sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ 2011 !

A cada início de ano, renovam-se as expectativas em nossos corações , povoados de esperança, de novos horizontes, da concretização dos sonhos acalentados no nosso íntimo.
E, graças à virtude da esperança, somos impulsionados a seguirmos adiante; conjugando-a com a virtude da fé em Deus, restauramos nosso ânimo, renovamos as nossas forças e restabelecemos nossos planos com seus respectivos objetivos a serem alcançados.
Assim, a ciranda da vida se movimenta ano após ano, embalada por sons sutis à nossa percepção, à sensibilidade dos nossos sentidos.
Mais um espaço de tempo se apresenta à nossa frente, denominado "futuro", preenchido pelo infinito e contínuo "agora".
A todos os leitores (as), que este ano que se inicia, seja de infinitas realizações, muito amor e paz. Que o Amor de Cristo reine em todos os corações!
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Anunciando a boa notícia !

"Todo aquele que invocar o nome do Senhor se salvará." ( Rm 10, 13 ).
Nesta reflexão, podemos perceber como é importante sermos portadores do amor de Deus através das nossas atitudes e do nosso modo de viver. Um exemplo de vida, é mais expressivo e convincente do que mil palavras bem elaboradas, mas não colocadas em prática.
Para que alguém possa invocar o nome do Senhor, é necessário que creia, conheça, ame e respeite a Deus.
"Contudo, como invocarão, se nele não creram? Como crerão, se não ouviram falar dele? Como ouvirão, se ninguém lhes anuncia? Como anunciarão, se não os enviam? Como está escrito: Que belos os pés dos mensageiros de boas notícias! Só que nem todos respondem à boa notícia." ( Rm 10, 14 - 16a).
Como cristãos, seguidores de Cristo Jesus, somos chamados a levar a boa notícia da Salvação, esta mensagem impregnada de vida, fé e amor a todos os recantos do mundo.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição estudo - pág. 2725 e 2726.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A boa amizade deve ser valorizada !

"Não desprezes o velho amigo, porque não conheces o novo; amigo novo é vinho novo: deixa que envelheça, e o beberás." ( Eclo 9, 10 ).
Assim como o vinho novo ainda não está pronto para ser servido, pois ainda não atingiu o grau de sabor adequado ao paladar, para ser degustado satisfatoriamente e obter a aprovação do provador, o amigo novo, precisa de tempo para se fazer conhecer, conquistar a confiança e provar a sua lealdade.
O tempo é o melhor conselheiro; através dele, amadurecem os pensamentos, as experiências de vida se aperfeiçoam. Através do tempo, nos desenvolvemos e adquirimos uma bagagem rica em sabedoria.
Toda a criação está submetida ao tempo, avançando gradativamente na sua evolução.
A amizade também vai se aperfeiçoando e lapidando aos toques do tempo.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição - 2006 ) - Edição Estudo - pág 1593.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal !

Querido (a) leitor (a)

Que a Luz de Cristo brilhe em todos os corações e o Seu Amor preencha todas as existências!
Um feliz e abençoado Natal!
Cristina.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal, vínculo de unidade e amor !

"Vede como é bom e agradável os irmãos conviverem unidos." ( Sl 133 (132) , 1 ).
Conviver com as pessoas em união e concôrdia, numa harmonia que possa ser frequente e durável, é um dos preciosos dons que Deus nos concede.
A busca constante da paz e da união, promove circunstâncias propícias ao estabelecimento do Reino de Deus em nosso meio, gerando a convivência estruturada no amor. Assim, vivendo em união fraterna, no respeito e na dignidade, conhecemos e participamos do verdadeiro caminho que conduz à plenitude da vida; plenitude esta, que Jesus veio ao mundo nos apresentar, restaurando-nos para Deus.
"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, por meio de Cristo, nos abençoou com todo tipo de bênçãos espirituais do céu." ( Ef. 1, 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição - 2006) - Edição Estudo - pág. 1387 e 2804.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Neste Natal...

"Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e revelação que vos faça conhecê-lo." ( Ef. 1, 17 ).
A revelação Divina na nossa vida será possível, mediante a ação do Espírito Santo de Deus. O Senhor se revela aos simples e humildes de coração, pois encontra neles os requisitos necessários de sensibilidade e disposição, para amar e servir a Deus na humildade e na pureza, assim como as crianças.
"E vos ilumine os olhos da mente, para apreciardes a esperança a que vos chama." ( Ef. 1, 18 ).
A compreensão da Sabedoria Divina, abre-nos as comportas da esperança infindável, pois provêm
de Deus, verdadeira e eterna fonte da vida.
" Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho decida revelá-lo." ( Lc 10, 22 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 2806 e 2491.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O que o Natal representa para nós?

"-Não temas, Maria, pois gozas o favor de Deus. - Vê: Conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás Jesus". ( Lc 1, 30b - 31 ).
Façamos uma pausa na correrria, na preocupação da aquisição de presentes. Será que em algum momento paramos para meditarmos sobre o verdadeiro significado do Natal? Este significado não se resume em presentes, ceias e festas. É um significado que supera toda e qualquer expectativa, que se possa imaginar.
O Natal é o aniversário de nascimento, do próprio Filho de Deus, que veio ao mundo para que tenhamos a verdadeira vida e vida em plenitude.
" Ele será grande, levará o título de Filho do Altíssimo". ( Lc 1, 32a ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2452.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Na esperança do Natal !

" Porque o espírito do Senhor enche a terra, e, como dá consistência ao universo, não ignora nenhum som." ( Sb 1, 7 ).
Como é maravilhoso parar por alguns instantes e desfrutar a presença da vida em todos os segmentos que os nossos sentidos possam alcançar.
Utilizar a visão para perceber o esplendor da existência, regendo a sinfonia das cores, formas, sons, da diversidade que habita o nosso planeta e o Universo.
O Espírito de Deus, rege e governa a tudo e a todos. A Sua ciência está presente em toda a espécie habitada pelo dom da vida; o maior e incomparável bem, atribuído pelo Senhor às Suas criaturas.
Assim, na posse desse conhecimento, procuremos edificar a nossa existência em Deus, vivendo na presença do Seu Santo Espírito; abrindo o coração à Jesus, que nos conduz pelos caminhos do amor, da reconciliação, da restauração e da renovação da nossa vida. A cada Natal, renova-se a esperança de um mundo mais humano, onde o amor possa imperar estabelecendo-se o Reino de Deus, no qual reina a paz e a justiça.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1526.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Natal 2010 - Povos e nações, glorificai o Senhor!

"Louvai ao Senhor, todas as nações, aclamai-o, todos os povos, porque a lealdade do Senhor pode mais que nós, e a fidelidade do Senhor é perpétua." ( Sl 117 (116), 1 - 2).
O Senhor, age no louvor; ao glorificarmos, dando glórias à Deus com sinceridade de coração, alcançamos a torrente de misericórdia que jorra incensantemente do Coração de Jesus, que transborda do amor incondicional.
O Senhor, Criador do Universo e de tudo o que existe, deve ser proclamado por todos os povos e nações. À medida que nos reconhecemos necessitados da graça Divina, poderemos contar com a lealdade e a fidelidade do Senhor, que se estende por todas as gerações.
Que nunca nos afastemos, nem ignoremos a existência de Deus. Nesta época propícia à preparação para o Natal, não a desperdicemos em banalidades, focando nossa atenção nas coisas materiais, que nos satisfarão apenas momentaneamente. Procuremos com sinceridade preparar o nosso coração para acolher Jesus, aperfeiçoando-nos cada vez mais nas nossas atitudes, direcionando nossa vida pelos caminhos que Jesus nos aponta.
" E de novo: Louvai ao Senhor todas as gentes, que todos os povos o exaltem." ( Rm 15, 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1362 e 2732.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Jesus, o Filho amado de Deus!

"Veio uma nuvem e lhes fez sombra, e da nuvem saiu uma voz: - Este é o meu Filho querido. Escutai-o". ( Mc 9, 7 ).
Nesta citação bíblica, podemos verificar a indicação de Deus, para que escutemos as palavras de Jesus e identifiquemos a mensagem que Ele nos transmite através dos Seus ensinamentos.
Jesus é o Filho amado de Deus, Ele nos apresenta a fisionomia do Pai, revela-nos traços do Senhor, através do seu modo de ser e de agir, ensinando-nos a grandeza e a infinita potência do Amor em toda a sua plenitude, acompanhado sempre da atitude que expressa o perdão que renova as chances, possibilitando uma conversão que leva à uma vida nova, restaurada em Jesus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2419.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O fruto é conforme a árvore.

