quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"Manifestou-se a graça de Deus."

"Manifestou-se a graça de Deus que salva todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos e a viver neste tempo com humildade, justiça e piedade, esperando a promessa feliz e a manifestação da glória do nosso grande Deus e do nosso Salvador Jesus Cristo."  ( Tt 2, 11-13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2865.

domingo, 23 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL !

Aos leitores deste Blog

Que a luz de Jesus
ilumine os corações,  
refletindo o Amor de Deus!

Feliz e abençoado Natal e Ano Novo!

Cristina Jeczalik

sábado, 22 de dezembro de 2012

°°° Reflita com coerência... °°°

"Somente isto, queridos, não fique oculto para vós: Para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns pensam, mas têm paciência conosco, pois não quer que ninguém se perca, mas que todos se arrependam. O dia do Senhor chegará como um ladrão."  ( 2 Pd 3, 8-10a ).
Vivemos num mundo cheio de expectaivas com referência ao futuro. Existem muitas profecias a respeito do final dos tempos. Porém, não podemos permitir que isso nos influencie. Em vez de nos preocupar com esconderijos e proteções, deveríamos concentrar nossa fé em Deus e direcionar nossas energias em busca da paz, do amor e da concôrdia. Assim, anteciparemos no mundo, as primícias do Reino de Deus.
"Vós, portanto, queridos, ficai previnidos, para que não vos arraste o erro dos homens sem princípios, e percais vossa estabilidade. Crescei, antes, na graça e no conhecimento do Senhor nosso e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória agora e até a eternidade. Amém."  ( 2 Pd 3, 17-18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2919 e 2920.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Advento - Tempo favorável à conversão.

"Como colaboradores vos exortamos a não receber em vão a graça de Deus. Pois ele diz: Em tempo favorável te escutei, em dia de salvação te auxiliei. Vede, este é o tempo favorável, este o dia da salvação." ( 2 Cor 6, 1-2 ).
Estamos vivendo um tempo favorável à conversão; em busca da restauração da nossa vida, da salvação que nos vêm em Cristo Jesus. Cada época de Natal nos favorece, nos proporciona esta oportunidade. Cabe à nós, meditar sèria e profundamente os Mistérios Divinos. Colocar Deus acima de tudo na vida e permitir que Ele realize o seu Projeto de Amor .
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2777.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Preparem os corações: o Natal está chegando!

"Uma voz grita no deserto: Preparai o caminho para o Senhor, aplainai suas veredeas."  ( Mc 1, 3 ).
Natal, tempo propício  e favorável para rever e reavaliar nossas atitudes, aperfeiçoar nossos conceitos, fortalecer a nossa fé. Buscar através da preparação realizada no Advento o nosso fortalecimento para efetuar a  caminhada da vida com firmeza e determinação Naquele que vêm: Nosso Senhor Jesus Cristo. Em meio a tanta correria e preocupações com presentes e festas, procuremos priorizar o sentido espiritual e verdadeiro do Natal : o Nascimento de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Luz que ilumina a todos.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo pág. 2394.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 15 de dezembro de 2012

* Natal * - Amanhecer que a todos ilumina.

"Pela entrenhável misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto um amanhecer que ilumina os que habitam em trevas e em sombras de morte, que encaminha nossos passos por um caminho de paz."  ( Lc 1, 78-79 ).
Jesus, no amor incondicional de Deus por nós, se fez homem, a luz que vêm do alto, nova esperança, novo amanhecer, a Salvação se faz presente, a revelação da fonte da qual brota a verdadeira vida. Sintonizemos, portanto, os nossos corações em Jesus que vêm, para a Sua Mensagem de vida. Peçamos ao Senhor, a graça da conversão do nosso coração ser plena e poder acolher Jesus na nossa vida.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2456.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

*°* O que o Natal significa para nós? *°*

" A luz brilhou na trevas, e as trevas não a compreenderam.A luz verdadeira que ilumina todo homem estava vindo ao mundo*. ( Jo 1, 5 . 9 )
Natal, Jesus nascia, a verdadeira luz estava brilhando, a verdade se manifestava diante do mundo, mas, a trevas do egoísmo, da insensibilidade, da falta de amor endureciam os corações, impedindo a compreensão da manifestação da verdadeira fonte de vida e misericórdia.
"A Palavra se fez homem e acampou entre nós."  ( Jo 1, 14a ).
Nos dias atuais, como o mundo interpreta o sentido do Natal ? Como está nossa percepção do verdadeiro significado do Natal ? Será que nos deixamos ofuscar pelo brilho colorido das árvores gigantescas? Pelas vitrines cintilantes e multicores que disputam a nossa atenção para o consumo de bens materiais? Será que a nossa mente e o nosso coração, apesar de todos os atrativos oferecidos nesta época, contempla e adora o Menino Deus nascido em Belém?
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2545 e 2546.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

* Advento: Vem Senhor Jesus! *

"O espírito e a noiva dizem: Vem! Quem tiver sede venha, quem quiser receberá gratuítamente água de vida. Aquele que testemunha tudo isso diz: Sim, venho logo. Amém. Vem, Senhor Jesus."  ( Ap 22, 17.20 ).
Estamos no tempo do Advento, tempo de reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, tempo de conversão e renovação de vida. Deixemo-nos  conduzir pelo verdadeiro espírito do Natal, repleto de graças e bênçãos, no qual o próprio Filho de Deus vêm na simplicidade de uma criança, revelar-nos a pureza e a inocência, trazendo-nos a Salvação. Reflitamos sèriamente e conscientemente. O sentido do Natal Divino, não é o sentido material que o mundo lhe atribui, não é a magia provocada pelas cores, enfeites, presentes e realizações momentâneas que passam. O verdadeiro Natal, significa o nascimento do Menino-Deus, que nos conquistou através de Sua vida e Sacrifício de Cruz, a Salvação, o direito de sermos chamados filhos de Deus, possibilitando-nos o acesso à Vida Eterna na presença de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pá. 2975 e 2976.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 8 de dezembro de 2012

* Imaculada Conceição *

No dia 8 de dezembro, comemoramos o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, Mãe de Jesus.
Maria, a sua pureza, humildade e obediência, é o exemplo a ser seguido por cada um de nós. Maria, a estrela da manhã, o anúncio da esperança, que se concretiza no Nascimento de Jesus, nossa Salvação.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Despertando a consciência para a decisão.

"Submetei-vos, pois, a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós; aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai as consciências, indecisos."  ( Tg 4, 7 ).
No mundo, afloram constantemente incontáveis tipos e espécies de tentações, que conduzem à perdição, à desestabilzação da vida. Porém, quem opta em seguir, em submeter-se à Deus, renuncia as fantasias e armadilhas do inimigo; desvencilha-se do erro e avança em direção à Deus, mergulha decisivamente na Sabedoria Divina, através do conhecimento e da prática de obras verdadeiras, que conduzem à Deus, à vida, à plenitude.
"Vós, portanto, queridos, ficai prevenidos e precavidos, para que não vos arraste o erro de homens sem princípios, e percais vossa estabilidade. Crescei, antes, na graça e no conhecimento do Senhor nosso e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória agora e até a eternidade."  ( 2 Pd 3, 17-18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª ediçãp-2006) - Edição Estudo - pág. 2900 e 2920.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

- 2012 - Qual a nossa posição diante das profecias?

"Céu e  terra passarão, minhas palavras não passarão. Quanto ao dia e à hora, ninguém os conhece, nem os anjos do céu nem o Filho; só o Pai os conhece."  ( Mt 24, 35-36 ).
Existem muitas profecias que se referem à 2012, especialmente  em  dezembro, como sendo o fim dos tempos. Mas, aquele que crê em Deus e conhece as Escrituras Sagradas, não se deixa influenciar nem se amedronta. Pois, conhece e sabe discernir como cidadão da luz, a necessidade do comprometimento com as obras que geram vida, paz e esperança; reveste-se da fé e do amor à Deus e ao próximo,  deixando se conduzir pela esperança de salvação.
"Sois todos cidadãos da luz e do dia;não pertencemos à noite nem às trevas. Portanto, não durmamos como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios; revestidos com a couraça da fé e do amor, com o capacete da esperança de salvação."  ( 1 Tes 4, 5-6 . 8b ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª eição-2006) - Edição Estudo - pág. 2376, 2377 e 2841.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como estamos nos preparando para o Natal?

