domingo, 27 de dezembro de 2009

Esperança, oposto ao desespero.

" A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida Eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossas forças, mas no socorro da Graça do Espírito Santo. " ( Cat. 1817 ).
O desespero é o sentimento de quem perdeu a esperança; que deixou de esperar, caíndo numa aflição extrema, no desânimo de conseguir algo.
A aflição causa ansiedade, preocupação, dor, mágoa e tristeza. A pessoa entra num estado depressivo, muitas vezes resultando em doenças físicas.
Deste modo, descartam-se as possibilidades de progresso, vitória na solução das situações preocupantes em pauta. Por isso, ao acolhermos a Palavra de Deus que, fiel nas suas promessas e misericordioso para conosco, nos conduz à verdadeira esperança.
Assim, estaremos isentos dos malefícios causados na nossa vida pela ação contrária, o desespero.
Meditemos pois atenciosamente, nas palavras a seguir: " Que o Deus da esperança vos cumule de toda alegria e paz em vossa fé, a fim de que pela ação do Espírito Santo a vossa esperança transborde." ( Rm. 15, 13 ).

sábado, 26 de dezembro de 2009

Ano Novo!

Perspectivas novas!
Novos horizontes!
Esperanças renovadas!
Mais amor, paz e fraternidade!
Vida nova em Cristo para todos!
Cristina.

O amor de Cristo.

" Conhecer o amor de Cristo, que supera todo conhecimento. Assim estareis totalmente repletos da plenitude de Deus. Aquele que, agindo eficazmente em nós, pode realizar muitíssimo mais do que pedimos ou pensamos." ( Ef. 3, 19-20 ).
Amor, este sentimento de dedicação absoluta. O amor de Jesus revela o amor de Deus por nós. Este amor está acima de todo ato ou efeito de conhecer além de toda a informação adquirida, através do estudo ou mesmo da experiência.
Conhecendo o amor de Cristo, estaremos repletos, completos, não necessitaremos de complementos para conhecermos a verdadeira felicidade.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mensagem para o Ano Novo.

"Reine em vossa mente a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um corpo. Sede agradecidos. A Palavra de Cristo habite entre vós com toda a sua riqueza; com toda a destreza ensinai-vos mutuamente. De coração agradecido cantai a Deus salmos, hinos e cantos inspirados. Tudo o que fizerdes com palavras ou obras, fazei-o invocando o Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio Dele."
( Cl. 3, 15-17 ).
Que Deus, ilumine todos os corações com paz e a mais perfeita alegria!
Feliz 2010 !
Cristina.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Confiança em Deus.

"Feliz o homem que pôs sua confiança no Senhor, e não recorre a idolatrias que extraviam com enganos."
( Sl. 40 (39), 5 ).
Para viver é necessário colocarmos a nossa confiança em alguém ou algo, que auxilie o desenrolar da nossa jornada diária. É feliz, abençoado e agraciado aquele (a) que deposita sua total confiança em Deus, na sua Ação e na Sua Providência, dispensando as soluções propostas por crenças centralizadas nas idolatrias, que desviam através de "soluções enganosas", as pessoas do seu caminho único e verdadeiro que conduz à Deus.
"Quantas maravilhas fizeste, Senhor Deus meu, quantos planos em nosso favor! És incomparável. Tento dizê-las e contá-las, mas superam toda descrição." ( Sl. 40 (39), 6 ).
Aqueles que sentiram a Presença e a Ação de Deus em suas vidas, podem compreender claramente as citações acima, testemunhando-as através das suas próprias vidas.

domingo, 20 de dezembro de 2009

No ecoar do silêncio, é Natal!

No repercutir do silêncio, há um eco no âmago mais profundo do ser humano. Uma necessidade de soerguimento, um grito que não soa, clamando auxílio de vital importância. É o diálogo silencioso da criatura que busca o seu sentido no Criador.
A procura é incansável, atravessando vales profundos e enigmáticos que povoam o seu interior. Mas, no abrir de uma fresta, deixando passar a luz na qual a verdadeira vida, festejada em cada Natal se renova, a esperança e a fé desenrolam novos horizontes, conduzindo ao verdadeiro sentido da vida. Deus se faz homem, para permitir que o homem possa viver a vida que está em Deus, a Vida Eterna.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mensagem ao leitor(a).

