quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vigia a ti mesmo, filtra teus pensamentos e atitudes.

"No entanto, vigia a ti mesmo, para que também não sejais tentado. Não vos iludais: de Deus não se zomba. O que alguém semeia, isso mesmo colherá." (Gl 6, 1b . 7 ).

No decorrer da nossa existência, precisamos estar sempre alertas e vigilantes. Tudo aquilo que vemos e ouvimos, precisa atravessar por um filtro interno, formado pelo conhecimento da Palavra de Deus, que purifica, edifica, restaura e orienta, conduzindo à perfeição, à vida plena.

"Quem semeia para o instinto colherá corrupção; quem semeia para o Espírito, do espírito colherá vida eterna." ( Gl 6, 8 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2800.

Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A manifestação da Boa-Nova.

"Manifestou-se a graça de Deus que salva todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos e a viver neste tempo com humildade, justiça e piedade, esperando a promessa feliz e a manifestação de glória do nosso grande Deus e do nosso Salvador Jesus Cristo." ( Tt 2, 11 - 13 ).

Vivemos numa época, repleta de informações, sugestões e novidades. Uma expansão de conhecimentos e experiências invadem nossa mente através dos meios tecnológicos, assim como ,pela diversidade dos meios de comunicação. A atenção do ser humano, vêm sido priorizada às coisas paupáveis e visíveis, à realizações imediatas. Vem se estabelecendo, uma crescente tendência ao distanciamento, cada vez mais acentuado da verdadeira manifestação da Boa-Nova, o encontro pessoal com a nossa verdadeira identidade e origem primeira, no aguardo da promessa e manifestação da Glória Divina que já se faz presente, através dos ensinamentos e da presença de Jesus nos corações abertos à Realidade Divina e Suprema.

"Mas tu, Dono meu, Deus compassivo e piedoso, paciente, misericordioso e fiel, olha para mim e tem piedade." ( Sl 86(85), 15 - 16a).


Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - edição Estudo - pág. 2865 e 1305.
Comentário: Cristina Jeczalik

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Procuremos a Deus, enquanto se deixa encontrar...

"Quem consulta Deus receberá seu ensinamento; quem madruga por ele obterá resposta." (Eclo 32, 14).

Em uma realidade de tribulações, conflitos e tendências interiores, direcionemos nosso coração para o Senhor, nosso Deus, e deixemos-nos conduzir pelo seu ensinamento, que cheio de clemência e misericórdia, nos corrige e conduz no verdadeiro caminho da vida, através de Jesus.

"Minha alma te anseia de noite, meu espírito e meu interior madruga por ti." (Is 26, 9a ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 1643 e 1739.

Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 25 de junho de 2011

Apelo à conversão, ao arrependimento.

"Ele deixa voltar os que se arrependem e reanima os que perdem a paciência. Volta ao Senhor, abandona o pecado, suplica em sua presença e diminui tuas faltas; retorna ao Altíssimo, afasta-te da injustiça e detesta de coração a idolatria." ( Eclo 17, 24 - 26 ).

Somos chamados insistentemente à conversão, enquanto se faz dia, enquanto ainda possuímos o sopro da vida. Que nossa decisão possa repousar no perdão e no arrependimento sincero das nossas faltas, para que desta forma, aplainemos o caminho que nos conduzirá à Deus. Ele, misericordioso nos aguarda, para que o nosso destino seja definitivamente pleno.

"Como é grande a misericórdia do Senhor e seu perdão para os que voltam a ele." ( Eclo 17, 29 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1611.

Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jesus, alimento e sustento da vida nova.

"O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo". ( Jo 6, 33 ).

Jesus é o único e verdadeiro alimento e sustento da vida nova. O aperfeiçoamento pleno da lei. A vida baseada no amor incondicional, alicerçada na verdade e na justiça, conduzindo à paz e a plenitude da existência. Aquele que vivencia o conhecimento de Jesus, Dom Precioso de Deus, está verdadeiramente saciado, pois se abastece na Fonte Divina e Eterna.

" Jesus lhes respondeu: - Eu sou o pão da vida: aquele que vêm a mim não sofrerá fome, aquele que crê em mim não passará sede." ( Jo 6, 35 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 2567.

Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estruturando a vida no bem e no perdão.

