terça-feira, 31 de julho de 2012

Adquirindo a maturidade cristã.

"Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e sejamos homens perfeitos, e alcancemos a idade de uma maturidade *cristã. Assim não seremos crianças, joguete das ondas, sacudidos por qualquer vento de doutrina, pelo engano da astúcia humana, pelos truques do erro."  ( Ef 4, 13-14 ).
Assim como nos desenvolvemos fisicamente, até alcançarmos a maturidade, o mesmo ocorre em relação ao nosso crescimento espiritual, através da fé, no conhecimento de Jesus Cristo. Quando alcançamos a maturiade cristã, unidade na fé, adquirimos imunidade à qualquer tipo de sugestão, ilusão ou equívoco, proveniente da habilidade de enganar, pelos estratagemas da incorreção.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2810.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

<< Uma reflexão fundamental >>

"Portanto, se alguém se afastou da imundice do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, e novamente se deixa enredar e se rende, seu fim é pior que o princípio. Melhor seria que não tivessem conhecido o caminho da justiça do que, tendo-o conhecido, afastar-se do santo preceito que lhes haviam transmitido."  ( 2 Pd 2, 20-21 ).
Como é sério, importante e fundamental, conhecer e seguir Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a verdadeira vida. Afastar-se da imundice existente no mundo, das veredas que conduzem ao orgulho, que despertam a inveja, que conduzem à idolatria, à orgias... Mas, se mesmo depois de conhecer o santo preceito, de ter tido oportunidade de conversão de vida, de mudar o seu rumo, o seu destino, a pessoa voltar a deixar-se emaranhar pelas fantasias ilusórias do mundo, pelos prazeres, pela idolatria,... Seu fim será muito pior, do que se não tivesse conhecido o caminho que conduz à salvalção , e tê-lo rejeitado.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2918.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 29 de julho de 2012

Com ânimo e alegria sirvamos ao Senhor, no nosso próximo.

"O próprio Senhor nosso Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que vos amou e vos favoreceu com um consolo perdurável e uma esperança magnífica, vos dê ânimo e vos fortaleça para todo tipo de palavras e boas obras."  ( 2 Ts 2, 16-17 ).
Em Deus, está o nosso consolo e a esperança que impulsiona nossa vida. Peçamos ao Senhor, o ânimo, a coragem e o dinamismo para podermos realizar sempre boa obras, para utilizarmos palavras construtivas, na edificação da nossa existência e a do nosso próximo. Que possamos levar a Palavra de Deus a todos, não somente nos lábios, mas também no coração, e traduzí-las através da boas obras.
" De resto, irmãos, rezai por nós, para que a palavra do Senhor se difunda e receba honra, como aconteceu em vosso caso, e para que nos vejam livres de gente malvada e perversa. O Senhor que é fiel, vos fortalecerá e protegerá do maligno."  ( 2 Ts 3, 1-2a . 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 28 de julho de 2012

Na alegria, na oração e no louvor à Deus.

"Ficai sempre alegres, orai sem cessar, dai graças por tudo. É isso que Deus quer de vós como cristãos."  ( 1 Ts 5, 16-18 ).
Através da alegria demonstra-se contentamento, satisfação e prazer de viver. Permanecendo em oração, na contemplação da presença Divina, refletida continuamente no olhar do nosso próximo, no sorriso e na inocência da criança, no desabrochar das flores, na brisa suave, no firmamente, na grandeza, na magnitude do mar. A verdadeira alegria invadirá sempre o nosso íntimo, ao buscarmos maior proximidade com o Senhor, nosso Deus e Criador, quando soubermos dar graças , por tudo que recebemos do Amor e da Misericórdia Divina, e evitarmos toda situação que nos conduza ao mal.
"Examinai tudo e ficai com o que é bom, evitai toda espécie de mal."  ( 1 Ts 5, 21-22 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2841.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A fé em Deus nos impulsiona avante...

"Fé é a consistência do que se espera, a prova do que não se vê. Pela fé, compreendemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus, o visível a partir do invisível."  ( Hb 11, 1.3 ).
Aquele que crê em Deus e coloca sua esperança na Misericórdia Divina, recebe uma força, um ânimo que o impulsiona a seguir avante, mesmo quando as condições de vida apresentam dificuldades, tribulações. Pois, aquilo que se vive atualmente é temporário, passageiro, mas, pela fé, nos dirigimos ao que no momento nos é invisível, imperceptível : à futura eternidade.
"A nós, que temos o olhar fixo no invisível e não no visível, a leve tribulação presente nos produz uma carga incalculável de glória. Pois o visível é transitório, o invisível é eterno."  ( 2 Cor 4, 17-18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág. 2885, 2886 e 2775.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Com Deus, somos mais que vencedores!

