"Fugi da fornicação.Qualquer pecado que o homem comete fica fora do corpo, mas o fornicador peca contra seu próprio corpo. Não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que recebeis de Deus e reside em vós? De modo que não vos pertenceis. Ele vos comprou pagando um preço. Portanto, glorificai a Deus com vosso corpo. " ( 1 Cor. 6, 18 - 20 ).
Vamos retomar este tema, refletindo a importância fundamental que se deve ao nosso corpo físico, pois ele abriga o Espírito de Deus, portanto não nos pertence e não cabe a nós desfigurá-lo através do pecado contra o próprio corpo chamado fornicação, lesando e ofendendo a habitação do Espírito Santo.
É preciso ter sempre em mente que somos templos da presença de Deus, e não há nada no mundo que supere este fato. Que o nosso corpo possa ser um meio de glorificar à Deus, vivendo no respeito e na dignidade. O respeito, a reverência, a afetuosidade extremada. A dignidade, respeitabilidade e honradez.
Assim, estaremos glorificando em nós a presença de Deus.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
A vontade de Deus.
"Em cada momento se cumpre Sua vontade, e nada recusa o serviço à Ele; tem diante de Si as ações de todo vivente, e nada se esconde ao Seu olhar; desde sempre e para sempre está olhando, e não tem limite Sua Salvação." ( Eclo. 39, 18 - 20 ).
Deus realiza a criação no Mundo e no Universo. Tudo à Ele se submete cumprindo a Sua Vontade na obediência e na docilidade.
"Em cada evento aprenda a reconhecer e a adorar a Vontade de Deus." (Padre Pio de Pietrelcina).
Quando aprendemos a perceber a Vontade de Deus, nos acontecimentos que ocorrem na vida e a aceitá-los, reconhecendo que é o melhor para nós, começamos a verificar um novo ângulo de visão que de desdobra diante da nossa percepção. Então, somos capazes de compreender a linguagem silenciosa de Deus a nos comunicar as maravilhas singulares, que ocorrem com a Sua Presença e sob o comando da Sua Divina vontade e determinação.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Na humildade e no respeito à Deus.
"Nas pegadas da humildade e do respeito a Deus caminham riqueza, honra e vida." ( Pr. 22, 4 ).
O ser humano anseia desde sempre por riquezas, ser provido em ambundância. Ter talento, ser considerado quanto às suas qualidades humanas, ter dignidade própria, vitalidade, animação, viver com entusiasmo, possuir expressividade, manifestar pensamentos e sentimentos através de gestos e atitudes. Tudo isso é alcançado trilhando os rastros da humildade e do respeito a Deus.
"Há laços e armadilhas no caminho do perverso: quem guarda sua vida se afasta deles." ( Sl. 22, 5 ).
Assim, as pessoas que vivem no respeito e no temor a Deus guardando sua vida, afastam-se dos perversos, dos seus laços, vínculos que prendem e das suas ciladas, das suas emboscadas.
Feliz quem segue o Senhor!
"Feliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos! Comerás da fadiga de tuas mãos, serás feliz, e tudo te irá bem." ( Sl 128 (127), 1 - 2 ).
O Senhor nos ensina o Seu caminho, no qual reside a justiça e a exatidão. Quem ama e respeita o Senhor com toda a amplitude do seu coração e O segue com fidelidade, vive do seu trabalho, que abençoado por Deus frutifica em alegrias e tudo lhe transcorre satisfatoriamente, pois o Senhor é a rocha firme sobre a qual é edificada a sua vida.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
O Senhor nos orienta.
"Bom e reto é o Senhor; por isso indica aos pecadores o caminho; encaminha os humildes com o mandato; ensina Seu caminho aos humildes. As sendas do Senhor são lealdade e fidelidade para os que observam a aliança e seus preceitos." ( Sl. 25 (24), 8 - 10 ).
O Senhor nosso Deus é perfeito, benigno, generoso, íntegro, imparcial e misericordioso. É fonte da verdadeira vida e amor. Aqueles que são simples e modestos, Ele os encaminha autorizando-os a executarem certos atos em Seu Nome, delegando à eles poderes.
Ensina-lhes a serem cumpridores dos compromissos assumidos, sendo fiéis e sinceros. Os atalhos do Senhor se estruturam na franqueza, na fidelidade, na lealdade, na sinceridade e na exatidão para aqueles que observam a aliança de Deus, que se aliam, se unem, harmonizando-se com o Senhor e os Seus ensinamentos que os conduzem a trilhar o caminho Divino.
Deus se comunica conosco.
"Deus sabe falar de um modo ou de outro, e não prestamos atenção: em sonhos ou visões noturnas, quando a sonolência cai sobre o homem que está dormindo em sua cama." ( Jó. 33, 14 - 15 ).
Quando nossa vida é conduzida na oração, na determinação em seguir Jesus através dos seus ensinamentos, a nossa percepção se torna mais sensível e nos colocamos à escuta de Deus. Se estamos verdadeiramente evidenciando, manifestando a nossa prontidão, estamos abertos e perseptíveis aos sinais que o Senhor utiliza para se comunicar conosco. Os sonhos são um dos meios pelos quais podemos perceber, sentir mais claramente a comunicação Divina para conosco.
Através de toques sutis, Deus nos dá a conhecer a Sua mensagem. É necessário porém, a nossa atenção e o nosso discernimento. Perceber distintamente, distinguir aquilo que Deus pretende nos comunicar.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Buscando a paz e a santificação.
"Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém pode ver Deus. Vigiai para que ninguém se prive da graça de Deus, para que nenhuma raiz amarga cresça e prejudique e contagie os outros."
( Hb. 12, 14 - 15 ).
Para que possamos viver num ambiente no qual haja ausência de conflitos, de perturbações, num clima de harmonia e tranquilidade, é necessário buscarmos a observância da Lei Divina, cultivando um procedimento virtuoso e benevolente. Na pureza do nosso coração, resultante do seguimento da Lei Divina, poderemos viver na graça de Deus. É imprescindível cuidarmos para que ninguém seja privado de obter e viver na graça de Deus; para que nada de negativo, de contrário à este objetivo apareça e cresça, prejudicando, contagiando os demais. Portanto, faz-se necessário observar atentamente, estar de sentinela, vigiar para continuarmos firmes no seguimento, na procura da paz e no prosseguimento da nossa santificação pessoal.
