segunda-feira, 31 de maio de 2010

Refletindo o modo de viver.

"Diga você também ao dulcíssimo Jesus: quero viver morrendo, para que da morte venha a vida que não morre e com a vida ajude a ressuscitar os mortos." ( Padre Pio de Pietrelcina ).
Viver morrendo para o que é secundário, supérfluo e finito, acentua a aquisição daquilo que é principal, necessário e de magnitude, de importância infinita.
Morrendo para o pecado, nascemos para a graça de Deus, à caminho da vida infinita e eterna. Vivendo na observância destes valores e da sua realidade, estaremos ajudando a voltar à vida, ao bom caminho, os nossos irmãos que em vida jazem no pecado, nas trevas da perdição; o que significa a morte ainda em vida.
Reflitamos ...

Conhecendo a Deus.

"Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e revelação que vos faça conhecê-Lo e vos ilumine os olhos da mente, para apreciardes a esperança a que vos chama."
( Ef 1, 17 - 18a ).
É através do Espírito de Sabedoria e Revelação Divina, que podemos conhecer melhor a Deus, e compreender os Seus desígnios. Podemos então, entender a verdadeira importância e o objetivo do chamado de Deus na nossa vida, o de sermos eleitos a participar e a admirar a expectativa otimista que nos conduz à plenitude em Deus.
"A esplêndida riqueza da herança que promete aos consagrados e a grandeza extraordinária de Seu Poder em favor de nós que cremos segundo a eficácia de Sua força poderosa." ( Ef 1, 18b - 19 ).

domingo, 30 de maio de 2010

Viver com amor.

"Isto é o que peço: que vosso amor cresça sempre mais em conhecimento e em toda espécie de percepção, para que saibais apreciar o que tem maior valor." ( Fl 1, 9 - 10a ).
Crescendo na bondade e no conhecimento, aperfeiçoando a nossa percepção, estaremos caminhando em busca do melhor, de modo contínuo e progressivo.
Procurar viver de modo comedido e reservado à benevolência e a boa vontade, no trato para com o próximo.
Isto sem dúvida, nos levará a conhecer e apreciar aquilo que tem realmente o maior valor na vida...

Deus nos concede dons.

"Deus enriquece os humildes com Seus dons." ( Padre Pio de Pietrelcina ).
Quem não é soberbo nem orgulhoso, é respeitoso e simples. Deus o enriquece com Seus dons; dádivas, presentes que o Senhor nos destina. São aptidões: capacidades e habilidades, para realizar algo de modo mais perfeito e surpreendente.

sábado, 29 de maio de 2010

Sinceridade com relação à Deus.

"Diz o Senhor: Já que este povo chega a Mim com a boca e me glorifica com os lábios, enquanto seu coração está longe de Mim, e seu culto a Mim é preceito humano e rotina." ( Is 29, 13 ).
Não basta louvar e glorificar a Deus somente com os lábios, mas com o coração, no qual está contido o verdadeiro louvor e culto à Deus, sem correr o risco de se tornar exterior, de ser apenas um preceito humano, sem sentimento, ser apenas um procedimento de rotina.

Deus dirige o Universo.

"Atenção! Que ninguém vos escravize com especulações, com argumentos chochos de tradição humana, seguindo os elementos do cosmo e não Jesus Cristo." ( Cl 2, 8 ).
Sempre existiu no ser humano, uma tendência a acreditar nas influências dos astros do cosmo sobre a vida humana. Porém, um discernimento baseado na verdade se faz necessário e indispensável:
"Pois Nele reside corporalmente a plenitude da Divindade, e Dele recebeis vossa plenitude, Ele é a cabeça de todo comando e poder." ( Cl 2, 9 - 10 ).
A Criação do Cosmo foi realizada por Deus. Na Santíssima Trindade reside a plenitude e a totalidade da Sua Divindade. Somente em Jesus, podemos receber a nossa plenitude; pois Deus criou e comanda o Universo e tudo está sob o Seu controle e poder. O Senhor está presente acima de todos os astros e elementos do cosmo, e estes, estão sob o Seu comando.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A decisão provém da mente.

"O pensamento precede a toda ação e a reflexão a toda tarefa. A mente é a raíz de toda conduta, e produz quatro ramos: bem e mal, vida e morte; seu senhor absoluto é a língua." ( Eclo 37, 16 - 18 ).
O Senhor nos concede o livre arbítrio nas nossas escolhas decisivas.
"Diante de ti estão postos fogo e água: estende a mão ao que quiseres; diante do homem estão morte e vida, e lhe darão o que ele escolher." ( Eclo 15, 16 - 17 ).
Com palavras e atitudes, assim como, através das suas ações, o homem poderá enfrentar a decisão suprema, vida ou morte, conforme a sua escolha.
"Morte e vida estão em poder da língua: aquilo que escolher, isso comerá." ( Pr 18, 21 ).

O empréstimo.

"Quem empresta ao próximo faz obra de misericórdia, quem lhe dá uma mão guarda os mandamentos. Empresta ao teu próximo quando necessita, e paga logo ao próximo o que lhe deves; cumpre a palavra e sê-lo fiel, e em todo momento obterás o que necessitas." ( Eclo 29, 1 - 4 ).
Procurando viver de modo correto as orientações Divinas, praticando obras de misericórdia, agindo com honestidade e justiça; quando advirem as necessidades teremos sempre aquilo de que necessitamos.
"Todo dia ele se compadece e empresta: sua semente será bendita." ( Sl 37 (36), 26 ).
Deus abençoa as obras daquele que procura agir com justiça, fidelidade e dignidade.
"Feliz o homem que se compadece e empresta, e com retidão administra seus assuntos: porque jamais vacilará, e a lembrança do honrado será perpétua." ( Sl 112, 5 - 6 ).
Quem vive com honestidade, possue integridade de caráter e demonstra a honradez, sua lembrança jamais se extinguirá.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Refletindo sobre a riqueza.

"Aos ricos deste mundo recomenda-lhes que não se enviadeçam; que ponham sua esperança não em riquezas incertas, mas em Deus, que nos permite desfrutar abundantemente de tudo." ( 1 Tm 6, 17 ).
O ideal do rico, deveria ser a generosidade, utilizando o bem material da riqueza, para se promover espiritualmente, acumulando o verdadeiro tesouro, aquele que jamais perece e não pode ser tirado: as boas ações, centradas na generosidade para com o próximo.
"Quem confia em suas riquezas murcha, os honrados brotarão como folhagem. Se o honrado recebe paga na terra, quanto mais o perverso e o pecador!" ( Pr 11, 28. 31 ).
A riqueza não deve nunca apresentar rivalidade com Deus, não podemos nos apegar demasiadamente à ela nos afastando do Senhor. A nossa confiança deve estar sempre apoiada em Deus.

Não tema a cruz, abrace-a!