"Vigiai, permanecei firmes na fé, sede valentes e corajosos. Tudo o que fizerdes, fazei-o com amor."  ( 1 Cor 16, 13-14 ).
Em meio a tantos acontecimentos, repetindo-se diàriamente, o medo e o sentimento de insegurança tendem a se alojar e a tomar conta do nosso íntimo, mas, não podemos perder a nossa fé em Deus. É preciso buscar coragem, força e o verdadeiro valor da vida, fundamentado em Deus, nas promessas Divinas. Esperar Nele, aguardar com fé, confiando-se à graça e à proteção proveniente da Misericórdia Divina, do Senhor, nosso Deus e Criador.
"Espera no Senhor, sê valente. Coragem! Espera no Senhor."  ( Sl 27(26), 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2767 e 1189.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

"Reflitamos conscientemente sobre o tempo presente..."

"Reconhecei o momento em que viveis, pois já é hora de despertar do sono, agora a salvação está mais próxima do que quando abraçamos a fé."  ( Rm 13, 11 ).
O tempo se esvai ràpidamente, em meio a ocupações, ao crescente e rápido progresso tecnológico que embala e encanta as mentes, com fantásticas criações, encantando e conquistando populações, mantendo-as com a atenção direcionada às novidades do progresso. Porém, é preciso despertar dessas fantasias, focando a atenção referente à verdadeira realidade.
"A noite está avançada, o dia se aproxima: despojemo-nos, pois, das ações tenebrosas e revistamos a armadura luminosa. Procedamos com decência, como de dia: não em comilanças e bebedeiras, não em orgias e libertinagem, não em brigas  e contendas.  ( Rm 13, 12-13 ).
É o momento de examinar os procedimentos diante da vida, diante de Deus. Procurar a conversão necessária para trilhar um caminho de luz, de dignidade, isento de ações tenebrosas; de viver refletindo a luz e o amor de Deus, acima de tudo.
"Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não satisfaçais os desejos do instinto."  ( Rm 13, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Orar interiormente...

"Quando fores rezar, entra no teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai em segredo. E teu Pai, que vê o escondido, te pagará."  ( Mt 6,6 ).
O recolhimento do coração em Deus, é básico para através da oração interior aprofundar nossa fé, fortalecendo nosso desejo de se aproximar cada vez mais do Senhor, nosso Deus, através da oração interior e dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Podemos vivenciar, sentir e identificar a presença do Senhor no nosso íntimo. Assim, vamos nos abrindo ao conhecimento do verdadeiro amor, do próprio Deus, que através da Sua Infinita Misericórdia se revela à nós no Seu amado Filho Jesus, nosso Senhor e Salvador. Procuremos buscar sempre o nosso crescimento espiritual , desta forma, trilharemos o caminho seguro, rumo à vida plena e eterna à qual Deus nos destina.
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2329.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 17 de julho de 2012

* A graça do Batismo na nossa vida *

"Não sabeis que todos nós fomos batizados, consagrando-nos ao Messias Jesus, submergimos em sua morte? Pelo batismo nos sepultamos com ele na morte, para vivermos uma vida nova, assim como Cristo ressuscitou da morte pela ação gloriosa do Pai."  ( Rm 6, 3-4 ).
Através do batismo, fomos totalmente mergulhados na graça de Deus, morrendo para o pecado e nascendo para uma vida nova em Cristo Jesus. Somos consagrados para vivermos uma vida sagrada, pertencente à Deus. Devemos portanto, evitar as circunstâncias que nos conduzam ao pecado, pois ,através do pecado  alcançamos a morte espiritual, afastando-nos de Deus, e da graça vivificante que procede da infinita Misericórdia Divina.
"Da mesma forma vós, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus."  ( Rm 6, 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2715 e 2716.
 Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