"Uma voz grita: No deserto preparai um caminho para o Senhor, aplainai na estepe uma estrada para o nosso Deus."  ( Is 40, 3 ).
O Natal se aproxima, mas nossa preocupação  gira em torno daquilo que é material, dos presentes e agrados aos nossos entes queridos. Porém, não podemos nos distanciar do verdadeiro caminho, da estrada que nos leva à Jesus Cristo, o único e verdadeiro sentido do Natal. Preparemo-nos portanto, evidenciando à todos a chegada do Senhor, nossa Salvação, e que a nossa verdadeira vida, Nele se alicerça.
"Vede, o Senhor chega com poder, e seu braço comanda. Vede, com ele vem seu salário, e sua recompensa o precede."  ( Is 40, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1775.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Na realidade da vida.

"Nos últimos tempos haverá homens cínicos que seguirão suas ímpias paixões. São esses os que provocam discórdias, são sensuais, sem espírito."  ( Jd 18-19 ).
No mundo, imperam mais facilmente as ímpias paixões, isto é, aquelas isentas de fé que envolvem a impiedade. Em decorrência, geram desavenças, desordens. Mas, aos que vivem alicerçados na fé e deixam-se conduzir pela Espírito Santo de Deus, recebem da misericórdia de Jesus, a vida eterna.
"Vós, ao contrário, queridos, edificai vossa existência sobre a fé santíssima, orai movidos pelo Espírito Santo, mantende-vos no amor de Deus, esperai a vida eterna da misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo."  ( Jd 20-21 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2938.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

[ Unidade ]

"Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; para que o mundo creia que tu me enviaste, para que sejam um, como somos nós."  ( Jo 17, 21 ).
A unidade, fator básico e imprescindível na edificação de uma comunidade, um grupo de pessoas que se submetem à uma mesma regra religiosa. A unidade precisa ser o vínculo, uma atitude em comum, assim como, o amor à Deus, ao próximo e o respeito ao Sagrado.
"Vede como é bom e agradável os irmãos conviverem unidos. Porque aí o Senhor manda a bênção: vida para sempre."  ( Sl 133(132), 1 . 3b ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2607 e 1387.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

°°° Refletindo sobre a nossa conduta...

"Pois chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, seguindo suas paixões, se rodearão de mestres que lhes afaguem os ouvidos. Não dando ouvidos à verdade se voltarão para as fábulas."  ( 2Tm 4, 3-4 ).
Vivemos no tempo onde as fábulas e tudo aquilo que tem por objetivo agradar as vontades do ser humano, vêm sido priorizado e buscado com afinco. Às vezes, quando nos deixamos levar por aquilo que predomina na nossa vontade e fragilidade ou no nosso ambiente, acabamos nos afastando da vigilância tão necessária e do cumprimento da nossa missão maior:  anunciar a boa nova do evangelho, viver e propagar verdadeiramente a mensagem contida na Palavra de Deus.
"Quanto a ti, vigia continuamente, suporta os sofrimentos, executa a obra de anunciar a boa notícia, cumpre teu ministério."  ( 2Tm 4,5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Estudo - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 2863.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 25 de novembro de 2012

*** CRISTO-REI ***

"E da parte de Jesus Cristo, a testemunha fidedigna, o primogênito dos mortos, o Senhor dos reis do mundo.Àquele que nos amou e nos livrou de nossos pecados com seu sangue, e fez de nós um reino, sacerdotes de Deus seu Pai, a ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos.Amém.
Eis que chega entre nuvens: todos os olhos o verão, também os que o traspassaram; e todas as raças do mundo baterão no peito por ele. Assim é, amém. Eu sou o alfa e o ômega diz o Senhor Deus, aquele que é e era e será, o Todo-poderoso."  ( Ap 1, 5-8 ).

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág 2945.

sábado, 24 de novembro de 2012

Somente em Deus, há verdadeira vida em nós.

"Alegrem-se os que em ti se abrigam com júbilo perpétuo, que se regozijem contigo os que amam o teu nome."  ( Sl 5, 12 ).
Aquele que conduz sua vida com honradez e se abriga em Deus, recebe antecipadamente os frutos da paz e da felicidade. A vida já lhe descortina o usufruto antecipado do paraíso.
"O salário do honrado é a vida, o ganho do perverso é o fracasso."  ( Pr 10, 16 ).
A vida daquele que respeita o Senhor é coroada de bênçãos e sua caminhada estende-se por longos anos, porque Deus é tudo em nós.
"O caminho do Senhor é refúgio para o homem íntegro e é terror para os malfeitores. Respeitar o Senhor prolonga a vida, os anos dos perversos se encurtam."  ( Pr 10, 29 . 27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1154, 1436 e 1437.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

* Nossa vida, conforme as nossas opções.

"Feliz o justo: tudo lhe irá bem, comerá o fruto de suas ações."  ( Is 3, 10 ).
Nossa vida é formada pelas escolhas que realizamos. Seu curso bem sucedido ou não, resulta das opções que abraçamos e seguimos. Quando nos alicerçamos nos preceitos Divinos e os observamos, edificamos nossa existência em bases justas e sólidas. Mas, se optamos por escolhas sem este alicerce, ficamos à deriva na nossa caminhada.
"Do que alguém fala, disso se saciará; do que alguém faz, disso lhe pagarão."  ( Pr 12, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1693 e 1441.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fé, atitude de confiança, ato de entrega.

"Fé é a consistência do que se espera, a prova do que não se vê."   ( Hb 11, 1 ).
Aquele que afirma ter fé em Deus, mas não se abandona totalmente à ação Divina e impõe a sua vontade aos desígnios de Deus, preocupando-se, demonstra a sua falta de confiança que impede a concretização da entrega necessária para obter o que lhe é necessário.
"Quem se aproxima de Deus deve crer que ele exite e recompensa os que o procuram."  ( Hb 11, 6b ).
Confiar, acreditar, colocar-se sem reservas nas mãos de Deus, aguardando confiante a manifestação das bênçãos e graças Divinas.
"Pois quem pede recebe, quem busca encontra, a quem bate lhe abrem."  ( Mt 7, 8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2885, 2886 e 2332.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O sentido da verdadeira simplicidade.

"Faze-te pequeno nas grandezas humanas, e alcançarás a compaixão de Deus; porque é grande a compaixão de Deus, ele revela seus segredos aos humildes."  ( Eclo 3, 18-20 ).
Aquele que se faz pequeno, que cultiva a simplicidade, a forma simples e natural de viver, não age em duplicidade. Possue despretensão, decência e compostura, moderação e sobriedade, cultivando a modéstia e não a vaidade. Assim, na simplicidade, seu coração e sua vida estão sempre abertos à presença de Deus, recebendo incalculáveis tesouros da Misericórdia Divina.

Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 1580.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 17 de novembro de 2012

<< Praticar o bem é viver na presença de Deus >>

"Do Senhor vem a salvação dos honrados, ele é sua fortaleza durante o perigo; o Senhor os auxilia e os livra; livra-os dos perversos e os salva, porque nele se abrigam."  ( Sl 37(36), 40).
Deus ilumina e conduz aquele que pratica o bem, que possue um coração simples e não compartilha do sentimento que gera o orgulho, a falsidade e a maldade. É abençoado e bendito, gerando e partilhando sempre frutos de amor e compadecendo-se do seu próximo.
"O perverso pede emprestado e não devolve, o honrado se compadece e reparte. Todo dia ele se compadece e empresta: sua semente será bendita. Leva no coração a lei de seu Deus: seus passos não vacilarão."  ( Sl 37(36), 21.26.31)
Fonte: Bíblia do Peregrino -Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel -(2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1212, 1210 e 1211.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

* Misericórdia Divina, nosso abrigo e refúgio.