"Deus não te abandonará jamais, porém, não deixe por isso de abraçar estreitamente a sua cruz." ( Padre Pio de Pietrelcina ).
Quando nos advêm momentos difíceis, de sofrimento, não devemos nos desesperar, na certeza de que Deus jamais nos abandonará. Se Ele permite que carreguemos nossa cruz é para o nosso próprio bem, para a nossa purificação e consequente santificação.
Através da aceitação e do ato de abraçarmos nossa cruz, como Jesus aceitou e conduziu a Santa Cruz, obteremos um acentuado crescimento espiritual e conquistaremos uma maior proximidade, estreitando a nossa comunhão para com Deus. Peçamos ao Senhor, a graça de sermos capazes desta aceitação, pois apesar de tudo, somos humanos e frágeis.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nosso destino está nas mãos de Deus.

"Todos os homens são peças de barro, pois o homem foi criado de argila; mas a Sabedoria de Deus os distingue, os fez habitar a terra e fez diferentes seus destinos." ( Eclo 33, 10 - 11 ).
Fomos moldados e criados no barro, para habitarmos este mundo, segundo a vontade do Criador. No entanto, Deus nos constituiu também na parte espiritual, concedendo-nos o sopro da vida. A cada ser humano, outorga, concede um lugar em Sua Presença, fazendo diferentes os seus destinos.
"Como está o barro na mão do oleiro, que o maneja segundo sua própria vontade, assim está o homem nas mãos de seu Criador, que lhe confere um lugar em Sua Presença." ( Eclo 33, 13 ).

Confiar e apoiar-se em Deus.

"Não confieis na opressão, não vos iludais com o roubo; e se vossa fortuna prospera, não lhe deis o coração. Uma coisa disse Deus, duas coisas escutei: O poder é de Deus, tua, Senhor, é a lealdade; Tu pagarás a cada um segundo suas obras." ( Sl 62 (61), 11 - 13 ).
Que, o nosso coração não se torne servo da fortuna, enaltecendo, engrandecendo a prosperidade material. Não depositemos nossa confiança na tirania, no abuso da autoridade; não permitamos nos iludir mediante a subtração fraudulenta dos bens alheios.
Mantenhamos a franqueza, a sinceridade e a cordialidade; sejamos fiéis no cumprimento dos nossos compromissos e deveres. Assim, receberemos da parte do Senhor, a justa recompensa conforme as obras e o modo como as praticamos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Somente em Deus.

"Só em Deus descansa, minha alma, Dele vem a minha esperança. Só Ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza, não vacilarei. Em Deus está minha salvação e minha glória; minha rocha firme, meu refúgio está em Deus." ( Sl 62 (61), 6 - 8 ).
A existência do ser humano está relacionada com a eventualidade no seu ser e agir, acarretando a necessidade do ponto de apoio principal, no qual possa encontrar proteção e esperança.
Quando percebe que Deus é a rocha firme, na qual pode alicerçar a sua vida, começa a sentir novo alento, ânimo e coragem. A salvação, a realização e a exaltação do ser humano, assim como o seu engrandecimento está em Deus. Pois, o Senhor é tudo em todos. Meditemos...

Seja perseverante.

"Seja perseverante nas orações e nas santas leituras." ( Padre Pio de Pietrelcina).
Persistir, ir até o fim sem se deixar dissuadir, afastar ou abalar, continuar firme nas orações, que são o nosso alimento espiritual, através do qual encontramos força e ânimo nos momentos difíceis da vida.
As santas leituras, desempenham uma importância fundamental no enriquecimento do nosso conhecimento, ampliando o nosso entendimento do que é Divino, da vontade de Deus. Persistindo nas santas leituras da Bíblia, aprofundaremo-nos na ação de conhecer e compreender a Deus, a Criação e a nossa própria presença no Plano Divino.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Falsos mestres.

"Houve também falsos profetas no meio do povo, como haverá entre vós falsos mestres , que introduzirão seitas perniciosas, e, renegando o patrão que os comprou, trarão sobre si rápida destruição." ( 2 Pd 2,1).
Atualmente também existem falsos mestres, que pregam no meio do povo males, danos irremediáveis nas consciências, desviando-as para caminhos obscuros, tirando-as do verdadeiro caminho da vida cristã, segundo o Evangelho, direcionando-as rumo à perdição, à desagregação. E, renegando a Deus, atrairão sobre si a destruição.
"Muitos seguirão a dissolução deles, o caminho da verdade será difamado e por cobiça, abusarão de vós com discursos fingidos." ( 2 Pd 2, 2 - 3a ).
Muitos seguirão a depravação de costumes que assinala o início da dissolução, e da perversão. A verdade será caluniada através de discursos falsos e fingidos.

Testemunhar a nossa convicção em Cristo.

"Reconhecei inteiramente a santidade de Cristo como Senhor. Se alguém vos pede explicações de vossa fé, estai dispostos a defendê-la, porém com modéstia e respeito, com boa consciência; de modo que aqueles que difamam vossa boa conduta cristã fiquem confundidos de vos ter difamado. ( 1 Pd 3, 15 - 16 ).
Ao defendermos a nossa fé, devemos fazê-lo com humildade e simplicidade, moderação e comedimento, sobriedade e prudência. Assim, quem tiver intenção de nos caluniar, difamar, ficará confundido na sua própria maledicência. O testemunho da nossa convicção em Jesus pode nos acarretar momentos difíceis, até sofrimento.
"Se for vontade de Deus, melhor é sofrer por fazer o bem, do que sofrer por fazer o mal." ( 1 Pd 3, 17 ).

domingo, 23 de maio de 2010

Espírito Santo de Deus.

" PENTECOSTES "
Abramos o nosso coração e a nossa vida à Deus, para que o Seu Santo Espírito possa habitar em nós!

Somos povo de Deus.

"Mas vós sois raça escolhida, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido, para proclamar as proezas Daquele que vos chamou das trevas à luz maravilhosa." ( 1 Pd 2, 9 ).
Quem crê em Jesus, faz parte do povo adquirido por Ele, através do Sacrifício da Cruz e pela Ressurreição.
Portanto, cabe-nos proclamar o Evangelho, os ensinamentos de Jesus, anunciar a boa nova da Salvação à todo ser humano; para que se faça conhecida a luz que ilumina as trevas do pecado e da perdição, para que todos tenham acesso à Verdade Divina.
"Vós que outrora éreis Não-povo, agora sois Povo de Deus; éreis os Não-compadecidos, agora sois compadecidos." ( 1 Pd 2, 10 ).
Agora somos povo de Deus, aprendemos a ter compaixão, a condoer-nos, ter piedade do nosso próximo e nos colocarmos à disposição para fornecermos o auxílio necessário, pois seguimos Jesus que é o verdadeiro Caminho, Verdade e Vida.

Jesus, a pedra angular.

