domingo, 30 de setembro de 2012

*** Sejamos misericordiosos para com o nosso próximo ***

"Felizes os misericordiosos, porque os tratarão com misericórdia."  ( Mt 5, 7 ).
Jesus Misericordioso! Que o nosso coração possa agir com piedade e docilidade, seguindo o Vosso exemplo. Que possamos ser também, misericordiosos com o nosso próximo.
"Quem, empresta ao próximo faz obra de misericórdia, quem lhe dá uma mão guarda os mandamentos. Cumpre a palavra e sê-lhes fiel, e em todo momento obterá o que necessita."  ( Eclo 29, 1 . 3 ).
Vivendo na observância e prática dos Mandamentos Divinos, na fidelidade ao Senhor, nosso Deus, receberemos tudo aquilo que se fizer necessário na nossa vida.
"Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe dará a recompensa."  ( Pr 19, 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2326, 1635,1636 e 1457.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As provações e a fé.

"Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provas, pois sabeis que, ao ser provada, a fé produz paciência, a paciência torna a obra perfeita, e assim, sereis perfeitos e íntegros, sem nenhuma deficiência."  (  Tg 1, 2-4 ).
Durante a caminhada na vida, somos provados na dor, na doença, na tristeza, na perda de entes queridos, na solidão, no desespero, na sensação de abandono... Tudo isso provavelmente resultará num estado de depressão; porém, se realmente tivermos fé e se o amor à Deus habitar nosso coração, encontraremos a força e o ânimo para nos reerguermos e retomarmos a jornada da nossa existência.
"Se o ouro, que perece é aquilatado no fogo, vossa fé, que é mais preciosa, será aquilatada para receber louvor, honra e glória, quando Jesus Cristo se revelar. Pois recebereis, como termo de vossa fé a salvação pessoal."  (1 Pd 1, 7.9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2894 e 2905).
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bendigamos ao Senhor, nosso Deus!

"Bendito seja Deus, que não afastou minha súplica, nem sua misericórdia de mim."  ( Sl 66(65), 20 ).
Mediante o louvor e a ação de graças à Deus, demonstramos o nosso reconhecimento e agradecimento ao Senhor, pelas bênçãos divinas que se manifestam na nossa vida. Na oração, elevamos nosso espírito para Deus, que nos restaura, renova as nossas forças, eleva o nosso ânimo. A Misericórdia Divina, que jorra incessantemente do Coração de Jesus por nós é infinita. Bendigamos ao Senhor, nosso Deus!
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1260.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 23 de setembro de 2012

Refletindo sobre a piedade.

"Rejeita superstições e fábulas; exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz proveito limitado, a piedade traz proveito para tudo, pois lhe prometeram a vida presente e a futura."  ( 1 Tm 4, 7-8 ).
Aquele que se exercita na piedade, isto é, no amor e respeito às coisas religiosas e na compaixão para com o próximo, está seguindo os ensinamentos de Jesus. A piedade é um dom do Espírito Santo de Deus; torna-nos dóceis na obediência às inspirações divina. O respeito pelos pais, constitui uma piedade filial, devido ao reconhecimento para com aqueles que nos deram amor, carinho e dedicação.
"Honra teu pai de todo coração e não esqueças as dores de tua mãe. Recorda que eles te geraram: o que lhe darás pelo que te deram?"  ( Eclo 7, 27-28 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2855 e 1589.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 22 de setembro de 2012

Respeitar o próprio corpo e o do nosso próximo.

"Esta é a vontade de Deus: que sejais santos. Que vos abstenhais da fornicação; que cada um saiba usar seu corpo * com respeito sagrado, não por pura paixão, como os pagãos que não conhecem Deus."  ( 1 Tes 4, 3-4 ).
Deus nos chama à santidade de vida, assim como, à abstinência daquilo que pode macular a pureza e a dignidade do corpo, templo do Espírito Santo de Deus.
"O corpo é para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Ora, Deus que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós por seu poder. Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? (...) Não perenceis a vós mesmos (...). Glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo."  ( 1 Cor 6, 13c-15 . 19-20 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2839, 2746 e 2747.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Na alegria, na oração e no louvor!

"Ficai sempre alegres, orai sem cessar, dai graças por tudo. É isso que Deus quer de vós como cristãos."  ( 1 Ts 5, 16-18 ).
A alegria brota no coração e na vida daquele que se abre à Deus e ao próximo. Pela ação de graças ao Senhor, por tudo que recebemos da Misericórdia e do Amor Divino, propicia para nossa vida, copiosas graças e bênçãos. E, através da oração, do colóquio pessoal com Deus, somos renovados, fortalecidos e animados para a contínua jornada da vida, na permanência do bem.
"Examinai tudo e ficai com o que é bom, evitai toda espécie de mal."  ( 1 Ts 5, 21-22 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2841.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 16 de setembro de 2012

Busquemos sempre ao Senhor, nosso Deus.

"Recorrei ao Senhor e ao seu poder, buscai sempre a sua presença."  ( Sl 105(104), 4 ).
Quantas vezes, diversas dificuldades se apresentam no nosso cotidiano, dificultando e até desanimando o nosso viver. Muitas vezes, sentimos o peso da solidão impiedosa e constante. Porém, lembremo-nos que o Senhor está sempre conosco, recorramos e busquemos em todas as ocasiões, a Sua presença. Assim, obteremos nosso fortalecimento e ânimo e nossa vida se revitalizará no amor de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1339.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As escolhas e suas consequências.

"Aos que buscam glória, honra e imortalidade perseverando nas boas obras, vida eterna. Haverá glória, honra e paz para todo aquele que age bem."  ( Rm 2, 7 . 10 ).
Deus permite ao ser humano, realizar suas próprias escolhas na vida, respeita o livre arbítrio. Porém, de cada escolha feita, resultam as consequências correspondentes. Deus nos apresenta o Plano  da Salvação,  através de Seu Filho Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida verdadeira e  eterna. Mas, há quem prefira ainda trilhar caminhos tortuosos, no egoísmo, na desobediência e na injustiça.
"Aos que por egoísmo desobedecem à verdade e obedecem à injustiça, ira e cólera. Haverá angústia e tribulação para todo aquele que age mal."  ( Rm 2, 8-9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2708.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

* Nova humanidade *

"Renovai-vos em espírito e mentalidade, revestí-vos da nova humanidade, criada à imagem de Deus com justiça e santidade autênticas."  ( Ef 4, 23-24 ).
A nova humanidade constitui-se no amor, na justiça e nas boa obras; baseada no fundamento das Sagradas Escrituras, orienta-se e caminha na justiça, aperfeiçoando-se na santidade autêntica, preparando-se para a imortalidade, para a qual foi destinada por Deus.
"Deus criou o homem para a imortalidade e o fez imagem e seu próprio ser."  ( Sb 2, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2811 e 1529.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 2 de setembro de 2012

Guardareis os Mandamentos Divinos.

"Guardareis os mandamentos  do Senhor vosso Deus, as normas e mandatos que te ordenou."  ( Dt 6, 17 ).
Os mandamentos de Deus são a base sólida para a edificação correta da nossa vida. Através da prática, do cumprimento dos mandamentos, alcançaremos a graça Divina e ficaremos justificados na presença de Deus.
"E nos mandou cumprir todos esses mandatos, respeitando o Senhor nosso Deus, para nosso bem perpétuo, para que continuemos vivendo como hoje. Ficaremos justificados diante do Senhor nosso Deus, se pusermos em prática todos  os mandamentos que nos ordenou."  ( Dt 6, 24-25 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 307.
Comentário: Cristina Jeczalik.