terça-feira, 28 de agosto de 2012

Seguir a Jesus Cristo verdadeiramente.

" Atenção! Que ninguém vos escravize com especulações, com argumentos chochos de tradição humana, seguindo os elementos co cosmo e não Jesus Cristo."  ( Cl 2, 8 ).
Nos tempos antigos, anteriores `a vinda de Jesus Cristo, povos baseavam-se nos astros, nos elementos do cosmo para procurarem respostas e orientações. Mas, Jesus veio ao mundo, transmitir através de seus ensinamentos e exemplo de vida, a plenitude à qual o ser humano é destinado por Deus, através do Seu intermédio. Assim, aquele que segue a Cristo, morre para as crenças da tradição humana, relacionadas ao seguimento dos elementos do cosmo. Jesus é a verdade, o caminho e a vida, o único que conduz à Salvação, à Deus e à Vida Eterna.
"Pois nele reside corporalmente a plenitude da divindade, e dele recebeis vossa plenitude."  ( Cl 2,10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 2830.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 25 de agosto de 2012

A utilidade dos dons recebidos.

" Usemos os diferentes dons que possuímos segundo a graça que nos foi concedida: por exemplo, a profecia regulada pela fé; o serviço para administrar; o ensinamento, para ensinar; que exorta, exortando; o que reparte, com generosidade; o que preside, com diligência; o que alivia a dor, com bom humor."  ( Rm 12, 6-8 ).
Aqueles, que receberam de Deus o dom da profecia, predição do futuro, que o utilizem destinado à fé, nunca como propósito de adivinhação. O dom do ensinamento, sempre visando o crescimento e o desenvolvimento do entendimento do próximo, ministrando um conteúdo íntegro, baseado na fé em Deus, visando o aperfeiçoamento moral e espiritual. O dom de aliviar a dor, que seja utilizado não somente como um emprego, mas  seja exercido com compaixão e amor.
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2729.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os lados da sensatez.

"Demonstre com sua boa conduta que age guiado pela modéstia da sensatez. Porém, se levais dentro de vós uma inveja ressentida e rivalidade, não vos glorieis, enganando-vos contra a verdade. Essa não é a sensatez que desce do céu, mas terrena, animal, demoníaca e toda espécie de maldade."  ( Tg 3, 13b-16 ).
Quando, demonstramos bom senso, prudência, simplicidade, despretensão, compostura e moderação, estamos refletindo através do nosso comportamento a sensatez, baseada no direcionamento que procede de Deus; resultando na paz, na compreensão e na verdade, gerando sempre bons resultados.
" A sensatez que procede do céu é antes de tudo limpa; além disso é pacífica, compreensível, dócil, cheia de piedade e bons resultados, sem discriminação nem fingimento."  ( Tg 3, 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2898 e 2899.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Verdadeiramente...

"Só em Deus descansa, minha alma, dele vem a minha esperança. Só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza: não vacilarei."  ( Sl 62(61), 6-7 ).
Ilude-se aquele que coloca sua esperança no dinheiro, na fama, nos bens do mundo. Não poderá apoiar-se, nem obterá refúgio nem consolo, se estiver alicerçado nestes bens terrenos. A alma só poderá repousar, sentir-se completa e repleta em Deus, seu Criador e Senhor, sua salvação e sua glória. Aproximemo-nos da verdade, enquanto o tempo se faz presente, afastemo-nos da graduação sutil das fantasias que tendem às ilusões mundanas.
"Em Deus está minha salvação e minha glória; minha rocha firme, meu refúgio está em Deus."  ( Sl 62(61), 8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 1254.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 19 de agosto de 2012

Grande é a nossa responsabilidade na condução da nossa vida.

"Sabei que o Senhor é Deus, ele nos fez e somos seus, seu povo e ovelhas do seu aprisco."  ( Sl 100(99), 3 ).
A vida é um dom que procede de Deus, Senhor absoluto, Criador do Universo em suas dimensões. Somente Nele encontramos a nossa plenitude. Quantos, preferem ignorar os ensinamentos Divinos, que orientam e conduzem à Deus. Escolhem trilhar caminhos opostos, onde predomina o ódio, a vingança, a luxúria, o egoísmo, o poder, a fama, etc. Na transgressão das Leis Divinas, vão se distanciando cada vez mais de Deus, da Salvação, da  Vida Eterna. Se optarem pela conversão de vida, através do arrependimento de suas ações, alcançarão a Misericórdia Divina para as suas almas.
" O Senhor é bom, sua misericórdia é eterna, sua fidelidade de geração em geração."  ( Sl 100(99), 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1328.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