"Pois na Escritura se lê:Vede, ponho em Sião uma pedra angular escolhida, preciosa; quem se apoiar nela não fracassará. É preciosa para vós que credes." ( 1 Pd 2, 6 - 7a ).
Pedra angular é aquela que dá o acabamento de um edifício. Jesus é a pedra principal da obra de Deus no edifício da Salvação. Aquele que Nele crê, terá sua fé alicerçada no Senhor e será parte do templo espiritual de Deus, formado pelas pedras vivas, pelos seguidores de Cristo, os cristãos.
"Ao contrário, para que os que não crêem, a pedra que desprezaram os arquitetos é agora a pedra angular?"
( 1 Pd 2, 7b ).
Quem não crê, despreza a Salvação proveniente de Deus.
"É pedra de tropeço, rocha de precipício. Nela tropeçam os que não crêem na Palavra: tal era o destino deles." ( 1 Pd 2, 7b ).
Então, para os que não crêem e desprezam a pedra angular que é Jesus, renunciam à Salvação que Deus apresenta e tropeçam, vão para o precipício que eles próprios conquistaram não aceitando, rejeitando a pedra angular da Salvação.

sábado, 22 de maio de 2010

Confiança em Deus.

"Confia no Senhor, pois Ele te ajudará; espera Nele, e te aplainará o caminho." ( Eclo 2, 6 ).
Esperemos, tenhamos fé, acreditemos, entreguemo-nos na confiança ao Senhor, em todas as situações e circunstâncias, então sentiremos a presença de Deus na nossa vida. O Senhor tirará as arestas, removerá as dificuldades, facilitará o nosso caminho.
Em Deus, obteremos as forças e o ânimo necessário para a superação dos obstáculos, até mesmo daqueles considerados irremovíveis, pois para Deus nada é impossível. Caminhemos , na confiança e na fé.

O valor da sinceridade.

"Filho meu, não sejas falso no temor de Deus, não te aproximes Dele com duplicidade de coração; não sejas hipócrita em teu trato com os homens, vigia teus lábios; não te ensoberbeças, porque cairás e acarretarás vergonha a ti mesmo." ( Eclo 1, 28 - 30a ).
A sinceridade e honestidade são elementares no relacionamento para com Deus e para com o próximo.
É prudente e sensato evitar a hipocrisia, o fingimento, a simulação. Não sejamos arrogantes, altivos, orgulhosos nem imponentes, pois este tipo de comportamento contrário à humildade, nos derrubará e acarretará a nossa vergonha, o nosso constrangimento.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sabedoria e paciência.

"O homem paciente aguenta até o momento justo, e ao final sua paga é a alegria; até o momento justo oculta o que pensa: a gente exalta sua prudência." ( Eclo 1, 23 - 24 ).
Mais uma vez enaltecemos a paciência e a prudência; fatores indispensáveis na sabedoria. A impaciência impede o amadurecimento, chegar ao termo de seu desenvolvimento. Para alcançarmos o conhecimento da Sabedoria Divina, é preciso empenho na leitura de provérbios, seguindo suas orientações; na observação e no cumprimento dos Mandamentos Divinos e no respeito, na reverência ao Senhor, nosso Deus.
"Se desejas a sabedoria, guarda os mandamentos, e o Senhor a concederá à ti; porque o respeito do Senhor é sabedoria e educação e se compraz na fidelidade e na humildade.' ( Eclo 1, 26 - 27 ).
O respeito ao Senhor é sabedoria, é agradável na lealdade e na ausência de orgulho, na modéstia, na simplicidade e na singeleza.

A coroa da sabedoria.

"A coroa da sabedoria é respeitar o Senhor: seus brotos são a paz e a saúde. Deus faz chover a inteligência e a prudência, e exalta a glória dos que a possuem." ( Eclo 1, 18 - 19 ).
O Senhor nos concede a inteligência e a prudência, qualidade de refletir e agir com moderação e engrandece o esplendor daqueles que a possuem. O obstáculo à sabedoria é o pecado, pois provoca a ira do Senhor e inutiliza suas bênçãos. Respeitando o Senhor, estaremos rejeitando o pecado.
"A raiz da sabedoria é respeitar o Senhor, e seus ramos são uma vida longa. O respeito do Senhor rejeita os pecados e afasta a cólera sem cessar." ( Eclo 1, 20 - 21 ).

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Sabedoria Divina.

"Toda sabedoria vem do Senhor e está com Ele eternamente. O Senhor em pessoa a criou, a conheceu e a mediu, e a derramou sobre todas as Suas obras; repartiu-a entre os viventes, segundo sua generosidade. Ele a presenteou aos que O amam." ( Eclo 1, 1.9-10 ).
A verdadeira Sabedoria brota do âmago, da Essência Divina. Procedendo de Deus desde a eternidade, reflete-se na ação criadora do Universo. A sabedoria Divina é concedida à aqueles que respeitam o Senhor, que O amam verdadeiramente e abrem o coração à Sua Ação.
"Respeitar o Senhor é glória e honra, é alegria e coroa de júbilo; respeitar o Senhor alegra o coração, traz felicidade, alegria e vida longa." ( Eclo 1, 11 - 12 ).
Respeitar, reverenciar o Senhor é homenagem à virtude, é bem-aventurança do céu, é plena alegria. O coração alegre prolonga a vida. Portanto, o começo e a totalidade da sabedoria, a sua base, é o respeito ao Senhor.

Aspiremos a felicidade Divina.

"Aspiremos a felicidade que nos foi preparada por Deus." ( Padre Pio de Pietrelcina ).
Pretendamos, almejemos, desejemos ardentemente, anelemos a felicidade, o contentamento verdadeiro que Deus nos preparou: a vida em plenitude, centralizada na Graça Divina.
É uma felicidade infinita que ultrapassa as barreiras materiais e do entendimento humano, e se perpetua na eternidade.
A alegria do mundo é limitada e restrita ao que é material e visível. A felicidade preparada por Deus é autêntica e infindável, de extensão e amplitude infinita.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Colheremos o que semeamos.

"Não vos iludais: de Deus não se zomba. O que alguém semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia para o instinto, do instinto colherá corrupção; quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá Vida Eterna."
( Gal 6, 7 - 8 ).
O nosso futuro será o reflexo, o resultado daquilo que vivemos no presente. Se a nossa vida está voltada ao instinto, à tendência inata, ao impulso natural e irrefletido, o efeito é corromper-se, perverter-se, tornar-se cruel, desalmado e insensível.
Mas, se a nossa vida estiver direcionada para o Espírito, caminharemos em direção ao Senhor , à tudo aquilo que é sagrado e puro. Jamais pereceremos, pois colheremos a Vida Eterna em Deus.

Deus age na fraqueza.

