segunda-feira, 29 de abril de 2013

Refletindo sobre o pecado.

"Que o pecado não reine em vosso corpo mortal, fazendo com que vos submetais a seus desejos. Não tenhais vossos membros a serviço do pecado como instrumentos de injustiça, mas ponde-vos a serviço de Deus, como ressuscitados da morte, e vossos membros a serviço de Deus como instrumentos de justiça." ( Rm 6, 12-13 ).
O pecado conduz à morte, mas, através da obediência aos Preceitos Divinos e ao seu seguimento, somos conduzidos à justiça que provêm de Deus e que nos conduz à vida verdadeira e eterna, dom que nos é dado por Deus, através de Jesus Cristo.
"Pois o salário do pecado é a morte; o dom de Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso é vida eterna."  ( Rm 6, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel  - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2716 e 2717.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 28 de abril de 2013

Mensagem bíblica sobre a boa conduta.

"Mas, quando apareceu a bondade do nosso Deus e Salvador e seu amor pelo homem, não por méritos que tivéssemos adquirido*, mas tão-somente por sua misericórdia, nos salvou com o banho do novo nascimento e a renovação pelo Espírito Santo, que ele nos infundiu com abundância por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador; de modo que, absolvidos* por seu favor, fôssemos na esperança herdeiros a vida eterna. É uma mensagem fidedigna, na qual quero que insistas, de modo que os que creram em Deus se dediquem a cultivar boa conduta."  ( Tt 3, 4-8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2866.

sábado, 27 de abril de 2013

A eficácia da oração.

"Constantes na oração e na súplica, rezai constantemente com espírito; para isso velai com perseverança, rezando por todos os consagrados."  ( Ef 6, 18 ).
A oração, na qual nos colocamos no diálogo com Deus, quando silenciamos em nós as preocupações, recolhendo-nos no aposento íntimo do nosso coração. A oração que surge da profundeza da nossa alma, emergindo sobressai, predomina os pensamentos, vence as distrações. Assim, cultivada e mantida com perseverança, a oração torna-se um grande e eficaz meio na obtenção de auxílio, proteção e de incontáveis graças e bênçãos .
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2814.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Conhecer o que agrada a Deus.

"Procurai discernir o que agrada ao Senhor não participeis das obras estéreis das trevas, pelo contrário, denunciai-as."  ( Ef 5, 10-11 ).
O conhecimento daquilo que agrada a Deus, é a base para uma vida coerente, vivida com reflexão e prudência. Deste modo, não dispendiemos nosso tempo em coisas improdutivas, vagas e vãs, na prática de obras estéreis que não conduzem a nada. Que nosso tempo seja preenchido sábia e prudentemente, que vivamos como pessoas sensatas e cautelosas, centradas na razão. Que busquemos portanto a observância da Sabedoria e Vontade Divina, para chegarmos a plena realização da nossa vida.
"Observai atentamente como agis, não como insensatos, mas como sensatos. Aproveitai a ocasião, pois os tempos são maus. Por isso, não sejais imprudentes, ma compreendei o que o Senhor deseja."  ( Ef 5, 15-17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág. 2812.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 21 de abril de 2013

Jesus, o Bom Pastor!

"Essa é a parábola que Jesus lhes propôs, porém eles não entenderam a que se referia. Assim, pois, falou-lhes outra vez: - Asseguro-vos que sou a porta do rebanho. Eu vim para que tenham vida, uma grande vitalidade."  ( Jo 10, 6-7 . 10b ).
Jesus se apresenta como o Bom Pastor, que cuida das sua ovelhas, até o ponto de dar a vida por elas. Assim, Ele é a porta do rebanho, pastoreia com autoridade em nome do Senhor e nos conduz à Vida Eterna. Somente em Jesus, o mundo conhecerá e encontrará a verdadeira paz.
"Em pé pastoreará com a autoridade do Senhor, em nome da majestade do Senhor seu Deus; e habitarão tranquilos, quando sua autoridade se estender até os confins da terra."  ( Mq 5, 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2243 e 2583.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 20 de abril de 2013

Anunciando a boa notícia!

"Sabemos, irmãos queridos de Deus, que fostes escolhidos; porque, quando vos anunciamos a boa notícia, não foi só com palavras, mas com a eficácia do Espírito Santo e com fruto abundante."  ( 1 Ts 1, 4-5ab ).
Aquele, que ouve o anúncio da boa nova e a retêm no coração, pela ação do Espírito Santo começa a produzir frutos em abundância. A Palavra de Deus, tem o poder de renovar e restaurar a vida, direcionando-a por caminhos retos e seguros. Como consequência, surgem os frutos  abundantes, isto é, as boas obras e ações que visam a prática do bem, e multiplicam-se na vida daqueles que acolhem, vivem e semeiam a Palavra de Deus nos corações.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2836.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Somente Jesus.

