quarta-feira, 30 de junho de 2010

A convivência harmoniosa.

"Tratai os outros assim como quereis que vos tratem. Nisto consistem a lei e os profetas." ( Mt 7, 12 ).
É muito importante lembrarmos de nos colocar no lugar do próximo, toda a vez que nos dirigirmos a alguém.
Aquilo que dissermos ou fizermos, deve ser medido e analisado na nossa mente, antes de ser realizado. O termômetro a ser utilizado para essa finalidade somos nós mesmos. O que nos entristece, magoa, também entristece e magoa o nosso próximo. Deste modo, saberemos como deveremos nos comportar em relação aos outros, promovendo a paz e estabelecendo a harmonia nos relacionamentos.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel- ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2332.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Não, à preocupação e ao stress!

"Portanto, não vos preocupeis com o amanhã, pois o amanhã se ocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu problema." ( Mt 6, 34 ).
A preocupação diária excessiva, acaba resultando no estado de stress, ocasionando doenças decorrentes deste estado emocional. Portanto, procuremos não nos sobrecarregar pelas preocupações extraordinárias futuras. Procuremos nos ater ao dia presente, realizando da melhor maneira possível o que se apresentar neste dia. Amanhã, será uma nova realidade e terá que ser vivida de acordo com suas necessidades apresentadas no momento. Assim, teremos as condições necessárias e propícias para solucionar com calma e determinação, aquilo que se fizer necessário.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição - 2006) - Edição de Estudo - pág.2331.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Deus é tudo!

"Buscai antes de tudo o reinado de Deus e Sua justiça, e o resto vos darão por acréscimo." ( Mt 6, 33 ).
Muitos se preocupam com o que devem esperar e buscar na vida. Apenas uma coisa é realmente necessário buscar: aquilo que representa e conduz ao Reino de Deus. Vivendo conforme os ensinamentos de Jesus, estaremos à caminho da verdadeira fonte da vida e plenitude.
Então, não precisaremos nos preocupar demasiadamente com as outras coisas, pois tudo nos será acrescentado no tempo oportuno, conforme se apresentarem as nossas necessidades.
Deus conhece as profundezas do nosso ser. Se buscarmos a Sua Presença verdadeiramente, comungaremos o Seu amor e a Sua misericórdia. Quem tem Deus, tem tudo, está completo, não necessita de complementos...
Meditemos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2331.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Refletindo sobre o fundamental.

"O Deus da paz vos santifique completamente, vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo, e irrepreensíveis para quando vier o Senhor nosso Jesus Cristo." ( 1 Ts 5, 23 ).
O mundo nos apresenta uma infinita quantidade de opções, para obtermos resultados imediatos, para saciarmos nossos desejos e fantasias. Porém, não podemos nos esquecer de que tudo isso é material e finito, limitado. Quando nos dedicamos exclusivamente às coisas do mundo, ocupamos nossa mente com preocupações materiais , sem deixar espaço à dedicação necessária para obtermos de Deus uma santificação completa de corpo e espírito.
"Aquele que vos chamou é fiel e o cumprirá." ( 1 Ts 5, 24 ).
O Senhor nos criou para a santidade, mas muitas vezes deixamos nos empolgar e distrair com as ofertas do mundo, deixando de lado o que realmente é importante e fundamental para nós: sermos irrepreensíveis para quando ocorrer o nosso encontro definitivo com Jesus Cristo, Senhor nosso. Meditemos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág.2841 e 2842.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Palavra de Deus.

" -Está escrito que não somente de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus."
( Mt 4, 4 ).
A palavra de Deus, nos norteia, instrui, eleva e conduz ao caminho correto e verdadeiro. Dissipa todas as falsas concepções em relação ao nosso projeto de vida.
A palavra de Deus, Sabedoria Divina, é superior a todas as idéias que possam surgir na mente humana. A palavra do Senhor se edifica sobre a verdade, a justiça e a imparcialidade. A Sabedoria Divina difere da sabedoria do mundo. Seus valores são divergentes.
Portanto, quem edifica a sua vida na Palavra de Deus, vivendo-a e respeitando os seus valores, conquista desde o momento presente a vida, conhecendo a plenitude que somente provem de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2323.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Confia em Deus.

"Confia de todo o coração no Senhor e não te fies de tua própria inteligência." ( Pr 3, 5 ).
É necessário e imprescindível termos em mente, que a nossa total confiança deve estar fundamentada em Deus, não somente em nós mesmos.
A nossa humanidade é cercada de limites, somos frágeis e inconstantes. O Senhor é como o rochedo, como a rocha firme, na qual podemos colocar a nossa total confiança, na certeza de não sermos decepcionados, pois Deus é leal e cumpre todas as Suas promessas.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1416.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 27 de junho de 2010

Demos graças à Deus.

"Vinde, exultemos no Senhor, aclamemos a Rocha que nos salva; entremos em Sua Presença com ação de graças, aclamando-O ao som de instrumentos." ( Sl 95 (94), 1 -2 ).
Nesta reflexão, é sublinhada a importância do agradecimento, do reconhecimento que procede da nossa parte, por tudo aquilo que Deus realiza em nós e na nossa vida.
Louvar, dar graças, aclamar ao Senhor pela vida que possuímos, pelo fato de existirmos, pelas condições necessárias que possuímos, pela proteção e principalmente pelo amor e misericórdia que Deus dedica a cada um de nós de modo exclusivo.
Somos únicos na nossa individualidade, mas quando estamos unidos pelo amor, mutuamente, formamos em sentido figurativo, um só corpo, cuja cabeça é o próprio Cristo.
Portanto, o Senhor é tudo em nós e a nossa total plenitude será alcançada em Deus, nossa origem e nosso destino.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1322.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Nosso sustento, consolo e ânimo.

"Quando parece que meu pé tropeça, Tua lealdade, Senhor, me sustenta; e ainda que se multipliquem minhas preocupações, Teus consolos alegram meu ânimo." ( Sl 94 (93), 19 ).
Quando nos sobrevêm as dificuldades e torna-se mais difícil o nosso caminhar, somos sustentados pelo amor misericordioso de Deus. Dele provêm o auxílio que necessitamos, para termos as condições necessárias, a fim de continuarmos nossa jornada.
Renovados, fortalecidos e restaurados no ânimo e na esperança, colocamo-nos firmemente no prosseguimento da nossa jornada diária, na certeza de podermos sempre recorrer e confiar na ação Divina.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1321.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 26 de junho de 2010

Restaurando a vida.