Refletindo sobre os perversos.
"Os perversos são como o mar tempestuoso, pois não podem se acalmar: suas águas removem barro e lodo. Não há paz para os perversos - diz o Senhor meu Deus. ( Is. 57, 20 - 21 ).
As pessoas de má índole, malvadas, não conhecem a tranquilidade, a calma. Vivem agitadas se remoendo por dentro de ódio e tramando vingança. O coração, carente de amor, as incapacita de promoverem a paz. Desconhecem o contentamento de estarem vivos, de existirem.
" Não conhecem o caminho da paz, não existe o direito nas suas trilhas, abrem sendas tortuosas; quem as segue não conhece a paz." ( Is. 59, 8 ).
No caminho dos perversos não há justiça nem honestidade. Não agem de modo correto, mas contrários à verdade, deixam rastros sinuosos, não seguindo um caminho reto. Os seus seguidores acabam trilhando o mesmo caminho.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Na fidelidade e perseverança.
"Esta palavra merece crédito: Se morrermos com Ele, com Ele viveremos; se aguentarmos, reinaremos com Ele; se O renegarmos, Ele nos renegará; se Lhe formos infiéis, Ele se mantém fiel, pois não pode negar a Si mesmo." ( 2 Tm. 2, 11 - 13 ).
Através do nosso Batismo, morremos para o pecado e recebemos uma vida nova em Jesus Cristo, pois vivemos para Deus, não somos mais escravos do pecado.
Quando nos advirem as tribulações e aguentarmos firmes na graça de Deus, estaremos com Ele. "Sereis odiados de todos por minha causa. Quem resistir até o fim se salvará." ( Mt. 10, 22 ).
Se formos fiéis ao Senhor e confiarmos plenamente no Seu Amor e na Sua Misericórdia para conosco, seremos vencedores. "Pois a Escritura diz: Quem Nele confia não fracassará." ( Rm. 10, 11 ).
Refletindo sobre Jesus.
"Grande é sem dúvida o mistério da nossa religião: Manifestou-se corporalmente, justificado no Espírito, apareceu aos anjos, foi proclamado aos pagãos, foi acreditado no mundo e exaltado na glória." ( 1 Tm.3,16)
Jesus veio ao mundo assumindo Sua condição corporal. "A Palavra se fez homem e acampou entre nós. Contemplamos Sua glória, glória como de Filho único do Pai, cheio de lealdade e fidelidade." ( Jo. 1, 14 ).
Assumiu também Sua condição espiritual: "A respeito de Seu Filho, nascido fisicamente da linhagem de Davi, a partir da Ressurreição, estabelecido Filho de Deus com poder pelo Espírito Santo." ( Rm. 1, 3 - 4 ).
Deus apresenta Jesus aos anjos: "Da mesma forma, quando introduz no mundo o primogênito diz: Que todos os anjos O adorem." ( Hb. 1, 6 ).
Jesus veio ao mundo para concretizar a Missão da Salvação. Na obediência e humildade, pregou o amor, o perdão, a justiça e a verdade. Entregou a própria vida por cada um de nós. Ressuscitou glorioso e subiu ao céu. " O Senhor Jesus, depois de falar com eles, foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus." ( Mc. 16, 19 ).
domingo, 25 de abril de 2010
Os espíritos enganadores.
" O Espírito Santo diz expressamente que no futuro alguns renegarão a fé e se entregarão a espíritos enganadores e doutrinas demoníacas, pela hipocrisia de impostores que têm a consciência marcada a fogo.
( 1 Tm. 4, 1 - 2 ).
Existem controvérsias, contestações que observamos cada vez mais acentuadas no mundo, assim como no campo religioso. Alguns com fé inconsistente acabam por renegá-la optando por seguir doutrinas demoníacas, devido à falsidade e fingimento daqueles que agem com embuste, utilizando mentiras artificiosas para iludir, enganar as pessoas, que fracas na fé, se apreendem, se agarram ao inimigo, deixando-se lograr facilmente. Reflitamos sobre a gravidade desta situação. Como cristãos, como poderemos auxiliar o nosso próximo que estiver mergulhado nesta situação? ...
A instabilidade do ser humano.
" Antes, quando não conhecíeis a Deus, veneráveis os que realmente não são deuses. Agora que reconheceis a Deus ou melhor que Ele vos reconhece, por que voltais outra vez e esses elementos fracos e miseráveis? Por que desejais voltar outra vez a venerá-los? " ( Gl. 4, 8 - 9 ).
Quando o ser humano procura e venera deuses falsos por falta de conhecimento do Deus verdadeiro, sua ignorância espiritual é compreensível. Mas, depois que conhece o Senhor, sabendo que pode confiar sua vida aos Seus cuidados,seguindo Seus ensinamentos e crendo em Jesus, o Filho do Deus vivo e verdadeiro, pelo qual foi liberto, resgatado da escravidão do paganismo por um preço altíssimo, ainda assim, o ser humano muitas vezes é levado ao seu estado primitivo de pecador, preferindo o cativeiro, cultuar elementos sem vida, criaturas divinizadas, ou até as próprias fabricações humanas. Meditemos sèriamente...
sábado, 24 de abril de 2010
Sede santos, porque o Senhor é santo!
" Imitai a Deus como filhos queridos; agi com amor, como Cristo vos amou até entregar-se por vós a Deus como oferenda e sacrifício de aroma agradável." ( Ef. 5, 1 -2 ).
Deus nos convida a imitá-lo na pureza e na santidade. " Eu Sou o Senhor vosso Deus, santificai-vos e sede santos, porque Eu sou Santo. ( Lv. 11, 44a ). Nossa entrega à Deus se faça por amor, faça parte das nossas ações refletindo-se nas nossas atitudes, e através da nossa maneira de ser.
