sexta-feira, 31 de maio de 2013

Culto autêntico ao Deus Verdadeiro.

"Mas chega a hora, e já chegou, em que os que prestam culto autêntico prestarão culto ao Pai em espírito e de verdade. Tal é o culto que o Pai procura. Deus é Espírito, e os que lhe prestam culto haverão de fazê-lo em espírito e verdade."  ( Jo 4, 23-24 ).
No mundo, há aqueles que cultuam ao dinheiro, à beleza física, à fama ao poder, etc. Este tipo de culto, direcionado às coisas materiais e inertes, é estático e escraviza, resultando simplesmente no "nada". Mas, aqueles que prestam culto verdadeiro, genuíno e fidedigno ao Senhor da vida, Espírito criador e eterno, estão adorando a Deus em espírito, isto é, com a parte imaterial do ser humano, com a sua alma; e em verdade, em conformidade com o verdadeiro. Aquele que é nascido do Espírito,é desapegado das coisas do mundo, não se deixa limitar pelo que é visível e finito, ascendendo, elevando-se à Deus, ao infinito, ao eterno.
"O vento sopra onde quer: ouves seu rumor, porém não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito."  ( Jo 3, 8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus -Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -Pág. 2557, 2558 e 2553.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Santíssimo Sacramento da Eucaristia - * O Pão do Amor *

"Enquanto ceavam, tomou um pão, pronunciou a bênção, o partiu e o deu dizendo: - Tomai, isto é o meu corpo. E tomando a taça, pronunciou a ação de graças, deu-a, e todos beberam dela. Disse-lhes: - Este é o meu sangue da aliança que se derrama por todos."  ( Mc 14, 22-24 ).
O Santíssimo Sacramento da Eucaristia, nos alimenta e sustenta na jornada da vida, na comunhão com Deus e com o nosso próximo. É o pão do amor, nos une num só corpo e num só espírito, em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
"Pois bem, Cristo entrou, não num santuário feito por mãos humanas, cópia do autêntico, mas no próprio céu; e agora se apresenta diante de Deus em nosso favor."  ( Hb 9, 24 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2438 e 2883.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Refletindo sobre a nossa missão.

"Nisto consiste a vida eterna: em conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e ao teu enviado, Jesus, o Messias. Consagra-os com a verdade: tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo."  ( Jo 17, 3 . 17-18 ).
Jesus Cristo, por sua vinda ao mundo, ansiosamente aguardada por séculos, veio nos comunicar o amor, a misericórdia, o poder e a autoridade Divina. Através da palavra que é verdade, Jesus nos consagra com a verdade, enviando-nos ao mundo, para que seja comunicada a todos a Salvação, a Vida Eterna e para que haja unidade entre nós e Deus Uno e Trino.
"Não rogo somente por eles, mas também pelos que crerão em mim por meio de suas palavras: Que todos sejam, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti: que também eles sejam um em nós."  ( Jo 17, 20-21ab ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo -pág. 2606 e 2607.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Somos chamados a evangelizar.

"O poder divino deu-nos tudo o que conduz à vida e à piedade, por meio do conhecimento daquele que, nos chamou com sua própria glória e mérito."  ( 2 Pd 1, 3 ).
Como cristãos, seguidores de Cristo, somos chamados a comunicar a boa nova da Salvação que Jesus nos conquistou, através do Sacrifício da Cruz; levar esperança aos corações desenganados; fazer conhecer as maravilhas de Deus, que resgata as vidas da escuridão, conduzindo-as para a luz, ao conhecimento da verdade que liberta, à Salvação e a Vida Eterna.
"Mas vós sois raça escolhida, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido, para proclamar as proezas daquele que vos chamou das trevas à sua luz maravilhosa."  ( 1 Pd 2, 9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel -(2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2916 e 2907.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jesus revela o amor universal de Deus.