"A noite está avançando, o dia se aproxima: despojemo-nos pois, das ações tenebrosas e revistamos a armadura luminosa." ( Rm 13, 12 ).
Todos os dias da nossa existência, representam um convite renovado para vivermos realmente à luz da dia na prática das boas ações, para nos abrirmos à restauração, à renovação das nossas atitudes, procurando moldá-las aos ensinamentos de Jesus, renascendo para uma vida nova.
Que nossas ações se intensifiquem sempre mais no amor, na caridade e na compaixão para com o nosso próximo. Que cada amanhecer, seja realmente o início de um novo dia repleto de luz, paz e harmonia na graça de Deus, nosso Pai amoroso.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

O amor, cumprimento pleno da lei.

"Quem ama não faz mal ao próximo. Por isso, o amor é o cumprimento pleno da lei." ( Rm 13, 10 ).
A presença do amor, gera a união, reflete a serenidade, promove a paz e estebelece a presença do Reino de Deus. Aquele que ama verdadeiramente, visa o bem-estar do seu próximo, o seu progresso , o seu crescimento pessoal e o seu desenvolvimento em todas as áreas da vida.
Jamais lhe ocorrerá a intenção de fazer o mal, de prejudicar. Assim, amando com sinceridade, estamos cumprindo plenamente a Lei de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vence o mal com o bem.

"Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." ( Rm 12, 21 ).
Vencendo o mal, através do bem, estaremos também evangelizando, colocando em prática os preceitos do Senhor. Refletiremos através desta atitude o amor de Jesus, que apaga toda maldade do coração humano, elevando-o a um sentimento repleto de luz e da Sabedoria Divina.
Toda a maldade é destrutiva; assim, a mesquinhez, o egoísmo e a vingança, geram desentendimentos, promovendo situações conflitantes e embaraçosas.
Através do bem e da força do amor, venceremos todo tipo de maldade. O amor cura, restaura e liberta, promove a paz, a harmonia e a concôrdia entre as pessoas.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Pagar o mal com o bem.

" A ninguém pagueis mal com mal, proponde-vos fazer o bem que todos aprovam. Na medida do possível, de vossa parte, vivei em paz com todos." ( Rm 12, 17 - 18 ).
Paulo, na carta aos Romanos, nos aconselha a não retribuírmos o mal com o mal. Quem paga o mal com o mal, propaga a maldade. O antídoto a ser empregado é agir com benevolência.
As boas ações, neutralizam os efeitos nocivos da maldade, fortalecendo a quem pratica o bem. Podemos perceber nitidamente, através do exemplo vivido por Jesus, que o bem e o amor sempre impulsionaram e nortearam Suas atitudes, assim como, o Seu modo de viver. E, através do exemplo de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, somos convidados a viver os Seus ensinamentos e a observar as Suas ações; elas nos direcionarão e conduzirão à plenitude que somente poderá ser encontrada em Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2729.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Reflita o amor através das atitudes.

"Submetei-vos uns aos outros em atenção a Cristo." ( Ef 5, 21 ).
Podemos observar claramente, que os ensinamentos de Jesus se baseiam na vivência, na experiência vital do amor. Isso subentende, admite a existência da harmonia na convivência entre as pessoas.
Para que haja paz e concórdia, é necessário que exista a submissão, a humildade, a obediência e a docilidade no trato mútuo. Isso pode e deve ser aplicado inicialmente ao núcleo que gera a família: o casal no matrimônio, no seu relacionamento diário, para o fortalecimento da base desta relação.
Entre pais e filhos, com o diálogo realizado com amor e respeito, gerando reciprocidade. No ambiente de trabalho no convívio diário, na comunidade e na sociedade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição -2006 ) - Edição Estudo - pág.2812.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Desperta para a vida!

"Tudo o que é exposto à luz fica evidente, e o que é evidente é luz. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, levanta-te da morte, e Cristo te iluminará." ( Ef 5, 13 - 14 ).
A luz simboliza a claridade, a inteligência, a certeza, a verdade e o progresso. Quem está nas trevas, está afastado da luz, mergulhado na ignorância, na mentira, vivendo na incerteza.
"Por isso, não sejais imprudentes, mas compreendei o que o Senhor deseja." ( Ef 5, 17 ).
Jesus é a luz que ilumina, que renova, que restaura e liberta as pessoas do estado da morte, resgatando-as da desesperança, da escravidão causada pelo pecado, pelas obras obscuras. Deus nos chama à verdadeira vida em Jesus Cristo Seu Filho amado.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2812.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Deus nos prepara morada infinita.

"Porém, como está escrito: Aquilo que o olho não viu nem o ouvido ouviu nem mente humana concebeu, isso Deus preparou para os que O amam." ( 1 Cor 2, 9 ).
Não nos deixemos iludir pelas coisas materiais, terrenas, finitas. Tudo é passageiro, momentâneo; porém, quem ama e confia em Deus, pode esperar algo que supera todas as expectativas possíveis e imagináveis.
"Jamais ouvido ouviu nem olho viu um Deus além de Ti, que fizesse tanto por quem Nele espera." (Is 64,3).
Deus nos prepara um futuro, uma eternidade tão surpreendente e inimaginável que nada do que conhecemos poderá superar. Amemos o Senhor de todo o coração e esperemos Nele...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2741 e 1833.
Comentário: Cristina Jeczalik.

A infidelidade.

"Contudo, voltaram a pecar e não confiaram em Seus milagres. Consumiu seus dias num sopro, seus anos num momento." ( Sl 78 (77), 32 - 33 ).
O ser humano está inclinado a viver na desconfiança, a se inclinar ao pecado, esquecendo-se da sua fidelidade para com Deus. Mas, se esquece da misericórdia, da compaixão e do Amor Divino, pelo qual foi salvo e resgatado, por intermédio de Jesus Cristo, Seu amado Filho.
Busquemos pois, evidenciar, manifestar este amor, através da nossa vida, na nossa família, no local de trabalho, na sociedade.
"Adulavam-no com a boca e lhe mentiam com a língua; seu coração não era constante com Ele nem eram fiéis à Sua aliança." ( Sl 78 (77), 36 - 37 ).
Muitas vezes, pronunciamos um significado, enquanto o coração interpreta outro, resultando no engano do espírito. Neste caso, o coração não está firme em Deus e não lhe é fiel. Mas, quando percebe e se arrepende sinceramente, volta-se para o Senhor.
"Lembravam-se de que Deus era sua Rocha, o Deus Altíssimo, seu Redentor. Ele, porém, era compassivo: perdoava a culpa e não os destruía." ( Sl 78 (77), 35 . 38a ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição - 2006) - Edição Estudo - pág.1288.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O saber e a sensatez.