"Não há árvore sadia que dê fruto podre, nem árvore podre que dê fruto sadio. Pelos frutos distinguis cada árvore." ( Lc 6, 43 - 44 ).
Através do conteúdo destas frases, pode-se retratar o jeito de ser de uma pessoa, assim como, através do seu procedimento e atitudes.
Quando o interior está repleto de bons pensamentos e boas intenções, automaticamente elas se refletem na maneira de proceder. As obras boas, praticadas verdadeiramente, enaltecem o amor e promovem sentimentos de paz, alegria e concôrdia. São como a luz a brilhar nas trevas, ampliando a claridade e afastando o denso véu da escuridão.
"O homem bom tira coisas boas de seu bom tesouro interior; o mau tira o mal de seu mau tesouro. A boca fala do que está cheio o coração. ( Lc 6, 45 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus- Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2473 e 2474.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Consciência tranquila.

"Feliz o homem a quem suas próprias palavras não afligem e não tem de sofrer remorso." (Eclo 14, 1 ).
Feliz aquele que desconhece o remorso, a angústia da consciência por alguma culpa. Usufrui da paz e da tranquilidade, sua consciência não se volta contra ele, não o desaprova.
A esperança é a sua fiel companheira, renovando-lhe as forças e impulsionando-o para frente, para um horizonte imerso em tranquilidade, envolto em paz, refletindo uma expectativa otimista.
"Feliz o homem a quem a consciência não reprova, e que não perdeu a esperança." ( Eclo 14, 2 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1602.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Viver com moderação.

"Segundo tua capacidade, responde a teu próximo e sê íntimo dos sábios; partilha teus pensamentos com o prudente e teus segredos com os entendidos." ( Eclo 9, 14 - 15 ).
Procuremos dedicar ao nosso próximo, conforme nossa aptidão e nossa competência, uma atenção mais dedicada. Sejamos estreitamente afeiçoados às pessoas prudentes e eruditas, de vasto saber. Saibamos partilhar pensamentos e segredos com os sensatos e cautelosos.
Que as pessoas honestas e íntegras partilhem da nossa vida, enriquecendo a nossa existência com a sua presença.
"Gente honrada partilhe teu pão, e seja teu orgulho o temor do Senhor." ( Eclo 9, 16 ).
Que o amor e o sentimento de reverência a Deus, ocupe o nosso procedimento e nos seja motivo de verdadeira satisfação.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1593.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Deus zela por nós.

"O Senhor sustenta os que vão cair e endireita os que já se curvam." ( Sl 145 (144), 14 ).
O amor de Deus por cada um de nós é infinito. Vivemos sob o Seu olhar amoroso, que nos proporciona o sustento que necessitamos. Quando fraquejamos e caímos, o Senhor nos fortalece e restaura as nossas forças.
Como um pai amoroso, Deus não esquece daqueles que se curvam na fraqueza ou se inclinam para o seguimento de caminhos errados, que consequentemente conduzem à veredas perigosas, cujo fim é o distanciamento de Deus. Mas, o Senhor é compassivo e misericordioso e conhece as nossas limitações; propicia-nos sempre o auxílio e as oportunidades para obtermos o Seu perdão e retornarmos à Sua graça.
Tenhamos sempre em mente, que nunca estamos sozinhos, principalmente nos momentos em que nos sentimos abandonados. O mundo pode nos abandonar, mas Deus jamais abandonará os amados da Sua Criação.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1403.
Comentário: Cristina Jeczalik.

O Autor da Vida.

"Eram naturalmente vãos todos os homens que ignoravam Deus, e foram incapazes de conhecer aquele que é, a apartir das coisas boas que estão à vista, e olhando suas obras não reconheceram o artífice." ( Sb 13, 1 ).
Eram vazios aqueles que não tinham conhecimento sobre a existência de Deus, e não tiveram capacidade de saber, de identificar a presença do Senhor em tudo que existe ao seu redor.
Olham e admiram a natureza, os astros, chegam até a adorá-los, mas se esquecem de reconhecer, amar e venerar, de prestar culto ao verdadeiro e único autor do Universo, de tudo o que nele existe.
Façamos um momento de reflexão para verificarmos o quanto permitimos, sentimos e aderimos à presença de Deus, o Autor da Vida, na nossa existência.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1555.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Jesus veio salvar a Humanidade.

"Eu não julgo aquele que escuta minhas palavras e não as cumpre, pois não vim julgar o mundo, mas salvá-lo." ( Jo 12, 47 ).
Jesus veio ao mundo, com a missão de salvá-lo. Veio orientar e direcionar os caminhos da Humanidade para a verdade; veio transmitir a Mensagem de Deus fazendo-O mais conhecido e restaurando o acesso do homem à Graça Divina rompida pela ação do pecado, resultado da desobediência humana.
Jesus veio, para nos ensinar o verdadeiro caminho que conduz à verdade e à vida em plenitude. Aquele que, conhecer e não aceitar os ensinamentos e as orientações Divinas, acabará se condenando, por ter recusado a Salvação em Cristo Jesus.
"Quem me despreza e não aceita minhas palavras, tem quem o julga: a palavra que eu disse o julgará no último dia." ( Jo 12, 48 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2592.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 11 de dezembro de 2010

O Espírito Santo revela as profundidades Divinas.

"Se me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei ao Pai que vos envie outro Valedor que esteja convosco sempre: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, pois permanece convosco e está em vós." ( Jo 14, 15 - 17 ).
Felizes aqueles que amam e conhecem a Deus, templos do Espírito Santo. Ele os faz compreender os desígnios Divinos e os dons que o Senhor concede no decorrer da existência.
"Portanto, nós recebemos não o Espírito do mundo, mas o Espírito de Deus que nos faz compreender os dons que Deus nos fez." ( 1 Cor. 2, 12 ).
È pela ação do Espírito Santo, que Deus nos revela , o Seu Plano de Amor e Vida Eterna.
" A nós Deus o revelou por meio do Espírito. Pois o Espírito explora tudo, inclusive as profundidades de Deus." ( 1 Cor 2, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2597 e 2741.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Felizes os que se purificam em vida.

" Felizes os que lavam suas vestes, pois terão à sua disposição a árvore da vida, e entrarão na cidade pelas portas. Ficarão fora os sodomitas, feiticeiros, fornicadores, assassinos, idólatras, os que amam a mentira." ( Ap. 22, 14 - 15 ).
Bem- aventurados aqueles que se purificam em vida, através das dificuldades, do sofrimento, que aceitos com resignação e oferecidos com amor à Deus, são um meio de lavar nossas vestes, de nos purificarmos e estarmos na Presença do Senhor, abertos à Graça Divina. Porém, aqueles que optam em viver nas práticas contrárias à lei e aos ensinamentos de Deus, ficarão de fora, não poderão adentrar à cidade pelas portas de modo digno e nem, devido à sua própria escolha e procedimento, participar da árvore da vida, da vida eterna em Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2975.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Salmo 100.

"Aclamai ao Senhor, terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
entrai em sua presença aclamando.
Sabei que o Senhor é Deus,
ele nos fez e somos seus,
seu povo e ovelhas do seu aprisco.
Entrai por suas portas com ação de graças,
em seus átrios com hinos,
dai-lhe graças, bendizei seu nome:
"O Senhor é bom, sua misericórdia é eterna,
sua fidelidade de geração em geração".
(Sl 100 (101), 1-5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1328.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Refletindo sobre os valores na vida.

"Tesouro de sabedoria são os provérbios atinados mas o pecador detesta a religião." ( Eclo 1, 25 ).
No decorrer dos tempos, muitos dos valores considerados importantes e até imprescindíveis, vem se perdendo gradativamente.
O valor da vida, o respeito, a dignidade, a honradez, a honestidade, assim como os demais valores, vem sendo negligenciados. Quando uma existência não possue alicerces sólidos, valores a serem observados e seguidos, acaba se tornando vazia, sem parâmetros a serem seguidos, sem limites tão necessários à estabilização da harmonia e do equilíbrio.
No contexto atual, existe uma grande necessidade de reaver, readquirir conceitos, quanto à sua vital importância para o prosseguimento da vida humana. Reflitamos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1577.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Austeridade.

"Não te creias sábio ao realizar teus negócios nem te glories em tempo de necessidade." ( Eclo 10, 26 ).
Para uma vida frutuosa e fecunda, é necessário um grau moderado de austeridade. Existem ocasiões, nas quais é preciso agir com mais rigor e severidade; há circunstâncias nas quais são necessários sacrifícios e penitências. Tudo isso concorre para a edificação dos alicerces, cuja solidez proporciona força e resistência, para a transposição dos momentos e da situações conflitantes e de difícil solução na nossa vida.
Podemos perceber distintamente, a importância do procedimento conveniente e apropriado nas situações vividas; de uma existência regrada, pautada numa disciplina, que auxilie a coordenar as nossas atitudes, na devida moderação e no respeito aos limites possíveis e necessários. Meditemos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1595.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Isso vos escandaliza?