< Não pode haver ambivalência no coração >

"Não vos deixeis prender a um jugo desigual com os infiéis. Que têm em comum justiça e injustiça? Que acordo entre a luz e as trevas? Que concórdia entre Cristo e Belial?  ( 2 Cor 6, 14-15 ).
Nesta reflexão, um discernimento importantíssimo se faz necessário. Não podemos seguir por dois caminhos na nossa vida. Somos templos de Deus, assim, não podemos nos sujeitar nem submeter aos ídolos, à adorações contrárias a Deus, não podemos cultuar as trevas e seguir a luz, servir  a Cristo e a Belial. Portanto, purifiquemo-nos das impurezas, para podermos alcançar a dignidade e a pureza que nos permitirão a dedicação à Deus, amando e respeitando a Sua Santa Presença em nós.
"É compatível o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templos do Deus vivo. Assim, portanto, dispondo de tais promessas, meus queridos, purifiquemo-nos de toda impureza de corpo e espírito, contemplando nossa consagração e respeitando a Deus."  ( 2 Cor 6, 16ab . 7,1 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2778 e 2779.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 14 de julho de 2012

Sejamos amáveis e compassivos.

"Não saia de vossa boca nenhuma palavra ofensiva, mas uma palavra boa que edifique quem precisa e agrade a quem a escuta."  ( Ef 4, 29 ).
O Reino de Deus deve ser semeado e vivenciado no nosso cotidiano. Depende de nós, conduzir a nossa vida, conforme os ensinamentos encontrados na Palavra de Deus. O amor que procede do Senhor, restaura os corações, tranformando-os em vertentes de amabilidade, caridade e compaixão para com o próximo, reconhecendo  o rosto Divino refletido em cada semblante.
"Afastai de vós toda amargura, paixão, cólera, gritos, insultos e qualquer tipo de maldade. Sede amáveis e compassivos uns para com os outros. Perdoai-vos, como Deus vos perdoou em atenção a Cristo."  ( Ef 4, 31-32 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

§ Somente à Deus toda honra e toda a glória §

"Gratuitamente fostes salvos pela fé, não por mérito vosso, mas por dom de Deus; não pelas obras, para que ninguém se orgulhe."  ( Ef 2, 8-9 ).
A modéstia, um fator necessário e indispensável à vida. A simplicidade, acompanhada da despretensão, seguida da moderação e firmada na sobriedade, nos permitem compreender que fomos salvos pela fé, pela misericórdia e dom de Deus, não pelos nossos próprios méritos. Assim, não devemos dar margem ao orgulho em nós. Somente à Deus é devida toda honra e toda glória.
"Somos criaturas dele, criados por meio de Cristo Jesus para realizarmos as boas ações que Deus nos confiara como tarefa."  ( Ef 2, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aquele que se apóia em Deus não vacila.

"Com o coração cremos para ser justos, com a boca confessamos para ser salvos, pois a Escritura diz: Quem nele confia não fracassará. Todo aquele que invocar o nome o Senhor se salvará.  ( Rm 10, 10-11.13 ).
Assim como um edifício necessita do fundamento e do alicerce firme para a sua edificação, a nossa vida precisa estar fundamentada em Deus. Se alicerçamos nossa existência simplesmente em valores humanos, nossa base não possuirá o fundamento de sustentação necessário e o desmoronamento será inevitável. Mas, aquele que se apóia em Deus não conhecerá o fracasso e não vacilará, pois a força e a proteção Divina estará sempre com ele.
"Assim diz o Senhor: Vede, eu coloco em Sião uma pedra provada, angular, preciosa, de alicerce: "quem se apóia não vacilará."  ( Is 28, 16 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.  2725, 2726 e 1745.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 7 de julho de 2012

* O dom do Espírito Santo e os seus frutos *

"Eu vos recomendo que ajais segundo o Espírito e não executeis os desejos do instinto. Pois o instinto tem desejos contrários aos do Espírito, e o Espírito tem desejo contrários aos do instinto."  ( Gl 5, 16-17 ).
Quando optamos viver pelo Espírito, necessitamos permitir e aceitar que o próprio Deus dirija o nosso viver.
Precisamos então, abandonar o desejo imoderado de atrair admiração da parte dos outros. Torna-se fundamental deixar a vaidade e a pretensão. Assim, começamos a viver e a refletir os frutos do Espírito Santo, através das nossas atitudes e ações que demonstrem amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, modéstia, autodomínio.
"Se vivemos pelo Espírito, sigamos o Espírito; não sejamos vaidosos, provocadores, invejosos."  ( Gl 5, 25).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2800.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Seguimos a Palavra de Deus ou do mundo?