"Assim sejam o saber e a sensatez para tua alma; se os alcanças, terás um futuro e tua esperança não fracassará." ( Pr 24, 14 ).
O saber, o conhecimento e a informação, a sabedoria anexada ao equilíbrio e ao bom senso decorrente da sensatez, resultará num porvir radiante, cuja expectativa otimista jamais será falha.
Agora, podemos compreender melhor a verdadeira importância do saber na nossa jornada; e acompanhado da sensatez, nos garantirá maior tranquilidade no desempenho das nossas funções específicas e na coletividade, na sociedade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1468.
Minidicionário Luft - Celso Pedro Luft - Editora Ática.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Sob a ação do Espírito Santo.

"O homem se prepara por dentro, o Senhor lhe põe a resposta nos lábios." ( Pr 16, 1 ).
Sempre que nos colocamos com o coração aberto e disponível à vontade de Deus, abrimos espaço para a ação do Espírito Santo em nós. Ele direciona o nosso modo de pensar e falar, através da Sabedoria que provêm de Deus; nos habilita enriquecendo o nosso vocabulário e orientando o nosso pensamento, de maneira sábia e sutil.
"Pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai falando por vós." ( Mt 10, 20 ).
A nossa preocupação porém, deve se restringir em relação ao discernimento do conteúdo, da linguagem que vêm do Espírito Santo.
"O Espírito Santo vos ensinará nesse momento o que será preciso dizer." ( Lc 12, 12 ).
Sejamos agradecidos e louvemos ao Senhor, nosso Deus, por tão sublime e grande graça à nós atribuída.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1449, 2340 e 2499.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Generosidade.

"Honra o Senhor com tuas riquezas, com as primícias de todas as tuas colheitas, e teus celeiros se encherão de trigo." ( Pr 3, 9 - 10a ).
Honramos o Senhor com nossas ações generosas de bondade e gentileza, no trato para com o nosso próximo. Quanto mais liberais, perdoamos com maior facilidade e prontidão. Sendo mais solícitos, seremos atentos no servir e mais prestativos. Na nossa solicitude, alegramos o Coração Misericordioso de Deus, que nos cumula de bênçãos e bens , entre os quais os dons espirituais e dádivas materiais, como uma vida feliz na saúde e na prosperidade.
"Dá ao Altíssimo como Ele te deu: generosamente, segundo tuas possibilidades." ( Eclo 35, 9 ).
Portanto, não permitamos nos retrair, fechando-nos às necessidades alheias. Autorizemo-nos a praticar gestos de generosidade e amor, no decorrer do nosso cotidiano. Nesta atitude, perceberemos gradativamente, acentuadamente e significativamente mudanças na nossa vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág.1417 e 1649.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Acolher os fracos na fé.

"Acolhei quem fraqueja na fé, sem discutir suas opiniões." ( Rm 14, 1 ).
Receber aquele que perde a resistência, está enfraquecido, debilitado precisando apoiar a fé na crença religiosa, na adesão do espírito ao que considera verdadeiro. A acolhida sem colocar em pauta, em discussão, o aspecto da fé é a mais aconselhável e propícia a ser realizada.
O fortalecimento para a pessoa neste momento está na atenção dispensada na acolhida, respeitando, evitando discutir suas opiniões, deixando para um momento posterior mais adequado e propício para esta finalidade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição - 2006 ) - Edição Estudo - pág.2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 20 de junho de 2010

Os Carismas.

"Sobretudo, conservai vivo o amor mútuo, pois o amor cobre uma multidão de pecados. Cada um, como bom administrador da multiforme graça de Deus, ponha a serviço dos outros o carisma que tiver recebido."
( 1Pd 4, 8 . 10 ).
Todos somos portadores das graças Divinas especiais, concedidas por Deus: os Carismas. Assim, devemos sempre que possível colocar estes dons à serviço dos outros, da comunidade com amor.
Desta forma, tudo que fizermos com zelo, dedicação e amor sincero, estaremos exercendo a nossa função que é indispensável e insubstituível na participação da unidade com e em Cristo.
"É como num corpo: temos muitos membros, nem todos com a mesma função; assim, embora sejam muitos, formamos Com Cristo um só corpo, e em relação aos outros somos membros." ( Rm 12, 4 -5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2911 e 2729.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Dominando o pecado.

"Que o pecado não reine em vosso corpo mortal, fazendo com que vos submetais a seus desejos." ( Rm 6, 12 ).
Porque vivemos no corpo mortal, estamos sujeitos, expostos ao pecado, consequência de desejos que não estão coerentes com a Lei Divina.
"Cada um é tentado, é tentado pelo próprio desejo que o arrasta e seduz." ( Tg 1, 14 ).
Estes desejos ficam impregnados, infiltram-se no inconsciente, aguardando a ocasião mais propícia para se manifestarem. Os apelos que os provocam podem ser visuais, auditivos ou táteis. Mas, apesar de vivermos expostos às situações propícias ao pecado, podemos dominá-lo através da oração e evitando as circunstâncias comprometedoras.
"Se procedes bem, não levantarias a cabeça? Mas se não procedes bem, o pecado espreita à porta. E embora ele te deseje, tu podes dominá-lo." ( Gn 4, 7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição - 2006) - Edição Estudo - pág. 2716, 1895 e 21.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 19 de junho de 2010

A esperança.

"E a esperança não engana porque o amor de Deus se infunde em nosso coração, pelo dom do Espírito Santo." (Rm 5, 5 ).
O amor de Deus é sentido no nosso coração através da presença do Espírito Santo , que alicerça em nossa consciência a esperança verdadeira que se baseia no Senhor. Esperança, ação de esperar em Deus o que se deseja. Confiança que faz sentir e viver uma expectativa otimista.
"A Ti gritavam e ficavam livres, em Ti confiavam e não os decepcionavas." ( Sl 22 (21), 6 ).
Esperança, a segunda das virtudes teologais. É fundamental na nossa vida, nos faz caminhar com ânimo, precedendo desde já o êxito a que nos propomos realizar ou alcançar.
"Repassai a história e vereis: - Quem confiou no Senhor e ficou frustrado? - Quem esperou Nele e ficou abandonado? - Quem gritou a Ele e não foi ouvido? Porque o Senhor é clemente e misericordioso, perdoa o pecado e salva do perigo." ( Eclo 2, 10 - 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2713, 1179 e 1578.
Comentário: Cristina Jeczalik.

O livre arbítrio.

