domingo, 30 de junho de 2013

E para nós, quem é Jesus?

"Estando ele certa vez orando a sós, os discípulos se aproximaram e ele os interrogou: - Quem diz o povo que eu sou? Responderam-lhe: - Uns, João Batista; outros, Elias; outros dizem que surgiu um dos antigos profetas.
Perguntou-lhes: - E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: - Tu és o Messias de Deus."  ( Lc 9, 18-20 ).
Diante deste Evangelho, somos conduzidos à uma importantíssima reflexão interior. Para Pedro, Jesus é o Messias de Deus. Para nós, quem é Jesus? Como recebemos Jesus em nosso coração e na nossa vida? Como e se vivemos os Seus Ensinamentos? Colocamos outros interesses, outras prioridades acima de Jesus, na nossa vida? Procuramos Jesus somente quando nos é necessário e conveniente? Reflitamos sinceramente no nosso coração. Jesus aguarda a nossa resposta...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2485.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 29 de junho de 2013

Deus nos concede ânimo e fortaleza!

"O próprio Senhor nosso Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que vos amou e vos favoreceu com um consolo perdurável e uma esperança magnífica, vos dê ânimo e vos fortaleça para todo tipo de palavras e boas obras."  ( 2 Ts 2, 16-17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Feliz aquele que teme o Senhor.

"Os que temem o Senhor viverão, porque esperam em seu Salvador; quem teme o Senhor não se alarmará nem se acovardará, porque ele é sua esperança."  ( Eclo 34, 13-14 ).
Feliz aquele que ama, reverencia e respeita o Senhor. Obedece e acata os Mandamentos Divinos, acolhe a vontade de Deus na sua vida e prioriza tudo aquilo que procede de Deus.
"Feliz aquele que teme o Senhor. O Senhor olha pelos que o amam, é seu robusto escudo, seu firme apoio, sombra no mormaço, abrigo ao meio-dia, proteção de quem tropeça, auxílio de quem cai, levanta o ânimo, ilumina os olhos, dá saúde, vida e bênção."  ( Eclo 34, 15a . 16-17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1647 e 1648.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Nem só de pão vive o homem...

"Para que teus filhos queridos, Senhor, aprendessem que não é a variedade de frutos que alimenta o homem, mas a tua palavra é que mantém os que creem em ti."  ( Sb 16, 26 ).
O ser humano busca no decorrer da vida, realização e satisfação. Está sempre idealizando algo que sacie sua insaciável procura. Quando alicerça sua busca, foca seu interesse em coisas e bens materiais, percebe que não lhe foi suficiente, e a busca prossegue.Feliz, aquele que crê em Deus e se mantêm saciado interiormente pela Palavra Divina, que proporciona vida em plenitude.
"Está escrito que não somente de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus."  ( Mt 4, 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1565 e 2323.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 23 de junho de 2013

O cultivo dos verdadeiros valores cristãos.

"Foge das paixões juvenis, procura a justiça, a fé, o amor, a paz com todos os que invocam sinceramente o Senhor."  ( 2 Tm 2, 22 ).
Os verdadeiros valores cristãos a serem cultivados durante a nossa existência, como seguidores de Jesus, baseiam-se   na justiça, no cultivo da fé, na prática do amor e na propagação da paz. Pelos caminhos que trilhamos, precisamos deixar sinais de luz, verdade e paz.
"Evita as discussões insensatas e indisciplinadas, levando em conta que elas geram brigas."  ( 2 Tm 2, 23 ).
Procuremos agir sempre no trato com o nosso próximo, com tolerância e modéstia, evitando toda espécie de discussão. Assim, seremos no mundo instrumentos da paz e do amor de Deus.
"E um servo do Senhor não deve brigar; antes, deve mostrar-se a todos modesto, bom mestre, tolerante, capaz de admoestar com suavidade os adversários, para que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade."  ( 2 Tm 2, 24-25 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel -(2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2861.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 22 de junho de 2013

Na prática do bem e no louvor à Deus.

"Que vos comporteis como o Senhor merece, agradando-lhe em tudo, dando fruto de boas obras e crescendo no conhecimento de Deus."  ( Cl 1, 10 ).
Que a nossa maior preocupação não seja baseada nas coisas e ocupações materiais, mas no nosso modo de proceder, dando bons frutos, através da prática de boas obras, amando a Deus acima de todas as coisas e situações, e ao nosso próximo desejando e praticando-lhe sempre o bem.
"Que com alegria deis graças ao Pai que vos capacitou a partilhar a sorte dos consagrados no reino da luz." ( Cl 1, 12 ).
Neste procedimento, amando, louvando e dando graças à Deus por tudo, já vivenciamos as primícias do reino da luz.
"Por ele obtemos o resgate, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criação."  ( Cl 1, 14-15 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2827.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Renovemo-nos em Jesus Cristo.

