sábado, 30 de janeiro de 2010

Abra-se à graça de Deus.

Permita que Deus aja na sua vida. Acolha, abra-se à graça de Deus, autorize o amor de Deus a ocupar os espaços da sua vida e do seu coração.
Deixe-se conduzir pelos ensinamentos de Jesus, creia firmemente na Sua Presença Salvífica e deixe-se transformar em uma pessoa nova. Renove suas atitudes, seu modo de agir, modele seus pensamentos baseando-os no amor. Busque, caminhe rumo à perfeição, ao encontro do verdadeiro sentido da vida.
Abra-se à graça santificante de Deus e sua vida transcorrerá em bênçãos e realizações frutuosas.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Onde está a felicidade?

Felicidade, bom êxito, sucesso, resultado feliz. Quem pode dizer que experimentou a verdadeira felicidade e conhece o seu teor, a sua regra?
Podemos contemplar o ambiente da verdadeira felicidade no salmo a seguir:
" Felizes os de conduta irrepreensível, que seguem a vontade do Senhor. Felizes os que guardam seus preceitos e o procuram de todo o coração." ( Sl. 119 (118), 1-2).
Quantas vezes seguimos nossa própria vontade e deparamos com a frustração que deixa rastros de desilusão. Nem sempre sabemos o que é melhor para nós. No entanto, se seguirmos a vontade de Deus na nossa vida, guardando seus ensinamentos e amando-O de todo o coração, não precisaremos nada temer. Deus nos deu a vida e sabe exatamente aquilo que é melhor para nós, aquilo que é necessário para conhecermos a verdadeira bem-aventurança, a felicidade eterna.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Paciência e oração.

"Como exemplo de sofrimentos suportados com paciência, tomai os profetas que falaram em nome do Senhor. Vêde,declaramos felizes os que resistiram." ( Tg. 5, 10-11 ).
Felizes são aqueles que põe sua esperança em Deus. A paciência é uma virtude necessária e indispensável pois, ela nos permite suportar dificuldades e dores com resignação.
Aliada à fé, a paciência torna possível suportar e vencer todos os obstáculos da nossa vida, que parecem intransponíveis e invencíveis.
Com Deus no coração e Seus ensinamentos na nossa mente, podemos nos considerar mais do que vencedores.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bênçãos.

"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, por meio de Cristo, nos abençoou com todo tipo de bênçãos espirituais do céu." ( Ef. 1, 3 ).
Abençoar é fazer feliz, tornar próspero, proteger.
Somos portadores das bênçãos de Deus, que nos cumulam de riquezas espirituais, dons e talentos. Todo o ser humano, por mais simples que seja, possue a bênção divina portanto, não existem pessoas insignificantes aos olhos de Deus. Cada um de nós tem um valor incalculável.
Podemos comprovar isto em Jesus, através do Seu Sacrifício por nós, para nos conceder a verdadeira liberdade e Salvação para a eternidade.
Bendigamos ao Senhor, nossa vida e nosso Deus, a Ele honra e glória para sempre.

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Palavra de Deus.

"Cada palavra de Deus é pura, Ele é escudo para os que Nele se refugiam." (Pr. 30,5 ).
A vida é constituída de momentos, situações e circunstâncias, que geram uma diversidade enorme de sensações. As agradáveis são aceitas facilmente e vividas com alegria. Porém, as que trazem sensações desagradáveis como: dificuldades, desânimo, solidão, abandono, falta de esperança, parecem não ter solução. Neste caso, precisamos nos lembrar e aceitar o escudo, a presença e o amor de Deus em nossa vida e Nele se refugiar, abandonando-se confiantes na Sua Misericórdia.
Somente assim, poderemos superar estes obstáculos, estas provações que testam a veracidade e a firmeza da nossa fé em Deus. As Palavras de Deus, são trilhas seguras e edificantes, através das quais encontramos o equilíbrio e a verdadeira motivação de viver.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Confiança depositada em Deus.