"Ele me respondeu: basta-te minha graça; a força se realiza na fraqueza. Portanto, com muito gosto me orgulharei de minhas fraquezas, para que se aloje em mim o poder de Cristo." ( 2 Cor 12, 9 ).
Deus nos dá a Sua Graça da qual obtemos forças suficientes para ultrapassarmos todos os obstáculos e dificuldades que na vida se apresentam.
Quanto mais fracos e conscientes desta fraqueza formos, mais atuará em nós a força que provêm de Deus, a Sua Graça.
"Por isso, estou contente com as fraquezas, insolências, necessidades, perseguições e angústias por Cristo. Pois, quando sou fraco, então sou forte." ( 2 Cor 12, 10 ).
Assim, não precisamos nos atemorizar diante das dificuldades, se estivermos na Graça Divina, pois a providência, o auxílio de Deus se fará presente e atuará na nossa vida. O importante porém, é permanecermos sempre na Graça de Deus, procurando agir e viver de acordo com os ensinamentos do Senhor, afastando-nos das impurezas e dos toques sutilmente contrários que o mundo nos apresenta.

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Templo de Deus é incorruptível.

"É compatível o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templo de Deus vivo. Como Ele disse: Habitarei entre eles e Me deslocarei com eles. Serei seu Deus e eles serão Meu povo." ( 2 Cor 6, 16 ).
Estamos adentrando no estágio, cuja maturidade nos permite a compreensão da nossa importância, como templos vivos de Deus. Tudo aquilo que fizermos com o nosso corpo, de maneira ilegal, estaremos maculando e destruíndo o templo de Deus que é sagrado.
"Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus que sois vós, é sagrado." ( 1 Cor 3, 16 - 17 ).
O que é impuro, contaminado e adulterado, contraria diretamente o que é sagrado, se opõe à presença de Deus. Por conseguinte, é preciso afastar-nos de tudo aquilo que pode contaminar-nos e preservar o que edifica e conduz à Deus.
"Portanto, saí do meio e apartai-vos deles, diz o Senhor. Não toqueis o impuro e Eu vos acolherei. Serei vosso Pai e vós sereis Meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso." ( 2 Cor 6, 17 - 18 ).

Refletindo sobre a pureza.

"A pureza do coração e a do corpo são as duas asas que nos elevam a Deus." ( Padre Pio de Pietrelcina ).
A pureza do coração, na inocência, no modo de agir, cujas atitudes refletem a singeleza e a candidez do ser humano. Não se deixar poluir, infectar com o impuro, com a malícia dos sentimentos.
A pureza do corpo, na castidade das intenções, na originalidade, na autenticidade, sem alteração na candura, na sua singeleza, preservando o seu valor, como templo no qual habita o Espírito de Deus. Este templo não pode ser corrompido através dos prazeres sexuais quando ilícitos, contrários às leis de Deus e às leis morais.
Se conseguirmos conciliar, harmonizar o nosso coração e o nosso corpo com a pureza, seremos elevados à Deus.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A fé sem as obras é morta.

" Aquele que considera atentamente a lei perfeita, a de homens livres, e se mantém, não como ouvinte que esquece, mas como executor da obra, será feliz em sua atividade." ( Tg 1, 25 ).
A lei perfeita é a que Jesus nos apresenta, nela todos são livres, não há escravos. Mas aceitar esta mensagem, porém sem cumprí-la é iludir-se. Não basta apenas ouvir, é preciso colocar em prática. Viver esta mensagem através das obras, inserí-la no modo de agir e viver.
" Meus irmãos, de que serve para alguém alegar que tem fé, se não tem obras? A fé poderá salvá-lo? Da mesma forma que o corpo sem o alento está morto, assim a fé sem as obras está morta." (Tg 2, 14 - 26 ).

A instabilidade na fé.

"Se alguém de vós não tem sensatez, peça a Deus, que dá a todos generosamente sem recriminação, e lhe será concedida." ( Tg 1, 5 ).
A sensatez, sabedoria necessária para a correta condução da vida, deve ser pedida com fé à Deus. Então, o Senhor concede a verdadeira sabedoria, aquela que provém da Sua infinita Divindade.
"Mas que peça confiante e sem dúvidas. Quem duvida é semelhante às ondas do mar sacudidas pelo vento."
( Tg 1, 6 ).
Porém, devemos pedir na certeza de conseguirmos, não deixando margem à dúvida. Quem duvida não possue firmeza e na sua incerteza e instabilidade, certamente não obterá de Deus o seu pedido.
"Não espere esse homem obter nada do Senhor: homem dividido, instável em todos os seus caminhos."
( Tg 1, 7 ).

domingo, 16 de maio de 2010

Ostentamos a mensagem da vida.

"Pois é Deus quem, segundo Seu desígnio, produz em nós o desejo e sua execução. Fazei tudo sem protestar nem discutir; assim sereis íntegros e irreprováveis, filhos de Deus sem defeito, em meio a uma geração perversa e depravada, diante da qual brilhais como estrelas no mundo, ostentando a mensagem da vida."
( Fl 2, 13 - 16a ).
Aquele que pertence à Deus, torna-se evidente, manifesto e visível em meio a multidão. Seus traços distinguem o tesouro do amor de Deus que carrega no coração e se reflete em seu semblante, na sua fisionomia. Pelo seu modo de proceder, na obediência à vontade do Senhor, sem protestos nem discussões; estas pessoas refletem a sua integridade de filhos de Deus, em meio às pessoas que se perverteram, de má índole e as depravadas.
A mensagem da vida no mundo é ostentada por aqueles que amam à Deus e à Ele dedicam suas vidas, através da prática das virtudes.

Exortação à caridade e à humildade.

"Nada façais por ambição ou vanglória, mas com humildade tende os outros como melhores. Ninguém procure o próprio interêsse, e sim o dos outros. Tende os mesmos sentimentos de Cristo Jesus." (Fl 2, 3 - 5).
Somos chamados a termos os mesmos sentimentos de Jesus, a sermos humildes, extirpando do nosso comportamento a ambição e a vanglória, permitindo que o nosso próximo cresça, tenha a chance de se desenvolver, dando o melhor de si. Procuremos incentivar e colaborar para o progresso alheio, visando o seu bem- estar, não nos vangloriando.
Ser humilde é fruto de uma caridade autêntica. Assim como Jesus viveu, procuremos seguir também o Seu exemplo.
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a alma, com toda a mente. Este é o preceito mais importante; porém o segundo é equivalente: Amarás o próximo como a ti mesmo. Esses dois preceitos sustentam a Lei inteira e os profetas." ( Mt 22, 37 - 40 ).

sábado, 15 de maio de 2010

Somos agradecidos ao Senhor?

"Eu Te dou graças, Senhor, de todo o coração, contando todas as Tuas maravilhas." ( Sl 9a , 2 ).
Sejamos conscientemente agradecidos de todo o coração à Deus, pelas graças à nós atribuídas.
Pela graça maior que é a nossa vida, a nossa existência; a graça de sermos chamados a viver sob a proteção Divina como pessoas livres, pois a Lei de Cristo, e a Sua Mensagem nos liberta.
A graça de vivermos num mundo projetado e criado com beleza e a perfeição do plano amoroso de Deus.
Mas, por não perceber as maravilhas destinadas ao ser humano, a obra perfeita criada pelo Senhor, vem sendo ultrajada e maculada, resultado da ganância humana, da sede do poder, de ser independente baseando-se nas suas tecnologias e como que propositadamente, esquecendo-se de Deus.
"Esforce-se em corresponder aos impulsos da Graça Divina." ( Padre Pio de Pietrelcina ).

