sábado, 30 de junho de 2012

A Palavra de Deus purifica a consciência.

"Purificai vossas consciências, submetendo-se à verdade, e amai os irmãos sem fingimento, de coração; amai-vos intensamente uns aos outros, pois fostes regenerados, não de uma semente corruptível, mas pela palavra incorruptível e permanente do Deus vivo."  ( 1 Pd 1, 22-23 ).
O apóstolo Pedro nos exorta a purificar as nossas consciências, evitando todo e qualquer tipo de mentira, falsidade e incoerência nas nossas atitudes e na maneira de proceder. Que o amor sincero e verdadeiro, brote sempre do nosso coração, em relação ao nosso próximo. Fomos corrigidos, reproduzidos do nosso velho "eu"  pela graça Divina e reorganizados  pela Palavra íntegra do Deus vivo e eterno.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2907.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

+ O nome do Senhor é santo.

"Não pronunciarás em falso o nome do Senhor teu Deus. Porque o Senhor não deixará impune quem pronunciar seu nome em falso."  ( Ex 20,7 ).
Refletiremos agora sobre a citação acima referente ao 2º Mandamento da Lei de Deus.O nome do Senhor não pode nem deve ser manipulado, não deve se faltar com o respeito. Configura abuso, o uso indevido do Nome Divino, invocando-O sem necessidade, em palavras,em situações cuja estrutura pode ultrajar a divindade. O nome do Senhor é Sagrado, venerável e santo, devendo-se pois, tributar-lhe grande respeito, adoração e amor.Reflitamos pois sèriamente...Não utilizemos em vão o Santo Nome de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 145.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 26 de junho de 2012

§ Refletindo sobre a mentira §

"A mentira é uma infâmia para o homem, não cai da boca dos néscios; o mentiroso vive desonrado e sua ofensa sempre o acompanha."  ( Eclo 20, 24.26 ).
A mentira existe, a partir do momento em que se afirma algo, sabendo ser contrário à verdade. Assim, a pessoa perde a boa fama e a confiança dos demais. A mentira não provêm do ignorante, do incapaz, pois este não posui a malícia que acompanha a mentira. Além do descrédito e da perda da honra, isto é, perda do sentimento de dignidade própria, o ultraje o acompanhará sempre. O ato de mentir não provêm de Deus, mas do pai da mentira o diabo.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1617.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 24 de junho de 2012

Não pronunciar leviamente o Nome Santo nem o juramento.

"Não te acostumes a pronunciar juramentos nem pronuncies leviamente o nome santo. Quem muito jura se enche de maldade, e o chicote não se afastará se sua casa."  ( Eclo 23, 9.11a ).
Jurar, afirmar algo categoricamente, assegurando e apresentando-se como merecedor da confiança de outrem. Constantemente, ouvimos afirmações como: "Juro por Deus", da mesma forma, o Nome Santo têm sido pronunciado comumente, a todo instante leviamente, isto é, irrefletidamente e irresponsavelmente. Meditemos sèriamente...
"Sobretudo, irmãos não jureis: nem pelo céu nem pela terra nem do outro modo. Vosso sim seja sim vosso não seja não, e assim não sereis submetido a julgamento."  ( Tg 5, 12 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág 1622 e 2901.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 23 de junho de 2012

:: As orações realizadas em conjunto ::

"Em primeiro lugar, recomendo que se ofereçam súplicas, pedidos, intercessões e ações de graças por todas as pessoas, especialmente pelos reis e autoridades, para que possam viver tranquilos e serenos com toda a piedade e dignidade."  ( 1 Tm 2, 1-2 ).
Pedir insistentemente, intervir também a favor de alguém, das necessidades de outrem e acima de tudo, entoar louvores em agadecimento pelos favores que Deus nos dispensa. As súplicas realizadas junto simultâneamente, seguidas de ação de graças, congregam muitas bênçãos e graças divinas para todos.
"Isso é bom e agradável a Deus, nosso salvador, que quer que todos os homens se salvem e cheguem a conhecer a verdade."  ( 1 Tm 2,5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág. 2851 e 2852.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

* Temer à Deus, reverenciá-Lo *

"Os que temem o Senhor viverão, porque esperam em seu salvador; quem teme o Senhor não se alarmará nem se acovardará, porque ele é sua esperança."  ( Eclo 34, 13-14 ).
Aqueles, que possuem sentimento de reverência em relação ao Senhor, não se deixam sobressaltar nos momentos difíceis, quando estes representam perigo ou ameaça. Não perdem a coragem pois sua esperança está alicerçada em Deus. Assim, a proteção Divina os acompanha, livrando-os dos tropeços , acontecimentos inesperados e prejudiciais. O senhor zela sob suas vidas como um pai amoroso e cheio de misericórdia, pois não deixa de auxiliar de modo especial à aqueles que caem no decorrer do percurso da vida.
"O Senhor olha pelos que o amam, e seu robusto escudo, seu firme apoio, sombra no mormaço, abrigo ao meio-dia, proteção de quem tropeça, auxílio de quem cai, dá saúde, vida e bênção."  ( Eclo 34, 16-17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1647 e 1648.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 16 de junho de 2012

" Que o nosso coração esteja em Deus."