"Cumulou-os de inteligência e sabedoria, e lhes mostrou o bem e o mal." ( Eclo 17, 7 ).
O Senhor nos criou inteligentes, concedendo-nos o dom da sabedoria e a capacidade de discernimento do bem e do mal. Isso nos permite ter liberdade de escolha, assumindo a nossa responsabilidade e as consequências decorrentes da nossa decisão.
"Para que louvem o Santo Nome e contem suas grandes façanhas." ( Eclo 17, 10 ).
Bem-avanturados os que direcionam sua intelegência no sentido de louvar a Deus e seguir fielmente os Seus santos preceitos. Assim procedendo, dignificam suas vidas e se santificam na presença do Senhor.
"Ordenou-lhes abster-se de toda idolatria, e lhes deu preceitos sobre o próximo." ( Eclo 17, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1609 e 1610.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Refletindo sobre a nossa origem e missão.

"O Senhor formou da terra o homem e o fez voltar de novo a ela; concedeu-lhe um prazo de dias contados e lhe deu o domínio sobre a terra." ( Eclo 17, 1 - 2 ).
A parte humana, finita e limitada, Deus a formou da terra. Também nos concedeu o Seu sopro de vida, fazendo-nos participar da existência, da consciência de estar vivo, de existir; outorgando-nos o direito de exercer domínio sobre a terra e tudo o que nela existe.
"Revestiu-o de um poder como o Seu, e o fez à Sua própria Imagem." (Eclo 17, 3 ).
A confiança que Deus depositou no ser humano para governar o planeta Terra foi muito grande. A missão destinada ao ser humano está sendo exercida através dos séculos.
Um dia, a Humanidade prestará contas da sua administração e do seu desempenho no mundo, que lhe foi confiado por Deus. Reflitamos a nossa co-responsabilidade...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1609.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Progredindo nas boas obras.

"Que vos comporteis como o Senhor merece, agradando-lhe em tudo, dando fruto de boas obras e crescendo no conhecimento de Deus." ( Cl 1, 10 ).
Quando procuramos progredir no procedimento, assim como, nas boas obras, nossa preocupação além de agradar a Deus é progredir no Seu conhecimento.
"O servo que, conhecendo a vontade do dono, não dispõe e não executa o que o dono quer, receberá muitos golpes. " (Lc 12, 47 ).
Quando mais cientes formos em relação ao conhecimento de Deus, observaremos também o crescimento da nossa responsabilidade, a obrigação de responder pelos próprios atos e sofrer-lhes as consequências. A ignorância diminui a gravidade do ato, mas não o deixa impune. Portanto, precisamos viver com consciência e responsabilidade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2827 e 2501.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

No seguimento do Senhor.

"Quando se acabavam minhas forças, invoquei ao Senhor, chegou a Ti minha oração, até Teu Santo Templo." ( Jn 2, 8 ).
A partir do momento em que percebermos, sentirmos e compreendermos, que Deus é tudo em nós e que somos templos da Sua Santíssima morada; quando nossas forças humanamente limitadas, começarem a se esvair, se esgotar, encontraremos em Deus o vigor de que necessitamos.
"Chegue a Ti minha súplica, inclina o ouvido ao meu clamor." ( Sl 88 (87), 3 ).
O Senhor, no seu infinito Amor, nos ouve e atende as nossas necessidades. Ele é leal e justo para conosco. Precisamos portanto retribuir-Lhe esta lealdade no louvor e na ação de graças.
"Os devotos dos ídolos faltam à sua lealdade; eu, ao contrário, cumprirei meus votos a Ti, meu sacrifício será um grito de ação de graças: A Salvação vem do Senhor." ( Jn 2, 9 - 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição 2006) - Edição Estudo - pág. 2231 e 1306.
Comentário: Cristina Jeczalik.

O povo de Deus.

"Eu lhes darei um coração íntegro e infundirei neles um espírito novo: Eu lhes arrancarei o coração de pedra e lhes darei um coração de carne." ( Ez 11, 19 ).
Deus nos dá uma vida nova, insufla-nos, enche-nos com o Seu Santo Espírito, renovando-nos e restaurando a nossa vida. Torna-nos mais humanos, mais sensíveis às necessidades do próximo. Adquirimos o nobre instinto da compaixão, da comiseração.
O Senhor infunde em nós, os próprios sentimentos do Seu Coração Misericordioso e benevolente.
"Para que sigam minhas leis e ponham em prática minhas ordens; serão meu povo e Eu serei seu Deus."
( Ez 11, 20 ).
Assim, pertencemos ao Senhor, amando-O de todo o coração e dedicando à Ele o nosso entendimento, o nosso amor e a nossa vida. Ele é o nosso único Deus, e Nele nossa existência transcorre na verdadeira plenitude e beatitude.
"Mas se o seu coração vai atrás de seus ídolos e abominações, Eu lhes darei o que merecem- oráculo do Senhor." ( Ez 11, 21 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2032 e 2033.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quem crê em Deus, possui a vida.

"Eu garanto a vocês: quem ouve a Minha palavra e acredita Naquele que Me enviou, possui a vida eterna porque já passou da morte para a vida." ( Jo 5, 24 ).
Não acreditar em Deus, é não acreditar na vida, é não estar realmente e conscientemente vivo. Denota um estado de morte, de pesar profundo, de fim. Porque Deus é vida. Assim, quem acredita em Jesus e coloca em prática a Sua Palavra, crê em Deus e já possue em si a vida eterna, que jamais lhe será tirada.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2562.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Viver na unidade.

"Vede como é bom e agradável os irmãos conviverem unidos." ( Sl 133 (132), 1).
A união gera a unidade, que pode ser atribuída à vida cotidiana, à adesão de objetivos proporcionando, gerando a concordância, resultando na harmonia fundamental e necessária ao equilíbrio, à criação e manutenção da paz. Podemos observar a Santíssima Trindade, um exemplo singular e efetivo da verdadeira unidade e concordância. Assim, somos convidados a adentrar no conhecimento da Sabedoria Divina, na qual repousam os verdadeiros tesouros da existência, que Deus nos revela através de Jesus, Seu amado Filho.
"Que alegria saber responder que boa é a palavra oportuna!" ( Pr 15, 23 ).
Agradeçamos portanto, pela dádiva Divina à nós concedida: o dom da palavra, e saibamos utilizá-la de maneira correta e edificante, na elaboração da prosperidade.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1387 e 1448.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Felizes aqueles que seguem o Senhor.

"Felizes os de conduta irrepreensível, que seguem a vontade do Senhor." (Sl 119 (118), 1 ).
Bem-aventurados aqueles que vivem uma relação pessoal com Deus, que apresentam o coração aberto aos Seus preceitos, acolhendo-os na prática com amor e reverência.
"Felizes os que guardam Seus preceitos e O procuram de todo o coração." (Sl 119 (118), 2).
Felizes aqueles que sentem a necessidade crescente e contínua da presença de Deus em seus corações, mentes e na sua existência. Estes comugam na fonte da verdadeira e eterna vida: Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1365.
Comentário: Cristina Jeczalik.