"Não aflijais o Espírito de Deus que vos selou para o dia do resgate. Afastai de vós toda amargura, paixão, cólera, gritos, insultos e qualquer tipo de maldade." ( Ef 4, 30 - 31 ).

Que o nosso coração possa refltir o bem, nas ações, pensamentos e intenções. Que através da amabilidade sejamos conduzidos a praticar atos generosos e justos para com o nosso próximo. Peçamos ao Senhor, a graça do perdão, para não endurecermos nosso coração, diante das ofensas.

"Sede amáveis e compassivos uns para com os outros. Perdoai-vos, como Deus vos perdoou em atenção a Cristo." ( Ef 4, 32 ).

"Pois se perdoais aos homens as ofensas, vosso Pai do céu vos perdoará." ( Mt 6, 14 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo -pág. 2811 e 2330.

Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Contemplemos a verdadeira alegria.

"Feliz aquele que escolhes e aproximas, para que viva em teus átrios." ( Sl 65(64), 5a ).

Quantas vezes sentimos contentamento, satisfação à vista de algumas situações ou acontecimentos que desejamos. Este sentimento porém, se esvai com o tempo, devido à sua superficialidade. A verdadeira alegria é duradoura, não se mantêm nem se limita a coisas concretas e passageiras, mas alicerça-se, fundamenta-se no ilimitado e infinito: no amor, na presença de Deus no nosso âmago. Pelos dons sagrados, a verdadeira alegria faz morada em nós, saciando o nosso ser, conduzindo-nos à plenitude.

"Que nos saciemos dos bens de tua casa, dos dons sagrados de teu templo." ( Sl 65(64), 5b).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1257 .

Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 19 de junho de 2011

Somos felizes,somos parte da obra infinita de Deus.

"Quando contemplo teu céu, obra de teus dedos, a lua e as estrelas que dispuseste, o que é o homem para que dele te lembres, o filho de Adão para que te dele te ocupes? ( Sl 8, 4 - 5 ).

Quando nos colocamos a contemplar o céu, a imensidão infinita... começamos a entender o quanto somos pequenos, em relação ao Universo, mas valorosos aos olhos de Deus, nosso Criador e Senhor. A Glória Divina está na existência, no ilimitado e infinito, maravilhoso e enigmático Universo, na eternidade.

"Os céus proclamam a glória de Deus, o firmamento apregoa a atividade de suas mãos. Um dia passa a mensagem a outro dia, uma noite a transmite a outra noite." ( Sl 19(18), 2 - 3 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 1157 e 1175.

Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 18 de junho de 2011

Senhor, basta que pronuncies uma palavra...

" - Quando descia do monte, uma grande multidão o seguia. Um leproso se aproximou dele, prostrou-se diante dele e lhe disse: - Senhor, se queres, podes curar-me. Ele estendeu a mão e o tocou, dizendo: - Quero, fica curado. No mesmo instante curou-se da lepra. ( Mt 8, 1 -3 ).

Quando somos acometidos de alguma doença, começamos a penetrar, a meditar mais profundamente sobre a nossa vida, sobre o seu sentido. Felizes somos, quando temos a plena confiança e certeza na presença de Deus na nossa existência.

" - Senhor, não sou digno que entres sob meu teto. Basta que pronuncies uma palavra e meu criado ficará curado. ( Mt 8, 8b ).

Ele quer nos curar, não somente da doença física, mas espiritualmente. Com humildade, fé, paciência e esperança, aguardemos a resposta de Jesus na nossa vida: "- Quero, fique curado!".

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2333 e 2334.

Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sejamos valentes e animados!

"Sede valentes e animados vós que esperais na Senhor." (Sl 31(30), 25 ).

Nos desafios que a vida nos apresenta, cultivemos uma postura confiante, combatendo o medo e o desânimo, ingredientes que definem a derrota. Não estamos sozinhos no enfrentamento das dificuldades que a vida apresenta. Deus está conosco, nos fortalecendo, renovando o nosso ânimo, abrindo novas perspectivas de vida, perceptíveis à luz da fé e da esperança, que não devem jamais nos abandonar.

"Eu te ordeno: Coragem, sê valente! Não te assustes nem te acovardes, pois contigo está o Senhor teu Deus, em todos os teus empreendimentos." ( Js 1, 9 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1196 e 370.

Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nossa vida está em Deus.

