segunda-feira, 28 de novembro de 2011

* Deixe-se guiar pela luz de Deus.

"Buscai o Senhor enquanto se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto." ( Is 55, 6 ).
O advento é um tempo propício para a reflexão interior, para uma avaliação mais específica e profunda. É momento próprio para retificar a caminhada, deixando-se guiar pela luz de Deus, sem a qual se caminha nas trevas, expostos a toda espécie de adversidades, infortúnios. A luz de Deus clareia e direciona nossos passos, através dos ensinamentos alicerçados na Sabedoria Divina. É tempo de rever e refletir sobre a nossa vida...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 27 de novembro de 2011

Advento * A espera* Vem, Senhor Jesus!

O tempo do Advento, é o momento oportuno para revermos as nossas ações, verificarmos nossos planos e adentrarmos na busca mais profunda do verdadeiro sentido da nossa existência; se necessário, reformularmos nossas atitudes e procurarmos um maior aperfeiçoamento da nossa vida, mediante a vontade Divina. Cultivar a generosidade para com o próximo, tornando o relacionamento mais humano, desenvolvendo a capacidade de perdoar mais facilmente, promovendo um ambiente agradável, alicerçado na concôrdia, na paz e na alegria. Assim, nosso coração tornar-se-á apto a acolher Jesus verdadeiramente.
"Pois ele diz: Em tempo favorável te escutei, em dia de salvação te auxiliei. Vede, este é o tempo favorável, este é o dia da Salvação." ( 2Cor 6, 2 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2777.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

( ) Ação de graças ( )

"Eu te dou graças, Senhor, de todo o coração, contando todas as tuas maravilhas; quero festejar-te e celebrar-te, tocando em tua honra, ó Altíssimo." ( Sl 9, 2-3 ).
Neste dia de Ação de Graças, recordemo-nos das ações que Deus nos proporciona diàriamente, fortalecendo-nos, animando o nosso ser com alegria, impulsionando-nos a enfrentar as dificuldades e os percalços da vida. Deus nos concede a vida e acompanha-nos todos os momentos, inclusive nos mais difíceis, nos restaurando.
"Força minha, tocarei para ti, pois Deus é minha fortaleza, meu Deus leal." ( Sl 59(58), 18 ).
O mundo está avançando no afastamento de Deus, caminhando para a destruição, provocada pela auto-valorização desmedida, acompanhada do orgulho e do egoísmo, não deixando espaço para Deus, seu Criador.
"Aclamai a Deus, mundo inteiro, tocai em honra de seu nome, dai-lhe glória com o louvor." ( Sl 66(65), 1-2).
A esperança de dias melhores e da conversão ao caminho de Deus, permanece acesa nos corações que amam, louvam e dão graças à Deus.
"Que os povos te dêem graças, ó Deus, que todos os povos te dêem graças!" ( Sl 67(66), 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1158,1251 e 1258.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

# Quem se apóia em Deus, não vacila! #

"Assim diz o Senhor: Vede, eu coloco em Sião uma pedra provada, angular, preciosa de alicerce:"quem se apóia não vacila." (Is. 28,16 ).
Deus nos dá Seu próprio Filho, como pedra viva e angular na construção de templo espiritual. O culto espiritual agradável a Deus, é em espírito e verdade. Viver os ensinamentos Divinos, direcionar a vida na verdade e na justiça, amando a Deus sobre todas as coisas, Lhe sendo fiel.
"Pois a Escritura diz: Quem confia nele não fracassará." ( Rm 10, 11 ).
Vamos meditar no nosso coração os textos bíblicos a seguir.
"Ele é a pedra viva, rejeitada pelos homens, escolhida por Deus; por isso, aproximando-vos dele, também vós, como pedras vivas, entrais na construção de um templo espiritual e formais um sacerdócio santo, que oferece sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo." ( 1 Pd 2, 4-5 ).
"Mas chega a hora, e já chegou, em que os que prestam culto autêntico prestarão culto ao Pai em espírito e de verdade. Tal é o culto que o Pai procura." ( Jo 4, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1745, 2725, 2907 e 2557.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 20 de novembro de 2011

*** Cristo Rei ***

"Respondeu Simão Pedro: - Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo." ( Mt 16, 16 ).
Jesus Cristo soberano, o Messias prometido e esperado anciosamente desde o Antigo Testamento, a promessa torna-se realidade. Jesus nos comunica o amor do Pai e através do Seu santo Sacrifício, nos resgatou da escravidão, consequência do pecado, restituindo-nos a filiação Divina, através do Batismo, a primeira fundamental conversão, estabelecendo uma vida nova. Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, submisso ao Pai nos apresenta um reino de justiça, verdade, paz e amor.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2356.
Comentário: Cirstina Jeczalik.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Seguir por veredas seguras...