Que o Natal seja repleto de bênçãos, amor e alegria,
num convívio familiar fraterno,
repleto de paz na Graça Divina!
FELIZ NATAL!
Próspero e abençoado
ANO NOVO!
Cristina.

A verdadeira família de Jesus.

" Jesus respondeu:"Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática."
( Lc. 8, 21 ).
O ponto central da revelação de Jesus sobre fazer parte da Sua família é colocar em prática a Palavra de Deus. Não basta simplesmente ouví-la, achá-la bonita e guardá-la dentro de si. Se a mensagem ouvida não for transformada em prática, seu sentido na vida da pessoa se torna vazio, não dá frutos.
Portanto, procurar viver a Vontade de Deus é fundamental para estarmos sempre em comunhão com Ele. Conduzindo nossa vida na presença de Deus, tudo aquilo que necessitamos, nos é dado por acréscimo, mesmo antes de pedirmos.
Podemos desfrutar do conforto da paz e tranquilidade, na certeza de estarmos no colo amoroso do Pai, que não mede esforços para demonstrar o Seu amor e a Sua misericórdia para conosco.
Se amarmos verdadeiramente a Deus, procuraremos praticar sempre a Sua Vontade.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Em busca da paz.

" Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, amável e louvável, de toda virtude e de todo valor. E o Deus da paz estará convosco." ( Fl. 4, 8-9b ).
O mundo está sedento de paz porém, a semente da paz está no coração de cada ser humano. É necessário criar condições propícias para fazê-la germinar, se desenvolver e dar frutos em abundância.
O egoísmo representa um dos obstáculos mais graves à aquisição da paz. É um amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interêsses alheios; resultando no egocentrismo, no qual refere tudo ao próprio eu. Assim, a semente da paz fica sufocada, sem possibilidade de se desenvolver pois, não encontra as condições necessárias.
Neste ano que se inicia, procuremos refletir e levar mais a sério a nossa responsabilidade e participação, em favor do estabelecimento da paz.
Comecemos pelo nosso interior, observando como está a nossa semente da paz, em relação ao relacionamento familiar, profissional e na sociedade.
De que forma poderemos melhorar, ampliar o leque da paz nos ambientes que frequentamos? Como poderemos auxiliar o nosso próximo, no desenvolvimento da sua semente da paz?
Agindo assim, o Deus da paz estará conosco.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Retrospectiva de vida.

Para prosseguirmos na nossa jornada no ano que se inicia, é aconselhável fazermos uma reflexão, uma retrospectiva sobre nossa vida, nossos atos e atitudes. Assim, teremos diante de nós uma exposição de nossas próprias ações, para analisarmos e verificarmos o que poderá ser feito para melhorarmos o nosso desempenho neste novo ano.
Assim, a cada retrospectiva de vida que realizamos, temos a oportunidade de crescermos, melhorarmos, nos superarmos, seguindo adiante, realizando da melhor maneira possível, aquilo que devemos realizar.
Que as nossas atitudes, sejam baseadas na Sabedoria profunda que vêm de Deus pois, somente assim, nossa vida transcorrerá na paz, envolta pela felicidade que vêm de Deus; aquela que nos completa verdadeiramente.

Ano Novo, novas perspectivas.

A cada ano que se renova, criamos novas perspectivas para o nosso futuro. Empenhamos nossa fé e esperança na obtenção satisfatória dos nossos objetivos.
É importante estarmos nesta atmosfera de otimismo, que nos impulsionará avante, fazendo ultrapassar mais facilmente os impecílios que forem surgindo no decorrer da caminhada.
Precisamos estar sempre abertos à renovação, à restauração, ao perdão que é uma prova de amor pois, dá nova chance à pessoa perdoada, abrindo-lhe novo horizonte, repleto de possibilidades, de acertos; de viver uma vida mais correta e tranquila.
Edifiquemos pois, nossas perspectivas para o futuro, alicerçando-as no amor, na justiça, na caridade e no perdão. Assim, Deus nos abençoará fazendo frutificar os nossos intentos.

sábado, 12 de dezembro de 2009

O contínuo amanhecer.