"Então o Senhor Deus modelou o homem da argila do solo, soprou alento de vida em seu nariz, e o homem se transformou em ser vivo." ( Gn 2,7 ).

Através da citação bíblica acima, podemos refletir sobre a nossa importância no plano da Criação, no plano de Deus. Recebemos o dom precioso da vida, existimos, temos consciência.

"Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? ( 1 Cor 3, 16 ).

Torna-se então fundamental, refletirmos sobre a nossa responsabilidade diante do Senhor, quanto à administração da vida que Dele recebemos. Como a estamos conduzindo?...

"O Senhor contempla do céu, olhando todos os homens. Do seu trono observa todos os habitantes da terra: ele, que modelou cada coração e conhece todas as suas ações." ( Sl 33(32), 13 - 15 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.18,1199 e 2742.

Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 12 de junho de 2011

Abramos o nosso coração à Deus.

"O Senhor é teu guardião, o Senhor é tua sombra, está à tua direita. De dia o sol não te ferirá nem a lua de noite." ( Sl 121(120), 5 - 6 ).

Abramos espaço para direcionarmos o nosso pensamento e o nosso coração à Deus. Em meio a tantas distrações do cotidiano, muitas vezes, mesmo sem perceber, nos deixamos envolver pelos apelos repetitivos, que nos sugestionam e oferecem facilidades, de modo atraente para que a nossa vida transcorra cercada de facilidades e beleza, através da aquisição de bens materiais, que se propõe a satisfazer esta finalidade, assim como a fama, o poder, etc..., como se a verdadeira realização do ser humano se resumisse simplesmente a isso. Porém, muitos ainda ignoram, que a verdadeira e completa realização está em direcionarmos nosso pensamento e coração à Deus, Senhor soberano e eterno. Somente Nele encontramos a verdadeira paz, proteção e a realização interior que tanto almejamos.

"O Senhor te guarda de todo mal, ele guarda tua vida." ( Sl 121(120), 7 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág 1377.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 11 de junho de 2011

Confie, desconfiando!

"Nunca confies no inimigo, sua maldade é como bronze que se oxida; mesmo que te dê atenção e se porte com modéstia, tem cuidado e desconfia dele." ( Eclo 12, 10 - 11a).

A citação bíblica acima, nos alerta para que não confiemos no perverso, pois sua maldade é comparada ao bronze, devido à sua dureza e insensibilidade, que acompanhada da maldade acaba provocando a destruição.

"Faze como quem limpa um espelho; ele não poderá causar-te dano, e tu verás em que vai dar seu zelo." ( Eclo 12, 11b).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1599.

Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nosso porto seguro.

"Vigiai, permanecei firmes na fé, sede valentes e corajosos. Tudo o que fizerdes, fazei-o com amor." (1Cor 16, 13-14).

Em meio às tempestades da vida, continuemos firmes, alicerçados na fé, pois Deus está no controle de todas as situações. Que o amor esteja sempre presente em nossas atitudes, em nossas ações.

"- Espera no Senhor, sê valente. Coragem! Espera no Senhor." ( Sl 27(26), 14 ).

Aquele que espera no Senhor, nunca será decepcionado, não conhecerá a derrota nem o abandono.

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1540 e 1189.

Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 5 de junho de 2011

Reflitamos a respeito da nossa missão.

"Os onze discípulos foram à Galiléia, ao monte que Jesus lhes havia indicado. Ao vê-lo, prostraram-se, mas alguns duvidaram. Jesus se aproximou e lhes falou: - Concederam-me plena autoridade no céu e na terra. Portanto, ide fazer discípulos entre todos os povos, batizai-os consagrando-os ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo." ( Mt 28,16 - 20 ).

Somos chamados a refletir sobre a nossa participação na missão que Deus nos confia. Cada qual, na sua situação, no seu cotidiano, é chamado a levar a mensagem do Evangelho, vivenciando a Palavra de Deus, sendo um instrumento de paz, amor e concôrdia, no mundo em que vivemos.

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2391.

Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reflitamos atentamente.

"Deus me conceda saber expressar-me e pensar como compete a esse dom, pois é ele o mentor da sabedoria e quem marca o caminho aos sábios. Porque em suas mãos estamos nós e nossas palavras, e toda a prudência e o talento." ( Sab.7, 15 - 16 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1540.