"Mas, quando apareceu a bondade do nosso Deus e Salvador e seu amor pelo homem, não por méritos que tivéssemos adquirido*, mas tão somente por sua misericórdia, nos salvou com o banho do novo nascimento e a renovação pelo Espírito Santo, que ele nos infundiu com abundância por meio de Jesus Cristo, nossa Salvador; de modo que, absolvidos* por seu favor, fôssemos na esperança herdeiros da vida eterna."  ( Tt 3, 4-7 ).
Mediante a misericórdia de Deus, incondicional e irrestrita, através de Jesus Cristo, que revela o amor de Deus que abarca, que abrange a todos e a Salvação na esperança da vida eterna, abramos os nossos corações à Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2866.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 26 de maio de 2013

Que Deus Trino e Uno nos guie no caminho da vida!

"Observai atentamente como agis, não como insensatos, mas como sensatos. Aproveitai a ocasião, pois os tempos são maus. Por isso, não sejais imprudentes, mas compreendei o que o Senhor deseja. Não vos embriagueis com vinho, que gera luxúria, mas enchei-vos de Espírito."  Ef 5, 15-18 ).
O tempo é muito precioso, saibamos pois, viver com prudência e sensatez, buscando sempre compreender a vontade de Deus para a nossa vida. Não deixemos que as distrações nos desviem do sentido real, da nossa missão neste mundo. Deixemo-nos guiar pela sabedoria do alto, a qual procede de Deus, revelada por Jesus Cristo e perpetuada no decorrer dos séculos pela ação do Espírito Santo.
"A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós."     ( 2 Cor 13, 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2812 e 2789.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 25 de maio de 2013

A perversidade ou fidelidade à Deus?

"O caminho dos perversos está pavimentado, mas desemboca no fundo do abismo."  ( Eclo 21, 10 ).
Os caminhos do mal e do bem, circundam a nossa existência. De posse do livre arbítrio que nos é atribuído por Deus, delineamos o nosso  caminho, com suas próprias consequências. Deus nos nos dá a oportunidade, nos concede o direito ,por intermédio de Jesus Cristo, à Salvação e à felicidade eterna. A escolha porém é nossa.
"Ainda que minha carne, e minha mente se consumam, Deus é a rocha de minha mente, minha porção perpétua. Sim, os que se afastam de ti se perdem, destróis os que te são infiéis. Para mim, a felicidade é estar junto de Deus, fazer do Senhor o meu refúgio e narrar todas as tuas ações."  ( Sl 73(72), 26-28 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus -Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1618 e 1277.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Refletindo sobre o pecado e suas consequências.

"Filho meu, pecaste? Não o repitas, mas reza pelos pecados passados; foge do pecado como da cobra: se te aproximas, te morderá; seus dentes são dentes de leão que destroçam vidas humanas."  ( Eclo 21, 1-2 ).
O pecado separa o homem de Deus. Mas, pela correção  e pelo arrependimento sincero, é restaurada a vida da pessoa que volta ao estado de graça diante de Deus. Existem porém, pecados que acarretam a morte, separam o homem definitivamente de Deus, quando não existe arrependimento por parte do homem diante de Deus, que, na Sua Misericórdia e amor infinitos, deseja que todos se salvem.
"Quem odeia a correção segue as pegadas do pecador, quem teme o Senhor se arrepende de coração. Quem guarda a Lei domina seus pensamentos, respeitar o Senhor é sabedoria consumada."  ( Eclo 21, 6 . 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1617 e 1618.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Somente o amor poderá curar a Humanidade.

"Agora nos restam a fé, a esperança, o amor: estas três coisas. Mas a maior de todas é o amor."  ( 1 Cor 13, 13 ).
Quando, a Humanidade se voltar para Deus, conhecendo e aceitando a Cristo, tendo como base, fundamentando a existência no amor e não na violência, reconquistará a paz e habitará plena na graça e na presença de Deus.
Que pela fé Cristo habite em vosso coração, que estejais enraizados e alicerçados no amor. E conhecer o amor de Cristo, que supera todo o conhecimento. Assim estareis totalmente repletos da plenitude de Deus." ( Ef 3, 17 . 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Shokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2760 e 2809.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A Humanidade renovada.