"Livra-me, Senhor, do perverso, guarda-me do homem violento, que planejam maldades em seu coração e todo o dia provocam discórdias."  ( Sl 149(139), 2-3 ).
Em tempos, quando a perversidade prospera e a violência impera, é necessário buscar em Deus proteção, coragem e ânimo para caminhar, para continuar na jornada da vida. Perseverar na prática e na observância da Palavra Divina; abrigando-se na Misericórdia que brota do Sagrado Coração de Jesus, que acolhe e socorre a todos que à ela recorrem.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1396.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

(( Provai o quanto é bom o Senhor! ))

"Provai e apreciai o quanto é bom o Senhor: feliz o homem que nele se abriga". ( Sl 34(33), 9 ).
A Misericórdia de Deus pelo ser humano é infinita. Feliz aquele, que ama a Deus e cumpre fielmente a vontade Divina; pois, já nesta vida começa a saborear o verdadeiro tesouro da felicidade.
"O Senhor está perto dos atribulados e salva os abatidos."  ( Sl 34(33), 19 ).
A Misericórdia Divina estende-se sobre os atribulados e abatidos, reconforta-os e reergue o seu ânimo, restaura a coragem e renova a esperança tão necessária e fundamental na jornada da vida.
"O Senhor resgata a vida de seus servos: não serão castigados os que nele se abrigam."  ( Sl 34(33), 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1201 e 1202.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 3 de novembro de 2012

*** Louvado seja o Senhor, nosso Deus! ***

"O Senhor anula o projeto das nações e frustra os planos dos povos; mas o projeto do Senhor se cumpre sempre, seus planos de geração em geração. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu como sua herança."  ( Sl 33(32), 10-12 ).
Felizes aqueles cujas vidas seguem o projeto do Senhor, respeitam e praticam os Mandamentos Divinos. Brilham como o sol, iluminando as gerações que se sucedem no decorrer dos séculos, testemunham a justiça, o amor e a presença de Deus no mundo.
"O Senhor contempla do céu, olhando todos os homens. Do seu trono observa todos os habitantes da terra: ele, que modelou cada coração e conhece  todas as suas ações."  ( Sl 33(32), 13-15 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1199.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Depositemos nossa esperança em Deus.

"Louvarei o Senhor enquanto eu viver, tocarei para meu Deus enquanto eu existir. Não confies nos nobres, num homem que não pode salvar-se; sai seu alento e ele volta ao pó, nesse dia perecem seus planos."  ( Sl 146(145), 2-4 ).
Aquele que confia no próprio homem, coloca sua esperança em terreno frágil e incerto, assim como é a vida de todo o homem. Mas, aquele que confia sua vida, sua esperança e seus propósitos à Deus, vive tranquilo pois alicerçou-se em rocha firme, indestrutível, isto é, em Deus, nosso Senhor e Criador, misericordioso e eterno.
"É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem; é melhor refugiar-se no Senhor do que confiar nos nobres."  ( Sl 118(117), 8-9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1404, 1363 e 1364.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Amar o lado humano do nosso próximo.

"Quem despreza seu próximo peca; feliz é quem se compadece dos pobres."  ( Pr 14, 21 ).
Jesus nos ensina a acolher o nosso próximo, não se importando com a sua situação financeira, mas relevando sempre e em todo momento o seu lado humano. Pois, perante Deus, nosso Criador, somos todos iguais, independentemente da classe social à qual pertencemos.
"Quem explora o necessitado ofende seu Criaor, quem se compadece do pobre presta honra a ele."  ( Pr 14, 31 ).
Honrar a Deus, colocando em ação os seus preceitos, com sinceridade e retidão de coração.
"Não rias da capa desgastada nem zombes de pesares cotidianos, porque as obras do Senhor são admiráveis, e as ações dele inexplicáveis para os homens." ( Eclo 11, 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1445, 1446 e 1596.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 21 de outubro de 2012

" Refletindo conscientemente"

"Não fostes vós que me escolhestes; eu vos escolhi e vos destinei a ir e dar fruto, um fruto que permaneça; assim, o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá."  ( Jo 15, 16 ).
Deus, pela Sua infinita misericórdia e amor, nos escolheu primeiro, cumulando-nos com uma diversidade de dons. Como cristãos, vivamos a nossa dignidade de filhos de Deus, conquistada à nós por Jesus Cristo, através da Sua Paixão, Morte e Resurreição, dando-nos direito à participação da natureza divina. Que possamos viver sempre na presença de Deus, praticando as boas obras e respeitando-nos mutuamente. Assim, priorizando o que é de Deus às coisas deste mundo, estaremos sempre na Sua graça. Poderemos contar com o auxílio Divino sempre que nos for necessário.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2601.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Da morte à vida.

"Também vós outrora estáveis mortos por vossos pecados e transgressões. Seguíeis a conduta deste mundo e as ordens do chefe que manda no ar, o espírito que age nos rebeldes. Com eles, também nós seguíamos os impulsos do instinto, cumpríamos os desejos e pensamentos do instinto, éramos objeto da ira como os outros."  ( Ef 2, 1-3 ).
Os pecados e as transgressões à Lei Divina. constituem uma conduta que conduz à morte. Mas, o amor imenso, a misericórdia infinita de Deus, resgatou-nos da morte eterna, e por intermédio de Jesus, concede-nos a vida verdadeira, abrindo-nos as portas da eternidade.
"Mas Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor que teve por nós, estando nós mortos por causa dos delitos, nos fez reviver com Cristo - gratuitamente fostes salvos; - com Cristo Jesus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu para que se revele aos séculos futuros a extraordinária riqueza de sua graça e a bondade com que nos tratou por meio de Cristo Jesus."  ( Ef. 2, 4-7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2806 e 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O seguimento do caminho que conduz à Deus.

"Felizes os de conduta irrepreensível, que seguem a vontade do Senhor."  ( Sl 119(118), 1 ).
O mundo apresenta uma diversidade de caminhos e muitos atrativos. Mas, não nos apresenta a verdadeira felicidade. Esta, está contida e pode ser alcançada através do seguimento dos preceitos Divinos.
"Admiráveis são teus preceitos: por isso minha alma os observa. A explicação de tua palavra ilumina, instrui os inexperientes.  ( Sl 119(118), 129-130 ).
Os ensinamentos de Deus, iluminam, orientam, restauram e fortalecem na caminhada da vida. São suporte firme e infalível para o conhecimento e a aquisição da Salvação e da verdadeira felicidade.
"Porque o Senhor se ocupa do caminho dos justos, mas o caminho dos perversos se extraviará."  ( Sl 1, 6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1365, 1373 e 1150.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A importância e a necessidade da paz.

"Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém pode ver Deus."  ( Hb 12, 14 ).
Aqueles, que procuram através do perdão, restabelecer suas relações amigavelmente, criando um clima de sossego e serenidade; que procuram evitar desentendimentos na sua família, no local de trabalho, na sociedade, edificam os pilares nos quais se estabelece um ambiente de paz, justiça e concôrdia.
" Aparta-te do mal, age bem, busca a paz, persegue-a."  ( Sl 34(33), 15.
A paz deve ser buscada, desejada e semeada através de atitudes, ações e exemplos de vida. Aqueles que promovem a paz e a cultivam nos corações e nas vidas humanas, pertencem à Deus e serão chamados Seus filhos.
"Felizes os que procuram a paz, porque se chamarão filhos de Deus."  ( Mt 5, 9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ªedição-2006) - Edição Estudo - pág. 2889, 1201 e 2326.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

***Nossa Senhora Aparecida***.

Hoje, comemoramos o dia de Nossa Senhora sob o título de Aparecida, padroeira do Brasil, mãe de Jesus e também nossa mãe. Colocamo-nos sob o vosso manto materno protetor. Guardai-nos, às nossas crianças e todas as famílias de todos os perigos que nos possam sobrevir. Abençoai, Senhora, o vosso povo, o vosso Brasil!

Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vencer o mal com o bem.

"Na medida do possível, de vossa parte, vivei em paz com todos. Não vos vingueis, queridos, dai lugar ao castigo de Deus."  ( Rm 12, 18-19a ).
Deus é amor, misericórdia e perdão. Jesus nos apresenta um aperfeiçoamento na vivência do amor para com o nosso próximo, nos ensinando a não julgar  e a não nos vingar. Preocupemo-nos em viver, propagando a paz e a concôrdia através das nossas atitudes e do nosso modo de viver, fazendo o bem, mesmo à aqueles que agem mal em suas vidas.Pois, não cabe a nós o julgamento de suas ações. Deus se ocupará com isso. Procuremos portanto, vencer sempre o mal com o bem.
" Pois está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Porém, se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer, se tem sede, dá-lhe de beber; assim o farás corar de vergonha *. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."  ( Rm 12, 19b-21 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2729 e 2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As Graças Divinas.

"Graças a Deus, sou o que sou, e sua graça em mim não foi vã, já que trabalhei mais que todos eles; não eu, mas a graça de Deus comigo."  ( 1 Cor 15, 10 ).
Deus, em Sua infinita misericórdia, cumula -nos de incontáveis graças; mas, muitas vezes, elas acabam se desperdiçando devido à nossa indiferença ou insensibilidade. A graça de Deus, fortalece-nos nas nossas necessidades espirituais. Através da oração e dos sacramentos, ela cresce e se fortalece em nós.
 "Mas Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor que teve por nós, estando nós mortos por causa dos delitos, nos fez reviver com Cristo - gratuitamente fostes salvos; - com Cristo Jesus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu, para que se revele aos séculos futuros a extraordinária riqueza de sua graça e a bondade com que nos tratou por meio de Cristo Jesus."  ( Ef 2, 4-8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2763, 2806 e 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Recebendo as bênçãos de Deus.

"Feliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos! Comerás da fadiga de tuas mãos, serás feliz, e tudo te irá bem."  ( Sl 128(127), 1-2 ).
Todo aquele que respeita o Senhor, nosso Deus, procura conduzir-se pelos Ensinamentos Divinos, edifica sua vida na Sabedoria de Deus. Trabalha com honestidade para ganhar o seu sustento e recebe as bênçãos Divinas para os seus projetos, sua família, sua vida. Vivencia a verdadeira felicidade, aquela, que não se adquire pelos valores materiais, nem pelo que o mundo possa oferecer.
"Essa é a bênção do homem que respeita o Senhor."  ( Sl 128(127), 4 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1382.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Alicerçados na fé e no amor.

"Que pela fé Cristo habite em vosso coração, que estejais enraizados e alicerçados no amor."  ( Ef 3, 17 ).
O maior mandamento de Deus, refere-se ao amor. A fé, dom indispensável para o estabelecimento do vínculo verdadeiro e definitivo com Deus. O Senhor nos concede a Vida Eterna, através de Jesus Cristo, Seu amado Filho. Jesus, verdadeiro Caminho, Verdade e Vida, nos conquistou a Salvação, através do Sacrifício da Cruz,  e a Vida Eterna na presença de Deus.
"O testemunho declara que Deus nos deu vida eterna e que essa vida está no Seu filho. Escrevo isso  a vós, que credes na pessoa do Filho de Deus, para que saibais que tendes vida eterna."  ( 1 Jo 5, 11 . 13 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2809 e 2932.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O novo amanhecer.

"Pela entranhável misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto um amanhecer que ilumina os que habitam em trevas e em sombras da morte, que encaminha nossos passos por um caminho de paz."  ( Lc 1, 78-79 ).
Pela profunda misericórdia do Senhor, nosso Deus, virá para nós a plena verdade, sem máculas, que iluminará e libertará  os que andam em trevas, envoltos em mentiras e maldades, cujo ímpeto conduz à destruição. Um caminho de paz e luz se estabelecerá nos corações, à medida que forem compreendendo o real objetivo de suas existências. Existimos, graças ao sopro de vida do próprio Deus. À Ele pertencemos e à Ele retornaremos.
"O Senhor é compassivo e clemente, paciente e misericordioso."  ( Sl 103(102), 8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2456 e 1334.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 30 de setembro de 2012

*** Sejamos misericordiosos para com o nosso próximo ***

"Felizes os misericordiosos, porque os tratarão com misericórdia."  ( Mt 5, 7 ).
Jesus Misericordioso! Que o nosso coração possa agir com piedade e docilidade, seguindo o Vosso exemplo. Que possamos ser também, misericordiosos com o nosso próximo.
"Quem, empresta ao próximo faz obra de misericórdia, quem lhe dá uma mão guarda os mandamentos. Cumpre a palavra e sê-lhes fiel, e em todo momento obterá o que necessita."  ( Eclo 29, 1 . 3 ).
Vivendo na observância e prática dos Mandamentos Divinos, na fidelidade ao Senhor, nosso Deus, receberemos tudo aquilo que se fizer necessário na nossa vida.
"Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe dará a recompensa."  ( Pr 19, 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2326, 1635,1636 e 1457.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As provações e a fé.

"Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provas, pois sabeis que, ao ser provada, a fé produz paciência, a paciência torna a obra perfeita, e assim, sereis perfeitos e íntegros, sem nenhuma deficiência."  (  Tg 1, 2-4 ).
Durante a caminhada na vida, somos provados na dor, na doença, na tristeza, na perda de entes queridos, na solidão, no desespero, na sensação de abandono... Tudo isso provavelmente resultará num estado de depressão; porém, se realmente tivermos fé e se o amor à Deus habitar nosso coração, encontraremos a força e o ânimo para nos reerguermos e retomarmos a jornada da nossa existência.
"Se o ouro, que perece é aquilatado no fogo, vossa fé, que é mais preciosa, será aquilatada para receber louvor, honra e glória, quando Jesus Cristo se revelar. Pois recebereis, como termo de vossa fé a salvação pessoal."  (1 Pd 1, 7.9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2894 e 2905).
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bendigamos ao Senhor, nosso Deus!

"Bendito seja Deus, que não afastou minha súplica, nem sua misericórdia de mim."  ( Sl 66(65), 20 ).
Mediante o louvor e a ação de graças à Deus, demonstramos o nosso reconhecimento e agradecimento ao Senhor, pelas bênçãos divinas que se manifestam na nossa vida. Na oração, elevamos nosso espírito para Deus, que nos restaura, renova as nossas forças, eleva o nosso ânimo. A Misericórdia Divina, que jorra incessantemente do Coração de Jesus por nós é infinita. Bendigamos ao Senhor, nosso Deus!
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1260.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 23 de setembro de 2012

Refletindo sobre a piedade.

"Rejeita superstições e fábulas; exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz proveito limitado, a piedade traz proveito para tudo, pois lhe prometeram a vida presente e a futura."  ( 1 Tm 4, 7-8 ).
Aquele que se exercita na piedade, isto é, no amor e respeito às coisas religiosas e na compaixão para com o próximo, está seguindo os ensinamentos de Jesus. A piedade é um dom do Espírito Santo de Deus; torna-nos dóceis na obediência às inspirações divina. O respeito pelos pais, constitui uma piedade filial, devido ao reconhecimento para com aqueles que nos deram amor, carinho e dedicação.
"Honra teu pai de todo coração e não esqueças as dores de tua mãe. Recorda que eles te geraram: o que lhe darás pelo que te deram?"  ( Eclo 7, 27-28 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2855 e 1589.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 22 de setembro de 2012

Respeitar o próprio corpo e o do nosso próximo.

"Esta é a vontade de Deus: que sejais santos. Que vos abstenhais da fornicação; que cada um saiba usar seu corpo * com respeito sagrado, não por pura paixão, como os pagãos que não conhecem Deus."  ( 1 Tes 4, 3-4 ).
Deus nos chama à santidade de vida, assim como, à abstinência daquilo que pode macular a pureza e a dignidade do corpo, templo do Espírito Santo de Deus.
"O corpo é para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Ora, Deus que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós por seu poder. Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? (...) Não perenceis a vós mesmos (...). Glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo."  ( 1 Cor 6, 13c-15 . 19-20 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2839, 2746 e 2747.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Na alegria, na oração e no louvor!

"Ficai sempre alegres, orai sem cessar, dai graças por tudo. É isso que Deus quer de vós como cristãos."  ( 1 Ts 5, 16-18 ).
A alegria brota no coração e na vida daquele que se abre à Deus e ao próximo. Pela ação de graças ao Senhor, por tudo que recebemos da Misericórdia e do Amor Divino, propicia para nossa vida, copiosas graças e bênçãos. E, através da oração, do colóquio pessoal com Deus, somos renovados, fortalecidos e animados para a contínua jornada da vida, na permanência do bem.
"Examinai tudo e ficai com o que é bom, evitai toda espécie de mal."  ( 1 Ts 5, 21-22 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2841.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 16 de setembro de 2012

Busquemos sempre ao Senhor, nosso Deus.

"Recorrei ao Senhor e ao seu poder, buscai sempre a sua presença."  ( Sl 105(104), 4 ).
Quantas vezes, diversas dificuldades se apresentam no nosso cotidiano, dificultando e até desanimando o nosso viver. Muitas vezes, sentimos o peso da solidão impiedosa e constante. Porém, lembremo-nos que o Senhor está sempre conosco, recorramos e busquemos em todas as ocasiões, a Sua presença. Assim, obteremos nosso fortalecimento e ânimo e nossa vida se revitalizará no amor de Deus.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1339.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As escolhas e suas consequências.