"Jesus, conhecendo por dentro que os discípulos murmuravam contra ele disse-lhes: - Isso vos escandaliza? O que será quando virdes este Homem subir para onde estava antes? É o Espírito quem dá vida, e a carne para nada serve. As palavras que eu vos disse são Espírito e vida." ( Jo 6, 61 - 63 ).
O nosso corpo é constituído pelo Espírito e por uma estrutura material visível, mas tudo o que é material é finito. A carne em si, como vemos na citação bíblica acima, de nada vale, pois o Espírito é que anima o corpo, dando-lhe vida, subsistência, expressividade. É através do Espírito que temos consciência da nossa existência.
As palavras de Jesus são Espírito e vida, indicam-nos a eternidade e conduzem-nos à imortalidade, à vida em toda a sua plenitude encontrada em Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2569.
Comentário: Cristina Jeczalik.

"Aquele que É".

"Ele é o Deus vivo que permanece para sempre. Seu reino não será destruído, seu império dura até o fim. Ele salva e livra, faz sinais e prodígios no céu e na terra." ( Dn 6, 27b - 28a ).
O Senhor, Deus do Universo, reina e permanece para sempre. Todos os povos e nações se encontram sob o Seu poder e direção.
Ele opera maravilhas, milagres, mas muitas vezes passam desapercebidos aos nossos sentidos, pois estamos na maioria das vezes, mais voltados para aquilo que é material, visível e imediato.
Precisamos ter consciência, de que tudo o que existe no universo, no mundo, nações e povos pertencem ao verdadeiro Senhor e Criador, que tudo e todos estão sob a Sua Graça e o Seu Poder.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2147 e 1298.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Prosperemos com otimismo, realizando o bem.

"O ânimo generoso prospera, o que rega também ser regado." ( Pr 11, 25 ).
O ânimo, estado de espírito, de entusiasmo, de quem perdoa com facilidade, é fértil na partilha e bondoso para com o seu próximo, progride e floresce em boas obras.
Aquele que assim age, usufrui dos benefícios provenientes dos seus atos, passa a ser uma presença positiva, edificante e cativante em seu meio, conquistando a simpatia e o respeito; é uma pessoa centrada nos bons valores, propagadora de gestos e ações que promovem a paz e a justiça.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág. 1439.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O amor verdadeiro e eterno.

"Estou convencido de que nem vida, nem anjos nem potestades, nem presente nem futuro, nem poderes nem altura nem profundidade, nem criatura alguma nos poderá separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus Senhor nosso." ( Rm 8, 38 -39 ).
Na vida, assim como no mundo, estamos sujeitos à separações, resultantes de discórdias, desentendimentos, desencantos e desencontros; mas, ninguem jamais poderá nos separar do amor de Deus.
O amor Divino tudo supera, não conhece barreiras nem limites, nenhum poder pode se sobrepor à ele e nenhuma criatura pode nos separar do amor de Deus. Este amor, puro e verdadeiro, vence as barreiras da morte, proporcionando vida e vida em plenitude.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2722.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Para refletir...

"Compreendi que tudo o que Deus fez durará sempre: não se pode acrescentar nem tirar. Porque Deus exige que o respeitem." ( Ecl 3, 14 ).
Como é do nosso conhecimento, nada podemos acrescentar nem tirar, daquilo que Deus projetou para nós, para a Sua Criação. Tudo é perfeitamente sincronizado, visando o bem e o perfeito e equilibrado funcionamento. Pelas tentativas em alterar a natureza, o ser humano conseguiu desequilibrar, desestabilizar as funções do sistema ecológico.
É necessário que haja respeito à Deus, assim como, à Sua Criação da qual todos somos parte. Reflitamos...
"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, o único que faz maravilhas! Bendito para sempre seu nome glorioso, e que sua glória encha a terra! Amém! Amém!" ( Sl 72 (71), 18 - 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1493 e 1274.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Caminhemos, orientados pela luz.

"Jesus lhes disse: - Ainda vos resta um breve tempo de luz. Enquanto tendes luz, caminhai para que as trevas não vos surpreendam. Quem caminha às escuras não sabe para onde vai." ( Jo 12, 35 ).
Somos felizes por estarmos conectados com a luz de Deus, através dos ensinamentos e orientações contidos nas Sagradas Escrituras.
Caminhemos, orientados e iluminados por esta luz, para não caírmos nas trevas do pecado, na trilha do mau caminho, cujos apelos se apresentam tão tentadores e eloquentes no mundo. Vivamos alertas, para não sermos surpreendidos por caminhos obscuros e incertos, nos quais, sem a luz da Sabedoria Divina, só nos restará caminhar de modo errante.
"Enquanto tendes luz, crede na luz, para ficardes iluminados." ( Jo 12, 36 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2591 e 2592.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O clamor.

"Chegue meu clamor à tua presença, Senhor, instruí-me com tua palavra." ( 119 (118), 169 ).
Que o nosso brado, nosso pedido chegue à presença de Deus; peçamos, para que o Senhor nos ensine através da Sua Palavra de vida e santidade; para que possamos conhecer a Sabedoria Divina e progredir significativamente no conhecimento do seu teor, do conteúdo dos seus preceitos, dos seus ensinamentos.
Que a Sabedoria Divina nos cative, maravilhando os nossos corações e enriquecendo as nossas mentes com a verdade.
Possamos discernir sabiamente, distinguindo aquilo que se refere à Sabedoria de Deus e à sabedoria humana, que provêm do mundo. Sejamos capazes de relevar ao segundo plano e até descartar do nosso procedimento, aquilo que não provêm da Vontade de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1375.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 28 de novembro de 2010

A súplica na fé.

"Mas eu, minha súplica vai a ti Senhor, no momento propício. Por tua grande lealdade responde-me, Deus com tua fidelidade salvadora." ( Sl 69 (68), 14 ).
Quando nos colocamos na presença de Deus, pedindo com sinceridade, humildade e insistência, aquilo que necessitamos, podemos ter a certeza de que no momento oportuno obteremos a resposta do Senhor.
O importante, é sabermos esperar com paciência e determinação, na convicção, na segurança de que seremos atendidos. A fé é um fator indispensável para prosseguirmos adiante, no seguimento da vida. Através da crença, nossas forças e ânimo se renovam e nos tornamos capazes de ultrapassar as dificuldades do nosso cotidiano.
Aquele que tem fé, que acredita na Providência Divina, não esbanja suas energias em preocupações, nem se desgasta com possíveis probabilidades; aguarda pois, na fidelidade salvadora de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1267.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 27 de novembro de 2010

A oração, sustento da alma.

"Perseverai na oração, vigiando nela e dando graças." ( Cl 4, 2 ).
Nossa perseverança na oração, contato mais íntimo com Deus, nos possibilita condições propícias à aquisição de estágios mais elevados, assim como, a superação, chegando ao estado de santidade.
A oração é o nosso sustento espiritual, nos fortalece e nos torna capazes na ascensão contínua e progressiva na nossa evolução, na caminhada para Deus.
A vigilância sempre acompanhando a oração, num estado de alerta, nos livra das situações comprometedoras, que podem nos ocasionar efeitos indesejáveis resultando em pecado. Dando graças à Deus, estaremos exteriorizando, manifestando ao Senhor, o nosso louvor, agradecimento pela graça Divina que nos acompanha.
"Também por mim, para que quando eu abrir a boca me seja concedido o dom da palavra e possa expor livremente o segredo da boa notícia." ( Ef 6, 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição estudo - pág. 2832 e 2814.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Reflexão pessoal.

"Pois chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, seguindo suas paixões, se rodearão de mestres que lhes afaguem os ouvidos." ( 2 Tm 4, 3 ).
Navegando nas ondas das suas paixões, acolherão apenas aquilo que lhes agrada. Centrados em fábulas, embaladas pelas ilusões que lhes parecerão agradáveis, de cunho imaginário, despertarão fantasias, afastando-se da verdade e dando preferência às mentiras fantasiosas e enganosas, desprezando o tesouro real e verdadeiro.
"Não dando ouvidos à verdade, se voltarão para as fábulas." ( 2 Tm 4, 4 ).
Assim, caminharão no sentido inverso à verdadeira felicidade e à Salvação que Jesus conquistou, para aqueles que amam e honram a Deus, o Criador e Senhor supremo e absoluto.
"Mas prestarão contas àquele que está prestes a julgar vivos e mortos." ( 1 Pd 4, 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2863 e 2911.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Oportunidade para se renovar.