A compaixão Divina.

"Levanta do pó o desvalido, ergue do lixo o pobre, para sentá-lo com os nobres, com os nobres de seu povo. E senta à frente da casa a estéril, mãe feliz de filhos. Aleluia." ( Sl 113(112), 7 - 9 ).
O Senhor no Seu Amor Misericordioso, acolhe de modo especial os caídos, os desiludidos, os abandonados; aqueles que vivem na dependência dos outros sem ter direito a nada, devido à sua condição precária. Praticamente excluídos do convívio dos demais, são acolhidos pelo Senhor, sendo incluídos junto às outras pessoas. Deus observa a todos com uniformidade, sem discriminação.
O Senhor Deus do impossível, concede abundância de graças à uma numerosa e incontável descendência pelos séculos sem fim.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1357.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Deus Onipresente, Onipotente e Onisciente.

"O Senhor se eleva sobre todos os povos, sua glória está acima dos céus." (Sl 113(112), 4).
Deus, todo-poderoso reina desde sempre sobre toda a Criação. Tudo o que existe está sob a direção e os cuidados Divinos. O Senhor é Onipresente, está em toda parte; Onipotente, tudo pode é todo-poderoso; Onisciente, sabe tudo. Os povos de todas as épocas, enaltecem, exaltam e glorificam Seu Santo Nome, no desenrolar de todas as gerações.
Fonte:Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.1357.
Comentário: Cristina Jeczalik.

O Senhor, nosso Deus.

"Porque assim diz o Alto e Excelso, Morador eterno, cujo nome é Santo: Eu moro na altura sagrada, mas estou com os de ânimo humilde e contrito, para reanimar os humildes, para reanimar o coração contrito." (Is 57,15).
Deus habita o infinito, na altura sagrada e ao mesmo tempo o Senhor edifica, restaura, restitui à vida os que se arrependem dos erros praticados e buscam o perdão e a misericórdia Divina.
"Quem é como o Senhor, Deus nosso, que se eleva em Seu trono e abaixa o olhar no céu e na terra?"
(Sl 113(112), 5 -6 ).
O Senhor, nosso Deus grande e nobre, ao mesmo tempo na humildade, modestamente nos observa e caminha conosco.
" Olha do céu e vê da Tua morada santa e gloriosa: Onde estão teu zelo e tua força, tua entranhável ternura e compaixão?" ( Is 63, 15 ).
O Senhor observa o nosso íntimo e procura encontrar no nosso empenho, a nossa dedicação, a força, a profunda delicadeza e a piedade que habita em nós.
Fonte: Bíblia do Peregrina - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição -2006) - Edição Estudo - pág.1817 e 1832.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 13 de junho de 2010

Em quem deposito a minha fé?

"Não vos enganeis, meus queridos irmãos: toda dádiva boa e todo dom perfeito descem do céu, do Pai dos astros, não sujeito a fases nem períodos obscuros." ( Tg 1, 16 - 17 ).
Toda a graça e a aptidão boa procedem de Deus, que criou o Universo, no qual habitam todos os astros. O que provêm de Deus não se limita a períodos obscuros, nem a fases. Portanto, não nos deixemos iludir pelas mensagens como sendo dos astros, que alguns afirmam ter influências diretas na nossa vida.
"Porque quis, Ele nos gerou com a mensagem da verdade, para que fôssemos como primícias da criação."
( Tg 1, 18 ).
Somente Deus possui o poder único e supremo, e nos foi concedida esta mensagem da verdade. Por que ainda o ser humano continua a crer nas mensagens atribuídas aos astros? Meditemos...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição de estudo - pág.2895.
Comentário: Cristina Jeczalik.

As tentações.

" Cada um é tentado pelo próprio desejo que o arrasta e seduz. Depois, o desejo concebe e dá à luz um pecado, o pecado amadurece e gera a morte." ( Tg 1, 14 - 15 ).
Todos nós estamos sujeitos à tentação, desejo veemente, impetuoso, impulsivo e intenso que nos conduz quase à força à execução desta tentação, nos encantando e nos desencaminhando.
Assim, nasce o pecado, a transgressão voluntária que evoluíndo, acaba causando a destruição, a ruína.
Portanto, é necessário estarmos em constante vigilância em relação às tentações, para poder inibí-las e reprimí-las a tempo da sua efetuação, da sua concretização.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição de Estudo - pág.2895.
Minidicionário Luft - Celso Pedro Luft - Editora Ática.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 12 de junho de 2010

A santificação no amor.

"Esta é a vontade de Deus; que sejais santos. Que vos abstenhais da fornicação; que cada um saiba usar seu corpo com respeito sagrado, não por pura paixão, como os pagãos que não conhecem Deus." (1Ts 4, 3-5).
O ser humano desde a sua criação, está submetido à santificação, assim como sua vida sexual, que desempenhada coerentemente, com relação aos propósitos Divinos, torna-se um meio de comunhão espiritual entre os cônjujes. Do contrário, a prática sexual descomedida e desenfreada, desrespeita os princípios fundamentais, tornando-se incompatível com a existência atuante do Espírito Santo.
Assim, afastando-nos da pura paixão, do seu fanatismo e parcialidade, conseguiremos viver na observância do respeito sagrado que é devido ao nosso corpo, pois somos o templo do Espírito Santo de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição de Estudo - pág.2839 e 2840.
Comentário: Cristina Jeczalik.

O ímpio e o injusto.

"Do céu se revela a ira de Deus contra todo tipo de homens ímpios e injustos que coíbem a verdade com injustiça." ( Rm 1, 18 ).
As atitudes dos que são incrédulos, insensíveis e desumanos, que não agem em conformidade com o direito, reprimindo assim a veracidade; despertam a cólera do Senhor que está no céu, no firmamento, no qual se manifesta a presença Divina, acompanhada dos anjos que co-habitam com os eleitos de Deus, os que viveram na fé, na justiça e na verdade, no seguimento do verdadeiro Caminho: Jesus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2706.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!

Minha experiência pessoal.