* Que Deus ilumine as nossas consciências *

"O Senhor dirija vossas consciências para o amor de Deus e a paciência de Cristo."  ( 2 Ts 3,5 ).
Que o nosso coração deseje imensamente o amor de Deus, que vivifica, restaura e reconduz à verdadeira vida, para a qual fomos criados. Que a paciência, virtude que consiste em suportar as dificuldades e dores com resignação, esteja sempre presente na nossa vida. Assim, caminharemos confiantes, pois, a presença Divina nos conduzirá e fortalecerá no nossa jornada da vida, sempre que estivermos alicerçados e fundamentados na unidade em Cristo Jesus.
"O Deus da paciência e da consolação vos conceda concórdia mútua, seguindo Cristo Jesus, de modo que, num só coração e numa só voz, glorifiquemos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo."  ( Rm 15, 5-6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845 e 2732.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os frutos do justo e do perverso.

"Feliz o justo: tudo lhe irá bem, comerá o fruto de suas ações!"  ( Is 3,10 ).
Ser justo é uma virtude, procurar dar sempre a cada um aquilo que é seu, respeitando sempre o direito do próximo. Ser justo e honrado, possuir dignidade própria, praticando boas ações e observando os ensinamentos Divinos, colherá frutos bons em ambundância. Porém, aquele que tem malíssima índole, segue um caminho de perversidade, praticando a injustiça e todo tipo de maldade, opondo-se a tudo que é bom. Este, desconhecerá os frutos bons, pois colherá apenas o resultado das suas más obras.
"Ai do perverso: tudo lhe irá mal, e lhe darão o pagamento de suas obras!  ( Is 3,11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1693 e 1694.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 12 de agosto de 2012

Aos olhos de Deus, nada se oculta!

"Quem é infiel ao leito matrimonial dizendo a si mesmo: "Quem me vê? A escuridão me rodeia, as paredes me encobrem, ninguém me vê. Por que temer? O altíssimo não levará em conta meus pecados."  ( Eclo 23, 18 ).
A prudência do ser humano está em ocultar perante seu semelhantes, a prática de atos duvidosos e incorretos. Sente-se protegido agindo na penumbra, mantendo-se na ilusão de que jamais será desvendada a prática do seu delito. Mas, esquece-se que aos olhos de Deus nada pode estar oculto. O Senhor perscruta, examina minuciosamente o seu procedimento e as intenções mais ocultas e secretas do seu coração.
"Esse teme somente o olhar dos homens e não sabe que os olhos do Altíssimo são mil vezes mais brilhantes que o sol, e contemplam todos os caminhos dos homens e penetram até o mais escondido."  ( Eclo 23, 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1623.
 Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 11 de agosto de 2012

Ponderação, cautela e conhecimento.

"Não invejes os perversos nem desejes viver com eles, sua mente medita violências, seus lábios dizem maldades. Com a sensatez se constrói uma casa, com a prudência se consolida, com o saber se enchem seus quartos de bens, riquezas e comodidades."  ( Pr 24, 1-4 ).
Ao observarmos as pessoas, podemos verificar que os perversos parecem levar vantagem em seus intentos. Mas, não nos iludamos com isso, nem tenhamos inveja deles. Eles percorrem caminhos tortos, exibindo o seu desvirtuamento. O caminho virtuoso e correto, aparenta ser mais difícil aos olhos do mundo, mas à aqueles que por ele seguem, deslumbra e enaltece. Ser ponderado e cauteloso, ter conhecimento sobre os ensinamentos Divinos, a capacidade para compreender e agir com sabedoria, faz toda a diferença.
"Entrai pela porta estreita; porque é larga a porta é espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que por ela entram. Quão estreita é a porta, quão apertado o caminho que leva à vida; e são poucos os que a encontram."  ( Mt 7, 13-14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1467 e 2332.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Busquemos a graça e o conhecimento de Deus.

"Vós, portanto, queridos, ficai previnidos e precavidos, para que não vos arraste o erro de homens sem princípios, e percais vossa estabilidade. Crescei, antes na graça e no conhecimento do Senhor nosso e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória agora e até a eternidade. Amém."  ( 2 Pd 3, 17-18 ).
O tempo que está à nossa disposição é muito precioso, sua importância não pode ser dispensada seguindo a aqueles cujos preceitos se baseiam em coisas mundanas e finitas, embaladas pelo erro. De Deus recebemos a vida e à Ele pertencemos. Empenhando-nos no conhecimento de Jesus Cristo, estaremos crescendo na graça que procede do Senhor. Mas, se procurarmos evoluir, somente nas coisas materiais, deixando-nos envolver e conduzir pelos interêsses e regras humanas, estaremos nos atando, nos vinculando ao nosso próprio limite e fim. Portanto, ainda estamos em tempo de nos prevenir contra esta realidade, abrindo nosso coração e nossa mente ao conhecimento e seguimento do Deus da vida, que nos revela o único caminho que conduz à eternidade, ultrapassando e vencendo as tentações e os enganos que possam sobrevir no decorrer da nossa vida neste mundo.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2920.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 4 de agosto de 2012

O Espírito da Verdade.