A importância do ser humano.

"Quando contemplo Teu céu, obra de Teus dedos, a lua e as estrelas que dispuseste, o que é o homem para que dele Te lembres, o filho de Adão para que dele Te ocupes?" ( Sl 8, 4 - 5 ).
Diante da grandeza da Criação do Universo, percebemos o quanto minúsculo e insignificante parece ser o filho de Adão aos nossos olhos. Mas, para Deus, o ser humano é visto com importância tão singular e significativa, a ponto de enviar Seu único Filho Jesus Cristo para salvar o homem, libertando-o da escravidão do pecado e das suas consequências.
Deus tem tanto apreço e consideração pelo ser humano, que o criou à Sua Imagem e semelhança e o destinou para a vida eterna. Assim, podemos compreender o quanto somos importantes no plano de Deus. Reflitamos sobre a responsabilidade que temos em relação à nossa vida e ao nosso modo de ser e agir.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Quem é do mundo, quem é de Deus.

"Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que é seu. Mas, como não sóis do mundo, e Eu vos escolhi tirando-vos do mundo, por isso o mundo vos odeia." ( Jo 15, 18 - 19 ).
O modo de procedimento do mundo, se opõe ao modo que Jesus nos ensina e revela na Sua missão. As idéias do mundo são incompatíveis com as do Senhor, assim como o ódio e o amor.
Existe uma barreira formada pelo contraste, que separa as duas realidades. O mundo prioriza e valoriza o que é temporal e material; Deus nos apresenta a realidade espiritual que conduz à vida eterna.
"Já não falarei muito convosco, porque está chegando o príncipe deste mundo. Ele não tem poder sobre Mim." ( Jo 14, 30 ).
Jesus vence o príncipe deste mundo, vence a morte, ressuscitando para a Vida Eterna. Portanto, não há nada a temer.
"O que pode temer o filho nos braços do Pai ? " ( Padre Pio de Pietrelcina ).
Devemos confiar à Deus toda a nossa existência.
"Quem teme os homens cairá no laço, quem confia no Senhor será inacessível." ( Pr 29 25 ).

A escolha de Jesus.

"Não fostes vós que me escolhestes; Eu vos escolhi e vos destinei a ir dar fruto, um fruto que permaneça; assim, o que pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele vo-lo concederá." ( Jo 15, 16 ).
Somos escolhidos por Jesus e destinados a produzir obras boas, dar bons exemplos, bons frutos, resultados das nossas boas ações. Somos colaboradores na obra de Jesus. E conhecendo-O, nossa missão é apresentar Jesus à aqueles que ainda não O conhecem. Devemos nos espelhar nos Seus ensinamentos, vivê-los e transmití-los; assim como Jesus, no decorrer da Sua vida apresentou-nos o Pai Celeste.
Podemos dizer que conhecemos a Deus, através de Seu Filho Jesus Cristo, que nos retratou a Imagem perfeita de Seu Pai. Portanto, é necessário da nossa parte, um empenho significativo para podermos refletir a Imagem de Jesus, através das nossas atitudes e ações, do nosso modo de viver.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia de Nossa Senhora de Fátima.

" O MEU CORAÇÃO IMACULADO SERÁ O TEU REFÚGIO"
( Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe )

A verdadeira amizade.

"Quem revela segredos destrói a confiança e não encontrará amigo íntimo; ama o teu amigo e sê-lhe fiel, mas se revelas seu segredo, não vás à sua procura; como quem destrói seu inimigo, assim destruíste a amizade de teu amigo." ( Eclo 27, 16 - 18 ).
Uma pessoa amiga é companheira, aliada, defensora, dedicada, e afetuosa. O amigo representa um porto seguro na nossa vida. Usufruir de uma verdadeira amizade, é compartilhar segredos, experiências. É crescer junto, enriquecer-se com a convivência mútua, aos doces acordes da sinceridade, confiança e amizade.
Assim, Jesus revela seus segredos aos apóstolos e a nós, seus seguidores.
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz, Eu vos chamei amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi do Meu Pai." ( Jo 15, 15 ).
Portanto, uma verdadeira amizade deve ser sempre cultivada com carinho e amor e preservada na nossa vida.

Seja feliz e confie em Deus.

"Caminhe com alegria e com o coração aberto e sincero. E quando não puder manter esta santa alegria, ao menos nunca perca a confiança em Deus." ( Padre Pio de Pietrelcina)
A alegria e a abertura do coração são importantíssimos fatores a serem agregados à nossa caminhada.Além de serem agradáveis, contribuem para o deslanchar da vida, que passa a render bem mais em todos os seus aspectos. Mas, como nem sempre conseguimos estar alegres, procuremos nos ater a nunca perder a confiança em Deus. Ter confiança, faz nos sentir segurança e desperta o nosso ânimo. Depositando a esperança em Deus, e a nossa total confiança, não teremos que temer nada.
Deus é como a rocha firme, sobre a qual podemos edificar a nossa morada, a nossa vida.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ungidos e selados por Deus.

"É Deus quem nos mantém a nós e a vós, fiéis a Cristo; ungiu-nos, selou-nos e pôs em nosso coração o Espírito como penhor." ( 2 Cor 1, 21 - 22 ).
O Senhor nos selou com o Espírito Santo, unção que nos faz seguidores de Cristo e sinal dado como entrada, ao dom vindouro, decisivo e definitivo.
"Por meio Dele, também vós, ao escutar a mensagem da verdade, a boa notícia de vossa salvação, Nele crestes, e fostes selados com o Espírito Santo prometido." ( Ef 1, 13 ).

Firmes na obra do Senhor.

"Graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por meio do Senhor Nosso Jesus Cristo. Concluindo, queridos irmãos, ficai firmes, inabaláveis, progredindo sempre na obra do Senhor, convencidos de que vossa fadiga pelo Senhor não será inútil." ( 1 Cor 15, 57 - 58 ).
Alcançamos a vitória sobre o pecado e a morte por meio de Jesus Cristo. Permaneçamos seguros, estáveis inabaláveis e resolutos no progresso e no aperfeiçoamento cada vez maior na obra do Senhor.
"Eu vos disse isso para que tenhais paz graças a Mim. No mundo passareis tribulações; mas tende ânimo, pois Eu venci o mundo." ( Jo 16, 33 ).
E assim, como Jesus venceu o mundo, nós venceremos as tribulações se mantivermos a fé e o ânimo para superá-las, alicerçados em Jesus, nossa força e nossa vida.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dar o melhor de si.