" Fornicação, impureza de qualquer tipo, cobiça, nem sequer se nomeiem no meio de vós, como convém a consagrados; da mesma forma, coisas obcenas, estúpidas, grosseiras, inconvenientes; pelo contrário, a ação de graças. Pois deveis saber que nenhum fornicador ou impuro ou avarento - que é uma forma de idolatria - receberá herança no Reino de Cristo e de Deus." ( Ef. 5, 3 - 5 ).
Entregando-nos conscientemente e com amor à Deus, vivemos no estado de consagração, evitando tudo aquilo que for contrário à Deus e aos Seus ensinamentos.
Procuremos sentir os anseios profundos do nosso coração, e descobriremos que ele somente repousará tranquilo no Templo do Amor, em Deus.
A unidade na fé.
" Então purificarei os lábios dos povos para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo." ( Sf. 3, 9 ).
O Senhor Deus é único. Jesus nos ensina o caminho para adorá-lo e serví-lo na unidade. "Que todos sejam um, como Tu, Pai estás em Mim e Eu em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste." ( Jo 7 , 21 ). Mas, no decorrer dos séculos, religiões foram se multiplicando, se diversificando. O sentido original foi se esfacelando, despedaçando. Foram se somando interêsses próprios diversificando, divergindo, afastando-se progressivamente; desviando-se daquilo que Jesus transmitiu através dos Seus ensinamentos, a vontade de Deus: a unidade na fé e nos dogmas, pontos fundamentais e indiscutíveis da Doutrina do ensinamento pregada por Jesus. " Eu vim em Nome de Meu Pai, e não me recebeis; se outro viesse em nome próprio vós o receberíeis. Como podeis crer, se recebendo honras mútuas, não buscais a honra que vem somente de Deus." ( Jo. 5, 43 - 44 ).
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Sobre o julgamento.
" Não julgueis e não sereis julgados. Como julgardes vos julgarão. A medida que usardes para medir será usada para convosco." ( Mt. 7, 1 -2 ).
Um dos ensinamentos de Jesus se refere ao julgamento. Não devemos julgar ninguém, formar opinião ou juízo crítico sobre o nosso próximo, nem sentenciar, julgar ou condenar. Tal atitude cabe somente ao juíz, cabe à Deus. Pois, se julgarmos nosso próximo, estaremos descumprindo a ordem de Jesus e seremos também julgados na medida que atribuímos ao julgar o outro.
Portanto, reflitamos, analisemos nossas atitudes, afastemos do nosso modo de proceder tal atitude, mesmo que seja uma das tendências humanas.
Somos chamados a sermos a luz do mundo.
" Brilhe vossa luz diante dos homens, de modo que, ao ver vossas boas obras glorifiquem vosso Pai do céu."
( Mt. 5, 16 .
O Senhor nos chama a sermos luz, através da prática das virtudes, de uma vida pautada no amor, na paz, na fé e na caridade. Sermos luz é transmitirmos o bom exemplo através das nossas obras, do nosso modo de viver. É brilharmos iluminando os que estão nas trevas, afastando-as, ajudando o nosso próximo a se libertar e a encontrar o caminho da eterna luz que reside em Deus.
Como cristãos, esta deve ser a nossa identidade: sermos a luz do mundo e testemunharmos a Jesus Ressuscitado. Nesta reflexão, examinemos a nossa conduta; Somos e agimos como cristãos verdadeiros, ou simplesmente nos entitulamos cristãos, apenas no rótulo?
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Falsas profecias.
" Ai dos profetas insensatos que inventam profecias, coisas que nunca viram, segundo sua inspiração! Visionários falsos, adivinhos de mentiras, que dizíeis "Oráculo do Senhor" quando o Senhor não vos enviava, e vós esperando que ele cumprisse sua palavra." ( Ez. 13, 1 . 6 ).
A profecia é um dom concedido por Deus. Mas, infelizmente alguns consideram ser profeta um título, em favor de seus próprios interêsses, e agem profetizando mentiras, espalhando enganos nas mente humanas, principalmente nas ocasiões quando ocorrem catástrofes naturais e humanas. Quando não enviados pelo Senhor, eles profetizam através de "visões e adivinhações falsas" que inventam com o objetivo de se auto-promoverem, satisfazendo seu próprio ego. Levam multidões a acreditarem em profecias que jamais se realizarão, pois não procedem de Deus. Reflitamos sob a iluminação Divina e cheguemos a nossa conclusão...
Silêncio na presença do Senhor.
" Silêncio na presença do Senhor, pois se aproxima o dia do Senhor. O Senhor preparou um banquete e purificou seus convidados." ( Sf. 1, 7 ).
Façamos silêncio no nosso coração, colocando-nos na presença de Deus. Agradeçamos-Lhe nossas provações e dificuldades aqui passadas, pois através delas nos purificamos e nos aproximamos do Senhor.
O sofrimento é necessário, faz parte da caminhada. Aqueles que não o aceitam com paciência e amor como Jesus aceitou, acabam alimentando o objetivo contrário que é o da revolta e indignação contra Deus.
É através da nossa superação quanto ao sofrimento, que chegamos à presença do Senhor e participamos do Seu Reino que se estenderá por toda a eternidade.
Os falsos profetas.
"Assim diz o Senhor aos profetas que extraviaram o meu povo: Quando eles têm algo para morder, anunciam a paz, e declaram uma guerra santa a quem não lhes enche a boca." ( Mq. 3, 5 ).
No mundo sempre houve profetas, porém entre os bons e verdadeiros sempre existiram aqueles que não são dignos de fé por parte do povo, pois chegam a colocar em primeiro lugar seus interêsses próprios, exercendo divulgações de profecias falsas que confundem o povo chegando ao ponto de o desencaminhar fazendo perder-se do seu destino, extraviar-se da verdade.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
A realização plena em Deus.
" Tu És bendito, Senhor! Ensina-me Tuas normas. No caminho de Teus preceitos desfruto mais do que com qualquer fortuna. Cuida de Teu servo e viverei para cumprir Tua Palavra." ( Sl. 119 (118), 12 . 14 . 17 ).