O amanhecer de cada dia, é a renovação contínua das nossas esperanças, abrindo novas possibilidades, proporcionando novas chances, para podermos resolver situações, aprimorar nossos conhecimentos, enriquecer nossas experiências, conhecer novas pessoas, expandir nossos relacionamentos.
O amanhecer, representa o recomeço, um novo desafio a ser superado, a oportunidade de melhorar aquilo que ainda não conseguimos, de darmos a chance para que os outros também possam melhorar e evoluir.
No amanhecer, despertam as novidades, despontam as perspectivas alicerçadas na esperança, tendo a fé como sustentáculo.
A cada amanhecer, tudo se renova sob o olhar amoroso do Criador que, em Sua infinita misericórdia nos permite renascer diàriamente, renovando nossas forças na caminhada contínua e progressiva, rumo ao sentido pleno da vida.

Natal,tempo de paz, amor e esperança.

O começo de uma nova história, o raiar de novos horizontes. "Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará." ( Lc. 1, 78 ).
Nesta época, o amor e a paz brotam nos corações, refletindo alegria e esperança. Uma expectativa de renovação se faz experimentar.
Nesta ocasião, saímos do comum, do cotidiano fatigante e monótono, abrindo-nos à partilha do sorriso e, na comunhão do abraço, vamos descobrindo uma sensação repleta de paz e amor; sentimentos característicos do Natal pois, Jesus é a presença de Deus, comunicando o verdadeiro sentido da paz e do amor.
Natal, esperança, vida nova, paz, harmonia, comunhão e amor. Estes sentimentos e atitudes são partes componentes que formam o espírito do Natal.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Natal - O Presente Maior.

Quando falamos do Natal, a primeira idéia que se forma em nossa mente é a figura do Papai Noel, distribuíndo presentes, que despertam a alegria, simbolizando a realização dos desejos tão aguardados. Deixamos nos levar por esta suposta idéia de Natal, deixando num plano secundário o seu verdadeiro sentido.
Esta festa comemora na verdade, o nascimento de Jesus, O Presente Maior, ofertado por Deus à Humanidade.
Quão sublime é esta realidade! Supera todas as expectativas possíveis, imagináveis.
O próprio Deus, assumindo nossa humanidade para nos orientar e conduzir na caminhada da vida e, acima de tudo, nos libertar da escravidão, das trevas do pecado; apresentando-nos uma nova realidade, alicerçada no amor e na paz. Portanto, a cada Natal, comemoramos o nascimento do Príncipe da Paz; Aquele que assumiu sobre Si as nossas faltas, as nossas iniquidades, os nossos pecados e, por amor à cada um de nós, se dá em alimento através da Sagrada Eucaristia, habitando o nosso coração, fazendo parte da nossa vida.
Como é grandioso e profundo o sentido do Natal, não podemos permitir que se resuma apenas no supérfluo, no sentido material, relacionado apenas à aquisição de presentes e ao Papai Noel mas, focalizemos o Natal como dom do Presente Maior: JESUS ! O verdadeiro sentido do Natal!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Natal, tempo de renovar a nossa vida.

A cada ano, o tempo propício para a renovação na vida, ocorre na época do Natal. Nestes dias, nos tornamos mais sensíveis e abertos ao novo, à transformação interior embalada pelos sinos que, no anúncio do Natal, vão despertando em nós, desejos crescentes, repletos de sensações novas sob o espírito Natalino.
Aproveitemos portanto, estas preciosas ocasiões, para enriquecermos nossa vida com os verdadeiros tesouros de preciosidade insondável, que cumularão nossa caminhada de frutos, que gerarão o verdadeiro amor, na paz tão desejada, reluzindo a Graça Divina.

Refletindo o significado Natalino.