"Vigiai, permanecei firmes na fé, sede valentes e corajosos tudo o que fizerdes, fazei-o com amor."
( 1 Cor 16, 13 - 14 ).
Em toda atividade que exercemos, procuremos dar o melhor de nós, realizar tudo com amor e boa vontade; isto faz a diferença!
O poder da fé e do amor empregados, realizam milagres, causam admiração, maravilham as pessoas. A nossa valentia e coragem nos auxiliam a seguir avante, em meio às turbulências que despontam no cotidiano, sendo superadas e aniquiladas, através do nosso procedimento baseado no amor.

O testemunho.

"Quem crê no Filho de Deus possui o testemunho: quem não crê em Deus o torna mentiroso, por não crer no testemunho que Deus deixou a respeito do Seu Filho." ( 1 Jo 5, 10 ).
Dar testemunho, declarar ter visto, ouvido ou conhecido; testemunhamos através da nossa fé, vida e atitudes que Jesus é o Filho de Deus. Acreditamos, temos convicção da verdade. Deus testemunha a favor de Jesus, consequentemente também a nosso favor, porque afirma que temos a Vida Eterna no Filho.
" O testemunho declara que Deus nos deu Vida Eterna e que essa vida está no Seu Filho. Quem aceita o Filho possui a vida; quem não aceita o Filho de Deus não possui a vida." (1 Jo 5, 11 - 12 ).
A Vida Eterna está intimamente relacionada com Jesus. Por isso, podemos afirmar testemunhando no mundo que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
"Três são os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito, a os três estão de acordo." (Manuscritos da Vulgata latina).

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Amor de Deus.

"Deus é amor: quem conserva o amor permanece com Deus e Deus com ele. No amor não há lugar para o temor; ao contrário, o amor desaloja o temor. Pois temor se refere ao castigo, e quem teme não alcançou um amor perfeito." ( 1 Jo 4, 16b . 18 ).
Quando dizemos que amamos à Deus, mas permitimos que o receio e o medo nos invadam, não atingimos ainda o amor perfeito. Se o temor à Deus significar um sentimento de reverência, no sentido de respeito,veneração e adoração, então retratará a verdadeira intensidade do nosso amor pelo Senhor.
O amor autêntico procede de Deus e é transmitido, comunicado pelo Seu Espírito. Quando nos abrimos à ação de Deus e ao Seu Amor, e o conservamos, permanecemos Nele e Ele permanece em nós.

Como o Senhor é bom!

"Portanto, despojai-vos de toda maldade, fraude e hipocrisia, toda inveja e difamação; desejai, como crianças recém-nascidas, o leite espiritual, não adulterado, para crescerdes sadios, se é que provastes como o Senhor é bom." ( 1 Pd 2, 1 - 3 ).
Quem já experenciou em sua vida a presença de Deus, quem já sentiu o Seu Amor, provou como o Senhor é bom, fiel e verdadeiro.
"Provai e apreciai o quanto é bom o Senhor: feliz o homem que Nele se abriga." ( Sl 34 (33), 9 ).
Quando, revestido de inocência, como as crianças, o nosso coração se torna apto a identificar e a sentir a presença de Deus. Portanto, desejemos sempre o leite espiritual, como crianças recém-nascidas, para nos fortificarmos, fortalecendo-nos contra a maldade, fraude, inveja, difamação, vícios que acabam adulterando este leite espiritual, que simboliza a pureza e a inocência; fatores indispensáveis para o desenvolvimento e a manutenção da vida, pautada na paz, no amor e no seguimento de Deus.

domingo, 9 de maio de 2010

Deus nos consola.

"Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai compassivo e Deus de todo consolo, que nos consola em qualquer tribulação, para que nós, por força do consolo que recebemos de Deus, possamos consolar os que sofrem qualquer tribulação." ( 2 Cor 1,3 - 4 ).
O Senhor tem compaixão, nos conforta e alivia nossos sofrimentos. Assim, nós também devemos nos ocupar em auxiliar o nosso próximo, aqueles que conosco convivem, e quem precisar de ajuda, mesmo não sendo conhecido nosso. Pois na verdade, somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai; nossa origem provém de Deus, Fonte imensurável de Vida e Amor.

Pedi e recebereis.

"Dirigimo-nos a Deus com a confiança de que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua Vontade, Ele nos escutará." ( 1 Jo 5, 14 ).
Nesta reflexão, evidenciemos e meditemos o seguinte: "Se pedirmos alguma coisa segundo a Sua Vontade."
Geralmente quando nos dirigimos à Deus, na intenção de fazermos um pedido, o que nos prevalece é a nossa vontade. Queremos que seja feito conforme aquilo que desejamos e esperamos. Mas, nem sempre somos atendidos pelo Senhor momentaneamente.
Proponho um questionamento interior: Será que pedimos de modo adequado? Aquilo que queremos é o melhor para nós, ou pode ser considerado secundário ou supérfluo?
De acordo com as prioridades e necessidades reais, Deus nos escuta e atende as nossas súplicas. Quando reclamamos da demora de Deus em atender-nos, precisamos compreender que tudo tem o tempo certo para se realizar e que o tempo de Deus difere do nosso.
Assim, agindo corretamente podemos nos dirigir à Deus, na confiança de que seremos atendidos.

Dia das Mães.

Mãe, sinônimo de : vida e confiança,
entrega e doação,
dedicação e amor!
FELIZ DIA DAS MÃES!

sábado, 8 de maio de 2010

Não julgar o próximo.

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal do irmão ou o julga, fala mal da lei e a julga. E se julgas a lei, não és executor da lei, mas seu juíz. Um só é o legislador e juíz, com autoridade para salvar e condenar. Quem és tu para julgar o próximo?" (Tg 4, 11 - 12 ).
Torna-se prioritário na nossa vida, a aquisição de um hábito fundamental para uma vida coerente com o ensinamento de Deus: "Não julgar o nosso próximo, não tornar infame, como aquele que tira a boa fama do outro. Toda vez que se fala mal de alguém, faz-se um pré-julgamento, que não cabe a nós, não somos juízes, portanto, não podemos agir desta forma. Precisamos ter em mente que existe um só legislador e juíz, que possui autoridade para julgar, salvar e condenar: DEUS.

Alimento sólido.

"Quem vive de leite é criança e não entende de retidão. O alimento sólido é para os maduros, que com a prática e o treinamento dos sentidos sabem distinguir o bem do mal." ( Hb 5, 13 - 14 ).
Analisemos inicialmente o significado dos termos "bem" e "mal". O bem designa o que é bom: virtude, felicidade, benefício, amar e ser amado. O mal é tudo aquilo que se opõe ao bem, é malefício, o que prejudica, causa dano, crueldade e malícia.
Estamos no estágio da maturidade, quanto ao discernimento do bem e do mal. Na vida, uma opção deve ser escolhida e vivida. Portanto, não existe meio termo: ou somos do bem, pertencemos à Deus; ou optamos pelo mal, pertencendo ao adversário do Senhor.
Se ainda estamos na indecisão, no seguimento de Deus e servindo ao adversário, simultâneamente, cuidado! É chegado o momento da nossa decisão, clara e precisa. Reflitamos...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Enquanto é tempo.