"Aos que buscam glória, honra e imortalidade perseverando nas boas obras, vida eterna. Haverá glória, honra e paz para todo aquele que age bem."  ( Rm 2, 7 . 10 ).
Deus permite ao ser humano, realizar suas próprias escolhas na vida, respeita o livre arbítrio. Porém, de cada escolha feita, resultam as consequências correspondentes. Deus nos apresenta o Plano  da Salvação,  através de Seu Filho Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida verdadeira e  eterna. Mas, há quem prefira ainda trilhar caminhos tortuosos, no egoísmo, na desobediência e na injustiça.
"Aos que por egoísmo desobedecem à verdade e obedecem à injustiça, ira e cólera. Haverá angústia e tribulação para todo aquele que age mal."  ( Rm 2, 8-9 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2708.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

* Nova humanidade *

"Renovai-vos em espírito e mentalidade, revestí-vos da nova humanidade, criada à imagem de Deus com justiça e santidade autênticas."  ( Ef 4, 23-24 ).
A nova humanidade constitui-se no amor, na justiça e nas boa obras; baseada no fundamento das Sagradas Escrituras, orienta-se e caminha na justiça, aperfeiçoando-se na santidade autêntica, preparando-se para a imortalidade, para a qual foi destinada por Deus.
"Deus criou o homem para a imortalidade e o fez imagem e seu próprio ser."  ( Sb 2, 23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2811 e 1529.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 2 de setembro de 2012

Guardareis os Mandamentos Divinos.

"Guardareis os mandamentos  do Senhor vosso Deus, as normas e mandatos que te ordenou."  ( Dt 6, 17 ).
Os mandamentos de Deus são a base sólida para a edificação correta da nossa vida. Através da prática, do cumprimento dos mandamentos, alcançaremos a graça Divina e ficaremos justificados na presença de Deus.
"E nos mandou cumprir todos esses mandatos, respeitando o Senhor nosso Deus, para nosso bem perpétuo, para que continuemos vivendo como hoje. Ficaremos justificados diante do Senhor nosso Deus, se pusermos em prática todos  os mandamentos que nos ordenou."  ( Dt 6, 24-25 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 307.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Seguir a Jesus Cristo verdadeiramente.

" Atenção! Que ninguém vos escravize com especulações, com argumentos chochos de tradição humana, seguindo os elementos co cosmo e não Jesus Cristo."  ( Cl 2, 8 ).
Nos tempos antigos, anteriores `a vinda de Jesus Cristo, povos baseavam-se nos astros, nos elementos do cosmo para procurarem respostas e orientações. Mas, Jesus veio ao mundo, transmitir através de seus ensinamentos e exemplo de vida, a plenitude à qual o ser humano é destinado por Deus, através do Seu intermédio. Assim, aquele que segue a Cristo, morre para as crenças da tradição humana, relacionadas ao seguimento dos elementos do cosmo. Jesus é a verdade, o caminho e a vida, o único que conduz à Salvação, à Deus e à Vida Eterna.
"Pois nele reside corporalmente a plenitude da divindade, e dele recebeis vossa plenitude."  ( Cl 2,10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 2830.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 25 de agosto de 2012

A utilidade dos dons recebidos.

" Usemos os diferentes dons que possuímos segundo a graça que nos foi concedida: por exemplo, a profecia regulada pela fé; o serviço para administrar; o ensinamento, para ensinar; que exorta, exortando; o que reparte, com generosidade; o que preside, com diligência; o que alivia a dor, com bom humor."  ( Rm 12, 6-8 ).
Aqueles, que receberam de Deus o dom da profecia, predição do futuro, que o utilizem destinado à fé, nunca como propósito de adivinhação. O dom do ensinamento, sempre visando o crescimento e o desenvolvimento do entendimento do próximo, ministrando um conteúdo íntegro, baseado na fé em Deus, visando o aperfeiçoamento moral e espiritual. O dom de aliviar a dor, que seja utilizado não somente como um emprego, mas  seja exercido com compaixão e amor.
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.2729.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os lados da sensatez.

"Demonstre com sua boa conduta que age guiado pela modéstia da sensatez. Porém, se levais dentro de vós uma inveja ressentida e rivalidade, não vos glorieis, enganando-vos contra a verdade. Essa não é a sensatez que desce do céu, mas terrena, animal, demoníaca e toda espécie de maldade."  ( Tg 3, 13b-16 ).
Quando, demonstramos bom senso, prudência, simplicidade, despretensão, compostura e moderação, estamos refletindo através do nosso comportamento a sensatez, baseada no direcionamento que procede de Deus; resultando na paz, na compreensão e na verdade, gerando sempre bons resultados.
" A sensatez que procede do céu é antes de tudo limpa; além disso é pacífica, compreensível, dócil, cheia de piedade e bons resultados, sem discriminação nem fingimento."  ( Tg 3, 17 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed.Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2898 e 2899.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Verdadeiramente...

"Só em Deus descansa, minha alma, dele vem a minha esperança. Só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza: não vacilarei."  ( Sl 62(61), 6-7 ).
Ilude-se aquele que coloca sua esperança no dinheiro, na fama, nos bens do mundo. Não poderá apoiar-se, nem obterá refúgio nem consolo, se estiver alicerçado nestes bens terrenos. A alma só poderá repousar, sentir-se completa e repleta em Deus, seu Criador e Senhor, sua salvação e sua glória. Aproximemo-nos da verdade, enquanto o tempo se faz presente, afastemo-nos da graduação sutil das fantasias que tendem às ilusões mundanas.
"Em Deus está minha salvação e minha glória; minha rocha firme, meu refúgio está em Deus."  ( Sl 62(61), 8 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006 ) - Edição Estudo - pág. 1254.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 19 de agosto de 2012

Grande é a nossa responsabilidade na condução da nossa vida.

"Sabei que o Senhor é Deus, ele nos fez e somos seus, seu povo e ovelhas do seu aprisco."  ( Sl 100(99), 3 ).
A vida é um dom que procede de Deus, Senhor absoluto, Criador do Universo em suas dimensões. Somente Nele encontramos a nossa plenitude. Quantos, preferem ignorar os ensinamentos Divinos, que orientam e conduzem à Deus. Escolhem trilhar caminhos opostos, onde predomina o ódio, a vingança, a luxúria, o egoísmo, o poder, a fama, etc. Na transgressão das Leis Divinas, vão se distanciando cada vez mais de Deus, da Salvação, da  Vida Eterna. Se optarem pela conversão de vida, através do arrependimento de suas ações, alcançarão a Misericórdia Divina para as suas almas.
" O Senhor é bom, sua misericórdia é eterna, sua fidelidade de geração em geração."  ( Sl 100(99), 5 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1328.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

* Que Deus ilumine as nossas consciências *

"O Senhor dirija vossas consciências para o amor de Deus e a paciência de Cristo."  ( 2 Ts 3,5 ).
Que o nosso coração deseje imensamente o amor de Deus, que vivifica, restaura e reconduz à verdadeira vida, para a qual fomos criados. Que a paciência, virtude que consiste em suportar as dificuldades e dores com resignação, esteja sempre presente na nossa vida. Assim, caminharemos confiantes, pois, a presença Divina nos conduzirá e fortalecerá no nossa jornada da vida, sempre que estivermos alicerçados e fundamentados na unidade em Cristo Jesus.
"O Deus da paciência e da consolação vos conceda concórdia mútua, seguindo Cristo Jesus, de modo que, num só coração e numa só voz, glorifiquemos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo."  ( Rm 15, 5-6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845 e 2732.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os frutos do justo e do perverso.

"Feliz o justo: tudo lhe irá bem, comerá o fruto de suas ações!"  ( Is 3,10 ).
Ser justo é uma virtude, procurar dar sempre a cada um aquilo que é seu, respeitando sempre o direito do próximo. Ser justo e honrado, possuir dignidade própria, praticando boas ações e observando os ensinamentos Divinos, colherá frutos bons em ambundância. Porém, aquele que tem malíssima índole, segue um caminho de perversidade, praticando a injustiça e todo tipo de maldade, opondo-se a tudo que é bom. Este, desconhecerá os frutos bons, pois colherá apenas o resultado das suas más obras.
"Ai do perverso: tudo lhe irá mal, e lhe darão o pagamento de suas obras!  ( Is 3,11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1693 e 1694.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 12 de agosto de 2012

Aos olhos de Deus, nada se oculta!

