segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deus chama à conversão de vida.

"Portanto, mortificai tudo o que em vós pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, concupiscência e avareza, que é uma espécie de idolatria."  ( Cl 3, 5 ).
Aquele, que ama a Deus, ouve Seu chamado e age em conformidade com as orientações Divinas. Sejamos portanto, através do nosso procedimento, luzeiros a iluminar aqueles que estão a vagar nas trevas da ignorância espiritual, afastando-se progressivamente de Deus, seguindo influências incoerentes ao Plano Salvífico do Senhor.
"Revestí-vos da nova humanidade criada à imagem de Deus com justiça e santidade autênticas."  ( Ef 4, 24 0.
Fonte: Bíblia do Peregrino -Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2831 e 2811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Seguimos à Deus ou ao instinto?

"Os que são de Cristo crucificaram o instinto com suas paixões e desejos. Se vivemos pelo Espírito, sigamos o Espírito, não sejamos vaidosos, provocadores, invejosos."  ( Gl 5, 24-26 ).
A tendência mais predominante no ser humano é viver conforme o instinto, satisfazendo suas paixões e desejos. A tendência de se deixar atrair e seduzir pelos atrativos que o mundo material apresenta, possibilitando a aquisição dos sentimentos de vaidade, inveja, etc. Mas, quem é verdadeiramente de Cristo, renuncia à tendência do instinto, dedicando-se a conduzir sua vida através do Espírito, que conduz à Deus, à Vida Eterna.
"Pois, se viveis conforme o instinto, morrereis; mas, se com o Espírito mortificais as ações do corpo, vivereis. Todos os que se deixam levar pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."  ( Rm 8, 13-14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2800 e 2720.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Reflitamos conscientemente...

"Vós, irmãos fostes chamados para a liberdade; mas não tomeis a liberdade como estímulo do instinto; antes, servi uns aos outros por amor. Pois toda lei se cumpre com um preceito: Amarár teu próximo como a ti mesmo. Mas atenção: Se vos mordeis e devorais mutuamente, acabareis consumindo-vos todos."  ( Gl 5, 13-15 ).
No decorrer da vida, deparamo-nos com muitas situações sugestivas que podem conduzir à uma liberdade aparente, desenfreada e nociva. Mas, se ouvirmos no nosso âmago, a voz silenciosa do Espírito Santo, que ecoa conduzindo-nos através dos Ensinamentos Divinos, evitaremos de nos entregar à falsa liberdade que se baseia no instinto abraçando a verdadeira liberdade, que se baseia no Espírito.
"Eu vos recomendo que ajais segundo o Espírito e não executeis os desejos do instinto. Pois o instinto tem desejos contrários aos do Espírito."  ( Gl 5, 16- 17a ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2799 e 2800.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Busquemos ao Senhor, nosso Deus!

"O Senhor é justo em todos os seus caminhos, é leal com todas as suas criaturas."  ( Sl 145(144), 17 ).
O Senhor nos concedeu a vida, a consciência de existirmos e a oportunidade de participarmos da Sua Criação. Em Deus, e somente Nele, encontramos a verdadeira orientação em seus ensinamentos, auxílio e proteção de que necessitamos e a certeza de que nunca ficaremos desamparados, ao buscarmos a Sua Presença em nossa vida.
"Buscai o Senhor enquanto se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto."  ( Is 55, 6 ).
Enquanto temos a oportunidade, invoquemos ao Senhor, clamemos ao Deus único e verdadeiro, a quem tudo pertence, confiando na Sua Misericórdia e no amor ilimitado por cada um de nós.
"O Senhor está perto dos que o invocam, dos que o invocam sinceramente."  ( Sl 145(144), 18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1404 e 1811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Conhecer a Deus é justiça perfeita.

"Conhecer-te é justiça perfeita, e acatar teu poder é a raíz da imortalidade.  ( Sb 15, 3 ).
A Sabedoria Divina difere da sabedoria humana. O conhecimento de Deus, através das Sagradas Escrituras, gera procedimentos pautados na justiça, que é a base da imortalidade, a semente da eternidade.
"Porque a justiça é imortal."  ( Sb 1, 15 ).
Deus é amor, e a justiça proveniente da Sabedoria Divina, define a Sua infinita misericórdia para conosco. Conhecendo a Deus, deixando-se conduzir iluminados pela luz infinita da Sabedoria Divina, ficam extirpados os tropeços e aparadas as arestas no caminho da vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1561 e 1527.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"O mandamento do amor é a luz"

"Esta é a mensagem que ouvimos dele e vos anunciamos: Deus é luz sem mistura de trevas. Se dizemos que partilhamos sua vida e no entanto caminhamos na escuridão, mentimos e não agimos com sinceridade. Mas, se caminhamos na luz, como ele está na luz, partilhamos nossa vida, e o sangue de seu Filho Jesus nos limpa de todo pecado."  ( 1 Jo 1, 5-7 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2925.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Buscas felicidade e sabedoria?

"Reflete sobre o respeito ao Altíssimo e medita sem cessar seus mandamentos: ele te dará a inteligência e segundo teus desejos te fará sábio."  ( Eclo 6, 37 ).
A felicidade e a verdadeira sabedoria são os ítens mais procurados e desejados na vida. Muitos pensam encontrá-los nas coisas materiais, esquecem-se porém, de um procedimento essencial, básico: procurar conhecer os mandamentos Divinos, colocando-os em prática no seu cotidiano, traduzindo respeito e amor à Deus, que é vida, origem e sabedoria suprema de tudo o que existe na Terra e no Universo infinito.  Somente Nele encontramos a verdadeira felicidade, sabedoria e plenitude de vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1587.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Na jornada da vida...

"Não sintas inveja dos pecadores, mas sempre dos que respeitam a Deus; assim terás um futuro, e tua esperança não fracassará."  ( Pr 23, 17-18 ).
Por vezes, nos ocorre uma impressão que pode resultar em inveja, sobre o aparente progresso dos iníquos, dos perversos, que parecem ser bem sucedidos em seus propósitos.
"Não te exasperes por causa dos perversos, e não invejes os iníquos, pois secarão depressa como erva e murcharão como verde relva."  ( Sl 37(36),1 ).
Porém, não perduram, pois seus projetos não estão alicerçados em rocha firme, na fé em Deus que abençoa e faz prosperar.
"Observa o íntergro, vê o reto: o homem pacífico tem um futuro; mas os ímpios serão aniquilados em massa, o futuro dos perversos ficará truncado."  (Sl 37(36), 37-38 ).
Somente em Deus, na justiça e no amor, o íntegro edifica seus projetos e coloca sua fé e esperança Naquele que tudo pode realizar.
"Para mim, a felicidade é estar junto de Deus, fazer do Senhor o meu refúgio e narrar todas as tuas ações."  ( Sl 73(72), 28 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1466, 1208, 1212 e 1277.
Comentátio: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

*** FELIZ 2013 ***

DIA MUNDIAL DA PAZ

MARIA, RAÍNHA DA PAZ

"Felizes os que procuram a paz, porque se chamarão filhos de Deus."  ( Rm 8, 6 ).

"Procurai a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém pode ver Deus."  ( Hb 12, 14 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2326 e 2889.