"Feliz o homem que pôs sua confiança no Senhor, e não recorre a idolatrias que extraviam com enganos."
( Sl. 40(39), 5 ).
Confiar, ter fé, esperar. O ser humano possue a tendência de colocar sua confiança nas coisas visíveis, materiais e imediatas. Idolatra tributando, dedicando respeito e afetos excessivos, chegando até a endeusar em alguns casos, divertimentos que se apresentam no decorrer da vida.
Coloca muitas vezes sua esperança em coisas finitas, limitadas, sem se preocupar necessariamente quanto a veracidade, isto é, se realmente há verdade naquilo.
O salmista destaca como feliz, o homem que deposita sua confiança em Deus. Edifica sua vida em alicerce sólido e infalível, verdadeiro e infinito. Em Deus, ele encontra a essência que comporta o sentido da sua própria vida.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Deus age nas dificuldades.

"Se o Senhor não me tivesse auxiliado, minha vida já estaria habitando no silêncio. Quando parece que meu pé tropeça, tua lealdade Senhor, Senhor, me sustenta; e ainda que se multipliquem minhas preocupações, teus consolos alegram meu ânimo." ( Sl. 94(93), 17-19 ).
Apresentemos o nosso coração agradecido à Deus pela Sua ação na nossa vida. Seguimos adiante quando, as dificuldades tentam nos sufocar, nos aniquilar.
Quando, as esperanças parecem se discipar no horizonte acinzentado.
Quando, parecemos não encontrar luz no final do túnel, solução, aconchego.
Quando, mais difícil se apresentar a realidade, a Mão de Deus repousa sobre nós, fazendo renascer as esperanças, brotar um novo ânimo, um novo sentido à vida, reascendendo em nós a chama divina da vida.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prosperidade no Senhor.

"O Senhor teu Deus fará prosperar teus empreendimentos, o fruto de teu ventre, o fruto de teu gado e o fruto de tua terra, porque o Senhor teu Deus tornará se alegrar contigo por tua prosperidade, como se alegrava com teus pais; se escutares a voz do Senhor teu Deus, guardando seus mandamentos e mandatos, o que está escrito no código desta lei; se te converteres ao Senhor teu Deus com todo o coração e com toda a alma."
( Dt. 30,9-10,14 ).
A prosperidade sobre a qual refletimos, basea-se na fé, na esperança e no cumprimento dos mandamentos de Deus, resultante de uma conversão pessoal profunda.
Neste caso, a prosperidade estende-se além das coisas materiais, é principalmente a prosperidade da vida espiritual, trazendo-nos por inteiro à presença de Deus que, desde sempre nos aguarda pacientemente na sua Infinita e Divina Misericórdia.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Refletindo sobre a consciência.

"O coração humano faz mudar o semblante para bem ou para mal: rosto sereno é sinal de boa intenção, falar por rodeios é sinal de idéia má. Feliz o homem a quem suas próprias palavras não afligem e não tem de sofrer remorso; feliz o homem a quem a consciência não reprova, e que não perdeu a esperança." (Eclo.13,25-26 ; 14 ,1-2).
Consciência é o atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade, com conhecimento e noção.
" Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem... A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz." ( Cat. 1776 ).
As citações acima, da Bíblia e do Catecismo da Igreja Católica, nos orientam sobre a reflexão a respeito da consciência. Cabe a nós procurarmos ter a nossa consciência em paz e harmonia, como resultado das ações e obras do bem.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Meditando o tempo presente.

"Para alguns que admiravam as formosas pedras do templo e a beleza de sua ornamentação, disse: Chegará o dia em que tudo o que contemplais será derrubado, sem deixar pedra sobre pedra.
Atenção! Não vos deixeis enganar. Pois muitos se apresentarão alegando meu título e dizendo: Sou eu; chegou a hora. Não saiais atrás deles. Quando ouvires falar de guerras e revoluções, não entreis em pânico. Primeiro deverá acontecer tudo isso, mas não será logo o fim." ( Lc. 21, 5-6 ; 8-9 ).
Diante dos acontecimentos no mundo, somos levados a uma meditação mais profunda sobre a nossa participação na vida. Faz-se necessário, um espaço de silêncio, para reencontrármos o sentido da nossa existência vital: Deus.
Para isso, não precisamos seguir os orientadores que despontam no cenário do mundo, apontando soluções mágicas, conduzindo muitos ao engano.
Recolhendo-nos ao nosso compartimento interior, através das orações e acompanhados da Palavra de Deus, encontraremos e entenderemos a nossa verdadeira origem e destino.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ponderação, prudência.