"Quem é infiel ao leito matrimonial dizendo a si mesmo: "Quem me vê? A escuridão me rodeia, as paredes me encobrem, ninguém me vê. Por que temer? O altíssimo não levará em conta meus pecados."  ( Eclo 23, 18 ).
A prudência do ser humano está em ocultar perante seu semelhantes, a prática de atos duvidosos e incorretos. Sente-se protegido agindo na penumbra, mantendo-se na ilusão de que jamais será desvendada a prática do seu delito. Mas, esquece-se que aos olhos de Deus nada pode estar oculto. O Senhor perscruta, examina minuciosamente o seu procedimento e as intenções mais ocultas e secretas do seu coração.
"Esse teme somente o olhar dos homens e não sabe que os olhos do Altíssimo são mil vezes mais brilhantes que o sol, e contemplam todos os caminhos dos homens e penetram até o mais escondido."  ( Eclo 23, 19 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1623.
 Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 11 de agosto de 2012

Ponderação, cautela e conhecimento.

"Não invejes os perversos nem desejes viver com eles, sua mente medita violências, seus lábios dizem maldades. Com a sensatez se constrói uma casa, com a prudência se consolida, com o saber se enchem seus quartos de bens, riquezas e comodidades."  ( Pr 24, 1-4 ).
Ao observarmos as pessoas, podemos verificar que os perversos parecem levar vantagem em seus intentos. Mas, não nos iludamos com isso, nem tenhamos inveja deles. Eles percorrem caminhos tortos, exibindo o seu desvirtuamento. O caminho virtuoso e correto, aparenta ser mais difícil aos olhos do mundo, mas à aqueles que por ele seguem, deslumbra e enaltece. Ser ponderado e cauteloso, ter conhecimento sobre os ensinamentos Divinos, a capacidade para compreender e agir com sabedoria, faz toda a diferença.
"Entrai pela porta estreita; porque é larga a porta é espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que por ela entram. Quão estreita é a porta, quão apertado o caminho que leva à vida; e são poucos os que a encontram."  ( Mt 7, 13-14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1467 e 2332.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Busquemos a graça e o conhecimento de Deus.

"Vós, portanto, queridos, ficai previnidos e precavidos, para que não vos arraste o erro de homens sem princípios, e percais vossa estabilidade. Crescei, antes na graça e no conhecimento do Senhor nosso e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória agora e até a eternidade. Amém."  ( 2 Pd 3, 17-18 ).
O tempo que está à nossa disposição é muito precioso, sua importância não pode ser dispensada seguindo a aqueles cujos preceitos se baseiam em coisas mundanas e finitas, embaladas pelo erro. De Deus recebemos a vida e à Ele pertencemos. Empenhando-nos no conhecimento de Jesus Cristo, estaremos crescendo na graça que procede do Senhor. Mas, se procurarmos evoluir, somente nas coisas materiais, deixando-nos envolver e conduzir pelos interêsses e regras humanas, estaremos nos atando, nos vinculando ao nosso próprio limite e fim. Portanto, ainda estamos em tempo de nos prevenir contra esta realidade, abrindo nosso coração e nossa mente ao conhecimento e seguimento do Deus da vida, que nos revela o único caminho que conduz à eternidade, ultrapassando e vencendo as tentações e os enganos que possam sobrevir no decorrer da nossa vida neste mundo.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2920.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 4 de agosto de 2012

O Espírito da Verdade.

Jesus disse: "Quando ele vier, convencerá o mundo de um pecado, de uma justiça, de uma sentença*: o pecado, porque não creram em mim; a justiça, porque vou ao Pai e não me vereis mais; a sentença, porque o príncipe deste mundo está sentenciado."  ( Jo 16, 8-11 ).
Através da ação do Espírito Santo, os desígnios de Deus e a verdade que estes envolvem são comunicados no decorrer dos séculos, pela ação Divina, dar-se a conhecer a revelação de Jesus, na época presente, de modo mais acessível à compreensão e ao entendimento humano.
"Quando ele vier, o Espírito da verdade, vos guiará para a verdade plena."  ( Jo 16, 13a ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Shokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2602 e 2603.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A fé, o amor e o conhecimento de Deus.

"O poder divino deu-nos tudo o que conduz à vida e à piedade, por meio do conhecimento daquele que nos chamou com sua própria glória e mérito. Com elas nos deu as maiores e mais valiosas promessas, para que por elas participeis da natureza divina e escapeis da corrupção que habita no mundo pela concupiscência."  ( 2 Pd 1, 3-4 ).
Deus nos concede o dom da fé, mas é necessário a nossa disposição firme e constante para a prática do bem. Buscar sempre o conhecimento da Palavra de Deus, pois, o tesouro mais precioso encontra-se no ensinamento presente na Sagrada Escritura. Assim, vamos conquistando nosso autodomínio, que anexo à paciência, nos auxilia a suportar as dores e infortúnios. O amor e o respeito pelo Senhor, nosso Deus, e pelo nosso próximo, num sentimento sincero, nos aproxima de Deus, afastando-nos do caminho da devassidão e da depravação.
"Portanto, não poupeis esforços para acrescentar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a paciência, à paciência a piedade, à piedade o afeto fraterno, ao afeto fraterno o amor."  ( 2 Pd 1, 5-7 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2916.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Exclusivo: "Refletindo sobre a questão fundamental"

"E Deus criou o homem à sua imagem."  ( Gn 1, 27a ).
Deus nos criou, formando nossa parte física do barro, representando a matéria. Concedeu-nos o dom da vida, dando a cada ser humano uma minúscula partícula da Sua própria Vida, do Seu próprio Espírito.
"O Senhor formou da terra o homem e o fez voltar de novo à ela; concedeu-lhe um prazo de dias contados e lhe deu domínio sobre a terra; revestiu-o de um poder como o seu e o fez à sua própria imagem."  ( Eclo 17, 1-3 ).
Somos formados na parte física, pelo nosso corpo, e na parte espiritual pela nossa alma. O corpo pertence à terra e à ela retornará, no momento oportuno. A alma então, realizará a trajetória para se unir à Deus, à fonte de vida que a gerou. Mas antes, torna-se necessário entendermos, que toda alma precisa ser purificada. Poderá mergulhar em Deus, quando se apresentar isenta de toda espécie de mácula, quando estiver totalmente pura. Podemos compreender melhor, a importância do sofrimento, da sua capacidade de purificação da alma, quando esta o aceita, e aguarda pacientemente. O purgatório complementa a restauração da alma, permitindo à ela após sua transição pelo tempo necessário, mergulhar em Deus, a plenitude completa, a eternidade tão almejada, o Paraíso tão esperado. Mas, não podemos ignorar a existência do inferno, lugar de sofrimento indiscritível e inimaginável, no qual a alma se vê privada eternamente da presença de Deus. Ser condenada à ausência definitiva de Deus para a alma, representa o pior dos tormentos. A alma se condena a si própria, quando não acredita em Deus durante a sua existência, e recusa a Salvação que Deus lhe concede através da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
"O que é o homem para que dele te lembres, o filho de Adão para que dele te ocupes? Tu o fizeste pouco menos do que um deus, de glória e de honra o coroaste."  ( Sl 8, 5-6 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006 - Edição Estudo - pág. 17, 1609, 1157 e 1158.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Adquirindo a maturidade cristã.

"Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e sejamos homens perfeitos, e alcancemos a idade de uma maturidade *cristã. Assim não seremos crianças, joguete das ondas, sacudidos por qualquer vento de doutrina, pelo engano da astúcia humana, pelos truques do erro."  ( Ef 4, 13-14 ).
Assim como nos desenvolvemos fisicamente, até alcançarmos a maturidade, o mesmo ocorre em relação ao nosso crescimento espiritual, através da fé, no conhecimento de Jesus Cristo. Quando alcançamos a maturiade cristã, unidade na fé, adquirimos imunidade à qualquer tipo de sugestão, ilusão ou equívoco, proveniente da habilidade de enganar, pelos estratagemas da incorreção.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2810.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

<< Uma reflexão fundamental >>

"Portanto, se alguém se afastou da imundice do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, e novamente se deixa enredar e se rende, seu fim é pior que o princípio. Melhor seria que não tivessem conhecido o caminho da justiça do que, tendo-o conhecido, afastar-se do santo preceito que lhes haviam transmitido."  ( 2 Pd 2, 20-21 ).
Como é sério, importante e fundamental, conhecer e seguir Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a verdadeira vida. Afastar-se da imundice existente no mundo, das veredas que conduzem ao orgulho, que despertam a inveja, que conduzem à idolatria, à orgias... Mas, se mesmo depois de conhecer o santo preceito, de ter tido oportunidade de conversão de vida, de mudar o seu rumo, o seu destino, a pessoa voltar a deixar-se emaranhar pelas fantasias ilusórias do mundo, pelos prazeres, pela idolatria,... Seu fim será muito pior, do que se não tivesse conhecido o caminho que conduz à salvalção , e tê-lo rejeitado.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2918.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 29 de julho de 2012

Com ânimo e alegria sirvamos ao Senhor, no nosso próximo.