"Buscai o Senhor enquanto se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto; que o perverso abandone seu caminho, e o criminoso seus planos; que volte ao Senhor, e ele terá piedade; ao nosso Deus, que é rico em perdão." ( Is 55, 6 - 7 ).
As oportunidades e ocasiões com as quais deparamos na nossa vida, visando o nosso bem, precisam ser apreciadas de modo sério e responsável pois seu objetivo é restaurar, renovar as nossas chances para sermos pessoas melhores, possibilitando-nos uma fase mais propícia para o nosso crescimento espiritual e pessoal.
Buscando verdadeiramente a Deus, corrigindo as falhas e os nossos erros, contaremos com o perdão e a misericórdia Divina.
"Meus planos não são vossos planos, vossos caminhos não são meus caminhos.- Oráculo do Senhor." ( Is 55,8).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A atenção nos é necessária.

"Guardai-vos dos falsos profetas, que se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, e por dentro são lobos ferozes." ( Mt 7, 15 ).
Estejamos atentos, não nos deixemos enganar por falsidades que disfarçadas de coisas boas, tendem a nos confundir e ludibriar, arrastando-nos ao engano e afastando-nos do verdadeiro caminho que conduz à Deus.
" E dizem aos videntes: não profetizeis sinceramente; dizei-nos coisas lisonjeiras, profetizai-nos ilusões; afastai-vos do caminho, retirai-vos da estrada, deixai de nos pôr diante do Santo de Israel." ( Is 30, 10 - 11 ).
Ainda assim, há quem prefira acreditar em ilusões e mentiras, que inicialmente podem parecer mais agradáveis e sedutoras, mas que afastam do caminho da verdade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2332 e 1750.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O caminho que abre os caminhos.

"Deus meu, teu caminho é santo. Qual Deus é grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que realiza maravilhas, e mostraste aos povos teu poder." ( Sl 77(76), 14 - 15 ).
O Senhor nosso Deus, realizou e realiza prodígios em favor daqueles que O amam e honram o Seu Santo Nome.
O caminho do Senhor é santo, Ele age com fidelidade, justiça, misericórdia, lealdade e amor. Vivendo estes valores no nosso cotidiano, estaremos abrindo um novo caminho, para uma vida nova, para o Reino de Deus em nosso meio; mas, é necessária a nossa adesão e determinação na edificação concreta destes valores, que fundamentam no mundo o santo caminho que conduz para Deus .
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1284.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A imponência.

"Por que se ensoberbece o pó e cinzas, se ainda em vida suas entranhas apodrecem?" ( Eclo 10, 9 ).
Quantas vezes, o ser humano deixa-se conduzir pela imponência, adquirindo a arrogância e a altivez.
Começa a permitir no seu ego, mergulhado na grandiosidade, um grau de majestade, que o afasta da humildade, sem a qual não consegue perceber e aceitar a realidade que se descortina à sua frente.
Envolto pela imponência, relega ao segundo plano a sobriedade, fator tão importante para uma vida comedida, moderada e equilibrada. Assim, torna-se necessário atenuar, tornar menos intensas as expectativas, sabendo que para tudo existe o tempo certo e a medida correta.
Dando preferência à simplicidade de coração e à humildade, estaremos nos distanciando das qualidades negativas, cuja finalidade não é condicente com os bons resultados aguardados.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1594.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 21 de novembro de 2010

Língua dissimulada, causa desordem.

"Vento noroeste traz chuva, língua dissimulada, semblantes irados." ( Pr 25, 23 ).
Uma pessoa cuja língua profere palavras de modo fingido, encoberto, tende a provocar fisionomias iradas. Tira a boa fama, calunia o seu próximo, causa desordem, confusão, promovendo a intranquilidade.
Uma língua falsa, confunde o espírito, desnortea o ser humano, perturbando-lhe a calma e tirando-lhe a tranquilidade. Para manter a paz e a estabilidade no convívio com os demais, é necessário desenvoler a aptidão, a tendência de proferir palavras verdadeiras, sinceras e sem cunho de maldade.
Torna-se fundamental portanto, uma auto-lapidação, um auto-aprimoramento pessoal, visando sanar os próprios defeitos, aplainando o comportamento através dos ensinamentos Divinos, que conduzem ao crescimento interior e ao auto-conhecimento, promovendo-nos à aquisição do necessário para estarmos à caminho da plenitude.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1472.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 20 de novembro de 2010

Cumpre teu dever e persevera no Senhor.

"Filho meu, cumpre teu dever, tua tarefa: não admires os malfeitores, espera no Senhor e aguarda sua luz." ( Eclo 11, 20 - 21 ).
No cotidiano temos a incumbência de exercer nossas tarefas, nossas obrigações, da melhor maneira possível, fazendo o nosso melhor, para que sejam bem elaboradas.
O empenho da nossa vida neste sentido, dignificará o nosso procedimento, direcionando-nos à graça proveniente de Deus, para a nossa vida.
Nossa admiração, nosso apreço não deve ser direcionado às práticas dos perversos, que pensam progredir através das suas más obras, sem se preocupar com o seu próximo. A nossa espera deve ser no Senhor, nosso Deus, aguardando a Sua luz e a Sua justiça. Ele é fiel e verdadeiro e cumpre as Suas promessas.
Para nossa reflexão: Procuramos realizar nossas tarefas da melhor maneira possível? Colocamos nossa vida e esperança em Deus, na Sua Providência?...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1597.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Não julgues pela aparência.

"Não louves um homem por sua beleza nem o desprezes por sua feiúra: a abelha é a menor entre os que voam, mas sua colheita é a mais seleta." ( Eclo 11, 2 - 3 ).
Esta citação bíblica nos faz refletir e valorizar o interior humano, não o seu exterior. Não podemos nos ater, nos limitar, somente à aparência física de uma pessoa. Nem tudo o que é belo, é sinônimo de bom. Muitas vezes, os melhores valores estão contidos em aparências nem sempre belas e agradáveis.
O verdadeiro tesouro se encontra no íntimo, no interior do ser humano. Ali estão contidos os valores, a dignidade, a honestidade e a honradez, assim como, podem estar contidos também valores contrários.
O modo de ser de uma pessoa, contido no seu interior, pode se ocultar através de uma falsa aparência exterior.
Portanto, não podemos ter uma idéia exata sobre uma pessoa, baseando-se apenas na observação da sua aparência exterior. Reflitamos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1596.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Não feches o seu coração.

"Quando estás farto, lembra-te da fome, e quando fores rico, da pobreza e indigência; da noite à manhã muda a situação: diante do Senhor, tudo passa depressa." ( Eclo 18, 25 - 26 ).
Quando a vida nos possibilita melhores condições, não devemos nunca nos esquecer dos momentos de dificuldades que o nosso próximo pode estar atravessando. Que o nosso coração possa estar sempre aberto, às necessidades alheias, procurando auxiliar da melhor forma possível. Muitas são as maneiras de se ajudar: através da atenção, das palavras de ânimo e incentivo, um abraço, um sorriso ou simplesmente a nossa companhia.
Precisamos estar conscientes que a nossa situação na vida não é estável, nem definitiva; está sujeita a mudanças, muitas vezes inesperadas. Se hoje estamos bem, saciados e contentes, agradeçamos a Deus, sejamos gratos à Sua bondade e misericórdia para conosco.
Sejamos sábios e vivamos previnidos para não caírmos nas tentações do pecado e procuremos sempre agir na prática do bem.
"Um homem sábio sempre está previnido; quando o pecado tenta, ele se abstém de agir mal." ( Eclo 18, 27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1613.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Peçamos com confiança e receberemos.

"Dirigimo-nos a Deus com a confiança de que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos escutará." ( 1 Jo 5, 14 ).
A citação bíblica acima, nos recorda a maneira correta de pedir algo para o Senhor. O fator importantíssimo e fundamental de que necessitamos é a nossa confiança em Deus.
Precisamos estar cientes de que os nossos pedidos estejam de acordo, em coerência com a vontade Divina, pois nem sempre pedimos e desejamos o que nos é realmente imprescindível.
O Senhor na Sua infinita sabedoria, sabe exatamente o que nos é necessário para o nosso bem e a nossa felicidade.
"Pedi e vos darão, buscai e encontrareis, batei e vos abrirão; pois quem pede recebe, quem busca encontra, a quem bate lhe abrem." ( Mt 7, 7 - 8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2932 e 2332.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Na medida certa.