Ser uma pessoa ponderada é examinar com atenção e minúcia, pesar os prós e os contras de uma situação que se apresenta.
"Decisão assentada em reflexão prudente é como estuque em parede bem lisa." ( Ez. 22,17 ).
" Assim, pois, quem escuta estas minhas palavras e as põe em prática parece-se com um homem prudente que construiu a casa sobre a rocha. Caiu a chuva, cresceram os rios, sopraram os ventos e se abateram sobre a casa; mas não a derrubaram porque estava alicerçada na rocha." ( Mt. 7, 24-25 ).
Jesus nos ensina o valor da prudência; da pessoa que age com comedimento, buscando evitar tudo que julga fonte de erro ou dano, ser cautelosa no seu procedimento e agir com precaução, com cuidado.
Assim é a pessoa que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática. Será capaz de vencer todos os obstáculos, barreiras e dificuldades que forem surgindo no decorrer da vida pois, o seu alicerce está em Deus.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O desejo de Deus.

" O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar." ( Cat. 27 ).
Podemos compreender mais claramente porque as coisas materiais, do mundo, não conseguem preencher o espaço que trazemos no nosso íntimo, a realização plena que tanto aspira o ser humano no decorrer da sua existência.
O mundo pode até criar uma ilusão quase real mas, ela se discipa à mínima noção do entendimento, quanto à felicidade em plenitude. Portanto, somente poderemos encontrar em plenitude a felicidade tão almejada, quando estivermos verdadeiramente inseridos, imersos em Deus, nossa única origem e destino.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A liberdade da fé.

O dom da fé somente é possível pela graça de Deus e ação do Espírito Santo na nossa vida. Para que o ato de fé seja humano, " o homem deve responder a Deus, crendo por livre vontade. Por conseguinte, ninguém deve ser forçado contra sua vontade a abraçar a fé. Pois o ato de fé é por natureza voluntário". 173
"Deus de fato chama os homens para serví-lo em espírito e verdade. Com isso os homens são obrigados em consciência mas não são forçados... Foi o que se patenteou em grau máximo em Jesus Cristo." 174
"Com efeito, Cristo convidou à fé e à conversão, mas de modo algum coagiu. "Deu testemunho da verdade, mas não quis impô-la pela força aos que a ela resistiam. Seu reino... se estende graças ao amor com que Cristo, exaltado na Cruz, atrai a si os homens." 175 ( Cat. 160 ).
Como podemos constatar no texto do Catecismo, através do amor Deus nos atrai, concedendo e respeitando o livre arbítrio em relação à fé, assim como, as nossas determinações na vida. Deus através de Jesus, testemunha a verdade tocando os corações através do amor, direcionando-os ao Seu Reino.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Brotos de esperança.

O mundo se renova a cada nascimento. Todo início de vida traz em si novas expectativas, esperança de novos horizontes. Ao chegarem no mundo, as crianças trazem consigo sementes de esperança, e as depositam no coração da Humanidade.
Na sua alegria e inocência, elas retratam a docilidade e a ternura de Deus; a simplicidade e a pureza de coração refletem o Reino de Deus.
"- Deixai que as crianças se aproximem de mim; não as impeçais, porque o Reino de Deus pertence aos que são como elas." ( Mc.10, 14b ).
Observando as crianças, aprendemos a verdadeira lição de vida, quanto ao seu modo de ser. Esforcemo-nos pois, em viver na humildade e pureza, na simplicidade de coração. E, incorporando estes valores nas nossas ações e no nosso modo de viver, estaremos vivenciando o Reino de Deus.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Esperança de glória.

"Penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que está revelada em nós. A humanidade aguarda na expectativa de que se revelem os filhos de Deus. Sabemos que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, dos chamados segundo Seu desígnio." ( Rm. 8, 18-19; 28 ).
A esperança se faz presente diante do sofrimento, dos desafios, das catástrofes naturais. Quem crê e ama a Deus, consegue enfrentar as dificuldades pois, alicerçado na fé e na esperança, percebe que não caminha sozinho.
A presença de Deus o fortalece, reanimando-o, permitindo que siga em frente, na certeza de que depois da tempestade vêm a bonança.
Deus, na Sua infinita misericórdia, concede-nos o alívio necessário nos momentos certos para podermos prosseguir na jornada da vida.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Não esmorecer perante as dificuldades.

A jornada da vida representa um desafio a ser vencido. Temos que superar diversas dificuldades, crises, imprevistos que podem nos desestruturar completamente.
Torna-se necessário aportar, encaminhar-se a um porto seguro, no qual possamos nos reabastecer, criar novo ânimo, recuperar as forças para continuarmos no seguimento do nosso destino.
Este porto seguro, onde encontramos paz e esperança é Jesus.
"Eu vos disse isso para que tenhais paz graças a Mim. No mundo passareis tribulações; mas tende ânimo, pois Eu venci o mundo." ( Jo. 16,33 ).
Portanto, vivamos nesta certeza alicerçada na solidez das palavras de Jesus, que nos fortalecem, renovam e restauram.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fragmentário e fragilizável.

A parte material na nossa vida é representada por uma fragmentária e frágil constituição. Ela não deve ocupar parte significativa em nós pois esta, deve ser reservada à presença de Deus na nossa existência.
O esforço, a dedicação, o empenho, tudo aquilo que é direcionado às coisas e valores materiais é finito. Portanto, precisamos dar maior relevância para o que é infinito, eterno. Seguir a pedagogia de Jesus, que nos apresenta o sentido verdadeiro da nossa vida.
A alegria que buscamos nas coisas materiais e descobrimos que é insuficiente, devemos começar a procurá-la nos ensinamentos que Deus nos apresenta. Ali, encontraremos a verdade que nos conduzirá à vida eterna, descortinando-nos o sentido de verdadeira alegria que jamais será alcançada nem conhecida por outros meios.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Renovar, direcionando o coração para Deus.

Nesta nova etapa que se inicia, abramos espaço para um novo ciclo de aprendizagem, visando a atualização nos conhecimentos, a renovação das expectativas nos horizontes que se delineam à nossa frente.
Abarrotados muitas vezes por sentimentos com tendência à negatividade, devido às preocupações que, ocupando a nossa mente, nos remetem à limitação das nossas atitudes.
Torna-se necessário então, encararmos com precisão a renovação, a mudança iniciada apartir do nosso interior. Convido a refletirmos sobre a citação a seguir: " Nós, portanto, rodeados de uma nuvem tão densa de testemunhas, desprendamo-nos de toda carga e do pecado que nos encurrala, corramos com constância a corrida que nos espera, com os olhos fixos Naquele que iniciou e realizou a fé em Jesus." ( Hb. 12, 1-2a ).

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ano Novo, vida nova em Deus.

"O primeiro preceito abrange a fé, a esperança e a caridade. Com efeito, quando se fala de Deus, fala-se de um ser constante, imutável, sempre o mesmo, fiel, perfeitamente justo. Daí decorre que nós devemos necessariamente aceitar suas palavras e ter Nele uma fé e uma confiança plenas. Ele é todo-poderoso, clemente, infinitamente inclinado a fazer o bem. Quem poderia deixar de pôr Nele todas as suas esperanças? E quem poderia deixar de amá-Lo contemplando os tesouros de bondade e de ternura que Ele derramou sobre nós? Daí esta fórmula que Deus emprega na Sagrada Escritura, quer no começo, quer no fim de seus preceitos:"Eu sou o Senhor". ( Cat. 2086 ).
Inicia-se mais um ano, uma nova etapa a ser seguida. Revestidos de fé, na esperança e alicerçados na caridade, nos colocamos a caminho, sob o olhar amoroso de Deus.