"Vós, despojai-vos da conduta passada, da velha humanidade que se corrompe com desejos enganosos; renovai-vos em espírito e mentalidade; revesti-vos da nova humanidade, criada à imagem de Deus com justiça e santidade autênticas."  ( Ef 4, 22-24 ).
A cada amanhecer, a vida se renova. Deus nos concede a oportunidade de renovação, de purificação e de libertação dos desejos enganosos, para sermos uma nova humanidade,criada à Sua imagem e projetada para a imortalidade.
"Deus criou o homem para a imortalidade e o fez imagem de seu próprio ser."  ( Sb 2, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2811 e 1529.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sejamos instrumentos da paz.

"Não tenhais vossos membros a serviço do pecado como instrumentos de injustiça, mas ponde-vos a serviço de Deus, como ressuscitados da morte, e vossos membros a serviço de Deus como instrumentos de justiça."  (Rm 6, 13 ).
É importante ressaltar a seguinte reflexão: Que nos coloquemos à serviço de Deus e saibamos seguir os passos de Jesus, imitando o seu proceder, aplicando-o nas situações que vivenciamos.
"Revesti-vos da nova humanidade, criada à imagem de Deus com justiça e santidade autênticas."  ( Ef 4,24).
Assim, seremos propagadores da justiça que procede de Deus, e instrumentos de propagação da paz, do Reino de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2716 e 2811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Deus nos consola nas tribulações.

"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai compassivo e Deus de todo consolo, que nos consola em qualquer tribulação, para que nós, por força do consolo que recebemos de Deus, possamos consolar os que sofrem qualquer tribulação."  ( 2 Cor 1, 3-4 ).
Em qualquer situação de dificuldade, encontramos nosso consolo em Deus, Pai misericordioso, cheio de compaixão para conosco. Assim, não devemos nos esquecer de direcionar a força do consolo que vêm do Senhor, à aqueles que atravessam tribulações, momentos difíceis.
"E ainda que se multipliquem minhas preocupações, teus consolos alegram meu ânimo."  ( Sl 94(93), 19 ).
Somente Deus pode nos restituir e fortalecer o ânimo, para podermos continuar firmes e fortes na jornada da vida.
"Pois, como abundantes são nossos sofrimento por Cristo, assim por Cristo é abundante nosso consolo."  ( 2 Cor 1, 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2770 e 1321.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 15 de junho de 2013

Aquele que ama a Deus, segue Seus Caminhos.

"Se desejas sabedoria, guarda os mandamentos, e o Senhor a concederá a ti; porque o respeito do Senhor é sabedoria e educação, e se compraz na fidelidade e na humildade."  ( Eclo 1, 26-27 ).
A verdadeira sabedoria consiste em seguir os mandamentos de Deus, colocando-os em prática. Tratar com reverência e honrar o Senhor, é sabedoria. Ser agradável na lealdade e na modéstia, submisso à vontade Divina, reflete amor ao Senhor, nosso Deus, confirmado pela docilidade e obediência às Suas palavras.
"Os que respeitam o Senhor, não desobedecem a suas palavras, os que o amam seguem seus caminhos; os que respeitam o Senhor dispõem o coração e se humilham diante dele."  ( Eclo 2, 15 . 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1577 e 1579.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Em Cristo, a Imagem gloriosa de Deus.

"O mesmo Deus, que mandou a luz brilhar na treva, iluminou as nossas mentes, para que brilhe no rosto de Cristo a manifestação da glória de Deus."  ( 2 Cor 4, 6 ).
Pela graça de Deus, reconhecemos em Jesus, a personificação, a presença, a representação da Divindade gloriosa de Deus-Pai. A lealdade, a sinceridade e a fidedignidade Divinas são incomensuráveis. Sua justiça e Seus julgamentos não podem ser medidos, devido à extensão infinita e ilimitada. Deus, fonte eterna de vida, e luz, em toda a sua plenitude e perfeição.
"Senhor, tua lealdade chega ao céu, tua fidelidade até as nuvens; tua justiça é como as altas cordilheiras, teus julgamentos são um oceano imenso. Porque em ti está a fonte viva e à tua luz vemos a luz."  ( Sl 36(35), 6-7 .10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2774, 1206 e 1207.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A vida não consiste apenas no pão, mas na Palavra de Deus.