Peçamos à Deus através desta reflexão, a graça de aprendermos Suas normas, aquilo que o Senhor adota como base do Seu ensinamento, a Sua determinação. Isto nos alegrará, representará mais do que qualquer fortuna, por maior que seja, não poderá ser comparada à intensidade da felicidade que habitará o nosso íntimo.
Somente em Deus podemos encontrar a satisfação e realização plena, conhecendo e seguindo os Seus Preceitos.
" Eu Te darei graças de coração sincero, quando aprender Teus justos mandamentos."
(Sl. 119 (118), 7 ).
A verdade e a justiça.
" Aleluia. Dou graças ao Senhor de todo o coração no conselho dos retos e na assembléia. Grandes são as obras do Senhor, dignas de estudo para os que as amam. Suas obras são verdade e justiça, seus preceitos todos merecem confiança, são válidos para sempre, vão cumprir-se fiel e retamente." (Sl. 111 (110), 1-2 ; 7-8 )
Dar graças expressa satisfação, agradecimento, que dito de todo o coração demonstra sinceridade, autenticidade, um sentimento verdadeiro.
Se amamos a Deus de todo coração, temos a necessidade de aprofundar-nos no conhecimento das Suas obras, que se alicerçam na verdade, na conformidade com o real, no princípio certo e na justiça que consiste em dar a cada um aquilo que é seu, de modo correto e exato. Procuremos, edificar nossa vida na verdade e na justiça, pois, somente assim conheceremos a alegria de vivermos a verdadeira vida.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Analisemos a nossa tendência.
" Mas Tu, Deus nosso És bom e fiel, tens muita paciência e governas o Universo com misericórdia. Embora pequenos somos teus, acatamos Teu Poder; mas não pecaremos, sabendo que Te pertencemos."
( Sb. 15, 1 - 2 ).
No nosso relacionamento para com Deus, o pecado é pedra de tropeço. Se amamos verdadeiramente o Senhor, até mesmo inconscientemente estaremos rejeitando e excluindo o pecado do nosso modo de proceder, do nosso comportamento. Assim, sob a Graça e Misericórdia Divina, caminharemos na justiça sob o Seu Poder.
" Conhecer-Te é justiça perfeita, e acatar Teu Poder é a raiz da imortalidade. Não nos extraviam as más ações inventadas pelos homens, nem o trabalho estéril dos pintores - figuras realizadas com manchas multicores-. Estão enamorados do mal e são dignos de tais esperanças tanto os autores como os entusiastas e adoradores."
( Sb. 15, 3 - 4 . 6 ).
Amando a Deus acima de tudo e todos, vivendo sob a Sua Proteção, nos afastamos das más ações inventadas pelos homens, que contrariam o Senhor e contaminam as mentes humanas, seduzindo-as através de atrativos multicores e variados, conquistando o entusiasmo de muitos adoradores, daqueles que amam a maldade em extremo.
Reflitamos, analisemos a nossa consciência...
O Senhor é compassivo.
" Os que Nele confiam compreenderão a verdade, os fiéis a Seu Amor continuarão a Seu lado; porque Ele ama seus devotos, se compadece deles, e olha por seus escolhidos." ( Sb. 3, 9 ).
O Senhor, nosso Deus tem compaixão das nossas fraquezas, pois nos ama, nos sustenta e edifica a nossa vida. À Ele somos devotados, dedicados, consagrados, e como Seus escolhidos vivemos sob a Sua proteção e sob os Seus cuidados.
" Os ímpios serão castigados por seus próprios raciocínios: desprezaram o justo e se afastaram do Senhor; infeliz de quem despreza a Sabedoria e a Instrução: vazia é a sua esperança, inúteis seus afãs e suas obras."
( Sb. 3, 10 - 11 ).
Os ímpios, os desumanos, aqueles que não tem piedade e são cruéis, obterão castigo devido ao seu jeito de ser e proceder, afastando-se do Senhor e recusando a Sua Sabedoria, assim como, a instrução que norteia o ser humano nos caminhos da vida para Deus.
Deste modo, a esperança dos ímpios é vazia e de nada valem seus anseios, e seu empenho torna-se infrutífero.
O sentimento da inveja.
"Deus criou o homem para a imortalidade e o fez imagem de Seu próprio Ser; mas a morte entrou no mundo pela inveja do diabo, e os de seu partido passarão por ela." ( Sb. 2, 23 - 24 ).
Faremos uma breve reflexão sobre a inveja, um sentimento de desgosto pelo bem de outrem. Invejar alguém é também cobiçar este mesmo bem.
A pessoa invejosa não está satisfeita com o que têm, e não o valoriza adequadamente, sente-se perturbada e desgostosa quando percebe a satisfação, a alegria de alguém consigo próprio e com aquilo que possui.
Este modo de pensar, sentir e agir, não é correlativo, não corresponde à semelhança da Imagem Divina em nós projetada por Deus. Portanto, a inveja é pecado, é uma transgressão à Lei Divina e suas consequências são contrárias ao bom convívio e à estabilidade, à consolidação fraternal entre as pessoas.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
A glória de Deus é infinita.
" Senhor, Teu renome é eterno, geração após geração há de Te chamar Senhor. O Senhor faz justiça a seu povo e se compadece de seus servos." ( Sl. 135 ( 134 ), 13 - 14 ).
A glória de Deus é infinita e eterna. A Sua Misericórdia abrange cada coração, cada ser que desponta no cenário da existência. O Senhor age em conformidade com o direito, com justiça em relação a todo o ser humano, em relação ao seu povo, que O reconhece como Senhor, respeitando e seguindo a Sua Vontade e os Seus Preceitos; compadece-se também daqueles que ainda não O conhecem. O Coração misericordioso de Deus repleto de amor, aguarda na ansiedade de um pai amoroso os seus filhos pródigos, que estão esbanjando seus bens espirituais e materiais de maneira incorreta.
Porém, há sempre a possibilidade da volta, do recomeço através do reconhecimento do erro praticado e do arrependimento sincero e decisivo.
O pecado é tropeço.