Nesta reflexão, partilho minha experiência pessoal de vida. Desde o meu nascimento, vivi no seio familiar, cuja prioridade era o respeito à Deus, a obediência e a observância dos Seus preceitos. Dediquei-me à educação infantil e aos meus pais sob o olhar amoroso de Deus.
Minha sede de conhecer, me aprofundar mais na Sabedoria Divina, foi sempre atuante e crescente. Assim, após o falecimento dos meus pais, fui acometida por uma doença reumática, através da qual, estreitaram-se os meus laços com Deus.
Através da linguagem da dor física, comecei a experenciar de maneira significativa a presença de Deus na minha vida.
Vivendo na oração, na dedicação ao próximo, através do ensino e da transmissão das experiências de vida, resolvi publicar este blog. É o reflexo e a confirmação da experiência vivida na fé e na oração, na presença do Senhor.
Saber suportar as dores e dificuldades no amor de Jesus e viver para servir a Deus, anunciando a Sua Palavra é a chave para o estabelecimento de uma crescente plenitude experenciada na minha vida, cujos frutos de fé e alegria procuro partilhar com todos os meus leitores.
Louvado seja o Senhor, nosso Deus!
Comentário de vida: Cristina Jeczalik.

Refletindo sobre a fé.

"Fé é a consistência do que se espera, a prova do que não se vê. Por ela os antigos receberam a aprovação. Pela fé, compreendemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus , o visível a partir do invisível. ( Hb 11, 1-3 ).
A fé é a alavanca que tudo impulsiona. É a primeira das virtudes teológicas, sendo uma adesão do espírito ao que considera verdadeiro, é a fidelidade à promessas, assim como aos compromissos.
"A nós, que temos o olhar fixo no invisível e não no visível, a leve tribulação presente nos produz uma carga incalculável de glória. Pois o visível é transitório, o invisível é eterno." (2 Cor 4, 18 ).
Através da ótica da fé, valorizamos as dificuldades presentes, pois elas nos originam a bem-aventurança e o eplendor do céu, o eterno, que não tem princípio nem fim.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -
pág. 2885 e 2886.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Somos resgatados por Deus.

"O Senhor resgata a vida de seus servos: não serão castigados os que Nele se abrigam." (Sl 34(33), 23 ).
Aquele que edifica sua vida na fé e na confiança em Deus, seguindo na prática os preceitos Divinos, vive sob a Sua proteção e sua vida é resgatada através do perdão, da misericórdia do Senhor. Não será castigado; o maior castigo que o ser humano pode ter é ser privado da graça de Deus. Assim, quem é resgatado, já está salvo pois suas faltas e suas culpas foram aniquiladas pelo Sacrifício de Jesus na cruz, e também através do seu arrependimento e conversão participa da libertação, pois se abriga no Senhor.
"Mas Deus resgata minha vida, Ele me arranca das garras do abismo." (Sl 49 (48), 16).
"Pois os que foram uma vez iluminados saborearam o dom celeste, e participaram do Espírito Santo e o dinamismo da era futura." ( Hb 6, 4 - 5 ).
Quando somos inspirados por Deus, através do Espírito Santo, provamos da dádiva Divina e somos levados so nível superior ao dinamismo do período, do tempo vindouro. Começamos a provar, a sentir no tempo presente, a boa Palavra de Deus, a promessa verbal do Senhor se expressando.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição de Estudo - pág.1202.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A prática do bem.

"Se fazes o bem, olha a quem, e poderás esperar algo de teus benefícios; faze o bem ao justo e obterás recompensa, se não dele, ao menos do Senhor." ( Eclo 12, 1 -2 ).
Sempre que fizermos o bem, estaremos plantando sementes que resultarão em bons frutos. Boas obras geram bons resultados; assim, aquele que pratica o bem, já usufrui dos seus benefícios, é o primeiro a ser beneficiado, partilha da maior de todas as recompensas: a observância e a prática dos Ensinamentos Divinos, podendo se considerar uma pessoa afortunada, bem-aventurada e feliz.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág.1599.
Comentário: Cristina Jeczalik.

Não, às conclusões precipitadas.

"Não declares ninguém feliz antes de te informares: seu fim mostrará se é feliz." ( Eclo 11, 28a ).
Muitas vezes, somos levados a tirar conclusões precipitadamente sobre o nosso próximo, apenas utilizando a nossa observação que resultará numa conclusão. Mas, nem sempre as coisas são como aparentam. É necessário da nossa parte, um conhecimento maior a respeito do nosso próximo, para melhor podermos compreendê-lo e auxiliá-lo quando necessário, em vez de tirarmos conclusões precipitadas, evitando o nosso julgamento.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1598.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Espera no Senhor.

" Espera no Senhor e aguarde Sua luz; porque o Senhor pode julgar oportuno enriquecer o pobre num instante." ( Ecl0 11, 21b).
Aquele que deposita sua esperança no Senhor, jamais ficará desapontado. O nosso Deus, é o Deus do impossível. Não existem limites nem impedimentos de nenhuma natureza à Sua ação.
A vontade do Senhor impera acima de todos os desígnios, de todas as circunstâncias que possam existir. Alimentemos pois, a nossa fé e depositemos em Deus toda a nossa confiança e esperemos confiantes.
"A bênção do Senhor é a sorte do justo, e a seu tempo floresce sua esperança." ( Eclo 11, 22 ).
A bênção Divina é a maior, a mais preciosa dádiva que podemos obter na nossa vida. É através da bênção de Deus, que tudo o que nos propusemos realizar será coroado de êxito. Colheremos então, frutos resultantes do nosso empenho e da nossa entrega à fidelidade de Deus para conosco.
Fonte: Bíblia do Peregrino- Edição Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 1597.
Comentário: Cristina Jeczalik.

As promessas Divinas.

"Assim, portanto, dispondo de tais promessas, meus queridos, purifiquemo-nos de toda impureza do corpo e do espírito, completando nossa consagração e respeitando a Deus." ( 2 Cor 7,1 ).
As promessas Divinas são dignas de fé e comprovam a sua veracidade. Mas, para alcançá-las necessitamos nos purificar, converter-nos à prática das virtudes, que agirão como filtros, purificando-nos e edificando-nos no acesso à pureza do corpo e do espírito.
Assim, completando a nossa consagração, a nossa pertença à Deus, seremos como luzeiros a iluminar os caminhos daqueles que ainda seguem por caminhos tortuosos e imprecisos, auxiliando-os na sua decisão e orientando-os no seu caminho rumo ao seu destino.
Fonte: Bíblia do Peregrino- Ed. Paulus -Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006)- Edição Estudo- pág. 2779.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A grandeza da Misericórdia e do perdão de Deus.

"Como é grande a misericórdia do Senhor e seu perdão para os que voltam a Ele."
( Eclo 17, 29 ).
O imenso Amor de Deus por nós, pode ser comparado à Sua Misericórdia para conosco. Quem ao Senhor se volta, com sinceridade de coração, pode contar com a misericórdia e o perdão do Coração Divino.
O Amor de Deus por nós, é retratado em Jesus, assim, podemos compreender melhor a extensão infinita deste Sentimento Divino.
O perdão, remissão das faltas, das culpas, indulgência e clemência; o Senhor nos concede, mas aguarda da nossa parte, o sincero reconhecimento dos nossos erros, seguidos do nosso arrependimento, da nossa decisão de não reiniciarmos os mesmos erros.