"Ele é a pedra rejeitada por vós, os arquitetos, que se converteu em pedra angular. Nenhum outro pode proporcionar a Salvação; não há outro nome sob o céu, concedido aos homens, que possa salvar-vos."  (At 4, 11-12 ).
Jesus, rejeitado pelos que não O reconheceram e não O aceitaram como Filho de Deus, não compreenderam a Sua Missão no mundo. Desconheceram o Verdadeiro Pão que desceu do céu para alimentar, sustentar e salvar as almas sedentas da Presença de Deus. Atualmente, também os povos seguem pela estrada da vida, na procura desenfreada do que possa saciar sua ânsia de realização. Apegam-se demasiadamente aos bens materiais e temporais, à riqueza, à fama e a busca das glórias terrenas. Porém, não conseguem preencher a lacuna da alma, que somente Deus, através de Jesus Cristo, o Pão  da Vida que sacia e salva, pode preencher.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2634.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aquele que crer em Deus, não perecerá.

"Rogo por eles; não pelo mundo, mas pelos que me confiaste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e o que é teu é meu: neles se revela a minha glória."  ( Jo 17, 9-10 ).
Deus nos amou primeiro, dando-nos a maior e definitiva prova do Seu imenso amor, o próprio Filho Jesus Cristo. Todo aquele que crer e procurar conduzir sua vida, pautando o seu procedimento segundo os mandamentos de Deus, não perecerá, mas alcançará a vida eterna, na glória de Deus.
"Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único, para que, quem crer não pereça, mas tenha  vida eterna."  ( Jo 3, 16 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed,. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2607 e 2553.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Jesus Cristo, Divino e Humano.

"Que o universo, o celeste e o terrestre, alcançassem sua unidade em Cristo. Por meio dele, também vós, ao escutar a mensagem da verdade, a boa notícia de vossa salvação, nele crestes, e fostes selados com o Espírito Santo prometido, que é garantia de nossa herança, do resgate de sua posse: para louvor de sua glória."  ( Ef 1, 10b . 13-14 ).
Jesus Cristo, vindo ao mundo, unificou em si, o Divino e o Humano, o universo celeste e o terrestre, formalizando a unidade.Veio comunicar a mensagem da verdade e salvação para todos. Aqueles que Nele crêem recebem o selo do Espírito Santo, garantindo a herança à Vida Eterna para louvor e glória de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2805.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 14 de abril de 2013

"Amai-vos uns aos outros!"

"Como o Pai me amou, eu vos amei: permanecei no meu amor. Se cumprirdes meus mandamentos, permanecereis em meu amor. Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei".  ( Jo 15, 9-10 . 12 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2600.

sábado, 13 de abril de 2013

Olhe para cima, caminhe para frente!

"Pela fé, o poder de Deus vos guarda para uma salvação disposta a revelar-se no último dia. Por isso estais alegres, embora por pouco tempo tenhais de suportar diversas provas."  ( 1 Pd 1,5-6 ).
Durante nossa vida, experimentamos muitas vezes o sofrimento e a dor. Deus nos ama e permite que passemos por isso,  para provar a nossa fé, promover o nosso amadurecimento, assim como a intensidade do nosso amor para com Ele. Assim, seremos cumulados de honra e glória na presença de Jesus Cristo, no dia da Sua revelação.
"Se o ouro, que perece, é aquilatado no fogo, vossa fé que é mais preciosa, será aquilatada para receber louvor, honra e glória, quando Jesus Cristo se revelar."  ( 1 Pd 1, 7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2905.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Misericórdia Divina.

"Mas Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor que teve por nós, estando nós mortos por causa dos delitos, nos fez reviver com Cristo - gratuitamente fostes salvos."  ( Ef 2, 4-5 ).
A Miseriórdia Divina, não possue limites é a mais pura face do amor verdadeiro, gratuíto e incondicional de Deus para conosco. É nos concedida a graça de sermos filhos de Deus, por intermédio de Jesus Cristo, de cujo coração, repleto de amor, jorra a fonte eterna de misericórdia, perdão e amor. Nele está a nossa salvação.
"Com Cristo Jesus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu, para que se revele aos séculos futuros a extraordinária riqueza de sua graça e a bondade com que nos tratou por meio de Cristo Jesus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2806 e 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Glorifiquemos a Deus.

"O Deus da paciência e da consolação vos conceda concórdia mútua, seguindo Cristo Jesus, de modo que, num só coração e numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo."  ( Rm 15, 5-6 ).
Fone: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2732.