Estamos nos preparando para as festas do Natal. Todo ano, somos convidados a modificarmos, a aperfeiçoarmos algo em nós, no intuito de melhorarmos o nosso procedimento e o nosso modo de ser.
Podemos comparar-nos à um diamante precioso bruto a ser lapidado. A cada atitude de correção e conversão que aceitamos, participamos do processo de lapidação e aperfeiçoamento, tornando o nosso brilho interior mais intenso e verdadeiro.
Este é o sentido do Natal para a nossa vida espiritual, quando nos abrimos verdadeiramente à ação de Deus na nossa vida , reluzimos a Graça Divina, personificada em Jesus, através da Sua Vida, Cruz e Ressurreição, resgatando para nós, a filiação Divina, reconquistando-nos o direito à Vida Eterna.
Reflitamos sobre o verdadeiro sentido do Natal na nossa vida, com seriedade e responsabilidade, não deixando-nos levar simplesmente pelas aparências externas e materiais do Natal, isto é, pelos presentes, enfeites... que distorcem o verdadeiro significado do Natal.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Maria, Imaculada Conceição.

Exemplo perfeito de humildade e submissão, obediência e fé, Maria personifica a imagem da mulher íntegra, idealizada por Deus na Criação.
Maria, o retrato da doçura e candura, poço de amabilidade. No silêncio interior, comungava a presença de Deus e, atenta ao Seu chamado, abriu o coração acolhendo os desígnios Divinos para a sua vida.
Maria reflete com perfeição o amor materno, estendendo-o à cada um de nós, seus amados filhos. Ela advoga a nosso favor, dedicando-nos especial atenção, carinho e singelo amor materno. Ao entregarmos nossa vida aos cuidados de Maria, estamos embarcando num porto seguro. Nas nossas aflições e momentos difíceis, jamais estaremos desamparados, ou à deriva.
Dirijamos pois, nosso louvor e agradecimento à Deus por ter-nos presenteado com a presença santificante de Maria, do Seu Imaculado Coração.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Deixemos Deus agir.

" Deixemos o Senhor agir. Digamos simplesmente Senhor, faça e refaça segundo Seu desejo e não como eu quero." ( Pe. Pio ).
A tendência nata no ser humano é agir sempre conforme o seu desejo e sua própria vontade. Assim, muitas vezes os resultados colhidos não são satisfatórios pois, nem sempre ele age da forma mais correta e apropriada nas soluções das situações que se apresentam.
Se, começarmos a permitir a ação de Deus na nossa vida, acolhendo os Seus desígnios, que sempre concorrem para o nosso bem e nossa edificação pessoal, veremos o progresso acompanhado de resultados significativos e positivos, despontando progressivamente e com abundância, no decorrer da nossa vida. Deixemos pois, Deus agir na condução da nossa existência e do nosso destino, somente Ele poderá nos conduzir ao sentido pleno da nossa caminhada nesta vida, descortinando-nos o caminho para a eternidade na Sua Presença.

Como Deus se comunica conosco.

"O Senhor se comunica conosco à medida que nos libertamos do nosso apego aos sentidos, que sacrificamos nossa vontade própria e que edificamos nossa vida na humildade." ( Pe. Pio ).
Quando na nossa caminhada, começamos a nos desapegar dos nossos sentidos, um novo espaço, destinado à percepção de novos sentimentos e experiências num nível superior, começa a se abrir.
Quando formos capazes de colocarmos nossa vontade própria, num nível de importância secundária e construírmos nossa vida na humildade, com simplicidade e pureza de intenção, estaremos aptos ao discernimento da comunicação Divina para conosco.
Assim, à medida que formos abrindo mão dos nossos apegos e interêsses pessoais, nos aproximaremos cada vez mais da perfeição em relação à comunicação com Deus.

A oração.

" A oração é a melhor arma que temos. É uma chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus também com seu coração, não só com seus lábios. Na realidade, em algumas ocasiões, deve falar-lhe somente com o coração." ( Pe. Pio ).
Quando pensamos em oração, imaginamos a recitação de textos prontos, formulados. Esquecemos no entanto, que a oração deve ser um diálogo íntimo, amoroso, franco e sincero com Deus.
Não precisamos nos preocupar com a quantidade de palavras, nem como iremos dizê-las. O Senhor conhece as profundezas do nosso ser e sabe exatamente o que nos é necessário.
Na verdade, necessitamos nos colocar de coração sincero na presença de Deus. Quando entrarmos no nosso aposento interior, através da linguagem do silêncio, sentiremos o nosso coração repleto de paz e serenidade, sentimentos, que anunciam a presença de Deus.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Seguir avante!