"Assim pois, quem escuta estas minhas palavras e as põe em prática parece-se com um homem prudente que construiu a casa sobre rocha. Caiu a chuva, cresceram os rios, sopraram os ventos e se abateram sobre a casa; mas não a derrubaram porque estava alicerçada na rocha."  ( Mt 7, 24-25 ).
Como edificamos o alicerce da nossa vida? Quais os valores prioritários que estruturam o fundamento da nossa existência? Se escutamos e colocamos em prática a Palavra de Deus, nossa estrutura é sólida e permanente. Mas, se optarmos em ignorar a Palavra de Deus e não a colocarmos em prática no decorrer da nossa vida, nossa estrutura será edificada no vazio e no decorrer da existência se esfarelará.
"Quem escuta estas minhas palavras e não as põe em prática parece-se com um homem sem juízo que construiu a casa sobre a areia. Caiu a chuva, cresceram os rios, sopraram os ventos, golpearam a casa e ela desmoronou. Foi um desmoronamento terrível.  ( Mt 7, 26-27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2333.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

((( A Misericórdia Divina é eterna )))

"Dai graças ao Senhor, porque é bom, porque é eterna sua misericórdia."  ( Sl 118(117), 1 ).
A Misericórdia Divina é um oceano de bênçãos aos corações que se abrem à Deus, reconhecendo seus pecados e os confessando com humildade, com o firme intuito e decisão de não tornar a pecar novamente. O Senhor muito se apraz quando pedimos perdão e perdoamos àqueles que nos ofenderam. Assim, seguindo os preceitos Divinos, nos purificamos gradativamente, caminhando rumo ao futuro repleto de luz, graças e bênçãos provenientes da Misericórdia contida no Sagrado Coração de Jesus.
"Felizes os que guardam seus preceitos e o procuram de todo o coração."  ( Sl 119(118), 2 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1362 e 1365.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 3 de julho de 2012

' Através do amor,passamos da morte para a vida '

" Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Filhinhos, não amemos de palavra e com a boca, mas com obra e verdade."  ( 1 Jo 3, 14.18 ).
Para alcançarmos a verdadeira vida, necessitamos do amor. Amar a Deus em Jesus Cristo e ao nosso próximo, não apenas com palavras, mas através de obras alicerçadas na verdade e fundamentadas no amor. Conheceremos a verdadeira paz interior pois nossa consciência repousará tranquila e nossa vida prosseguirá harmoniosa, em cumprimento da vontade Divina.
"Assim conheceremos que procedemos da verdade, e diante dele teremos a consciência tranquila. Este é o seu mandamento: que creiamos na pessoa de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como ele nos amou. ( 1 Jo 3, 19.23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2929 e 2930.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

< Respeitemos sempre a santidade do nome de Deus >

" Pai nosso do céu! Seja respeitada a santidade do teu nome."  ( Mt 6, 9b ).
Reflitamos, busquemos a consciência da importância da santidade do nome de Deus. Cada vez mais, ele vem sendo pronunciado aleatóriamente, istoé, eventualmente. Elaboram-se frases, repetindo inúmeras vezes o nome santo de Deus indevidamente, sem se preocupar com o seu verdadeiro sentido, importância e santidade.
"Feliz o povo que sabe aclamar-te; caminhará Senhor, à luz de teu rosto. Teu nome é sua alegria constante, tua justiça é seu orgulho."  ( Sl 89(88), 27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2329 e 1310.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 1 de julho de 2012

* Alicerçamos nossa fé em Jesus Cristo *

"Reconhecemos inteiramente a santidade de Cristo como Senhor. Se alguém vos pede explicação de vossa fé, estai dispostos a defendê-la, porém com modéstia e respeito, com boa consciência; de modo que aqueles que difamam vossa boa conduta cristã fiquem confundios de vos ter difamado."  ( 1Pd 3, 15-16 ).
Quando aceitamos totalmente  a Jesus como Senhor da nossa vida, e procuramos viver na fé em Deus, proporcionamos através das nossas atitudes e ações o testemunho vivo e atuante. Pertencemos a Jesus Cristo o verdadeiro e único caminho, verdade e vida. Ele nos conquistou, através do sacrifício da cruz, a libertação do jugo do pecado, garantindo-nos a Salvação e a Vida Eterna.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2910.
Comentário: Cristina Jeczalik.