"O próprio Senhor nosso Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que vos amou e vos favoreceu com um consolo perdurável e uma esperança magnífica, vos dê ânimo e vos fortaleça para todo tipo de palavras e boas obras."  ( 2 Ts 2, 16-17 ).
Em Deus, está o nosso consolo e a esperança que impulsiona nossa vida. Peçamos ao Senhor, o ânimo, a coragem e o dinamismo para podermos realizar sempre boa obras, para utilizarmos palavras construtivas, na edificação da nossa existência e a do nosso próximo. Que possamos levar a Palavra de Deus a todos, não somente nos lábios, mas também no coração, e traduzí-las através da boas obras.
" De resto, irmãos, rezai por nós, para que a palavra do Senhor se difunda e receba honra, como aconteceu em vosso caso, e para que nos vejam livres de gente malvada e perversa. O Senhor que é fiel, vos fortalecerá e protegerá do maligno."  ( 2 Ts 3, 1-2a . 3 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2845.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 28 de julho de 2012

Na alegria, na oração e no louvor à Deus.

"Ficai sempre alegres, orai sem cessar, dai graças por tudo. É isso que Deus quer de vós como cristãos."  ( 1 Ts 5, 16-18 ).
Através da alegria demonstra-se contentamento, satisfação e prazer de viver. Permanecendo em oração, na contemplação da presença Divina, refletida continuamente no olhar do nosso próximo, no sorriso e na inocência da criança, no desabrochar das flores, na brisa suave, no firmamente, na grandeza, na magnitude do mar. A verdadeira alegria invadirá sempre o nosso íntimo, ao buscarmos maior proximidade com o Senhor, nosso Deus e Criador, quando soubermos dar graças , por tudo que recebemos do Amor e da Misericórdia Divina, e evitarmos toda situação que nos conduza ao mal.
"Examinai tudo e ficai com o que é bom, evitai toda espécie de mal."  ( 1 Ts 5, 21-22 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2841.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A fé em Deus nos impulsiona avante...

"Fé é a consistência do que se espera, a prova do que não se vê. Pela fé, compreendemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus, o visível a partir do invisível."  ( Hb 11, 1.3 ).
Aquele que crê em Deus e coloca sua esperança na Misericórdia Divina, recebe uma força, um ânimo que o impulsiona a seguir avante, mesmo quando as condições de vida apresentam dificuldades, tribulações. Pois, aquilo que se vive atualmente é temporário, passageiro, mas, pela fé, nos dirigimos ao que no momento nos é invisível, imperceptível : à futura eternidade.
"A nós, que temos o olhar fixo no invisível e não no visível, a leve tribulação presente nos produz uma carga incalculável de glória. Pois o visível é transitório, o invisível é eterno."  ( 2 Cor 4, 17-18 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - Pág. 2885, 2886 e 2775.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Com Deus, somos mais que vencedores!

"Vigiai, permanecei firmes na fé, sede valentes e corajosos. Tudo o que fizerdes, fazei-o com amor."  ( 1 Cor 16, 13-14 ).
Em meio a tantos acontecimentos, repetindo-se diàriamente, o medo e o sentimento de insegurança tendem a se alojar e a tomar conta do nosso íntimo, mas, não podemos perder a nossa fé em Deus. É preciso buscar coragem, força e o verdadeiro valor da vida, fundamentado em Deus, nas promessas Divinas. Esperar Nele, aguardar com fé, confiando-se à graça e à proteção proveniente da Misericórdia Divina, do Senhor, nosso Deus e Criador.
"Espera no Senhor, sê valente. Coragem! Espera no Senhor."  ( Sl 27(26), 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2767 e 1189.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

"Reflitamos conscientemente sobre o tempo presente..."

"Reconhecei o momento em que viveis, pois já é hora de despertar do sono, agora a salvação está mais próxima do que quando abraçamos a fé."  ( Rm 13, 11 ).
O tempo se esvai ràpidamente, em meio a ocupações, ao crescente e rápido progresso tecnológico que embala e encanta as mentes, com fantásticas criações, encantando e conquistando populações, mantendo-as com a atenção direcionada às novidades do progresso. Porém, é preciso despertar dessas fantasias, focando a atenção referente à verdadeira realidade.
"A noite está avançada, o dia se aproxima: despojemo-nos, pois, das ações tenebrosas e revistamos a armadura luminosa. Procedamos com decência, como de dia: não em comilanças e bebedeiras, não em orgias e libertinagem, não em brigas  e contendas.  ( Rm 13, 12-13 ).
É o momento de examinar os procedimentos diante da vida, diante de Deus. Procurar a conversão necessária para trilhar um caminho de luz, de dignidade, isento de ações tenebrosas; de viver refletindo a luz e o amor de Deus, acima de tudo.
"Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não satisfaçais os desejos do instinto."  ( Rm 13, 14 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2730.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Orar interiormente...

"Quando fores rezar, entra no teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai em segredo. E teu Pai, que vê o escondido, te pagará."  ( Mt 6,6 ).
O recolhimento do coração em Deus, é básico para através da oração interior aprofundar nossa fé, fortalecendo nosso desejo de se aproximar cada vez mais do Senhor, nosso Deus, através da oração interior e dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Podemos vivenciar, sentir e identificar a presença do Senhor no nosso íntimo. Assim, vamos nos abrindo ao conhecimento do verdadeiro amor, do próprio Deus, que através da Sua Infinita Misericórdia se revela à nós no Seu amado Filho Jesus, nosso Senhor e Salvador. Procuremos buscar sempre o nosso crescimento espiritual , desta forma, trilharemos o caminho seguro, rumo à vida plena e eterna à qual Deus nos destina.
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2329.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 17 de julho de 2012

* A graça do Batismo na nossa vida *

"Não sabeis que todos nós fomos batizados, consagrando-nos ao Messias Jesus, submergimos em sua morte? Pelo batismo nos sepultamos com ele na morte, para vivermos uma vida nova, assim como Cristo ressuscitou da morte pela ação gloriosa do Pai."  ( Rm 6, 3-4 ).
Através do batismo, fomos totalmente mergulhados na graça de Deus, morrendo para o pecado e nascendo para uma vida nova em Cristo Jesus. Somos consagrados para vivermos uma vida sagrada, pertencente à Deus. Devemos portanto, evitar as circunstâncias que nos conduzam ao pecado, pois ,através do pecado  alcançamos a morte espiritual, afastando-nos de Deus, e da graça vivificante que procede da infinita Misericórdia Divina.
"Da mesma forma vós, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus."  ( Rm 6, 11 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2715 e 2716.
 Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

< Não pode haver ambivalência no coração >

"Não vos deixeis prender a um jugo desigual com os infiéis. Que têm em comum justiça e injustiça? Que acordo entre a luz e as trevas? Que concórdia entre Cristo e Belial?  ( 2 Cor 6, 14-15 ).
Nesta reflexão, um discernimento importantíssimo se faz necessário. Não podemos seguir por dois caminhos na nossa vida. Somos templos de Deus, assim, não podemos nos sujeitar nem submeter aos ídolos, à adorações contrárias a Deus, não podemos cultuar as trevas e seguir a luz, servir  a Cristo e a Belial. Portanto, purifiquemo-nos das impurezas, para podermos alcançar a dignidade e a pureza que nos permitirão a dedicação à Deus, amando e respeitando a Sua Santa Presença em nós.
"É compatível o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templos do Deus vivo. Assim, portanto, dispondo de tais promessas, meus queridos, purifiquemo-nos de toda impureza de corpo e espírito, contemplando nossa consagração e respeitando a Deus."  ( 2 Cor 6, 16ab . 7,1 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2778 e 2779.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 14 de julho de 2012

Sejamos amáveis e compassivos.