" É sempre necessário ir para a frente, nunca para trás, na vida espiritual. O barco que pára em vez de ir adiante é empurrado para tráz pelo vento." ( Pe. Pio ).
Convido a refletirmos sobre a importância de procurarmos progredir na vida espiritual. Buscando aperfeiçoar-se através da aquisição de conhecimentos; aprofundar-se participando de eventos religiosos; fortalecer-se através da oração, da interiorização para com Deus.
Assim, seremos impulsionados avante, numa trajetória meritória, louvável. Precisamos sempre nos alimentar da Palavra de Deus e do Pão da Vida, a Eucaristia.
Deste modo, caminharemos com firmeza e confiança, num progresso acentuado e contínuo, edificando a nossa vida espiritual.
Se pararmos, ficaremos estacionados, sujeitos a sermos empurrados para trás, pelo aparecimento das dificuldades e problemas que surgem no segmento normal da vida.
É necessário portanto, avançarmos para frente e não estacionarmos, para que, não aconteça de regredirmos.

Mãe Celestial.

"Que Maria sempre enfeite sua alma com as flores e o perfume de novas virtudes e coloque a mão materna sobre sua cabeça. Fique sempre e cada vez mais perto de nossa Mãe celeste, pois ela é o mar que deve ser atravessado para se atingir as praias do esplendor eterno no reino do amanhecer." ( Pe. Pio ).
Com amor filial, coloquemo-nos diante da nossa Mãe Celestial Maria. Ela, estenderá sobre todos o seu manto maternal protetor, acolhendo cada vida que à ela se entrega. É através do Imaculado Coração de Maria, que podemos chegar à Jesus, à Deus.
Maria, advoga, intercede a nosso favor na presença de Deus incansavelmente, porque é a nossa Mãe amorosa.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Façamos o bem.

" Façamos o bem, enquanto o temos a nossa disposição. Assim, daremos glória ao nosso Pai celeste, santificaremos e daremos bom exemplo aos outros." ( Pe. Pio ).
Fazer o bem é uma disposição, uma escolha, uma determinação pessoal. Assim, somos condutores ativos do amor de Deus, que santifica e restaura.
Através da prática das boas ações, o exemplo de vida que refletimos aos outros, é mais significativo do que simplesmente o anúncio teórico do bem. A cada boa ação que praticamos, damos glória à Deus, que nos chamou à vida, nos resgatou do erro, livrou-nos do caminho tenebroso da perdição.
Portanto, todo o bem é reflexo do Amor Divino que habita os corações e embala as mentes, na sinfonia do Amor verdadeiro, irradiando vida e paz.
Edifiquemos pois em nós, o bem verdadeiro, segundo os ensinamentos Divinos, pautados pela Graça Salvífica de Deus. Sejamos como São Francisco; instrumentos da paz, levando a luz onde houver trevas, a alegria onde houver tristeza, amor onde houver ódio.
A força incomparável do amor, é um poder infinito e ilimitado sobre todas as forças contrárias ao bem.

Penitência.

Faça penitência de meditar com arrependimento nas ofensas feitas à Deus; a penitência de ser constante na prática do bem; a penitência de combater seus defeitos." ( Pe. Pio ).
Esta reflexão se destina à conscientização pessoal, acompanhada do arrependimento; da vontade e disposição sincera de emenda, resultando numa conversão espontânea e eficiente. A decisão de praticar o bem, a caridade, direcionar a atenção e o interêsse para situação do próximo, no intuito de oferecer o auxílio que necessita, seja através de uma conversa, uma ação ou simplesmente ouví-lo.
É importante, procurarmos também combater os nossos próprios defeitos, aquilo que temos consciência de não estar conforme o correto. Portanto, a prática da penitência é fundamental para colocarmos nossa vida no eixo, para avançarmos no nosso aperfeiçoamento espiritual, que nos conduzirá à vida em plenitude.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Não deixe para amanhã.