"Se alguém é cristão, é criatura nova.* E tudo é obra de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. Isto é, Deus estava, por meio de Cristo, reconciliando o mundo consigo, não lhe apontando os delitos, e nos confiou a mensagem da reconciliação."  ( 2 cor 5, 17a-19 ).
A Humanidade será nova, no seguimento da mensagem da reconciliação, do estabelecimento da paz entre as pessoas, tornando-as amigas, reconciliando-as, fazendo as pazes. Assim, acontecerá a nova criação, na qual reinará a paz e o amor. As comportas da Misericórdia Divina transbordarão, fazendo conhecido o amor infinito de Deus pela Humanidade.
"Vede: Eu vou criar um céu novo e uma terra nova; do passado não haja lembrança, nem venha ao pensamento; antes, exultai e alegrai-vos sempre pelo que vou criar."  ( Is 65, 17-18a ).
Deus nos confia a mensagem da reconciliação. Como cristãos, seguidores de Cristo, sejamos luzeiros para o mundo, emitindo a luz que anuncia o novo amanhecer.
"Feliz de quem está absolvido de sua culpa, e cujo pecado foi enterrado! Feliz o homem a quem o Senhor não aponta o delito e cuja consciência não fica turvada!"  ( Sl 32(31), 1-2 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2777, 1836 e 1196.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 19 de maio de 2013

ESPÍRITO SANTO, filiação, esperança, carismas.

"E como sois filhos, Deus derramou em vosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai."  ( Gl 4, 6 ).

"O Deus da esperança vos cumule de alegria e paz na fé, para que transbordeis de esperança pela força do Espírito Santo."  ( Rm 15, 13 ).

"Existem carismas diferentes, mas um único Espírito; existem ministérios diferentes, mas um único Senhor; existem atividades diferentes, mas um único Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada uma manifestação do Espírito para o bem comum."  ( 1 Cor 12, 4-7 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2798, 2733, 2757 e 2758.

sábado, 18 de maio de 2013

A fé e a esperança.

"Fé é a consistência do que se espera, a prova do que não se vê. Pela fé, compreendemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus, o visível a partir do invisível."  ( Hb 11, 1 . 3 ).
A fé, dom de Deus, nos sustenta e alimenta a nossa esperança nas promessas de Deus. Assim, atravessamos as dificuldades e as tempestades durante o percurso da vida, pois com Jesus, seremos sempre vencedores.
"A nós que temos o olhar fixo no invisível e não no visível, a leve tribulação presente nos produz uma carga incalculável de glória. Pois o visível é transitório, o invisível é eterno."  ( 2 Cor 4, 17-18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág. 2885, 2886 e 2775.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Palavras de Paulo aos Tessalonicenses e a nós.

"O próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que vos amou e favoreceu com um consolo perdurável e uma esperança magnífica, vos dê ânimo e vos fortaleça para todo tipo de palavras e boas obras."  ( 2 Ts 2, 16-17 ).
As palavras de Paulo aos Tessalonicenses naquela época, são conselhos imprescindíveis para a atualidade. A fé, o ânimo, a esperança, o consolo e a fortaleza são indispensáveis para que a nossa jornada neste mundo frutifique em boas obras, em boas ações.
"O Senhor é fiel, vos fortalecerá e protegerá do maligno. O Senhor dirija vossas consciências para o amor de Deus e a paciência e Cristo."  ( 2 Ts 3, 3 . 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

* Maria, a mãe de Jesus *

"E Maria disse: Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito festeja a Deus, meu Salvador, porque olhou a humildade de sua escrava e daqui para frente me felicitarão todas as gerações. Porque o Poderoso fez proezas, seu nome é Sagrado. Sua misericórdia com seu fiéis continua de geração em geração."  ( Lc 1, 46-50 ).
Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, saibamos seguir o seu exemplo de amor e entrega à Deus. Na sua simplicidade e humildade, acolheu com amor o desígnio Divino para a sua vida. Assim, todas as gerações a proclamam bem-aventurada, e felicitam Maria, a mãe de Jesus e nossa mãe.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 2454.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 12 de maio de 2013

Feliz Dia das Mães!