Permita que Deus dirija sua vida.

O Senhor assegura os passos do homem e se ocupa de seus caminhos.Ainda que tropece, não cairá, porque o Senhor o segura pela mão." ( Sl 37(36),23-24)A nossa conduta moral e religiosa baseada nas Orientações Divinas, na honradez do nosso modo de ser e proceder, nos abre um espaço infinito para que a ação de Deus se realize na nossa vida. Assim, com o apoio do Senhor, nossa vida transcorrerá muito acima das nossas expectativas, superando o nosso limitado entendimento.
"O Senhor dirige os passos do homem; como pode o homem discernir o próprio caminho?" ( Pr 20, 24 ).
Deus, na Sabedoria infinita tudo realiza, discerne e conduz todos os caminhos, mantendo o mais perfeito equilíbrio. Aquele que permite sinceramente que Deus direcione sua vida, jamais andará em círculos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CARÍSSIMO LEITOR:

Alguns textos Bíblicos citados no início deste blog foram extraídos do EVANGELHO - Edição Pastoral - (2ª edição) - Edições Paulinas.


Os demais textos Bíblicos, citados neste blog, são sempre extraídos da BÍBLIA DO PEREGRINO - Edições Paulus - (2ª edição - 2006) - Luis Alonso Schokel - (Edição de estudo).

É SEMPRE IMPORTANTE LEMBRAR

As citações de Padre Pio de Pietrelcina estarão sempre disponíveis em:
http://www.padrepiogroup.org/--frases.html

Espera e confia no Senhor!

"Descansa no Senhor e Nele espera; não te exasperes por causa de quem triunfa empregando a intriga. Segura a ira, reprime o furor, não te exasperes a ponto de agir mal." ( Sl 37(36), 7 - 8 ).
A paz e a serenidade devem ser sempre preservados, em qualquer circunstância. Procuremos não nos irritar para não sermos igualados às ações dos perversos, e assim, chegarmos a perder o direito ao auxílio e a graça do Senhor.
"Só em Deus descansa, minha alma, Dele vem a minha esperança." ( Sl 62(61), 6 ).
Seguindo e praticando os preceitos e as orientações Divinas, estaremos sempre seguros na trilha do caminho correto, que conduz à Deus. Os que praticam a maldade, acabam se excluíndo da Presença do Senhor, devido ao seu modo de proceder, restando-lhes a trilha da perdição.
"Pois os perversos serão excluídos, mas os que esperam no Senhor possuirão uma terra." (Sl 37(36), 9 ).

Sejamos persistentes na oração.

"Não se canse de importunar o Coração de Jesus, pois a insistência na oração denota fé." ( Padre Pio de Pietrelcina ).
A insistência na oração, retrata a intensidade da nossa fé, amor e esperança em Deus. Insistir, persistir na oração, demonstra a nossa vontade infinita de estar em contato mais achegado, mais próximo do Senhor, de sentir a Sua Presença no nosso âmago.
Somente Deus, através do Coração de Jesus, pode saciar a nossa eterna carência de amor. Pois, procedemos do infinito Amor e somente Nele encontraremos a nossa totalidade.

domingo, 6 de junho de 2010

Deus nos retribui com amor.

"O Senhor me pagou a minha retidão, retribuiu a pureza de minhas mãos, porque segui os caminhos do Senhor e não reneguei o meu Deus." ( Sl 18(17), 21 - 22 ).
Ser fiel, é uma das mais nobres qualidades. Quando vivemos a fidelidade para com Deus, com todo o nosso empenho e integridade, recebemos do Senhor os frutos provenientes deste ação.
Quando não seguimos as crenças de deuses falsos inexistentes, e persistimos, continuamos firmes seguindo Jesus, o verdadeiro caminho que nos leva ao Pai. Respeitando e perseverando nos Seus preceitos, estamos em comunhão com Deus.
"Porque tive presentes os Seus mandatos e não afastei de mim os Seus preceitos." ( Sl 18(17), 23 ).
Estar em comunhão com Deus, é antecipar a maior retribuição que Deus pode nos dar: viver na Sua Presença agora e por toda a eternidade.

Deus, nossa fortaleza.

"Senhor, meu rochedo, minha fortaleza, meu libertador! Deus meu, rocha minha em que me refugio! Minha força salvadora, meu baluarte famoso! Invoco ao Senhor e fico livre do inimigo." ( Sl 18 (17), 3 -4 ).
Somente em Deus, encontramos abrigo seguro e fortaleza. Ele nos liberta e cura, renova a nossa esperança, restaura o nosso ânimo, fortalece-nos nas dificuldades. É nosso sustentáculo, amparo e apoio. Nossa proteção efetiva contra o inimigo.

sábado, 5 de junho de 2010

No combate às forças malignas.

"Pois não lutais contra seres de carne e osso, mas contra as autoridades, contra as potestades, contra os soberanos destas trevas, contra espíritos malignos do ar." ( Ef 6, 12 ).
Deparamos constantemente, com forças espirituais malignas espalhadas nos ares. Por isso, precisamos estar sempre alertas, fortalecendo-nos na presença do Senhor, através da oração. Assim, adquiriremos a fortaleza, virtude dos que são fortes, para não sermos usados pelos espíritos malignos, nas suas atrocidades.
"Portanto, tomai as armas de Deus para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate."
( Ef 6, 13 ).
Em Deus, encontramos tudo aquilo de que necessitamos para podermos resistir às insídias, emboscadas do inimigo e sermos vencedores em Cristo Jesus.

Constantes na oração.

"Constantes na oração e na súplica, rezai constantemente com espírito; para isso velai com perseverança, rezando por todos os consagrados." ( Ef 6, 18 ).
Todo ser humano está sujeito às tentações. Por ser frágil necessita da ajuda Divina, para que sua caminhada transcorra da melhor maneira possível. Esta ajuda é obtida através das orações e súplicas, nas quais se mantêm um diálogo espiritual com Deus.
Através da oração, na perseverança, precisamos zelar por todos os consagrados, pois a necessidade de proteção e força que precisam é muito grande. Viver uma vida consagrada à Deus exige muitas renúncias, determinação e fidelidade ao propósito abraçado. Meditemos e rezemos...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Confiar em Deus.