"Mas tu, Deus nosso, és bom e fiel, tens muita paciência e governas o universo com misericórdia. Embora pequenos, somos teus, acatamos teu poder; mas não pecaremos, sabendo que te pertencemos." ( Sb 15, 1-2 ).
Aquele, que tem consciência e conhecimento do Deus Vivo e Verdadeiro, da Sua bondade e do Seu poder, procura trilhar veredas seguras, que não desemboquem no pecado, na ilusão do mundo, na adoração às circunstâncias materiais, sem alento. As más ações, floreiam fantasias com o intuito de inocular atitudes que geram a idolatria e a violência, das quais procedem as maldades. Assim, extraviam-se do caminho de Deus e desconhecem a verdadeira vida, na plenitude da presença Divina.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1560.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Não cabe à nós julgar...

"Portanto, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor, que iluminará o oculto nas trevas e revelará as intenções do coração. Então cada um receberá de Deus sua qualificação." (1Cor 4, 5 ).
O ato de observar o próximo, emitindo-lhe um julgamento é quase uma atitude corriqueira. Quantas vezes, percebemos que estamos julgando ou analisando, com base no nosso ponto de vista, a pessoa do nosso próximo.
"Não louves um homem por sua beleza nem o desprezes por sua feiura." ( Eclo 11, 2 ).
No entanto, nem sempre aquilo que parece ser, é na realidade. Portanto, não cabe à nós julgar as atitudes e a vida das pessoas. Somente Deus, em Sua infinita sabedoria e misericórdia pode julgar com justiça, pois conhece as profundezas de cada ser humano.
"Filho meu, não multipliques tuas ocupações: Filho meu, se não corres, não chegarás; se não busas, não encontrarás." ( Eclo 11, 10 ).
Cabe a nós portanto, simplificar nossas ocupações, para dedicar mais tempo em busca dos assuntos referentes ao Reino de Deus, que já está entre nós, através do amor, da justiça e da verdade. É necessário buscar para encontrar...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2743 e 1596.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A prudência, a honestidade e a justiça.

"Onde há inveja e rivalidade, aí há desordem e toda espécia de maldade." ( Tg 3, 16 ).
Quando, o ser humano ignora os ensinamentos Divinos, e prioriza o seu próprio instinto, abre espaço para a ocorrência de todo gênero de maldades e violências.
"A sensatez que procede do céu é antes de tudo limpa; além disso é pacífica, compreensiva, dócil, cheia de piedade e bons resultados, sem discriminação nem fingimento. ( Tg 3, 17 ).
A prudência que procede da Sabedoria Divina, gera a paz e produz a compreensão, sem distinção, alicerçada na verdade e na justiça que provem de Deus, diferente da justiça que no mundo se apresenta.
"O fruto da honradez é semeado na paz para os que trabalham pela paz." (Tg 3, 18 ).

A justiça, virtude de dar a cada um aquilo que é seu, gera a tranquilidade e serenidade, restabelecendo relações amigáveis entre as pessoas.
"O efeito da justiça será a paz, a função da justiça, calma e tranquilidade perpétuas." ( Is 32, 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Ed. Estudo - pág.2899 e 1756.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A fé deve ser acompanhada pelas obras...

"Meus irmãos, de que serve para alguém alegar que tem fé, se não tem obras? A fé poderá salvá-lo? ( Tg 2, 14 ).
Fé, a primeira das virtudes teologais, referente à Deus. Acreditar, aceitando consciente e decisivamente a observação dos ensinamentos Divinos, colocando-os em prática através das obras.
"Da mesma forma que o corpo sem o alento está morto, assim a fé sem as obras está morta." (Tg 2, 26).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2897.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 13 de novembro de 2011

Na prática do bem...