"Que pela fé Cristo habite em nosso coração, que estejais enraizados e alicerçados no amor."  ( Ef 3, 17 ).
Que pela nossa adesão pessoal à Deus, através da fé, possamos nos fixar e alicerçar no amor de Cristo. Nele estão reunidos o conhecimento e a sabedoria que procedem de Deus, assim como, a revelação que a inteligência humana é incapaz de compreender. Conhecendo o amor de Cristo e vivendo os Seus ensinamentos, estaremos repletos da graça Divina.
"E conhecer o amor e Cristo, que supera todo conhecimento. Assim estareis totalmente repletos da plenitude de Deus."  ( Ef 3, 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2809.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

# Por que evitar a cobiça e a inveja? #

"A cobiça é a raíz de todos os males: por entregar-se a ela, alguns se distanciam da fé e se atormentam com muitos sofrimentos."  ( 1 Tm 6, 10 ).
Pode-se descrever  a cobiça,como sendo uma avidez de bens materiais, um desejo com ânsia sedento e faminto. É o desejo por aquilo que pertence a outrem, no campo material ou humano. Aquele que se deixa levar pelo sentimento da cobiça, experimenta um grande vazio em si, uma necessidade que não consegue suprir. Assim, alia-se ao sentimento da inveja, um desejo intenso e veemente de possuir o bem do outro. Consequentemente, não se contenta com  a felicidade e a prosperidade alheia. Ao entregar-se ao sentimento da cobiça e da inveja, a pessoa acaba desconhecendo a verdadeira felicidade, perdendo assim a essência da vida à qual fomos destinados por Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição -2006) - Edição Estudo - pág. 2857.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 12 de junho de 2012

*O conhecimento da Sagrada Escritura é fundamental*

"E que desde criança conheces a Sagrada Escritura, que pode te dar sabedoria, para que te salves pela fé em Cristo Jesus."  ( 2 Tm 3,15 ).
Felizes aqueles, que tem a oportunidade de conhecer a Sagrada Escritura, seus ensinamentos e orientações, colocando-os em prática no decorrer da vida. Assim, adquirem a competência para exercerem boas obras. Instruídos na justiça e sustentados pela fé, refletem nas suas existências o amor, as bênçãos e a graça de Deus.
"Toda Escritura é inspirada e útil para ensinar, repreender, encaminhar e instruir na justiça. Com isso o homem de Deus estará formado e capacitado para todo tipo de boas obras."  ( 2 Tm 3, 16-17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2862.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

< Corpus Christi >

"Jesus lhes respondeu: - Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não sofrerá fome, aquele que crê em mim não passará sede."  ( Jo 6,35 ).
É nato ao ser humano, uma contínua e infindável necessidade de viver a vida em plenitude. Porém, tudo aquilo que está vinculado à este mundo material, representando poder, riqueza e fama, parece satisfazer momentâneamente esta necessidade vital. Mas, logo em seguida, reabre-se aquele vazio impreenchível, que envolve a alma. Somente Jesus é o Pão verdadeiro, que nos alimenta e sacia de maneira completa, proporcionando em nós vida em plenitude e abundância.

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág.2567.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 5 de junho de 2012

°°° Reflexão interior °°°

"Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças." ( Dt 6,4 ).
Amar à Deus acima de todas as coisas, desejos, sonhos planos e projetos. Amar o Senhor, que nos concedeu o dom da vida, presente mais precioso e sagrado. Amá-lo sem duplicidade de coração, na fidelidade, seguramente. Viver com coragem, força e alegria, refletindo no semblante contentamento, satisfação, depositando no Senhor, nosso Deus, toda a nossa confiança.
" Sede valentes e animados, vós que esperais no Senhor!"  (Sl 31(30),25 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 306 e 1196.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 3 de junho de 2012

""Manifestou-se a graça de Deus""

"Manifestou-se a graça de Deus que salva todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos e a viver neste tempo com humildade, justiça e piedade."  ( Tt 2, 11-12 ).
Somos reconhecidos como povo de Deus, através das nossas qualidades e do nosso proceder. A humildade, modéstia no trato com o nosso próximo; a justiça, agindo com base na verdade e no respeito ao direito e a dignidade das pessoas. A piedade, um fator essencial e indispensável, a vivência do amor, do respeito, da compaixão tão necessária e fundamental à nossa convivência diária, no decorrer da jornada da vida.
"Esperando a promessa feliz e a manifestação da glória do nosso grande Deus e do nosso Salvador Jesus Cristo."  ( Tt 2, 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2865.
Comentário: Cristina Jeczalik.