Nossa vida deve se basear na plena confiança, na segurança de ânimo, no crédito, na fé alicerçada em base sólida e infalível. Podemos traduzir estes termos associando-os à Deus, à Sua fidelidade e integridade.
Se depositamos nossa confiança no próprio ser humano, estaremos sujeitos à decepções, devido à fragilidade e a fraqueza que nele habitam , tornando-o vulnerável e inconstante nas suas atitudes e decisões.
Portanto, podemos confiar absolutamente, somente em Deus, pois Ele nunca nos faltará. É rocha firme sobre a qual podemos edificar a nossa esperança, vida e futuro.

Acolhamos a Mensagem de Deus.

"Portanto, despojados de qualquer mancha e de qualquer vestígio de maldade, recebei com mansidão a mensagem plantada em vós, que é capaz de vos salvar a vida." ( Tg 1, 21 ).
Quando conduzimos nossa vida na prática do bem e das virtudes, nos purificamos. Excluíndo os resquícios de qualquer maldade passada, abrimos espaço para a implantação da mensagem de Deus na nossa vida, no despojamento daquilo que possa contrariar ou extinguir esta finalidade.
"Sede executores da mensagem e não somente ouvintes que se iludem." ( Tg 1, 22 ).
A Mensagem Divina acolhida, serenamente vivida, colocada em prática, concebida, cumprida; fará brotar em nós frutos de Salvação e vida eterna.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI.

****************************

" Que o Sacrário de Jesus seja o nosso coração!"
*************************

Somos filhos de Deus.

"E se somos filhos, também somos herdeiros: herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo; se compartilharmos Sua Paixão, compartilharemos Sua Glória." ( Rm 8, 17 ).
Deus nos concede o dom da vida, deposita em nós Seu Amor paterno e nos permite o direito de sermos Seus herdeiros, co-herdeiros com Cristo.
"Senhor, Pai e Deus de minha vida." ( Eclo 23, 4 ).
Assim, compartilhando o sofrimento, suportando as dificuldades, seguindo os passos de Jesus, seremos também inseridos na Sua Vitória, na Sua Glória. Portanto, procuremos não desanimar, busquemos em Deus, forças para vencermos os turbilhões da vida, para não sermos arrastados por eles.
"Invoquei o Senhor: Tu és meu Pai, Tu és meu forte Salvador, não me abandones no perigo, na hora do espanto e da perturbação." ( Eclo 23, 10 ).

Viver conforme o instinto ou conforme o espírito?

"Portanto, irmãos, não somos devedores do instinto para viver de acordo com ele. Pois, se viveis conforme o instinto, morrereis; mas, se com o Espírito mortificais as ações do corpo , vivereis." ( Rm 8, 12 - 13 ).
Não somos obrigados a viver conforme o instinto, que nos conduz à uma vida baseada nos impulsos naturais irrefletidos, alicerçados na nossa tendência inata. Este modo de procedimento, nos conduzirá a um termo de vida finito. Mas, se penitenciarmos as ações do nosso corpo, aquelas contrárias à vida cristã, o Espírito nos fortalecerá. Então, começaremos a viver a experiência de uma realidade superior e infinita em Deus.
"Todos os que se deixam levar pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." ( Rm 8, 14 ).

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jesus, nossa esperança.

"Deixe-se guiar por Jesus no áspero caminho da vida presente." ( Padre Pio de Pietrelcina ).
Jesus está conosco, mas é preciso deixarmo-nos guiar por Ele, vivendo como cristãos conscientes, na humildade e simplicidade de coração.
Vivermos no amor de Deus que tudo supera, que ultrapassa todos os obstáculos, inclusive o do pecado e da morte. Assim, com a nossa vida e o nosso proceder, iluminaremos aqueles que ainda vivem longe de Deus, envoltos pelas trevas do pecado, que os afasta da presença e da graça do Senhor nosso Deus.

Conservar a sobriedade.

"Não vos embriagueis com vinho, que gera luxúria, mas enchei-vos de Espírito." ( Ef 5, 18 ).
Não deixemos nos conduzir pelas coisas do mundo; não vivamos embriagados, sem a consciência sóbria e ativa da realidade. Pois o estado de ebriedade, pode nos conduzir à sensualidade, à libertinagem, aos costumes desregrados. Mas, a presença do Espírito Santo renova a nossa consciência, concedendo-nos a verdadeira sobriedade direcionada ao amor e ao louvor à Deus, enaltecendo, exaltando a Sua honra e glória.
"Entre vós entoai salmos, hinos e cantos inspirados, cantando e tocando de coração em honra do Senhor, dando graças sempre e por tudo a Deus Pai, em nome do Senhor Nosso Jesus Cristo." ( Ef 5, 19 - 21 ).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Edifique o seu próximo.

"Não saia de vossa boca nenhuma palavra ofensiva, mas uma palavra boa que edifique quem precisa e agrade a quem a escuta." ( Ef 4, 29 ).
A edificação satisfatória da vida, decorre em grande parte dos incentivos positivos que recebemos, e nos ajudam a elevar o ânimo, fazendo-nos adquirir as condições necessárias para progredirmos nos nossos intentos.
"Afastai de vós toda amargura, colera, gritos, insultos e qualquer tipo de maldade. Sede amáveis e compassivos um para com os outros. Perdoai-vos como Deus vos perdoou em atenção a Cristo." (Ef 4, 31-32).
Portanto, toda a amargura, sentimento de azedume, angústia; toda paixão, sentimento intenso de amor ou ódio, que gera fanatismo ou parcialidade; toda cólera, sentimento de ira violenta, raiva; insultos, ofensas, afrontas, são sentimentos que geram atitudes contrárias ao progresso e ao bem-estar próprio, assim como, o do nosso próximo.
Por isso, São Paulo, na carta aos Efésios, nos exorta a sermos amáveis e compassivos, a nos perdoarmos mutuamente como Deus nos perdoou.

Discernir o que agrada a Deus.

"-Fruto da luz é toda bondade, justiça e verdade. Procurai discernir o que agrada ao Senhor. Não participeis das obras estéreis das trevas, pelo contrário, denunciai-as." ( Ef 5, 9 - 11 ).
Toda obra proveniente da luz, cujos frutos decorrentes são traduzidos pela bondade, qualidade de bom, benevolência; pela justiça, agir em conformidade com o direito; pela verdade, agir com sinceridade em conformidade com a realidade, com o que existe efetivamente.
"Observai atentamente como agis, não como insensatos, mas como sensatos. Aproveitai a ocasião, pois os tempos são maus. Por isso, não sejais imprudentes, mas compreendei o que o Senhor deseja." (Ef 5,15-17).
Precisa ser sensato o nosso modo de agir, acompanhado da prudência, centralizado no desejo do Senhor para a nossa vida, o qual conheceremos através do discernimento e mediante oração, que precisa ser contínua e de efetiva presença, a fazer parte do nosso cotidiano.