" Entenda quem for sábio, compreenda quem for inteligente. Os caminhos do Senhor são planos, por eles caminham os justos, neles tropeçam os pecadores." ( Os. 14, 10 ).
Aqueles que escolhem, que desejam seguir os caminhos planos do Senhor são do bem, visam obras boas. São pessoas justas que vivem coerentemente, seguindo os ensinos e orientações de Deus, através da proclamação da Palavra.
As dificuldades normalmente lhes advêm, mas encontram força e coragem para superá-las pois a Providência Divina os sustenta. Mas, aqueles que conduzem sua vida por vias obscuras e pecaminosas, acabam por tropeçar nos caminhos do Senhor que são planos para os justos, pois encontram obstáculos nos seus próprios pecados, que lhes servem de tropeço.
Bendizei ao Senhor!
"Bendito seja o nome de Deus pelos séculos dos séculos. Ele possui a Sabedoria e o Poder, Ele dá Sabedoria aos sábios e ciência aos experientes, revela os segredos mais profundos e conhece o que as trevas escondem." ( Dn. 2, 20 - 21b . 22 ).
Bendito, louvado e glorificado seja o Senhor nosso Deus e Criador. Ele procede sabiamente e com prudência nos julgamentos, nas decisões, na criação e sustentação de tudo o que existe no Universo. Seu Poder, Soberania e Autoridade perduram infinitamente através dos milênios.
Deus concede a verdadeira sabedoria ao homem, assim como, a ciência que é o saber que resulta da posse de conhecimentos sobre diversos assuntos obtidos através da experiência, da prática e do conhecimento.
O Senhor tudo perscruta, as boas e más intenções e obras. Nada é omisso ao olhar Divino.
domingo, 18 de abril de 2010
Julgar compete somente à Deus.
" Acolhei quem fraqueja na fé, sem discutir suas opiniões. E tu, quem és para criticar um empregado alheio? Que esteja de pé ou caído, é problema do seu patrão. E ficará de pé, porque o Senhor o sustentará."
( Rm. 14, 1 . 4 ).
O ser humano possue uma forte tendência a criticar o comportamento alheio e a julgá-lo segundo a sua opinião. Esta é uma tentação que pode ser superada ao contemplar a bondade de Deus que a todos acolhe, julga e sustenta. Portanto, cabe somente à Deus, a questão do julgamento.
Reflitamos pois atentamente e conscientemente a citação Bíblica a seguir:
"Tu, por que julgas o teu irmão? Tu, por que desprezas teu irmão? Todos devemos comparecer diante do tribunal de Deus, como está escrito: Por minha vida - diz o Senhor - , diante de Mim se dobrará todo joelho, toda boca confessará Deus. Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si à Deus." ( Rm. 14, 10 - 12 ).
sábado, 17 de abril de 2010
A divergência dos valores.
" Ouviram tudo isso os fariseus, muito amigos do dinheiro, e caçoavam Dele. Ele lhes disse: - Vós passais por justos diante dos homens, mas Deus vos conhece por dentro. Pois o que os homens exaltam, Deus detesta." ( Lc. 16, 14 - 15 ).
O conceito atribuído à aquilo que tem valor para o homem, difere do conceito Divino. O sentido da justiça e do valor para o mundo, baseia-se no ter, no possuir. Quanto mais a pessoa possui materialmente, maior é a sua aceitação na sociedade e a sua valorização, que independe do seu caráter e do seu valor pessoal.
Mas, diante de Deus, o valor material conquistado nada representa. Ele observa o valor pessoal, o modo de ser e agir da pessoa em relação a si mesma e ao seu próximo; o seu proceder na família, no local de trabalho, na sociedade. Por isso, aquilo que no mundo é exaltado, é recusado, detestado por Deus.
A conscientização.
" Já sei, Senhor que o homem não é dono de seus caminhos, que ninguém pode estabelecer seu próprio curso." ( Jr. 10, 23 ).
Muitas vezes, o ser humano esquece que o verdadeiro Dono de tudo que existe e de todos é Deus. Somente Ele possue o direito e o poder de estabelecer o curso da Humanidade, da Natureza e do Universo, pois é o Criador Supremo. Quando o homem se empolga e vai além do previsto, acaba de certa forma causando danos que se refletem através de diversas maneiras, atingindo a Natureza e a própria Humanidade.
Quando o ser humano se conscientizará das suas atribuições de modo correto e do lugar que ocupa dentro da Criação?
Quando terá consciência da responsabilidade que Deus deposita sobre ele?
Deus verdadeiro.
"Diz o Senhor: Não imiteis a conduta dos pagãos, não vos assustem os sinais celestes que assustam os pagãos. Os ritos desses povos são falsos. Tu és grande, grande é Tua fama e Teu poder." ( Jr. 10, 2 - 3a . 6 ).
Quem em Deus coloca sua fé e esperança, não teme nada do que possa vir a suceder; pois crê e deposita sua vida no Deus verdadeiro e poderoso à Quem tudo está sujeito em todo tempo e lugar.
Mas, aqueles que fabricam seus deuses e lhes atribuem sua crença, não possuem nenhuma segurança. Qualquer distúrbio na Natureza ou no Universo os preocupa e apavora. Envaidecem-se com o seu saber e suas descobertas, procuram sentir-se seguros, mas interiormente lhes desponta a sua fragilidade e impotência à qual estão direcionados.
" O homem com seu saber se embrutece, o ourives com seu ídolo fracassa: são imagens falsas, sem alento, são vaidade e embuste; no dia de contas perecerão." ( Jr. 10, 14 - 15 ).
sexta-feira, 16 de abril de 2010
O dom do Espírito.
"Depois, derramarei Meu Espírito sobre todos: vossos filhos e filhas profetizarão, vossos anciãos terão sonhos, vossos jovens verão visões. Também sobre servos e servas derramarei naquele dia o Meu Espírito."
( Jl. 3, 1 - 2 ).
