concôrdia, afastando-se do que é mal, a vida transcorre na graça, na bênção Divina.
"Afaste-se do mal e faça o bem, procure a paz e corra atrás dela."  ( 1 Pd 3, 11 ).
Procurar sempre evitar o mal, pois a paz somente pode ser encontrada na prática efetiva do bem.
"Finalmente, sede todos concordes, compassivos, fraternos, misericordiosos, humildes; não pagueis mal com mal nem injúria com injúria; ao contrário, bendizei, pois para isto fostes chamados: para herdar uma bênção."  ( 1 Pd 3, 8-9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2909 e 2910.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

* O Sagrado dom da Vida.*

"Porque em ti está a fonte viva e à tua luz vemos a luz."  ( Sl 36(35), 10.
Deus é a fonte de vida, Nele e por Ele somos e existimos. Contemplamos a Sua obra em toda a sua magnitude e participamos do Seu infinito amor. Amor, que revelado em Jesus, revela toda sua perfeição e plenitude, abrindo-nos as portas da eternidade, da vida que ultrapassa e vence a morte, através da Ressurreição de Jesus Cristo, possibilitando-nos através da nossa adesão pessoal a Deus, o acesso à Vida Eterna.
"Jesus lhe respondeu :  - Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá para sempre."  ( Jo 11, 25 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1207 e 2587.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O valor e a necessidade da honradez.

"Isto é o que vos peço: que vosso amor cresça sempre mais em conhecimento e em toda espécie de percepção, para que saibais apreciar o que tem maior valor."  ( Fl 1, 9-10a ).
Ser uma pessoa honrada, conduzir-se na vida com coragem, praticar boas obras, viver com dignidade e honestidade. Ser puro de coração e respeitar-se, desejando e buscando a santidade de vida.
"Assim chegareis limpos e sem tropeço ao dia de Cristo, carregados com o fruto da honradez que Cristo Jesus proporciona, para a glória e louvor de Deus."  ( Fl 1, 10b-11 ).
Distanciando-nos do pecado, dando espaço para que Deus aja na nossa vida, observando os mandamentos, buscando cada vez mais a pureza e a dignidade, caminharemos para a plenitude a qual Deus nos reserva.
" Ele nos confirma até o fim, para que no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo sejais irrepreensíveis."  ( 1 Cor 1,8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2817 e 2738.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 6 de maio de 2012

Na conversão sincera à Deus.

"O homem se compadece de seu próximo; o Senhor, de todos os viventes; avisa e educa, ensina e guia como pastor a seu rebanho."  ( Eclo 18, 13 ).
Ter compaixão, piedade do próximo, estar tocado pela sua dificuldade, pela sua necessidade,  procurar ajudá-lo na medida do possível, é viver na obediência e na prática dos ensinamentos transmitidos por Jesus. Deus em sua bondade, dirige o olhar misericordioso para todo aquele, que aceita a correção na sua vida e converte o seu coração à Ele, com toda sinceridade e determinação, amando-O sobre todas as coisas, amando e acolhendo seu próximo; seguindo no cumprimento dos preceitos Divinos.
"Ele se compadece dos que recebem a correção e dos que se esforçam para cumprir  seus mandamentos."  ( Eclo 18, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1612.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Em Deus está nosso consolo e fortaleza.

"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai compassivo e Deus de todo consolo, que nos consola em qualquer tribulação, para que nós, por força do consolo que recebemos de Deus, possamos consolar os que sofrem qualquer tribulação."  ( 2 Cor 1, 3-4 ).
Nos momentos de aflição, não estamos sozinhos. Por mais difícil que pareça ser a situação que nos entristece e preocupa, lembremo-nos da presença de Deus na nossa vida. O Senhor nos sustenta, consola, renova o nosso ânimo e as nossas esperanças. Com Deus e em Deus, tudo podemos e tudo somos.
"Quando parece que meu pé tropeça, tua lealdade, Senhor, me sustenta; e ainda que se multipliquem minhas preocupações, teus consolos alegram meu ânimo."  ( Sl 94(93), 18-19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2770.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Conhecendo Jesus, conhecemos a Deus.

"Pai justo, o mundo não te conheceu; eu te conheci, e estes  conheceram que tu me enviaste."  ( Jo 17, 25 ).
Jesus veio ao mundo apresentar o Pai e transmitir todo o conteúdo de ensinamentos para direcionar o caminho dos que reconheceram que Jesus é realmente o enviado do Pai, o Filho de Deus, que nos salvou da perdição eterna. Mas, há aqueles, que mesmo ouvindo falar de Jesus, não o reconheceram, não aceitaram o plano de Amor e Salvação que Deus concede para todos os que crerem em Jesus, o único e verdadeiro caminho, verdade e vida que conduz à Vida Eterna, na glória de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2608.
Comentário: Cristina Jeczalik.