segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Depositemos nossa esperança em Deus.

"Louvarei o Senhor enquanto eu viver, tocarei para meu Deus enquanto eu existir. Não confies nos nobres, num homem que não pode salvar-se; sai seu alento e ele volta ao pó, nesse dia perecem seus planos."  ( Sl 146(145), 2-4 ).
Aquele que confia no próprio homem, coloca sua esperança em terreno frágil e incerto, assim como é a vida de todo o homem. Mas, aquele que confia sua vida, sua esperança e seus propósitos à Deus, vive tranquilo pois alicerçou-se em rocha firme, indestrutível, isto é, em Deus, nosso Senhor e Criador, misericordioso e eterno.
"É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem; é melhor refugiar-se no Senhor do que confiar nos nobres."  ( Sl 118(117), 8-9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1404, 1363 e 1364.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Amar o lado humano do nosso próximo.

"Quem despreza seu próximo peca; feliz é quem se compadece dos pobres."  ( Pr 14, 21 ).
Jesus nos ensina a acolher o nosso próximo, não se importando com a sua situação financeira, mas relevando sempre e em todo momento o seu lado humano. Pois, perante Deus, nosso Criador, somos todos iguais, independentemente da classe social à qual pertencemos.
"Quem explora o necessitado ofende seu Criaor, quem se compadece do pobre presta honra a ele."  ( Pr 14, 31 ).
Honrar a Deus, colocando em ação os seus preceitos, com sinceridade e retidão de coração.
"Não rias da capa desgastada nem zombes de pesares cotidianos, porque as obras do Senhor são admiráveis, e as ações dele inexplicáveis para os homens." ( Eclo 11, 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1445, 1446 e 1596.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 21 de outubro de 2012

" Refletindo conscientemente"

"Não fostes vós que me escolhestes; eu vos escolhi e vos destinei a ir e dar fruto, um fruto que permaneça; assim, o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá."  ( Jo 15, 16 ).
Deus, pela Sua infinita misericórdia e amor, nos escolheu primeiro, cumulando-nos com uma diversidade de dons. Como cristãos, vivamos a nossa dignidade de filhos de Deus, conquistada à nós por Jesus Cristo, através da Sua Paixão, Morte e Resurreição, dando-nos direito à participação da natureza divina. Que possamos viver sempre na presença de Deus, praticando as boas obras e respeitando-nos mutuamente. Assim, priorizando o que é de Deus às coisas deste mundo, estaremos sempre na Sua graça. Poderemos contar com o auxílio Divino sempre que nos for necessário.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2601.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Da morte à vida.

"Também vós outrora estáveis mortos por vossos pecados e transgressões. Seguíeis a conduta deste mundo e as ordens do chefe que manda no ar, o espírito que age nos rebeldes. Com eles, também nós seguíamos os impulsos do instinto, cumpríamos os desejos e pensamentos do instinto, éramos objeto da ira como os outros."  ( Ef 2, 1-3 ).
Os pecados e as transgressões à Lei Divina. constituem uma conduta que conduz à morte. Mas, o amor imenso, a misericórdia infinita de Deus, resgatou-nos da morte eterna, e por intermédio de Jesus, concede-nos a vida verdadeira, abrindo-nos as portas da eternidade.
"Mas Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor que teve por nós, estando nós mortos por causa dos delitos, nos fez reviver com Cristo - gratuitamente fostes salvos; - com Cristo Jesus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu para que se revele aos séculos futuros a extraordinária riqueza de sua graça e a bondade com que nos tratou por meio de Cristo Jesus."  ( Ef. 2, 4-7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2806 e 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O seguimento do caminho que conduz à Deus.

"Felizes os de conduta irrepreensível, que seguem a vontade do Senhor."  ( Sl 119(118), 1 ).
O mundo apresenta uma diversidade de caminhos e muitos atrativos. Mas, não nos apresenta a verdadeira felicidade. Esta, está contida e pode ser alcançada através do seguimento dos preceitos Divinos.
"Admiráveis são teus preceitos: por isso minha alma os observa. A explicação de tua palavra ilumina, instrui os inexperientes.  ( Sl 119(118), 129-130 ).
Os ensinamentos de Deus, iluminam, orientam, restauram e fortalecem na caminhada da vida. São suporte firme e infalível para o conhecimento e a aquisição da Salvação e da verdadeira felicidade.
"Porque o Senhor se ocupa do caminho dos justos, mas o caminho dos perversos se extraviará."  ( Sl 1, 6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1365, 1373 e 1150.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A importância e a necessidade da paz.

"Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém pode ver Deus."  ( Hb 12, 14 ).
Aqueles, que procuram através do perdão, restabelecer suas relações amigavelmente, criando um clima de sossego e serenidade; que procuram evitar desentendimentos na sua família, no local de trabalho, na sociedade, edificam os pilares nos quais se estabelece um ambiente de paz, justiça e concôrdia.
" Aparta-te do mal, age bem, busca a paz, persegue-a."  ( Sl 34(33), 15.
A paz deve ser buscada, desejada e semeada através de atitudes, ações e exemplos de vida. Aqueles que promovem a paz e a cultivam nos corações e nas vidas humanas, pertencem à Deus e serão chamados Seus filhos.
"Felizes os que procuram a paz, porque se chamarão filhos de Deus."  ( Mt 5, 9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 2889, 1201 e 2326.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

***Nossa Senhora Aparecida***.

Hoje, comemoramos o dia de Nossa Senhora sob o título de Aparecida, padroeira do Brasil, mãe de Jesus e também nossa mãe. Colocamo-nos sob o vosso manto materno protetor. Guardai-nos, às nossas crianças e todas as famílias de todos os perigos que nos possam sobrevir. Abençoai, Senhora, o vosso povo, o vosso Brasil!

Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vencer o mal com o bem.

"Na medida do possível, de vossa parte, vivei em paz com todos. Não vos vingueis, queridos, dai lugar ao castigo de Deus."  ( Rm 12, 18-19a ).
Deus é amor, misericórdia e perdão. Jesus nos apresenta um aperfeiçoamento na vivência do amor para com o nosso próximo, nos ensinando a não julgar  e a não nos vingar. Preocupemo-nos em viver, propagando a paz e a concôrdia através das nossas atitudes e do nosso modo de viver, fazendo o bem, mesmo à aqueles que agem mal em suas vidas.Pois, não cabe a nós o julgamento de suas ações. Deus se ocupará com isso. Procuremos portanto, vencer sempre o mal com o bem.
" Pois está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Porém, se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer, se tem sede, dá-lhe de beber; assim o farás corar de vergonha *. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."  ( Rm 12, 19b-21 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2729 e 2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As Graças Divinas.

"Graças a Deus, sou o que sou, e sua graça em mim não foi vã, já que trabalhei mais que todos eles; não eu, mas a graça de Deus comigo."  ( 1 Cor 15, 10 ).
Deus, em Sua infinita misericórdia, cumula -nos de incontáveis graças; mas, muitas vezes, elas acabam se desperdiçando devido à nossa indiferença ou insensibilidade. A graça de Deus, fortalece-nos nas nossas necessidades espirituais. Através da oração e dos sacramentos, ela cresce e se fortalece em nós.
 "Mas Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor que teve por nós, estando nós mortos por causa dos delitos, nos fez reviver com Cristo - gratuitamente fostes salvos; - com Cristo Jesus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu, para que se revele aos séculos futuros a extraordinária riqueza de sua graça e a bondade com que nos tratou por meio de Cristo Jesus."  ( Ef 2, 4-8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2763, 2806 e 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Recebendo as bênçãos de Deus.

"Feliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos! Comerás da fadiga de tuas mãos, serás feliz, e tudo te irá bem."  ( Sl 128(127), 1-2 ).
Todo aquele que respeita o Senhor, nosso Deus, procura conduzir-se pelos Ensinamentos Divinos, edifica sua vida na Sabedoria de Deus. Trabalha com honestidade para ganhar o seu sustento e recebe as bênçãos Divinas para os seus projetos, sua família, sua vida. Vivencia a verdadeira felicidade, aquela, que não se adquire pelos valores materiais, nem pelo que o mundo possa oferecer.
"Essa é a bênção do homem que respeita o Senhor."  ( Sl 128(127), 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1382.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Alicerçados na fé e no amor.

"Que pela fé Cristo habite em vosso coração, que estejais enraizados e alicerçados no amor."  ( Ef 3, 17 ).
O maior mandamento de Deus, refere-se ao amor. A fé, dom indispensável para o estabelecimento do vínculo verdadeiro e definitivo com Deus. O Senhor nos concede a Vida Eterna, através de Jesus Cristo, Seu amado Filho. Jesus, verdadeiro Caminho, Verdade e Vida, nos conquistou a Salvação, através do Sacrifício da Cruz,  e a Vida Eterna na presença de Deus.
"O testemunho declara que Deus nos deu vida eterna e que essa vida está no Seu filho. Escrevo isso  a vós, que credes na pessoa do Filho de Deus, para que saibais que tendes vida eterna."  ( 1 Jo 5, 11 . 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2809 e 2932.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O novo amanhecer.

"Pela entranhável misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto um amanhecer que ilumina os que habitam em trevas e em sombras da morte, que encaminha nossos passos por um caminho de paz."  ( Lc 1, 78-79 ).
Pela profunda misericórdia do Senhor, nosso Deus, virá para nós a plena verdade, sem máculas, que iluminará e libertará  os que andam em trevas, envoltos em mentiras e maldades, cujo ímpeto conduz à destruição. Um caminho de paz e luz se estabelecerá nos corações, à medida que forem compreendendo o real objetivo de suas existências. Existimos, graças ao sopro de vida do próprio Deus. À Ele pertencemos e à Ele retornaremos.
"O Senhor é compassivo e clemente, paciente e misericordioso."  ( Sl 103(102), 8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2456 e 1334.
Comentário: Cristina Jeczalik.