"Nenhuma prova sobre-humana vos atingiu. Deus é fiel, e não permitirá que sejais provados acima se vossas forças. Com a prova vos abrirá uma saída, para que possais suportá-la." ( 1 Cor 10, 13 ).
Quando se apresentarem as dificuldades, aparentando serem intransponíveis, saibamos que Deus jamais permitirá que sejamos provados, além das nossas forças.
O Senhor caminha conosco e nos fortalece, na medida necessária, para podermos ultrapassar os momentos difíceis. Cada situação vencida, torna-nos mais fortes e resistentes. Assim, com a graça do Senhor, vencemos os obstáculos, que são comuns a todos, sem excessão.
A fé, a confiança e a esperança depositada em Deus, é fundamental e decisiva na nossa vida; estrutura, abre e aplaina os nossos caminhos e nos conduz rumo à solução da qual necessitamos.
"Confia no Senhor, pois ele te ajudará; espera nele, e te aplainará o caminho." ( Eclo 2, 6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2753.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O amor, laço da perfeição.

"Portanto, como eleitos de Deus, consagrados e amados, revesti-vos de compaixão entrenhável, amabilidade, humildade, modéstia, paciência; suportai-vos mutuamente; perdoai-vos, se alguém tem queixa do outro; como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós." ( Cl 3, 12 - 13).
Como povo de Deus, necessitamos ter um coração sensível às necessidades do nosso próximo, agindo com amabilidade e tolerância. Fazer do perdão, uma prática constante, pois nos colocamos frequentemente na presença do Senhor, suplicando o Seu perdão. Aquele que sabe amar, perdoa; o perdão é decorrente do amor.
"O amor jamais acabará." ( 1 Cor 13, 8a ).
Jesus retrata plenamente o amor em Si, no decorrer da Sua vida e com Deus Pai e Deus Espírito Santo, no amor, forma a Unidade Trina.
" E acima de tudo, o amor, que é o laço da perfeição. Tudo o que fizerdes com palavras ou obras, fazei-o invocando o Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele." ( Cl 3, 14. 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2831 e 2832.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Sob a luz e proteção Divina.

"Confia no Senhor e faze o bem, habita uma terra e cultiva a fidelidade; seja o Senhor a tua delícia, e ele te dará o que o teu coração pede." ( Sl 37 (36), 3 - 4 ).
Viver fazendo o bem, confiando em Deus e Lhe sendo fiel, estaremos sobre a Sua Divina proteção. Quando necessitarmos de auxílio e suplicarmos ao Senhor seremos atendidos, conforme as nossas precisões, se o nosso pedido for realmente justo e necessário.
Deus sabe exatamente o que nós precisamos e propicia as condições adequadas para a realização do que for melhor para nós. Mas, nem sempre compreendemos os Seus desígnios e muitas vezes até nos revoltamos, achando que não somos ouvidos nem atendidos.
Examinemos pois, o nosso modo de proceder e através da fé e confiança no Senhor, encontraremos certamente as soluções corretas e apropriadas às nossas necessidades.
"Ele será tua delícia e levantarás para ele teu rosto; quando suplicares ele te escutará, e tu cumprirás os teus votos; o que decidires se fará, e a luz brilhará em teus caminhos." ( Jó 22, 26 - 28 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1208 e 1104.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 13 de novembro de 2010

Recomenda teus caminhos à Deus.

"Recomenda teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele agirá." ( Sl 37 (36), 5 ).
Quando nos propomos a fazer nossas tarefas e nos colocamos sob a orientação e proteção Divinas, contamos com a bênção do Senhor que coroará de êxito as nossas iniciativas.
É necessário ter a consciência de que tudo procede de Deus: a sabedoria, a força, o entendimento, as condições que possuímos, para ultrapassarmos e vencermos os desafios que a vida nos apresenta.
Quando entregamos nosso caminho à Deus com confiança e nos desapegamos dos ítens supérfluos, abrimos espaço ao que é realmente prioritário para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, no campo físico e espiritual.
"Confia ao Senhor tuas tarefas, e te sairão bem teus planos." ( Pr 16, 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1209 e 1449.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Deus, Criador do Universo.

"O mesmo Deus, que mandou a luz brilhar na treva, iluminou as vossas mentes, para que brilhe no rosto de Cristo a manifestação da glória de Deus." ( 2 Cor 4, 6 ).
Deus, Criador do Universo e nosso, revela-nos a Sua Presença Divina na pessoa de Jesus Cristo; assim como, a manifestação da Sua glória. Portanto, conhecendo a Jesus, Seu amado Filho, conhecemos o próprio Deus vivo e verdadeiro.
O amor Divino, vivido e transmitido por Jesus, assim como, os Seus ensinamentos, afastam e aniquilam as trevas do pecado que tentam se instalar na nossa mente.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2774.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Entre a razão e o instinto.

"Graças a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso! Em resumo, com a razão eu sirvo à lei de Deus, com o instinto à lei do pecado." ( Rm 7, 25 ).
O ser humano é constituído pela razão, que faz com que tenha a oportunidade de pensar, analisar, obter o discernimento necessário e tomar as decisões que julgar cabíveis .
Outra parte é constituída pelo instinto, que contrário ao racional, age sob o impulso natural, uma tendência inata ao ser humano. Esta tendência muitas vezes se opõe à razão, no que se refere ao procedimento. Assim, através da razão escolhemos o que nos agrada a mente; através do instinto, tomamos muitas vezes decisões irrefletidas, em desacordo com o lógico e o racional.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2719.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Somos amados por Deus.

"O Senhor é bom para com todos, ele se compadece de todas as suas criaturas." ( Sl 145(144), 9 ).
Deus nos ama, podemos contar sempre com a Sua bondade e misericórdia. O Senhor nos criou por e com amor. Diante Da Sua Presença Divina, todos sem exceção, possuem valor incalculável e inestimável.
Somos singulares, lapidados por Deus no decorrer da nossa existência. Por isso, devemos ao Senhor toda honra e toda glória em todos os tempos, infinitamente.
"Amas todos os seres, e não detestas nada do que fizeste; se tivesses odiado algma coisa, não a terias criado." ( Sb 11, 24 ).
Se, no decorrer da nossa vida forem surgindo dificuldades e obstáculos, concorrerão para o nosso crescimento e fortalecimento pessoal; após cada desafio que vencemos, cada dificuldade que transpomos, nos tornamos mais fortes e resistentes.
Tenhamos esta certeza: em cada situação difícil que o Senhor nos permite atravessar, não estamos sozinhos. Ele nos acompanha e nos propicia as condições necessárias para sermos vitoriosos.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1403 e 1552.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Felizes somos porque Deus está conosco!

"Feliz o homem a quem tu educas Senhor, a quem tu ensinas tua lei." ( Sl 94(93), 12 ).
Felizes aqueles que abrem o coração à vontade do Senhor e colocam em prática a Sua Palavra; aqueles que vão conhecedo a Lei Divina no decorrer da sua vida e procuram assimilá-la, aceitando as suas orientações e vivendo de acordo com elas.
"Se o Senhor não me tivesse auxiliado, minha vida já estaria no silêncio." ( Sl 94(93), 17 ).
Felizes aqueles, que contam com o auxílio do Senhor nas suas precisões e dificuldades, que caminham na certeza de não estarem sozinhos, que contam com a lealdade e o sustento de Deus.
"Quando parece que meu pé tropeça, tua lealdade, Senhor, me sustenta; e ainda que se multipliquem minhas preocupações, teus consolos alegram meu ânimo." ( Sl 94(93), 18 - 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1321.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O convite de Jesus.

"Jesus lhes disse: - Vinde comigo e vos farei pescadores de homens." ( Mc 1, 17 ).
Jesus nos convida também hoje, a sermos pescadores de homens, a levarmos a Sua mensagem de paz e amor aos corações atribulados, às pessoas cuja vida repercute sofrimento, aos que trilham ainda por caminhos tortuosos, mas interiormente, estão em busca da fonte da verdadeira luz.
O Senhor conta conosco nesta missão de resgate dos Seus filhos amados, ainda que dispersos pelo mundo.
A Boa Nova do Evangelho da Salvação, precisa ser anunciada a cada coração, para que todos tenham acesso à Verdade, ao Plano Salvífico de Deus realizado através de Jesus Cristo.
Reflitamos mais profundamente, sobre o convite nominal de Jesus para cada um de nós; sermos instrumentos do verdadeiro amor, refletindo para todos a luz que vêm de Deus , principalmente para aqueles que conosco convivem.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2395.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 7 de novembro de 2010

Salmo 136 (135).

"Dai graças ao Senhor porque é bom,
porque é eterna sua misericórdia.
Dai graças ao Deus dos deuses,
porque é eterna sua misericórdia.
Dai graças ao Senhor dos senhores,
porque é eterna sua misericórdia."
( Sl 136 (135),1 -3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus -Luis Alonso Schokel- (2ª edição-2006)- Edição Estudo - pág.1389 e 1390.

Em Deus está a nossa fortaleza.