"Cuidado, irmãos: Nenhum de vós tenha coração perverso e incrédulo, desertor do Deus vivo. Ao contrário, animai-vos uns aos outros cada dia, enquanto soa este hoje, para que ninguém se endureça, seduzido pelo pecado." ( Hb. 3, 12 - 13 ).
A Palavra nos exorta, nos aconselha para que o nosso coração não seja perverso, nem incrédulo, fugindo ao dever assumido com o Deus vivo e verdadeiro, dando margem, deixando se seduzir pelo pecado, transgressão esta, da lei religiosa, tornando-nos secos e insensíveis.
O tempo é precioso, precisamos nos animar uns aos outros, para que as pessoas não fiquem insensíveis e não se deixem encantar, fascinar com os artifícios enganadores que conduzem ao pecado, tão acentuadamente presente na atualidade, no cotidiano.
Enquanto é tempo, e o dia ainda amanhece. Reflitamos...

Os dons necessários.

"Portanto, não poupeis esforços para acrescentar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a paciência, à paciência a piedade, à piedade o afeto fraterno, ao afeto fraterno o amor." ( 2 Pd. 1, 5 - 7 ).
A fé, a virtude, o conhecimento, o autodomínio, a paciência, a piedade, o afeto fraterno e o amor são os dons necessários para o nosso crescimento espiritual e pessoal. Aquilo que precisamos para que a vida transcorra no equilíbrio, na satisfação e na paz.
"Se possuírdes esses dons em abundância, não ficareis inertes nem estéreis para conhecer o Senhor nosso Jesus Cristo." ( 2 Pd. 1, 8 ).
Alimentando a prática destes dons no nosso cotidiano, estaremos aptos e disponíveis para conhecermos melhor Jesus e os desígnios de Deus para a nossa existência. Nos aprofundaremos nas realidades Superiores e epiritualmente, caminharemos edificando nossa vida na Sabedoria do Senhor.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O poder de Deus.

"O poder Divino deu-nos tudo o que conduz à vida e à piedade, por meio do conhecimento Daquele que nos chamou com Sua própria glória e mérito." ( 2 Pd. 1, 3 ).
Em Deus, nos Seus ensinamentos, encontramos tudo o que necessitamos para uma existência pautada no bem, na piedade e no amor. O conhecimento que recebemos destes ensinamentos são fundamentais para podermos compartilhar da Natureza Divina, afastando-nos da perversão que existe no mundo através da sensualidade e do grande desejo de bens ou gozos materiais.
"Com elas nos deu as maiores e mais valiosas promessas, para que por elas participeis da Natureza Divina e escapeis da corrupção que habita no mundo pela concupiscência." ( 2 Pd. 1, 4 ).

Refletindo sobre a dominação da língua.

"A raça humna é capaz de domar e domesticar todo tipo de feras: aves, répteis e peixes. A língua ninguém consegue domar: mal incansável, cheio de veneno mortífero. Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens criados à imagem de Deus. Da mesma boca saem bênção e maldição. Meus irmãos, não deve ser assim." ( Tg. 3, 7 - 10 ).
Deus nos criou completos, para nos comunicarmos, no entanto muitas vezes este meio para o diálogo que deveria ser próspero e edificante, transmitir bênçãos e otimismo, realiza ação contrária; maldizendo e destilando palavras impróprias que envenenam as consciências.
"Quem domina a língua viverá sem brigas; quem detesta a murmuração sofrerá poucos males." Eclo 19, 6 ).
É necessário propiciarmos condições para retermos aquilo que ouvimos, vencendo a vontade incontrolável de passar adiante, gerando a fofoca.
"Ouviste algo? Morra dentro de ti; aguenta, pois não arrebenterás." ( Eclo 3, 10 ).
Precisamos abrir espaço para que se manifeste a vontade e a Lei de Deus, acima do nosso parecer. Então, recolhamo-nos mantendo e acolhendo acima de tudo a vontade do Senhor.
"Pergunta ao próximo antes de repreendê-lo, e deixa lugar à Lei do Altíssimo." ( Eclo 3, 17 ).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Edificai vossa existência sobre a fé.

"Nos últimos tempos haverá homens cínicos que seguirão suas ímpias paixões. São esses os que provocam discórdias, são sensuais, sem espírito." ( Jd. 18 - 19 ).
Discórdias são provocadas por pessoas imprudentes, que se opõem radicalmente e ativamente às regras e convenções estabelecidas, assim como às determinações instituídas por Deus.
Seguindo suas incrédulas paixões, baseadas nos sentidos, colaboram para o desencaminhamento dos demais.
"Vós, ao contrário, queridos, edificai vossa existência sobre a fé santíssima, orai movidos pelo Espírito Santo, mantende-vos no amor de Deus, esperai a vida eterna da misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo."
( Jd. 20 - 21 ).

Procurai a imitação do bem.

"Querido, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem provém de Deus; quem faz o mal não viu a Deus."
( 3 Jo,11 ).
A ação de praticar o bem procede do ser humano que está em Deus. Conhece o Senhor e empenha-se no cumprimento dos seus desígnios, sua preocupação maior é viver na presença de Deus, seguindo um procedimento correto e verdadeiro. Procura crescer no conhecimento, aperfeiçoando-o, aprofundando-se no estudo da Doutrina Divina. No oposto, quem faz o mal, certamente não conhece a Deus. Meditemos...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ficai atentos, distingui o joio do trigo.

"Muitos impostores vieram ao mundo dizendo que Jesus Cristo não veio em carne mortal: eles são o impostor e o anticristo. Ficai atentos para não perder o fruto do vosso trabalho; ao contrário, para receber o pagamento pleno." ( 2 Jo, 7 - 8 ).
A vida precisa ser conduzida na atenção, acompanhada do discernimento, em relação aos impostores, contrários à fé em Jesus Cristo. Esta vigilância deve ser permanente para que seja possível escapar das armadilhas e dos subterfúgios, ardis empregados para fugir às dificuldades, no intuito de persuadir e induzir as pessoas aos caminhos adversos, contrários ao caminho que conduz à Deus.
"Quem se excede e não se conserva no ensinamento de Cristo não conta com Deus." ( 2 Jo, 9a).
Atentos portanto, distinguiremos aqueles que semeiam joio no meio do trigo.
"Se alguém se apresenta a vós e não leva esse ensinamento, não o recebais em casa nem o saudeis. Pois quem o saúda se torna cúmplice de suas más ações." ( 2 Jo, 10 - 11 ).

O Verdadeiro.

Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecer o Verdadeiro. Estamos com o Verdadeiro e com o Seu Filho Jesus Cristo. Ele é o Deus Verdadeiro e Vida Eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." ( 1 Jo. 5, 20 - 21 ).
Originamo-nos de Deus, o Verdadeiro e estamos com Seu Filho Jesus Cristo; somos destinados à Ele e à Vida Eterna. Portanto, nossa vida deve ser direcionada à Deus e vivida na vigilância, a fim de preservar-nos e reservar-nos somente à Ele, evitando o envolvimento com ídolos que procedem do mundo. Estes, resultam em consequências como: depreciação das virtudes do ser humano, afastando-o do seu verdadeiro caminho, na direção da perdição, pois procedem do maligno que habita o mundo.
"Sabemos que procedemos de Deus, ao passo que o mundo inteiro pertence ao maligno." ( 1 Jo. 5, 19 ).
"Quem segue Jesus, nunca caminha nas trevas." ( Padre Pio de Pietrelcina).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Na fé em Jesus, vencemos o mundo.

"E este é o Seu mandamento: que creiamos na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como Ele nos ordenou." ( 1 Jo. 3, 23 ).
Crer, é possuir uma convicção íntima. Se temos realmente esta certeza no nosso âmago, em relação à pessoa de Jesus, então estamos aptos a amar o nosso próximo, como o Senhor nos ordenou. Pois, esta é a consequência natural de quem ama verdadeiramente a Jesus e através de Seu intermédio pode ser chamado também de Filho de Deus.
"Todo aquele que é Filho de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."
( 1 Jo. 5, 4 ).
"Quem vence o mundo, senão quem crê que Jesus é o Filho de Deus?" ( 1 Jo. 5, 5 ).

Somos aquilatados como a prata.

"Se o ouro, que perece é aquilatado no fogo, vossa fé, que é mais preciosa, será aquilatada para receber louvor, honra e glória, quando Jesus Cristo se revelar. Não O vistes, e O amais; sem vê-Lo, credes Nele e vos alegrais com alegria indizível e gloriosa, pois recebereis, como termo de vossa fé, a salvação pessoal."
( 1 Pd. 1, 7 - 9 ). É maravilhosa a comparação feita na Sagrada Escritura. Deus nos refina, nos coloca à prova como se refina a prata. As dificuldades, que muitas vezes encaramos como castigo, que atravessamos e superamos na nossa vida, nos purificam, tornando-nos mais dignos de Deus.
"Ó Deus, puseste-nos à prova, Tu nos refinaste como se refina a prata." ( Sl. 66, 10 ).
Assim, não podemos dar margem à revolta, mas devemos nos fortalecer à cada prova na fé e na confiança no Senhor.
"Sofreram pequenos castigos, receberão grandes favores, porque Deus os pôs à prova e os encontrou dignos de Si." ( Sb. 3, 5 ).
No mundo as pessoas suportam pesados fardos, mas Deus não os deixará sem recompensa.
"Olha, Eu te refinei como prata, te provei no crisol da desgraça." ( Is. 48, 10 ).
Toda dor e sofrimento passados, serão recompensados com alegria indizível e gloriosa, na plenitude da Vida Eterna na presença de Deus.

domingo, 2 de maio de 2010

A riqueza e a cobiça.

"Os que se afadigam para enriquecer caem nas tentações e armadilhas e múltiplos desejos insensatos e profanos, que precipitam as pessoas na ruína e na perdição." ( 1 Tm 6, 9 ).
Quando o ser humano assume como prioridade na sua vida empenhar-se para enriquecer materialmente, acaba caíndo em desejos veementes e ciladas, em deslealdades, assim como, nos desejos contrários ao bom senso, desejos profanos. A consequência se reflete na decadência, no fracasso, extraviando-se do bom caminho.
"A cobiça é a raiz de todos os males: por entregar-se a ela, alguns se distanciaram da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos." ( 1 Tm 6, 10 ).
Portanto, a cobiça, este desejo veemente de alcançar riqueza, bens materiais excessivamente, faz o ser humano se afastar da fé, atormentando-se através dos muitos padecimentos, decorrentes desta escolha.

Exercita-te na piedade.

"Rejeita superstições e fábulas; exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz proveito limitado, a piedade traz proveito para tudo, pois lhe prometeram a vida presente e a futura. Esta é uma norma que merece crédito e digna de total aceitação." ( 1 Tm 4, 7 - 9 ).
A piedade, uma devoção religiosa, um sentimento de compaixão pelo sofrimento alheio, pelas dificuldades do próximo. A prática da piedade nos proporciona um proveito ilimitado, prometido à esta vida e à futura.
É benéfico rejeitarmos as superstições, os mitos, as ficções e coisas fabulosas, para nos aternos à prática das virtudes e devoções religiosas. Colocarmos nosso melhor empenho na obra do Senhor, caminharmos ao Seu lado, observando os Seus preceitos; colocando-os em prática com grande esmero e zelo.

sábado, 1 de maio de 2010

Difundindo a Palavra de Deus.

"De resto, irmãos, rezai por nós, para que a Palavra do Senhor se difunda e receba honra, como aconteceu em vosso caso, e para que nos vejam livres de gente malvada e perversa. A fé não é coisa de todos. O Senhor, que é fiel, vos fortalecerá e protegerá do maligno." ( 2 Ts. 3, 1 - 3 ).
A Palavra de Deus é o compêndio da Sabedoria Divina. É o manual perfeito e exato para orientarmos a nossa vida; como sermos, procedermos e vivermos para alcançarmos a vida em sua plenitude.
É através do conhecimento da Palavra Divina que nos aproximamos e experenciamos a Deus que é tudo em nós e para nós. Cabe portanto, difundirmos a Palavra do Senhor, que contém e nos revela a essência de Deus; nos orienta e conduz à perfeição e à vida eterna.
Examinemos o nosso coração e a nossa consciência, sobre como poderemos propagar a Palavra de Deus, através da nossa vida...
" O Senhor dirija vossas consciências para o Amor de Deus e a paciência de Cristo." ( 2 Ts. 3, 5 ).

Despojai-vos da conduta passada.

"Vós, despojai-vos da conduta passada, da velha humanidade que se corrompe com desejos enganosos; renovai-vos em espírito e mentalidade; revestí-vos da nova humanidade, criada à Imagem de Deus com justiça e santidade autênticas." Ef. 4, 22 - 24 ).
A nova humanidade baseia-se na criação à Imagem de Deus, na justiça, conformidade com o direito, observação da Lei Divina, virtude, pureza e bondade. Renovando-nos, despojamo-nos da velha humanidade que deixava se levar pela concupiscência, acabando na corrupção.
"Revestindo-o de um poder como o Seu e o fez à Sua própria Imagem." ( Eclo. 17, 3 ).
Agora, renovados em espírito e mentalidade, revestidos da nova humanidade, procuramos nos assemelhar à Imagem de Deus à qual fomos designados e destinados pelo próprio Criador.
"Deus criou o homem para a imortalidade e o fez imagem do Seu próprio Ser." ( Sb.2, 23 ).
Através desta reflexão, podemos perceber como somos importantes e amados no plano do Senhor, nosso Deus.