"- Está escrito que não somente de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus."  ( Mt 4, 4 ).
Aquele, que vive somente de pão, está ligado na parte material da existência. Vive e crê naquilo que vê, seu raciocínio está delimitado à parte concreta da vida, à parte que um dia irá findar, pois o que procede da matéria é limitado e finito. Jesus nos mostra o horizonte infinito, além daquilo que é visível aos olhos físicos, mas, somente perceptível aos olhos espirituais, e ao olhar da fé: a eternidade da vida, conhecida através da Palavra de Deus, nosso alimento espiritual. Assim, o intelecto humano, procura conhecer a vontade de Deus e a orientação Divina, permitindo que Deus o direcione nas suas atitudes, deixando-se conduzir ao ilimitado, e infinito, provando e saboreando a partir desta existência as primícias da vida eterna. No mundo tudo passa, mas a Palava de Deus perdura infinitamente.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2323.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 11 de junho de 2013

O amor incomensurável de Deus.

"Porque o Poderoso fez proezas, seu nome é sagrado."  ( Lc 1, 49 ).
O Senhor, nosso Deus, fez e continua a fazer maravilhas. Devido à Sua Misericórdia infinita, a torrente de graças e bênçãos desce copiosamente das alturas sagradas. Recebem-nas aqueles, cujos corações encontram-se abertos e direcionados para Deus.
"Mas a misericórdia do Senhor com seus fiéis dura desde sempre para sempre."  ( Sl 103(102), 17a ).
Àqueles, cujos corações continuam empedernidos, insensíveis, o Senhor continua concedendo incontáveis oportunidades, aguardando pacientemente a conversão de suas vidas e a salvação de suas almas.
"Porque assim diz o Alto e Excelso, Morador eterno, cujo nome é Santo: eu moro na altura sagrada, ma estou com os de ânimo humilde e contrito, para reanimar o coração contrito." ( Is 57, 15 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2454, 1335 e 1817.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Crescer no conhecimento e na graça de Deus.

"Vós, portanto, queridos, ficai prevenidos e precavidos, para que não vos arraste o erro de homens sem princípios, e percais vossa estabilidade."  ( 2 Pd 3, 17 ).
O discernimento, a capacidade de saber distinguir, diferenciar as realidades presentes, é imprescindível para não se deixar iludir, para prosseguir com firmeza, e solidez na  decisão , baseando-se no conhecimento e na graça de Jesus Cristo.
"Crescei, antes, na graça e no conhecimento do Senhor nosso e Salvador Jesus Cristo."  ( 2 Pd 3, 18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2920.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 9 de junho de 2013

O Senhor é o Deus do impossível.

"Pois nada é impossível para Deus."  ( Lc 1, 37 ).
A nossa realidade, marcada por imprevistos, dificuldades, por situações diversas e efêmeras, passageiras, exige da nossa parte, um ânimo firme, uma fé constante, incessante. Quando nos alicerçamos em Deus, cientes de que o poder Divino tudo pode, podemos nos abrigar, nos reclinar tranquilos, pois no Senhor está a nossa proteção e a direção da nossa vida.
"O Senhor é teu guardião, o Senhor é tua sombra, está à tua direita. O Senhor te guarda de todo mal, ele guarda tua vida."  ( Sl 121(120), 5 . 7 ).
Na confiança em Deus, superamos os obstáculos, desviamo-nos dos precipícios e livramo-nos do abismo, da perdição.
"Tu, que habitas ao abrigo do Altíssimo e te hospedas à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: "Refúgio meu, fortaleza minha, Deus meu, eu confio em ti."  ( Sl 91(90), 1-2 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2452, 1377 e 1315.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Se crermos de coração e professarmos a nossa fé...

"Se confessas com a boca que Jesus é Senhor, se crês de coração que Deus o ressuscitou da morte, tu te salvarás. Com o coração cremos para ser justos, com a boca confessamos para ser salvos, pois a Escritura diz: Quem nele confia não fracassará."  ( Rm 10, 9-10 ).
A fé em Jesus, que brota em nosso coração, é necessário que seja manifestada através das nossas palavras, atitudes e obras. Precisamos externar o nosso amor a Deus e a fé que possuímos. Assim, testemunharemos ao mundo, que somos de Deus, que pertencemos ao Sagrado Coração de Jesus, fonte infindável da Misericórdia Divina que a todos acolhe.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2725.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Livra-nos, Senhor, da violência!