" Quem tem tempo, não espere pelo tempo. Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje. As sepulturas transbordam de boas ações deixadas para depois... E, além disso, quem nos diz que viveremos até amanhã? Devemos renascer e acumular somente as riquezas que nos pertencem, lembrando de que somente o instante que escapa está sob nosso domínio. Não podemos intercalar tempo entre um instante e outro, pois esse não nos pertence." ( Pe. Pio ).
Desde que nascemos, fomos habituados a vivermos observando três espaços de tempo sob a denominação de : Passado, presente e futuro.
Na verdade, encontramo-nos sempre no tempo atual, chamado presente, aqui e agora. Nossa vida é constituída pelo eterno "agora". No tempo passado ficou aquilo que já vivemos, sem volta. O que pretendemos viver, pertence ao futuro. O tempo que nos pertence realmente, concretamente é o agora.
Por isso devemos nos esforçar, para fazermos tudo o que nos for possível no momento presente pois ,o futuro é incerto. Tudo de bom que guardamos no coração, que possa ser expresso através de palavras, gestos e atitudes, que o possa ser agora, enquanto o tempo se faz presente.

Orientação e chamado de Deus.

" O Senhor sempre orienta e chama; mas não se quer seguí-lo e responder-lhe, pois só se vê os próprios interêsses. Às vezes, pelo fato de se ouvir sempre a Sua voz, ninguém mais se apercebe dela; mas o Senhor ilumina e chama. São os homens que se colocam na posição de não conseguir mais escutar." ( Pe. Pio ).
Todos nós estamos direcionados ao chamado de Deus, que ocorre a todo momento. Ele se utiliza dos fatos, das situações, das pessoas e dos acontecimentos para nos comunicar a Sua mensagem, os seus desígnios.
Porém, nem sempre nos colocamos na posição de escuta; não procuramos discernir o que Deus quer nos comunicar. Preocupamo-nos com os nossos próprios interêsses , na maioria dos casos materiais e ignoramos a vontade do Senhor para a nossa vida.
Deste modo, torna-se difícil estabelecer sintonia com Deus que, apesar das nossas limitações humanas, continua nos iluminando e conduzindo com amor e misericórdia.
Abramos pois, o nosso coração, acordemos o nosso consciente para aperfeiçoarmos nosso discernimento, a fim de identificarmos os suaves apelos de Deus, nas entrelinhas da vida, acolhendo-os e vivenciando-os no amor.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A importância da meditação.

"A pessoa que nunca medita é como alguém que nunca se olha no espelho e, assim, não se cuida e sai desarrumada. A pessoa que medita e dirige seus pensamentos a Deus, que é o espelho da alma, procura conhecer seus defeitos, tenta corrigí-los, modera seus impulsos e põe em odem sua consciência." ( Pe. Pio ).
Meditar, fazer uma pausa na agitação do cotidiano, é desligar-se do externo, de tudo aquilo que ocupa nossa mente provocando uma certa distância de nós mesmos, um importante espaço que necessita ser destinado ao nosso interior, acompanhado da meditação.
Esta pausa é muito significativa pois, é ocasião propícia para entrarmos em sintonia com os nossos sentimentos e emoções, para observarmos, avaliarmos e posteriormente termos um retrato da situação na qual nos encontramos. Assim, poderemos melhorar e corrigir-nos à medida que se fizer necessário.
A prática da meditação, da interiorização é aconselhável que se realize periodicamente, para termos uma constante atualização para conosco.

A prática das bem-aventuranças.

"A prática das bem-aventuranças não requer atos de heroísmo, mas a aceitação simples e humilde das várias provações pelas quais a pessoa passa." ( Pe. Pio ).
Entendemos por bem-aventuranças, as pessoas merecedoras das Graças Divinas. Aquelas que aceitam as dificuldades como provações que visam o seu próprio crescimento e fortalecimento espiritual, procurando vencê-las com a fé alicerçada na humildade.
Assim, não dando margem à instalação da revolta, sentimento de raiva e indignação, que somente colabora para derrubar a pessoa, afastando-a da fé, colocando-a na descrença.
Precisamos ter em mente, que tudo aquilo que Deus permite que nos aconteça, tem sempre por objetivo nos edificar, fortalecer, estruturar nossas bases, tornando-nos mais fortes e resistentes às tempestades da vida.
Neste procedimento podemos contar sempre, em todas as ocasiões com as Graças de Deus.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Não desperdice energias em vão.