Deus está derramando o Seu Espírito sobre todos, as pessoas são levadas a proferir, pronunciar ensinamentos preconizando, isto é, recomendando, aconselhando sobre as ocorrências que estão se realizando. O Senhor acompanha a História da Humanidade e intervém nos acontecimentos, a fim de minimizar os efeitos nocivos na Humanidade, na conscientização do ser humano quanto à sua responsabilidade individual e coletiva na proteção e valorização deste Bem Divino e precioso: A Vida!
o Senhor nos orienta.
"Assim diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: Eu, o Senhor teu Deus, te ensino para teu proveito, te guio pelo caminho que segues." ( Is. 48, 17 ).
Os ensinamentos e orientações do Senhor visam o nosso bem, permitindo-nos a aquisição da Sabedoria que procede de Deus e que nos orienta nas atitudes e decisões a serem tomadas na nossa vida.
Portanto, o conteúdo que nos for apresentado proveniente do mundo, necessitará da nossa parte uma cuidadosa análise à luz da verdadeira Sabedoria; a que Deus nos transmite através da Palavra registrada na Sagrada Escritura sob a orientação do Espírito Santo.
Deus é o único Senhor.
Esta reflexão nos conclama, nos chama à realidade que não pode ser dissimulada, disfarçada com o intuito de desviar a Humanidade da fé no Deus único e verdadeiro.
"Eu Sou o Senhor, e não há outro além de Mim, não existe deus: Eu te ponho a insígnia, embora não me conheças. Eu Sou o Senhor e não há outro." ( Is. 45, 5-6 ).
Deus é o Senhor de cada ser humano criado e idealizado à Sua Imagem e Semelhança, apesar de ainda não ser conhecido por muitos, devido às circunstâncias da vida.
O mundo apresenta situações, cujo propósito é confundir, banindo, eliminando a fé das pessoas no Deus único, do verdadeiro Caminho, Verdade e Vida. Porém, apesar de tudo o que ocorre, os desígnios de Deus prevalecerão e se cumprirá a Sua vontade e determinação.
"De antemão Eu anuncio o futuro; e antecipadamente o que ainda não aconteceu. Digo: "Meu desígnio se cumprirá, Eu realizo minha vontade." ( Is. 46, 10 ).
Que esta reflexão possa auxiliar-nos no fortalecimento da nossa fé e na abertura do nosso coração, assim como, da nossa vida à verdade, ao Deus verdadeiro e único que nos concedeu o direito de existirmos, de fazermos parte da Sua Criação, e futuramente participarmos da felicidade completa no Seu Reino, na eternidade.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
A presença do Deus-Trino na Humanidade.
No início, Deus - Pai estabeleceu a existência no mundo. Criou o ser humano à Sua Imagem e Semelhança, entregando-lhe o domínio sobre tudo. O Senhor esteve sempre presente, acompanhando e auxiliando seu povo nas suas precisões, nas suas necessidades.
Depois, enviou Seu Filho Jesus ao mundo para redimí-lo das suas faltas, dos seus pecados; para aperfeiçoar a lei e orientar a humanidade no modo correto de ser e agir, fazer conhecida a imagem do Deus -Pai, através da Sua Vida e do Seu procedimento.
Atualmente, vivemos o tempo do Espírito Santo que atua, orientando e impulsionando-nos rumo ao destino ao qual fomos chamados por Deus-Pai, através de Jesus Cristo, Seu Filho, para a glória da Santíssima Trindade que se perpetua por toda a eternidade.
O contemplar de Deus.
" O Senhor contempla o céu, olhando todos os homens. Do Seu Trono observa todos os habitantes da Terra: Ele, que modelou cada coração e conhece todas as suas ações." ( Sl. 33 (32), 13 - 15 ).
Tudo o que existe na obra de Deus encontra-se sob a Sua contemplação, amor e misericórdia. O coração de cada ser humano foi modelado singularmente, com ternura e delicadeza. O Senhor depositou em cada ser, a essência da vida e do amor. Todas as ações que emanam, que provem do coração humano, do seu íntimo, são conhecidas por Deus; são sondadas minuciosamente pelo Espírito Divino. Nada pode permanecer oculto ao Seu olhar, pois Deus é Onipotente, tudo pode; Onipresente, está em toda parte e Onisciente, sabe tudo, tem consciência de tudo que acontece na Sua Criação.
Louvemos o Senhor pela graça que nos destinou, a de participarmos da vida e sermos destinados à eternidade, como consequência do Seu Amor infinito.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
A felicidade.
"Para mim, a felicidade é estar junto de Deus, fazer do Senhor o meu refúgio e narrar as Tuas ações."
( Eclo, 73 , 28 ).
O sentido da felicidade pode divergir entre as pessoas quanto à sua acepção, seu significado. Não existe um parâmetro para percebermos o seu exato sentido.
Bem-aventurados aqueles que encontram a verdadeira felicidade por estar junto de Deus. Vivendo e observando os Seus Preceitos, amando-O acima de tudo e de todos. Conhecem uma felicidade que nada nem ninguém no mundo consegue proporcionar. É um sentimento que se resume num contentamento único, sem igual. Procurar abrigo, amparo e proteção em Deus nos momentos difíceis, na certeza de ser acolhido e atendido; narrando e testemunhando o Amor de Deus refletido nas Suas ações.
Refletindo sobre o juramento.
" Não te acostumes a pronunciar juramentos nem pronuncieis leviamente o Santo Nome." ( Eclo. 23, 9 ).
É muito importante refletirmos sobre este asunto. Muitas vezes somos levados até por hábito a dizer palavras sem nos preocuparmos com o seu exato significado e importância. Isso pode acarretar consequências inesperadas. Podemos inclusive nos prejudicar posteriormente.
Leiamos atentamente e meditemos sobre a citação Bíblica a seguir: "Quem muito jura se enche de maldade e o chicote não se afastará de sua casa; se ele se equivocar, incorrerá em pecado, se não cumprir pecará duplamente; se jurar falso, não será absolvido, e sua casa estará cheia de calamidades." ( Eclo. 23,11 ).
Precisamos nos limitar a pronunciarmos o Santo Nome com consciência e respeito, evitando pronunciar de modo irrefletido, inconstante e precipitado, impensadamente.