"Quando caminho entre perigos, tu me dás vida. Contra a fúria do inimigo estendes a esquerda, e tua direita me salva. O Senhor me completará seus favores. Tua lealdade, Senhor, é eterna, não abandones a obra de tuas mãos."  ( Sl 138(137), 7-8 ).
O Senhor, nosso Deus, inclina seu olhar misericordioso sobre nós , livrando-nos da mira do inimigo, conservando-nos a salvo. Observemos e coloquemos em prática os ensinamentos de Jesus. Edifiquemos nossa vida sobre o alicerce do amor e estabelecimento da paz e da justiça. O amor gera e propaga amor; a violência gera e propaga violência.
"Livra-me, Senhor, do perverso, guarda-me do homem violento, que planejam maldades em seu coração e todo dia provocam discórdias."  ( Sl 140(139), 2-3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1393 e 1396.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Senhor é nosso auxílio e escudo.

"Nós aguardamos o Senhor, pois é nosso auxílio e escudo; nosso coração o festeja, e em seu santo nome confiamos."  ( Sl 33(32), 20-21 ).
O mundo está beirando o seu limite em todas as situações. Na parte humana, quanto à conservação e respeito à natureza, e na precariedade do relacionamento do ser humano em relação à Deus e ao seu próximo.
"O Senhor contempla do céu, olhando todos os homens. Do seu trono observa todos os habitantes da terra: ele, que modelou cada coração e conhece todas as suas ações."  ( Sl 33(32), 13-15).
Deus tem conhecimento de cada ser humano, de cada história de vida, e somente Ele pode nos auxiliar, proteger e restaurar a nossa existência. Mas, é necessário que haja da nossa parte fé e adesão sincera e consciente à Deus, amando-O sobre todas as coisas e vivendo segundo os Seus Preceitos.
"Que tua misericórdia nos acompanhe, Senhor, assim como esperamos de ti." ( Sl 33(32), 22 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 1200, 1199 e 1200.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Somente Deus pode nos restaurar.

"Como o solo lança seus brotos, como num jardim faz germinar suas sementes, assim o Senhor fará brotar a justiça e sua fama diante de todos os povos."  ( Is 61, 11 ).
Diante das dificuldades que se apresentam na vida, fixemos o nosso coração em Deus, observando Seus Mandamentos, colocando-os em prática. Sigamos confiantes, vivendo a prática da caridade, da justiça e do amor, que tudo cura. Permitamos que a fé e a esperança em Deus, nos impulsione sempre, e a glória Divina se manifestará sobre nós.
"Levanta-te, brilha, pois chega tua luz; a glória do Senhor amanhece sobre ti! Vê: as trevas cobrem a terra, a escuridão os povos; mas sobre ti amanhecerá o Senhor, sua glória aparecerá sobre ti; e à tua luz acorrerão os povos, os reis ao resplendor de tua aurora. Dá uma olhada ao redor, vê: todos esses se reuniram, vêm a ti."  ( Is 60, 1-4a ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus -Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 - Edição Estudo - pág. 1827, 1823 e 1824.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 2 de junho de 2013

Bendigamos ao Senhor !

"Bendize, minha alma, ao Senhor, e todo meu interior bendiga seu santo nome."  ( Sl 103(102),1 ).
Louvemos ao Senhor, nosso Deus, com todo o nosso coração. Que nossa vontade, alegria e esperança repousem no coração compassivo de Jesus. Em Deus, conhecemos a nossa integridade, descobrimos o verdadeiro sentido da nossa existência, alcançamos a plenitude do nosso ser.
"Bendize, minha alma, ao Senhor, e não esqueças seus benefícios."  ( Sl 103(102), 2 ).
Louvemos ao senhor, pelos benefícios a nós concedidos ininterruptamente. Pelo dom da vida, por fazermos parte da  Divina Criação e pelo incomensurável amor do nosso Deus.
"Ele perdoa todas as tuas culpas, cura todas as tuas doenças. Como um pai se enternece por seus filhos, assim o Senhor se enternece por seus fiéis."  ( Sl 103(102), 3 . 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - Edição Estudo - pág. 1333 e 1334.
Comentário: Cristina Jeczalik.