" Não desperdice suas energias em coisas que geram preocupação, perturbação e ansiedade. Uma coisa somente é necessária: elevar o espírito e amor a Deus." ( Pader Pio ).
Em muitas ocasiões, percebemo-nos num estado de cansaço, estafa. Mesmo sem perceber, acabamos desperdiçando nossas energias em situações que geram preocupações, desnecessàriamente.
O nosso dever, para evitar este desgaste físico e emocional, é nos dedicarmos a realizar nossas tarefas com todo o empenho e determinação, afastando as possibilidades que desencadeiam sintomas como a preocupação e a ansiedade.
Percisamos centrar nossa fé e nosso coração em Deus. Ele, completará aquilo que não conseguimos realizar através do nosso próprio esforço. Por conseguinte, estas energias desperdiçadas com preocupações, sejam direcionadas para amar à Deus, elevar o nosso espírito à verdadeira Fonte de Vida e Sabedoria.

Percepções humanas.

" Todas as percepções humanas, de onde quer que venham, incluem o bem e o mal. É necessário saber determinar e assimilar todo o bem e oferecê-lo a Deus, e eliminar todo o mal." ( Padre Pio )
Percepção, capacidade de compreender por meio dos sentidos ou da mente. A vida nos apresenta dois agentes nos quais se baseam as atitudes e decisões das pessoas: o bem e o mal.
Deus, nos permite o livre arbítrio na escolha, mas na Sua infinita bondade e misericórdia, coloca ao nosso dispor as orientações necessárias, para que possamos seguir seguramente o caminho que conduz à Vida Eterna, à plenitude, à felicidade e à íntegra realização.
E, mesmo assim, há aqueles que preferem conduzir suas vidas através de caminhos íngremes que os distanciam da Graça Divina, causando profundos estragos ao próximo e à sociedade.
Os frutos finais, o resultado a ser colhido, dependerá da nossa decisão e das consequentes atitudes, que resolvemos tomar durante a nossa vida.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

os atos revelam a pessoa.

" O homem bom tira coisas boas do bom coração, mas o homem mau tira do seu mal coisas más, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio." ( Lc. 6, 45 ).
Assim como um espelho reflete e revela a nossa aparência física, os atos que praticamos refletem o nosso interior.
É através dos atos, que conhecemos o conteúdo que a pessoa carrega dentro de si.
Muitas pessoas vivem na camuflagem, agindo de uma forma e procurando aparentar outra. Mas, a falsidade assim como a mentira, tem pernas curtas, diz o ditado popular.
As obras erradas e más, não tardam a ser descobertas e desmascaradas na vida das pessoas. Portanto, as palavras, gestos e atitudes, retratam o perfil de uma pessoa, o seu modo de ser.

Justiça, paz e alegria.

"O reinado de Deus não consiste em comidas e bebidas, mas na justiça, na paz e na alegria do Espírito Santo."
( Rm. 14,7 ).
Na justiça, na paz e na alegria do Espírito Santo, traduz-se o reinado de Deus. Estes valores são básicos para uma vida equilibrada, responsável, honesta e harmoniosa.
O reinado de Deus é edificado quando existe paz e amor nos relacionamentos humanos. Procede deste princípio, tudo o que se relaciona ao progresso, ao crescimento na verdadeira Sabedoria, ao desenvolvimento, a tudo o que é favorável à vida pois, Deus é vida em plenitude. Portanto, não devemos nos ater somente à parte material, ela deve ocupar um plano secundário na nossa vida.
Devemos dar relevância aos valores provenientes da Sabedoria Divina, pois eles nos direcionam seguramente à verdadeira vida.

Maria, nossa Mãe.

"Lembre-se de que você tem no céu não somente um Pai, mas também uma Mãe." ( Pe. Pio ).
Estamos nos preparando para o Natal, para comemorarmos o nascimento do Filho de Deus.
A esperança que restaura, a vida que se renova. Maria, a doce presença materna, silenciosa e marcante, o amor singular e verdadeiro, o exemplo de entrega total e irrestrita ao projeto salvífico de Deus.
Maria, o exemplo de fidelidade e dignidade, simplicidade e pureza.
Felizes somos, pois podemos nos dirigir à Mãe de Jesus, como nossa Mãe Celeste, nossa intercessora. Podemos nos colocar sob a proteção do seu manto e do seu olhar amoroso. Maria, a Mãe de Jesus é também a nossa mãezinha do céu, mãe do puro amor!