"Portanto, não nos acovardamos: se nosso exterior vai se desfazendo, nosso interior vai se renovando dia após dia." ( 2 Cor 4, 16 ).
Não devemos nos deixar abater demasiadamente pelas dificuldades que se apresentam na vida, pelas doenças, dores e consequente desânimo decorrente dessa situação.
Precisamos ter em mente, abrirmo-nos à renovação e ao fortalecimento que provêm de Deus. Sempre que fraquejamos, nos deixamos levar pela nossa fragilidade física e emocional, encontramos em Deus toda a fortaleza que precisamos, para podermos caminhar satisfatoriamente no nosso desempenho na jornada da vida.
"A nós que temos o olhar fixo no invisível e não no visível, a leve tribulação presente nos produz uma carga incalculável de glória. Pois o visível é transitório, o invisível é eterno." ( 2 Cor 4, 17 - 18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2775.
Comentário: Cristina Jeczalik.

A glória do Senhor sobre o povo.

"Pela entranhável misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto um amanhecer que ilumina os que habitam em trevas e em sombras de morte, que encaminha nossos passos por um caminho de paz." ( Lc 1, 78 - 79 ).
Pela Sua Misericórdia, Deus nos envia a esperança da vida, a luz e a paz, resgatando todos aqueles que estão envoltos em pecado, caminhando ruma à distância permanente do Senhor, ao estado de morte.
A glória de Deus, brilha sobre o seu povo, sobre aqueles que vivem e colocam em prática a Palavra e a Vontade Divina no seu cotidiano; desviando-se das armadilhas sutis e enganadoras do inimigo, que conduzem ao pecado, concorrendo para desviar as pessoas da Graça de Deus, afastando-as da Sua Divina Presença.
"Levanta-te, brilha, pois chega tua luz; a glória do Senhor amanhece sobre ti." ( Is 60, 1 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2456 e 1823.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 6 de novembro de 2010

O que buscamos na nossa vida?

"Pois o salário do pecado é a morte; o dom de Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso, é vida eterna." ( Rm 6, 23 ).
Deus nos concede em Jesus Cristo, o dom da Vida Eterna, a maior prova de amor que nos é ofertada pelo Senhor; o nosso direito à eternidade, conquistado por Jesus, através da Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Mas, o ser humano muitas vezes tem preferido deixar se conduzir pelo seu instinto, e aderindo voluntariamente à transgressão da Lei de Deus, conquista o salário do pecado, o afastamento progressivo, senão definitivo, de Deus, da Vida Eterna.
Meditemos pois com atenção: Como temos conduzido a nossa vida? Temos buscado a Deus ou dado preferência ao salário do pecado? Deixamo-nos conduzir pela inspiração do Espírito Santo de Deus, ou pelo nosso instinto?...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2717.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Valorizando as pessoas idosas e a sua sabedoria.

"Não desprezes as histórias dos anciãos que eles escutaram de seus pais; porque deles receberás prudência, para saberes responder quando for necessário." ( Eclo 8, 9 ).
Nesta reflexão, meditaremos sobre a importância e o valor das pessoas mais avançadas na idade. Elas trazem uma bagagem repleta de conhecimentos e informações que adquiriram no decorrer da vida.
Por isso, as suas orientações e sugestões precisam ser acolhidas e respeitadas. Se soubermos acatá-las devidamente, nos enriqueceremos em sabedoria.
A valorização e o respeito aos mais idosos não pode jamais estar em desuso. Saibamos usufruir para o nosso crescimento pessoal e intelectual, dos múltiplos frutos oferecidos pelas experiências mais vividas.
"Segundo tua capacidade, responde a teu próximo e sê íntimo dos sábios; partilha teus pensamentos com o prudente e teus segredos com os entendidos." ( Eclo 9, 14 - 15 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1591 e 1593.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma falha estraga todo o acerto.

"Uma só falha estraga muitos bens." ( Ecl 9, 18b ).
Refletiremos a seguir, a respeito da citação acima. Acredito, que a maioria das pessoas já passou por esta experiência, na qual se esmerou na prática das boas ações, conforme nos apresentam os ensinamentos Divinos. Procurando regular sua conduta, seu comportamento, baseando-se num procedimento justo, alicerçado na verdade.
Mas em algum momento, por qualquer descuido ou possível deslize, por qualquer falha no comportamento apresentada, é levada em conta a ampliação da sua importância no sentido negativo, em tal grau que é capaz de reduzir, de anular todo o bem praticado até então, na opinião e no julgamento das outras pessoas.
Portanto, o bem praticado sempre, pode aos olhos humanos cair por terra, devido a uma só falha cometida consciente ou inconscientemente. A compreensão e o perdão se fazem necessários...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1502.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Confia no Senhor!

"Confia no Senhor e faze o bem,
habita uma terra e cultiva a fidelidade;
seja o Senhor a tua delícia,
e ele te dará o que o teu coração pede.
ecomenda teu caminho ao Senhor,
confia nele, e ele agirá:
fará sair a tua justiça como a aurora,
teu direito como o meio-dia."
( Sl 37 (36), 3 - 6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1208 e 1209.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A filial expectativa.

"Vede que grande amor o Pai nos mostrou: sermos chamados filhos de Deus e o somos. Por isso o mundo não nos reconhece, porque não o reconhece." ( 1Jo 3, 1 ).
Somos felizes por sermos chamados filhos de Deus, porque o somos; podemos perceber o imenso amor que o Senhor nos dedica como nosso Pai e nosso Criador.
Mas, infelizmente o mundo não o reconhece, não aceitando os Seus preceitos, ignora a Sua verdadeira Soberania e poder. Da mesma forma, os filhos de Deus encontram barreiras e dificuldades e não são reconhecidos pelo mundo, que diverge do seu modo de ser e agir. Possuímos as primícias do Espírito e como a Humanidade, esperamos como filhos de Deus, a ação de resgate por parte do Senhor, nosso Pai e Criador, a quem pertencemos e aguardamos.
"E não somente ela; também nós que possuímos as primícias do Espírito, gememos por dento aguardando a condição filial, o resgate de nosso corpo." ( Rm 8, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2928 e 2721.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Na unção do Espírito Santo.

"Quem é o mentiroso a não ser que nega que Jesus é o Messias? O Anticristo é este: quem nega o Pai e o Filho." ( 1Jo 2, 22 ).
Aquele que nega a Deus, negando que Jesus é o Messias, não pertence a Deus. Não possue a unção do Espírito Santo pois se recusa a acreditar em Deus.
Ao que recebe a unção do Espírito Santo, é um conhecedor, pois possue a experiência, a sabedoria que lhe é inspirada pelo Espírito.
"Vós recebestes do Espírito a unção, e todos sois expertos." ( 1Jo 2, 20 ).
Aquela que é conduzido pelo Espírito Santo de Deus, recebe a sabedoria Divina e não necessita ser ensinado pois através da unção é instruído sobre tudo e conserva estas instruções.
"Vós conservais a unção que recebestes dele, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; pois a unção dele, que é verdadeira e infalível, vos instruirá a respeito de tudo. Aquilo que vos ensinar, conservai-o." ( 1Jo 2, 27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág 2927.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Os sinais dos tempos.

"- Observai a figueira e as outras árvores: Quando soltam brotos, sabeis com certeza que o verão está próximo. Assim vós, quando vires acontecer isso, sabei que se aproxima o reinado de Deus." (Lc 21, 29b-31).
Os sinais dos tempos, nos alertam para uma reflexão mais profunda a respeito do nosso procedimento, sobre a nossa vida. É o momento de avaliarmos, de examinarmos a nossa consciência em relação aos nossos atos e decisões.
O reino de Deus já se encontra entre nós quando vivemos no amor, na justiça e na verdade; quando nos preocupamos com o nosso próximo sinceramente sem interêsse próprio; quando abolimos a mentira para vivermos a verdade; quando abrimos o nosso coração para Deus, acolhendo a Sua Vontade na nossa existência.
" Assim vós, quando virdes acontecer isso, sabei que se aproxima o reinado de Deus. Eu vos asseguro que esta geração não passará, antes que aconteça tudo isso." ( Lc 21, 31 - 32 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág 2527.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 31 de outubro de 2010

Amar o mundo ou possuir o amor de Deus?

"Não ameis o mundo e o que não possui o amor do Pai. Tudo o que cobiça do que se vê, o gabar-se da boa vida, não procede do Pai, mas do mundo." ( 1Jo 2, 15 - 16 ).
Quem ama as coisas materiais que estão no mundo, possui a cobiça, deseja aquilo que vê e vangloria-se , está preso ao que é visível e finito e procede do mundo.
Mas, quem ama a Deus e prioriza a Sua Vontade na vida, no mundo não cobiça aquilo que vê, mas deseja o que procede da vontade de Deus, que permanece para sempre. Consegue descortinar o verdadeiro valor, a verdadeira alegria, cuja procedência é fruto do Amor Divino, da Salvação eterna.
"E o mundo passa com suas cobiças; mas quem cumpre a vontade de Deus permanece para sempre." (Jo 2, 17)
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2927.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 30 de outubro de 2010

Aquele que ama e aquele que odeia seu próximo.