Desejo a todas as mães, uma torrente de bênçãos, alegria, saúde, paz e prosperidade.
Mãe, és a mais preciosa dádiva que Deus concede na nossa vida!

Cristina Jeczalik

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Afastemo-nos do pecado e aproximemo-nos de Deus.

"Meus irmãos, se alguém de vós se afasta da verdade e o outro o reconduz, aquele que converte o pecador do mau caminho salvará sua vida da morte e cobrirá uma multidão de pecados."  ( Tg 5, 19-20 ).
O Senhor, nosso Deus, nos orienta sempre a realizarmos boas obras, a auxiliarmos o nosso próximo em todas as circunstâncias possíveis. Assim, estaremos obtendo a nossa santificação de vida e o nosso aperfeiçoamento.Viveremos desta forma, na graça de Deus.
"Feliz de quem está absolvido de sua culpa, e cujo pecado foi enterrado."  ( Sl 32(31), 1 ).
Afastando-nos do pecado e seguindo o caminho da vida conforme a orientação Divina, novos rumos se abrirão e nossa existência transcorrerá na graça sob o olhar amoroso de Deus.
"Eu te instruirei, te mostrarei o caminho que deves seguir, eu te aconselharei, fixarei em ti meus olhos."  ( Sl 32(31), 8ab ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Ed. Estudo - pág. 2902, 1196 e 1197.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 5 de maio de 2013

As atitudes pelo Espírito e pelo instinto.

"Em resumo, com a razão eu sirvo a lei de Deus, com o instinto à lei do pecado. De fato, os que vivem segundo o instinto se inspiram no instinto; os que vivem segundo o Espírito se inspiram no Espírito."  ( Rm 7, 25b . 8, 5 ).
Aquele que vive conforme o instinto, age sob impulso espontâneo e alheio à razão, sem se preocupar se está ou não infligindo a lei de Deus, se sua atitude está de acordo com os mandamentos de Deus. No amor excessivo ao bem próprio, deixa de ter consideração pelos interesses alheios, pois acaba referindo tudo ao próprio "eu". Assim, seu procedimento opõe-se à inspiração do Espírito Santo, o qual rege atitudes de partilha, amor, vida e paz.
"O instinto tende à morte, o Espírito tende à vida e à paz. Porque a tendência do instinto é hostil a Deus, pois não se submete à lei de Deus nem pode fazê-lo; e os que seguem o instinto não podem agradar a Deus."  ( Rm 8, 6-8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2719.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pedi e recebereis!

"O próprio Senhor nosso Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que vos amou e vos favoreceu com seu consolo perdurável e uma esperança magnífica, vos dê ânimo e vos favoreça para todo tipo de palavras e boas obras."  ( 2 Ts 2, 16-17 ).
Quando, a jornada da vida vai se tornando pesada e difícil, lembremo-nos que o amor de Deus nos cerca e acompanha. Abramos então inteiramente o nosso coração ao Senhor, peçamos com fé e confiança, toda força, ânimo e renovação da nossa esperança, para impulsionarmos nossa vida para frente, para que nos sintamos sempre impelidos a realizar o bem, através de palavras, obras, atitudes e ações.
"O Senhor dirija vossas consciências para o amor de Deus e a paciência de Cristo."  ( 2 Ts 3, 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Paciência e perseverança na prática do bem.

"Tende, também vós, paciência, fortalecei o ânimo, pois a chegada do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, e não sereis julgados."  ( Tg 5, 9ab ).
Estamos atravessando tempos difíceis, nos quais a violência prolifera acentuadamente.Necessitamos de muita fé, paciência e perseverança na nossa caminhada. Com Deus, praticando sempre o bem, em nome do Senhor, seremos mais que vencedores.
"Meus irmãos, se alguém de vós se afasta da verdade e outro o reconduz, aquele que converte o pecador do mau caminho salvará sua vida da morte e cobrirá uma multidão de pecados."  ( Tg 5, 19-20 ).
"Muito pode a oração solícita do justo."  ( Tg 5, 16c ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2901 e 2902.
Comentário: Cristina Jeczalik.