"Não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu devido tempo colheremos sem fadiga." ( Gl 6, 9 ).
Toda vez que praticamos o bem, estamos sob a inspiração do Espírito Santo de Deus. Ele nos impulsiona a agir com caridade e amor, permitindo-nos a colheita de frutos de alegria, paz e amor, resultados das boas ações que praticamos.
"Portanto, enquanto se oferece ocasião, façamos o bem a todos, especialmente à família dos fiéis." ( Gl 6, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2800 e 2801.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 12 de novembro de 2011

Refletindo sobre o instinto.

"O instinto tende à morte, o Espírito tende à vida e à paz." ( Rm 8, 6 ).
O instinto, impulso espontâneo que não provem da razão, geralmente gera egoísmo, impedindo assim ao ser humano a sua plena realização. O egoísmo bloqueia o gesto da partilha e de interêsse pelo bem-estar do próximo, opondo-se claramente ao ensinamento Divino. Assim sendo, torna-se impossível estabelecer uma comunhão com Deus e com o próximo, e promover a vida, centrada na paz e no amor.
"Porque a tendência do instinto é hostil a Deus, pois não se submete à lei de Deus nem pode fazê-lo; e os que seguem o instinto não podem agradar à Deus." ( Rm 8, 7-8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2719.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Refletindo sèriamente...

"Assim, pois, vigiai porque não sabeis o dia em que chegará vosso Senhor. Portanto, estai preparados, porque este Homem chegará quando menos pensardes". ( Mt. 24, 42 . 44 ).
A seriedade nesta reflexão é um dos fatores predominantes. Embora, muitos ainda não dêem a devida relevância aos ensinamentos Divinos, que nos alertam a vivermos vigilantes. Temos consciência de que nossa vida possue um tempo determinado por Deus. Não sabemos portanto, quando chegará a hora de nos apresentarmos diante da presença de Deus. Que não nos ocorra, priorizar as coisas e riquezas materiais, acima do amor à Deus, ao próximo e da caridade, cumprindo com amor os Mandamentos Divinos. Mantenhamo-nos vigilantes pois não sabemos a hora...
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2377.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Refletindo sobre o ser humano.

"Assim está escrito: o primeiro homem Adão, tornou-se um ser vivo, o último Adão tornou-se espírito que dá vida." ( 1Cor 15, 45 ).
A Humanidade teve início em Adão, formado da terra, pelas mãos Divinas; teve sua constituição física destinada ao mundo e a um tempo limitado, determinado por Deus.
"O Senhor formou da terra o homem e o fez voltar de novo a ela; concedeu-lhe um prazo de dias contados e lhe deu domínio sobre a terra." ( Eclo 17, 1-2 ).
O ser humano recebeu de Deus, o domínio sobre a terra. Uma responsabilidade imensa; um dia, todos deverão prestar contas da sua administração, perante o Criador.
"Aos que escolheu de antemão, destinou-os a reproduzir a imagem de seu Filho, de modo que fosse ele o primogênito de muitos irmãos." ( Rm 8, 29 ).
Deus, escolheu previamente pessoas para continuarem a viver os ensinamentos de Jesus, Seu Filho primogênito. Aquele que for batizado e crer em seu coração, seguindo o exemplo da vida de Jesus, está destinado à vida eterna que supera, extingue a morte física; assim como Jesus ressuscitou, também ressuscitará aquele que O seguir.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2765, 1609 e 2721.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Refletindo sobre as virtudes teologais.

As virtudes teologais, constituem os pilares capitais na edificação da nossa vida.
A fé: a primeira da virtudes teologais, representa a confiança, a aderência a aquilo que considera ser verdadeiro, é o crédito, a confiança depositada.
A esperança: a segunda das virtudes teologais, é uma expectativa otimista daquilo que se deseja. A esperança pode ser considerada como efeito curativo em casos de doenças, impedindo a instalação do quadro de desânimo, e da depressão.
A caridade: é representada pela benevolência e compaixão, decorrentes do amor, sentimento soberano e supremo.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 6 de novembro de 2011

Refletindo sobre santidade de vida.