" Quem diz que está na luz mas odeia seu irmão continua em trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não tropeça." ( 1Jo 2, 9 - 10 ).
Aquele que está iluminado, revela-se através do amor ao próximo, permanece no amor e na graça de Deus; caminha seguramente por veredas retas e não tropeça porque vive conforme os ensinamentos do Senhor.
Aquele porém, que não ama o seu próximo, está no pecado caminhando na escuridão, porque não possue a luz que provêm do amor para guiá-lo e iluminar o seu caminho. Está sujeito a tropeços, inclinado à prática de ações discrepantes do bem, que não convergem com a luz e com o amor.
"Quem odeia seu irmão está em trevas, caminha em trevas e não sabe aonde vai, pois a escuridão lhe cega os olhos." ( 1Jo 2, 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2926.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rezar é fundamental.

"De resto, irmãos, rezai por nós, para que a palavra do Senhor se difunda e receba honra, como aconteceu em vosso caso, e para que nos vejamos livres de gente malvada e perversa." ( 2 Tes 3, 1 - 2 ).
A oração é um fator importantíssimo para podermos seguir avante na proclamação da Palavra de Deus.
Ela nos fortalece e propicia a força e a coragem necessárias para prosseguirmos satisfatoriamente neste empenho, na messe do Senhor.
Através da oração, estabelecemos uma conexão com Deus, na qual obtemos a força de que necessitamos, assim como, a sabedoria inspirada pelo Espírito Santo de Deus, nos conduzindo por caminhos sábios e seguros. Com o Senhor, tudo podemos, vencemos as armadilhas do inimigo, superando as artimanhas das pessoas malvadas e perversas, que tentam dificultar a nossa caminhada na vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Não te exaltes, espera seres exaltado.

"Quando alguém te convidar para um casamento, não ocupes o primeiro lugar; não aconteça que haja outro convidado mais importante que tu, e aquele que convidou os dois vá dizer-te para ceder o lugar a outro. Então, envergonhado, terás de ocupar o último lugar." ( Lc 14, 8 - 9 ).
Existe uma grande tendência em nós, de nos engrandecermos, nos elevarmos, de estarmos em evidência diante dos demais. Porém, aquele que se exaltar, procurar se realçar, salientar-se, consequentemente correrá o risco de ser envergonhado e rebaixado pelos outros, por não ter muitas vezes, méritos necessários para ocupar uma posição de destaque.
É importante portanto, nos esforçarmos dentro das nossas possibilidades e oportunidades que a vida nos oferece, agirmos com humildade e da melhor maneira possível
"Quando te covidarem, vai e ocupa o último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: Amigo, sobe a um posto superior. E ficarás honrado na presença de todos os convidados. Pois quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado." ( Lc 14, 10 - 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2505.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Senhor não nos abandona.

"Pois o Senhor não rejeita seu povo nem abandona sua herança. O inocente recuperará seu direito, e há um futuro para os retos de coração." ( Sl 94 (93), 14 - 15 ).
A fidelidade de Deus para com o Seu povo, se manifesta no decorrer dos tempos. O Senhor nos acolhe com amor e misericórdia sob seu olhar compassivo e amoroso. Prepara-nos um futuro, no qual não conheceremos mais a tristeza; não haverá preocupações, separações, sentimentos contrários, não existirá a adversidade.
A graça do Senhor em Sua plenitude será o nosso mantedor, nos sustentará por toda a eternidade. Conheceremos plenamente a magnitude do Amor Divino e a Sua infinita Misericórdia que perdura infinitamente.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1321.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quem ama a Deus, conhece o seu Nome.

"Porque me ama, eu o salvarei, eu o porei no alto, porque conhece meu nome. Quando me chamar eu lhe responderei, estarei com ele no perigo, o defenderei e o honrarei." ( Sl 91 (90), 14 - 16 ).
Deus nos ama, nos protege dos perigos, proporciona-nos todas as oportunidades para nos desenvolvermos na vida de maneira satisfatória e segura.
Atende aos nossos pedidos mesmo antes de os fazermos, nos acompanha em todos os momentos e situações. Mas, precisamos com sinceridade, abrir o nosso coração e acolher os Seus ensinamentos, vivendo-os na prática, com amor.
"Porque eu honro os que me honram e os que me desprezam serão humilhados." ( 1 Sm 2, 30 ).
Se prestarmos mais atenção aos acontecimentos no mundo, nos vários níveis, veremos infelizmente que existe uma grande onda de apostasia, pessoas que não crêm em Deus e não O amam. Desejam excluí-lo do mundo, como o fizeram das suas próprias vidas.
Isto é muito sério! Meditemos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1317 e 491.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jesus, o verdadeiro mestre.

"Os onze discípulos foram à Galiléia, ao monte que Jesus lhes havia indicado. Ao vê-lo, prostraram-se, mas alguns duvidaram. Jesus se aproximou e lhes falou: - Concederam-me plena autoridade no céu e na terra. Portanto, ide fazer discípulos entre todos os povos, batizai-os consagrando-os ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo o que vos mandei." ( Mt 28, 16 - 19 ).
Assim como nos dias atuais, ao ouvirem falar de Jesus, as pessoas se aproximam, mas os corações muitas vezes permanecem distantes e duvidam. Nas dificuldades buscam outros caminhos, outras realidades diversas, ignoram que a plena autoridade de todo o Universo a Deus pertence; Jesus arrebanha os corações que crêem e com amor se orientam pelos Seus Ensinamentos.
"Não vos façais chamar de mestres, pois um só é o vosso mestre, ao passo que todos vós sois irmãos." ( Mt 23,8).
Os verdadeiros ensinamentos são transmitidos por Jesus, o único Mestre.
"Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo." ( Mt 28, 20b ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2391.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 24 de outubro de 2010

Como é bom dar graças ao Senhor!

"É bom dar graças ao Senhor e tocar em tua honra, Altíssimo, proclamar de manhã tua lealdade e tua fidelidade à noite." ( Sl 92 (91) 2 - 3 ).
Como é bom e edificante agradecer, dar graças à Deus e louvá-Lo no decorrer da nossa existência.
Provar desde o início da vida, a Sua lealdade, conduzir nossa vida na Sua Presença; sentir e ter plena convicção da Sua fidelidade sempre, em todo momento e lugar.
Como é bom viver, sabendo que Deus está conosco; ter a sensação de estar sempre acompanhado, não sofrer stress por causa dos problemas e dificuldades da vida, sabendo que existe uma solução para tudo, acreditar.
Saber discernir à luz do Espírito Santo de Deus, os melhores caminhos para trilhar, seguros e corretos.
Não se permitir entrar em depressão, confiar sempre, manter a calma e acreditar na ação Divina.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1317.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 23 de outubro de 2010

Testemunhas de Jesus.

"Com grande energia os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus e eram muito estimados." ( At 4, 33 ).
Para se testemunhar sobre algo ou alguém, é necessário ter convicção da veracidade dos fatos. Os apóstolos davam testemunho da Ressurreição de Jesus, com grande alegria. Nós que seguimos Jesus, também testemunhamos a Sua Ressurreição através do nosso modo de viver? No seguimento da nossa fé?
Seguimos Jesus, apenas no sentido abstrato da Palavra ou a colocamos em prática no nosso cotidiano?
Através da Ressurreição, Jesus venceu definitivamente a morte, restaurando-nos para a verdadeira vida. Ele é a Palavra viva, o único caminho que conduz à plenitude em Deus. Está conosco sempre, por intermédio da presença do Espírito Santo, nos conduzindo, revigorando e restaurando as nossa forças tão necessárias para podermos prosseguir na nossa jornada da vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2635.
Comentátio: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A verdade que liberta!

"Aos judeus que haviam crido nele Jesus disse: - Se vos mantiverdes fiéis à minha palavra, sereis realmente meus discípulos, entendereis a verdade, e a verdade vos tornará livres." ( Jo 8, 31 - 32 ).
Aquele que se mantêm fiel à Palavra de Deus, procurando seguir os ensinamentos ali contidos, conhecerá a verdade de Deus, e esta verdade o libertará do peso, da escravidão causada pelo pecado.
A fidelidade é a condição essencial para sermos seguidores de Jesus. Sendo fiéis para com o Senhor , seguindo os seus ensinamentos, nos tornaremos seus discípulos, aprenderemos o sentido da verdade e seremos proclamadores desta boa nova para o nosso próximo que ainda se encontra à procura do verdadeiro entendimento, em busca da verdade plena, da verdade que liberta.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 2577.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quem não tiver pecado...