Precisamos ter na consciência a importância, o valor ilimitado e incalculável que o Nome de Deus representa no Mundo e em todo o Universo.
Refletindo sobre a perversidade.
"O caminho dos perversos está pavimentado, mas desemboca no fundo do abismo." ( Eclo. 21, 10 ).
A impressão inicial sobre a vida das pessoas de má índole, depravadas, corruptas, malvadas, que se perverteram, pode parecer bem sucedida.
No início parecem levar vantagem em tudo e sobre todos, pois utilizam meios inidôneos, tornam-se enganadores e logradores do próximo, enganando-o astuciosamente. Mas na realidade, para alcançar uma vida bem sucedida, o procedimento necessita se alicerçar na verdade, na justiça e na lealdade. Os resultados imediatos podem não ser tão vistosos e atraentes, mas contém consistência, estabilidade e solidez pois são alicerçados na rocha firme, centralizada no bem.
Assim como diz o ditado popular: A mentira tem pernas curtas; podemos dizer o mesmo, relacionado ao sucesso dos perversos.
Consciência.
"Feliz o homem a quem suas próprias palavras não afligem e não tem de sofrer remorso; feliz o homem a quem a consciência não reprova, e que não perdeu a esperança." ( Eclo. 14, 1 - 2 ).
Sofrer remorso, angústia da consciência por culpa cometida, remoer repetidamente esta aflição representa um estado difícil de existência. Ser reprovado pela própria consciência, extingue, destrói, aniquila a própria paz e a esperança. Portanto, pode se considerar venturoso, contente, quem possui sua consciência mergulhada na tranquilidade, envolvida pela paz.
Feliz quem vive no usufruto da esperança e pode partilhar este sentimento com o seu próximo, auxiliando e enriquecendo a sua jornada ao longo da vida.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Podemos perceber a Jesus Ressuscitado.
Podemos perceber a presença de Jesus Ressuscitado, refletida nas atitudes do nosso próximo, na nossa comunidade. Quando há renovação de vida, conversão, perdão e partilha, instaura-se, inicia-se um reino de paz, onde impera o amor fraterno, a justiça e se estabelece a concôrdia.
Ressuscitar é voltar à vida, tornar a viver, ressurgir. Quando perdoamos, damos novo sentido, nova direção à nossa existência e a do nosso próximo, derrubamos os muros que nos separam, tiramos as pedras que endurecem o nosso coração, restaurando em nós o sentimento do amor que estava minguando, escasso devido à falta de perdão.
Guarda teu coração.
"Acima de tudo, guarda teu coração, porque dele brota a vida. Afasta de ti a língua enganosa e fica longe dos lábios falsos; que teus olhos olhem de frente e tuas pupilas se dirijam para diante. Não te desvies à direita ou à esquerda, afasta teus passos do mal." ( Pr. 4, 23 - 25 . 27 ).
Poeticamente, os sentimentos se abrigam no coração que simboliza o amor. Para vivermos o amor em sua plenitude na nossa vida, no meio familiar, no ambiente de trabalho, na sociedade, precisamos abolir a falsidade e a maldade das nossas intenções e atitudes. É preciso seguir adiante, avançando, progredindo nas atitudes benignas em relação a si próprio e ao próximo.
Procurar afastar os passos do caminho que conduz ao mal, que gera inimizade, ocasionando a discórdia e o desentendimento. O fingimento, a dissimulação e a deslealdade são alguns dos principais fatores que alojados no coração, acabam por destruir o berço onde se alojaria o amor.
Portanto, torna-se vital guardarmos com cautela e precaução o nosso coração, pois ele é o gerador do amor que proporciona a verdadeira vida.
A correção nos é necessária.
"Apega-te à correção, não a soltes conserva-a, porque é a tua vida. Não entres pela trilha dos perversos, não pises o caminho dos maus; evita-o, não o atravesses; afasta-te dele e segue." ( Pr. 4, 13 - 15 ).
A ação ou efeito de corrigir-se auxilia a pessoa na sua integridade, ajuda a sanar os seus defeitos morais, a emendar-se, a mudar de vida no intuito de corrigí-la, visando o seu aperfeiçoamento, o seu aprimoramento.
Não é aconselhável seguir o caminho dos perversos, pessoas de má índole, malvadas; corromper-se, pervertendo-se.
Somos advertidos a não seguirmos o caminho dos maus, pois esta trilha acaba afastando as pessoas do plano amoroso de Deus, tornando-as isentas da ação da graça que provém do Senhor, deixando-as à deriva, sem rumo, ao sabor da corrente que conduz à perdição envolta em trevas, pois ali a luz se faz ausente. E, ao eterno suplício de sentir-se afastado da presença de Deus por toda a eternidade.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Refletindo sobre ações do instinto e do espírito.
"Mas, se o Espírito vos guia, não estais sujeitos a lei. As ações do instinto são manifestas: fornicação, indecência, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, rixas, inveja, cólera, ambição, discórdias, facções, ciúmes, bebedeiras, comilanças e coisas semelhantes. Eu vos previno, como já vos preveni, que quem pratica isso não herdará o Reino de Deus." ( Gl. 5, 18 - 21 ).
Herdar o Reino de Deus, representa certamente a mais alta aspiração do ser humano. No entanto, torna-se necessário efetuar a escolha do caminho adequado, sob a direção do espírito, que é uma força interna mais exigente que os princípios ou normas. Sob este comando, se age de maneira oportuna e pertinente à vontade de Deus. As ações do instinto porém, contrariam as ações do espírito. Reflitamos... e avaliemos as nossas atitudes...
A liberdade.
"Vós, irmãos, fostes chamados para a liberdade, mas não tomeis a liberdade como estímulo do instinto; antes, servi uns aos outros por amor. Pois toda lei se cumpre com um preceito. Amarás teu próximo como a ti mesmo. Eu vos recomendo que ajais segundo o espírito e não executeis os desejos do instinto."
( Gl. 5, 13-14 . 16 ).