"Como filhos obedientes, não vos deixeis modelar pelos desejos de antes, quando vivíeis na ignorância; pelo contrário, visto que é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso agir; pois assim está escrito: sede santos, porque eu sou santo." ( 1 Pd 1,14-15).
A santidade é o grau mais elevado de aperfeiçoamento do ser humano, é a busca contínua de Deus, a elevação da alma; resultando na pureza, na bondade e na inocência, levando uma vida virtuosa. Isentar-se das intenções maldosas, falsidade, ganância, orgulho, mentiras, vinganças; somente assim pode-se trilhar o caminho da santidade, não se permitindo modelar pela maldade, mas abrir o coração à Deus verdadeiramente seguindo com amor e fidelidade os Seus preceitos.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2906.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 5 de novembro de 2011

Nossa vida está em Deus.

"Já sei, Senhor, que o homem não é dono de seus caminhos, que ninguém pode estabelecer seu próprio curso." ( Jr 10, 23 ).
Aquele, que confia demasiadamente em si, não consegue perceber que não lhe é devido estabelecer seu próprio destino. Esta tarefa destina-se à Deus, Criador de todos e de tudo o que existe. O Senhor, na Sua infinita misericórdia e bondade, direciona o curso de todo ser humano, com amor e justiça. Desditoso, aquele que não se confia ao Senhor, tentando manobrar seu próprio destino.
"Porque tua força é o princípio da justiça, e o ser dono de todos te faz perdoar a todos." (Sb 12, 16).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1877 e 1554.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Não sabeis que sóis templo de Deus?

"Não vos deixeis prender a um jugo desigual com os infiéis. Que têm em comum justiça e injustiça*? Que acordo entre luz e as trevas? Que concórdia entre Cristo e Belial? Que partilha o que crê com o infiel? É compatível o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo." (2Cor 6, 14 - 16a ).
Todo ser humano é importante, porquanto deve ser respeitado em sua dignidade. Perante o Senhor, nosso Deus, não há distinções de raça, cor ou nível social. O Espírito de Deus habita os corações, onde brilham a luz, o amor e a justiça.
"Não sabeis que sóis templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus, que sóis vós, é sagrado." ( 1Cor 3, 16 - 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2779 e 2742.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

**Dia de saudade e reflexão.**

"Pois bem, por um homem penetrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, e assim a morte se estendeu a toda a humanidade, já que todos pecaram. Pois, se pelo delito de um só reinou a morte através somente dele, com maior razão, por meio de um só, Jesus Cristo, reinarão vivos os que recebem o favor abundante de uma justiça gratuíta." ( Rm 5, 12 . 17 ).
Somos convidados hoje, a refletirmos sobre a vida e a morte. Graças à Jesus Cristo, fomos resgatados da consequência do pecado, isto é, da morte eterna. Ao recebermos Jesus Cristo em nossa existência e abolirmos as situações que conduzem ao pecado, estaremos vivendo na graça Divina, destinados à vida eterna na plenitude do Reino de Deus.
"Assim como o pecado reinou pela morte, também a graça, por meio de Jesus Cristo nosso, reinará pela justiça para uma vida eterna." ( Rm 5, 21 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2714 e 2715.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Restaura-te no caminho da vida.

"Consola-te, recupera o ânimo, afasta de ti o sofrimento, porque a tristeza matou muitos; e nada se ganha com o sofrimento." ( Eclo 30, 23 ).
Nas ocasiões da vida, onde as dificuldades pesam, é preciso reagir, levantar-se, buscar ânimo nas palavras de apoio e esperança. Banir a tristeza do coração e manter na mente pensamentos otimistas que refletem alegria.
"A angústia do coração deprime , uma boa palavra reanima." ( Pr 12, 25 ).
Recusar-se a sentir um coração afligido, atormentado, angustiado; buscar sempre a luz Divina que brilha incensantemente para nos proporcionar a paz, a harmonia e a alegria de viver. Confiar à Deus o nosso coração e a vida, tudo aquilo que temos e somos...
"Confia ao Senhor tuas tarefas e te sairão bem teus planos." ( Pr 16, 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1639, 1442 e 1449.
Comentário: Cristina Jeczalik.