"Jesus disse-lhes: - Quem de vós estiver sem pecado atire a primeira pedra." ( Jo 8, 7b ).
Vivemos cercados de costumes variados, comportamentos diversos, ações e atitudes, que muitas vezes não estão de acordo com o nosso jeito de ser e viver.
A tendência natural que em nós desponta, frequentemente é a de julgar o procedimento alheio. Jesus porém, nos propõe uma auto introspecção, uma análise profunda, inicialmente sobre o nosso comportamento e o nosso modo de ser e agir.
O julgamento cabe à Deus, Ele é íntegro, justo, leal e perfeito; Criador de tudo o que existe. O direito de julgar pertence somente ao Senhor. A sutileza e objetividade empregados por Jesus neste questionamento proposto, fez com que ninguém atirasse a primeira pedra, nem as demais.
Todos que ali estavam se conscientizaram, de que nenhum deles era digno de julgar o próximo, este direito não lhes pertencia.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág.2574.
Comentário Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sejamos como sal que salga, e luz que ilumina.

"O sal é bom; mas se o sal se torna insosso, com que temperarão? Não serve nem para o campo nem para a esterqueira; deve ser jogado fora. Quem tiver ouvidos para ouvir, escuta." ( Lc 14, 34 - 35 ).
Assim como o sal para ser útil, deve exercer o efeito ao qual foi destinado , também nós que seguimos Jesus, precisamos viver os Seus ensinamentos, colocando-os em prática nas situações do nosso cotidiano.
Como a luz tem a função de promover claridade ao ambiente, as nossas atitudes e ações devem refletir a luz espiritual proveniente de Deus, sob a ação do Espírito Santo no nosso coração, na nossa vida; iluminar vidas que vagam sem rumo e sem destino, a perder-se nas ilusões do mundo; sermos exemplos no exercício da humildade, bondade e caridade para com o nosso próximo, para com aqueles que o Senhor colocar no nosso caminho.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2507.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estai preparados!

"Estai preparados, pois quando menos pensardes, chegará este Homem." ( Lc 12, 40 ).
No Evangelho de Lucas, na citação acima podemos observar o quanto é importante estarmos preparados, sempre em dia com as nossas boas obras e no desempenho das obrigações a nós confiadas. Não sabemos o dia nem a hora que haveremos de prestar contas da nossa vida à Deus. Geralmente este dia pode chegar quando menos esperarmos.
O tempo que temos é muito precioso para ser desperdiçado com futilidades, com coisas que limitam e afunilam o nosso conhecimento, direcionando-nos à mesmice de atitudes, visando como principal objetivo a satisfação daquilo que é material e imediato.
"Estai preparados" é um alerta para que estejamos sempre lúcidos e conscientes, na prática do nosso melhor, para que neste dia possamos nos apresentar com a bagagem cheia de tesouros espirituais, não materiais, fruto das boas obras e ações que realizamos no decorrer da vida. Meditemos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2501.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reflexão interior.

"Respondeu-lhe Simão Pedro: - Senhor, a quem iremos? Tu dizes palavras de vida eterna." ( Jo 6, 68 ).
Todo ser humano está em busca contínua e incansável da felicidade. Uns buscam-na nas coisas materiais, mas a encontram apenas momentâneamente; outros a procuram através do conhecimento e encontram -na através do discernimento, na descoberta interior, movida pelo Espírito Santo de Deus, assim como Simão Pedro.
A verdadeira procura está em Deus, e como Pedro, chegaremos à conclusão de que somente Jesus tem palavras de vida eterna, que nos conduzem à verdadeira plenitude, encerrando esta busca contínua e interminável que habita o íntimo profundo de cada ser humano.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2570.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 17 de outubro de 2010

Nossa vida está em Deus.

"Quem de vós pode, à força de preocupações, prolongar um pouco a vida? Pois, se não podeis o mínimo, por que vos preocupais com o resto? ( Lc 12, 25 - 26 ).
A preocupação ocupa lugar na nossa mente, sentimento de antecipação daquilo que muitas vezes nem irá se realizar. A pessoa começa a sofrer antecipadamente as consequências de algo que ainda não se concretizou. As preocupações nada podem acrescentar à nossa vida, então para que alimentá-las?
"Observai como crescem os lírios, sem trabalhar nem fiar; porém, eu vos digo que nem Salomão, com todo o seu esplendor, se vestiu como um deles." ( Lc 12, 27 ).
Precisamos estar cientes de que Deus providencia para nós, tudo aquilo que nos necessitamos, no lugar e no momento oportuno.
" Portanto, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje cresce e amanhã é lançada no forno, quanto mais à vós, desconfiados?" ( Lc 12, 28 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2500.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 16 de outubro de 2010

A cautela do sensato.

"O sensato é cauteloso e se afasta do mal, o néscio lança-se confiante." ( Pr 14, 16 ).
Quem procura viver com cautela, afasta-se dos erros, procurando seguir retamente nas suas intenções e ações. Acompanhado pelo procedimento centrado na sensatez, age com precaução, evitando tudo aquilo que excede os princípios adquiridos na sua vida.
O néscio por sua vez, vive exedendo-se nas suas atitudes, muitas vezes, por desconhecer os limites a serem observados e respeitados.
Assim, pelo excesso de confiança depositada nas suas próprias ações, acaba ultrapassando as regras e os valores morais, prejudicando-se neste procedimento. Portanto, agir com cautela e comedimento é sempre aconselhável, para obtermos bons resultados no desempenho da nossa vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1445.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O êxito do desejo dos honrados.

"O desejo dos honrados têm êxito as ilusões dos perversos passam." ( Pr 11, 23 ).
Aquele que procura viver conforme a vontade e as orientações de Deus, vive com honradez, é bem-sucedido em seus intentos, pois conta com a proteção e o auxílio da graça Divina.
E, sob as bênçãos do Senhor, caminha atraves da jornada da vida, plantando sementes de amor, paz, concôrdia e colhendo os seus respectivos frutos.
Os perversos porém, tramando na maldade, não são bem sucedidos pois o Senhor rejeita a sua ambição; e retratados nos seus sonhos passageiros, reduzem-se ao nada.
A graça Divina no entanto, sustenta o honrado, direcionando-o a um nível mais elevado, no que se refere à capacidade de discernimento, utilizando sabiamente aquilo que provêm da Sabedoria Divina, para o seu efetivo progresso e crescimento.
"O Senhor não deixa faminto o honrado, mas rejeita a ambição do perverso." ( Pr 10, 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1439 e 1435.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O valor da vida.

Disse a seus discípulos: " - Por isso eu vos digo: Não andeis angustiados pela comida para conservar a vida ou pela veste para cobrir o corpo. A vida vale mais que o sustento e o corpo mais que a veste." (Lc 12, 22-23 ).
Jesus aconselha a não andarmos angustiados, demasiadamente preocupados com aquilo que é secundário em importância na nossa vida.
A vida tem um valor incalculável, por isso precisa ser preservada e respeitada da melhor forma possível. Nossa preocupação necessita, se destina à maneira que a vida é conduzida, ao que podemos realizar de bom e edificante neste sentido, em relação a nós e ao nosso próximo.
Nossas vestes ocupam um plano secundário; mais importante é cuidarmos do nosso corpo, para que seja um instrumento de respeito e dignidade à habitação do Espírito Santo de Deus, pois como sabemos, somos o Seu templo, a Sua morada.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2499 e 2500.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sejamos ricos para Deus, não para o mundo.

"Depois direi a mim mesmo: Querido, tens acumulados muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, desfruta. Mas Deus lhe disse: Insensato! Nesta noite te pedirão a vida. Aquilo que preparaste, para quem será? Assim é aquele que acumula para si e não é rico para Deus." ( Lc 12, 19 - 21 )."
No mundo tudo passa, tudo é finito. Os bens materiais que acumulamos durante a vida, pertencem ao mundo.
O que realmente temos conosco, são as boas obras que realizamos; auxiliando o nosso próximo através da caridade, que como vimos anteriormente, não se limita apenas à ajuda financeira, mas acima de tudo à atenção, à disponibilidade de um sorriso, uma palavra de incentivo e apoio, tudo aquilo que vise o bem-estar e o crescimento do nosso próximo.
É através da benevolência e da compaixão que iremos acumular a verdadeira riqueza para com Deus, e futuramente habitaremos plenos em Sua Divina Presença para toda a eternidade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág 2499.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia de NOSSA SENHORA APARECIDA.

Nossa Senhora Aparecida, acolhei-nos sob a vossa proteção maternal, estendendo sobre nós o santo manto protetor; abençoai o nosso querido Brasil e conduzí-nos sempre no caminho do Senhor!
Nossa querida Padroeria, rogai por nós!
Comentário: Cristina Jeczalik.