"Não saia de vossa boca nenhuma palavra ofensiva, mas uma palavra boa que edifique quem precisa e agrade a quem a escuta."  ( Ef 4, 29 ).
O Reino de Deus deve ser semeado e vivenciado no nosso cotidiano. Depende de nós, conduzir a nossa vida, conforme os ensinamentos encontrados na Palavra de Deus. O amor que procede do Senhor, restaura os corações, tranformando-os em vertentes de amabilidade, caridade e compaixão para com o próximo, reconhecendo  o rosto Divino refletido em cada semblante.
"Afastai de vós toda amargura, paixão, cólera, gritos, insultos e qualquer tipo de maldade. Sede amáveis e compassivos uns para com os outros. Perdoai-vos, como Deus vos perdoou em atenção a Cristo."  ( Ef 4, 31-32 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2811.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

§ Somente à Deus toda honra e toda a glória §

"Gratuitamente fostes salvos pela fé, não por mérito vosso, mas por dom de Deus; não pelas obras, para que ninguém se orgulhe."  ( Ef 2, 8-9 ).
A modéstia, um fator necessário e indispensável à vida. A simplicidade, acompanhada da despretensão, seguida da moderação e firmada na sobriedade, nos permitem compreender que fomos salvos pela fé, pela misericórdia e dom de Deus, não pelos nossos próprios méritos. Assim, não devemos dar margem ao orgulho em nós. Somente à Deus é devida toda honra e toda glória.
"Somos criaturas dele, criados por meio de Cristo Jesus para realizarmos as boas ações que Deus nos confiara como tarefa."  ( Ef 2, 10 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2807.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aquele que se apóia em Deus não vacila.

"Com o coração cremos para ser justos, com a boca confessamos para ser salvos, pois a Escritura diz: Quem nele confia não fracassará. Todo aquele que invocar o nome o Senhor se salvará.  ( Rm 10, 10-11.13 ).
Assim como um edifício necessita do fundamento e do alicerce firme para a sua edificação, a nossa vida precisa estar fundamentada em Deus. Se alicerçamos nossa existência simplesmente em valores humanos, nossa base não possuirá o fundamento de sustentação necessário e o desmoronamento será inevitável. Mas, aquele que se apóia em Deus não conhecerá o fracasso e não vacilará, pois a força e a proteção Divina estará sempre com ele.
"Assim diz o Senhor: Vede, eu coloco em Sião uma pedra provada, angular, preciosa, de alicerce: "quem se apóia não vacilará."  ( Is 28, 16 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - E. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág.  2725, 2726 e 1745.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 7 de julho de 2012

* O dom do Espírito Santo e os seus frutos *

"Eu vos recomendo que ajais segundo o Espírito e não executeis os desejos do instinto. Pois o instinto tem desejos contrários aos do Espírito, e o Espírito tem desejo contrários aos do instinto."  ( Gl 5, 16-17 ).
Quando optamos viver pelo Espírito, necessitamos permitir e aceitar que o próprio Deus dirija o nosso viver.
Precisamos então, abandonar o desejo imoderado de atrair admiração da parte dos outros. Torna-se fundamental deixar a vaidade e a pretensão. Assim, começamos a viver e a refletir os frutos do Espírito Santo, através das nossas atitudes e ações que demonstrem amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, modéstia, autodomínio.
"Se vivemos pelo Espírito, sigamos o Espírito; não sejamos vaidosos, provocadores, invejosos."  ( Gl 5, 25).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2800.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Seguimos a Palavra de Deus ou do mundo?

"Assim pois, quem escuta estas minhas palavras e as põe em prática parece-se com um homem prudente que construiu a casa sobre rocha. Caiu a chuva, cresceram os rios, sopraram os ventos e se abateram sobre a casa; mas não a derrubaram porque estava alicerçada na rocha."  ( Mt 7, 24-25 ).
Como edificamos o alicerce da nossa vida? Quais os valores prioritários que estruturam o fundamento da nossa existência? Se escutamos e colocamos em prática a Palavra de Deus, nossa estrutura é sólida e permanente. Mas, se optarmos em ignorar a Palavra de Deus e não a colocarmos em prática no decorrer da nossa vida, nossa estrutura será edificada no vazio e no decorrer da existência se esfarelará.
"Quem escuta estas minhas palavras e não as põe em prática parece-se com um homem sem juízo que construiu a casa sobre a areia. Caiu a chuva, cresceram os rios, sopraram os ventos, golpearam a casa e ela desmoronou. Foi um desmoronamento terrível.  ( Mt 7, 26-27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2333.
Comentário: Cristina Jeczalik.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

((( A Misericórdia Divina é eterna )))

"Dai graças ao Senhor, porque é bom, porque é eterna sua misericórdia."  ( Sl 118(117), 1 ).
A Misericórdia Divina é um oceano de bênçãos aos corações que se abrem à Deus, reconhecendo seus pecados e os confessando com humildade, com o firme intuito e decisão de não tornar a pecar novamente. O Senhor muito se apraz quando pedimos perdão e perdoamos àqueles que nos ofenderam. Assim, seguindo os preceitos Divinos, nos purificamos gradativamente, caminhando rumo ao futuro repleto de luz, graças e bênçãos provenientes da Misericórdia contida no Sagrado Coração de Jesus.
"Felizes os que guardam seus preceitos e o procuram de todo o coração."  ( Sl 119(118), 2 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - ( 2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 1362 e 1365.
Comentário: Cristina Jeczalik.

terça-feira, 3 de julho de 2012

' Através do amor,passamos da morte para a vida '

" Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Filhinhos, não amemos de palavra e com a boca, mas com obra e verdade."  ( 1 Jo 3, 14.18 ).
Para alcançarmos a verdadeira vida, necessitamos do amor. Amar a Deus em Jesus Cristo e ao nosso próximo, não apenas com palavras, mas através de obras alicerçadas na verdade e fundamentadas no amor. Conheceremos a verdadeira paz interior pois nossa consciência repousará tranquila e nossa vida prosseguirá harmoniosa, em cumprimento da vontade Divina.
"Assim conheceremos que procedemos da verdade, e diante dele teremos a consciência tranquila. Este é o seu mandamento: que creiamos na pessoa de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como ele nos amou. ( 1 Jo 3, 19.23 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2929 e 2930.
Comentário: Cristina Jeczalik.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

< Respeitemos sempre a santidade do nome de Deus >

" Pai nosso do céu! Seja respeitada a santidade do teu nome."  ( Mt 6, 9b ).
Reflitamos, busquemos a consciência da importância da santidade do nome de Deus. Cada vez mais, ele vem sendo pronunciado aleatóriamente, istoé, eventualmente. Elaboram-se frases, repetindo inúmeras vezes o nome santo de Deus indevidamente, sem se preocupar com o seu verdadeiro sentido, importância e santidade.
"Feliz o povo que sabe aclamar-te; caminhará Senhor, à luz de teu rosto. Teu nome é sua alegria constante, tua justiça é seu orgulho."  ( Sl 89(88), 27 ).
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2329 e 1310.
Comentário: Cristina Jeczalik.

domingo, 1 de julho de 2012

* Alicerçamos nossa fé em Jesus Cristo *

"Reconhecemos inteiramente a santidade de Cristo como Senhor. Se alguém vos pede explicação de vossa fé, estai dispostos a defendê-la, porém com modéstia e respeito, com boa consciência; de modo que aqueles que difamam vossa boa conduta cristã fiquem confundios de vos ter difamado."  ( 1Pd 3, 15-16 ).
Quando aceitamos totalmente  a Jesus como Senhor da nossa vida, e procuramos viver na fé em Deus, proporcionamos através das nossas atitudes e ações o testemunho vivo e atuante. Pertencemos a Jesus Cristo o verdadeiro e único caminho, verdade e vida. Ele nos conquistou, através do sacrifício da cruz, a libertação do jugo do pecado, garantindo-nos a Salvação e a Vida Eterna.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luis Alonso Schokel - (2ª edição-2006) - Edição Estudo - pág. 2910.
Comentário: Cristina Jeczalik.

sábado, 30 de junho de 2012

A Palavra de Deus purifica a consciência.

"Purificai vossas consciências, submetendo-se à verdade, e amai os irmãos sem fingimento, de coração; amai-vos intensamente uns aos outros, pois fostes regenerados, não de uma semente corruptível, mas pela palavra incorruptível e permanente do Deus vivo."  ( 1 Pd 1, 22-23 ).
O apóstolo Pedro nos exorta a purificar as nossas consciências, evitando todo e qualquer tipo de mentira, falsidade e incoerência nas nossas atitudes e na maneira de proceder. Que o amor sincero e verdadeiro, brote sempre do nosso coração, em relação ao nosso próximo. Fomos corrigidos, reproduzidos do nosso velho "eu"  pela graça Divina e reorganizados  pela Palavra íntegra do Deus vivo e eterno.
Fonte: Bíblia do Peregrino - Ed. Paulus - Luís Alonso Schokel - (2ª edição-2006) -Edição Estudo - pág. 2907.
Comentário: Cristina Jeczalik.