Jesus disse: "Quando ele vier, convencerá o mundo de um pecado, de uma justiça, de uma sentença*: o pecado, porque não creram em mim; a justiça, porque vou ao Pai e não me vereis mais; a sentença, porque o príncipe deste mundo está sentenciado."  ( Jo 16, 8-11 ).
Através da ação do Espírito Santo, os desígnios de Deus e a verdade que estes envolvem são comunicados no decorrer dos séculos, pela ação Divina, dar-se a conhecer a revelação de Jesus, na época presente, de modo mais acessível à compreensão e ao entendimento humano.
"Quando ele vier, o Espírito da verdade, vos guiará para a verdade plena."  ( Jo 16, 13a ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Shokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2602 e 2603.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A fé, o amor e o conhecimento de Deus.

"O poder divino deu-nos tudo o que conduz à vida e à piedade, por meio do conhecimento daquele que nos chamou com sua própria glória e mérito. Com elas nos deu as maiores e mais valiosas promessas, para que por elas participeis da natureza divina e escapeis da corrupção que habita no mundo pela concupiscência."  ( 2 Pd 1, 3-4 ).
Deus nos concede o dom da fé, mas é necessário a nossa disposição firme e constante para a prática do bem. Buscar sempre o conhecimento da Palavra de Deus, pois, o tesouro mais precioso encontra-se no ensinamento presente na Sagrada Escritura. Assim, vamos conquistando nosso autodomínio, que anexo à paciência, nos auxilia a suportar as dores e infortúnios. O amor e o respeito pelo Senhor, nosso Deus, e pelo nosso próximo, num sentimento sincero, nos aproxima de Deus, afastando-nos do caminho da devassidão e da depravação.
"Portanto, não poupeis esforços para acrescentar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a paciência, à paciência a piedade, à piedade o afeto fraterno, ao afeto fraterno o amor."  ( 2 Pd 1, 5-7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2916.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Exclusivo: "Refletindo sobre a questão fundamental"

"E Deus criou o homem à sua imagem."  ( Gn 1, 27a ).
Deus nos criou, formando nossa parte física do barro, representando a matéria. Concedeu-nos o dom da vida, dando a cada ser humano uma minúscula partícula da Sua própria Vida, do Seu próprio Espírito.
"O Senhor formou da terra o homem e o fez voltar de novo à ela; concedeu-lhe um prazo de dias contados e lhe deu domínio sobre a terra; revestiu-o de um poder como o seu e o fez à sua própria imagem."  ( Eclo 17, 1-3 ).
Somos formados na parte física, pelo nosso corpo, e na parte espiritual pela nossa alma. O corpo pertence à terra e à ela retornará, no momento oportuno. A alma então, realizará a trajetória para se unir à Deus, à fonte de vida que a gerou. Mas antes, torna-se necessário entendermos, que toda alma precisa ser purificada. Poderá mergulhar em Deus, quando se apresentar isenta de toda espécie de mácula, quando estiver totalmente pura. Podemos compreender melhor, a importância do sofrimento, da sua capacidade de purificação da alma, quando esta o aceita, e aguarda pacientemente. O purgatório complementa a restauração da alma, permitindo à ela após sua transição pelo tempo necessário, mergulhar em Deus, a plenitude completa, a eternidade tão almejada, o Paraíso tão esperado. Mas, não podemos ignorar a existência do inferno, lugar de sofrimento indiscritível e inimaginável, no qual a alma se vê privada eternamente da presença de Deus. Ser condenada à ausência definitiva de Deus para a alma, representa o pior dos tormentos. A alma se condena a si própria, quando não acredita em Deus durante a sua existência, e recusa a Salvação que Deus lhe concede através da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
"O que é o homem para que dele te lembres, o filho de Adão para que dele te ocupes? Tu o fizeste pouco menos do que um deus, de glória e de honra o coroaste."  ( Sl 8, 5-6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 - Edição Estudo - pág. 17, 1609, 1157 e 1158.
Comentário: Cristina Jeczalik.