Liberdade, direito de decidir e agir segundo a própria vontade, livre-arbítrio. Quando pensamos em liberdade, a primeira idéia que nos vêm é a de podermos fazer o que nos vier à mente, aquilo que tivermos vontade e muitas vezes a liberdade é interpretada como a ausência de limites. Não é bem assim. A liberdade nos dá livre-arbítrio mas a condição necessária para obtermos êxito na nossa vida é utilizá-la com responsabilidade.
Devemos evitar de tomá-la como estímulo do instinto, pois ele é uma tendência inata, um impulso natural e irrefletido. Se permitirmos que nossos desejos sejam conduzidos através do dinamismo interno, que é o espírito, pela orientação e seguimento dos preceitos Divinos viveremos a liberdade num estágio superior que leva à sabedoria e ao entendimento. Mas, se optarmos por seguir nossos instintos através do livre-arbítrio, estaremos nos afunilando para o que é material e finito.
domingo, 11 de abril de 2010
Misericórdia de Deus.
" Qualidade quase predominante de Deus com relação ao homem; inclui os aspectos de compaixão, ternura, clemência, piedade, paciência, tolerância. A rigor, todo benefício de Deus ao homem tem caráter de misericórdia, pois não se baseia em direitos ou méritos humanos."
( Vocabulário de notas temáticas da Bíblia do Peregrino.)
A Misericórdia Divina.
" O Senhor sustenta os que vão cair e endireita os que já se curvam." ( Sl.145 (144), 14 ).
A Misericórdia de Deus por nós é ilimitada, mas somente poderemos alcançá-la se estivermos em estado de graça, se não tivermos no nosso interior mágoas, ódio, ressentimentos.
"Ele cura os corações contritos, e venda suas chagas. O Senhor sustenta os humildes, e humilha os perversos até o pó." ( Sl.147 (146-147), 3.6 ).
Se formos capazes realmente de perdoar o nosso próximo e vivermos na prática este perdão, acolheremos quem nos ofendeu, de coração aberto para a reconciliação. Este procedimento do perdão e da conversão, são fundamentais para entrarmos no Reino de Deus.
Então estaremos aptos a recebermos a graça Divina e consequentemente a Sua Misericórdia. Jesus, no Seu coração misericordioso nos cura, restaura e sustenta.
" Os sãos não têm necesidade de médico, mas os doentes sim. Não vim chamar os justos, mas os pecadores."
(Mc. 2, 17 ).
O ato de agradecer.
"Entoai a ação de graças ao Senhor, tocai a cítara para nossa Deus. O Senhor estima seus fiéis que esperam em sua lealdade." ( Sl.147 (146-147), 7.11 ).
Dar ação de graças é demonstrar gratidão, é um ato de reconhecimento e agradecimento à Deus por Sua ação para conosco. É também um gesto que demonstra a nossa fidelidade, sinceridade, franqueza e honestidade; atributos estes que constituem a lealdade.
O coração de Deus se alegra imensamente com aqueles que possuem reconhecimento pela Sua Divina Misericórdia e são profundamente agradecidos.
sábado, 10 de abril de 2010
Jesus aperfeiçoa a Lei.
"Um sábado atravessava plantações e os discípulos, pelo caminho, puseram-se a arrancar espigas. Os fariseus lhe disseram: - Vê o que fazem no sábado: é proibido. Jesus respondeu-lhes: - O sábado foi feito para o homem não o homem para o sábado. De sorte que esse Homem é Senhor também do sábado." ( Mc. 2, 23-24 . 27-28 ).
Jesus veio não para abolir mas para aperfeiçoar a Lei pois Ele é o Senhor.
Todas as coisas foram feitas para o homem, é preciso que ele saiba usufruí-las com sabedoria, responsabilidade e respeito. Pela Lei, o sábado deveria ser guardado integralmente, ser dedicado apenas ao Senhor. Toda a atividade neste dia era proibida. Jesus, mostrou aos fariseus que o sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado.
Através deste ensino Jesus nos mostra que é importante servir ao Senhor e dedicar-Lhe o dia, mas isso não impede de fazer tarefas que sejam para o bem-estar do próprio homem, pois ele está acima das tarefas e as tarefas não podem estar acima dele.
Da mesma fora, quando a pessoa coloca o trabalho por exemplo, acima da famílis e de si próprio, acaba vivendo em prol deste trabalho a maior parte do tempo, deixando de estar com a família que deve sempre estar acima da trabalho.
Jesus veio não para abolir mas para aperfeiçoar a Lei pois Ele é o Senhor.
Todas as coisas foram feitas para o homem, é preciso que ele saiba usufruí-las com sabedoria, responsabilidade e respeito. Pela Lei, o sábado deveria ser guardado integralmente, ser dedicado apenas ao Senhor. Toda a atividade neste dia era proibida. Jesus, mostrou aos fariseus que o sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado.
Através deste ensino Jesus nos mostra que é importante servir ao Senhor e dedicar-Lhe o dia, mas isso não impede de fazer tarefas que sejam para o bem-estar do próprio homem, pois ele está acima das tarefas e as tarefas não podem estar acima dele.
Da mesma fora, quando a pessoa coloca o trabalho por exemplo, acima da famílis e de si próprio, acaba vivendo em prol deste trabalho a maior parte do tempo, deixando de estar com a família que deve sempre estar acima da trabalho.
Quando se acabam as forças.
"Quando se acabavam minhas forças, invoquei o Senhor, chegou a Ti a minha oração, até Seu Santo Templo." (Jn. 2,8 ).
Há momentos na vida em que nossas forças parecem faltar. Por nós mesmos não conseguimos recuperá-las, mas se nos lembrarmos de Deus, de dirigirmos nossa súplica, nossa oração à Ele, podemos ter plena convicção de que seremos ouvidos e nosso pedido será atendido. É necessário ter fé, humildade e confiança na ação Divina para conosco. Não devemos nos preocupar com a quantidade de palavras a serem ditas, o que importa na verdade é a disposição do nosso coração, expôr sinceramente o nosso sentimento à Deus, mesmo que seja através da linguagem do silêncio.
Deus, penetra o nosso interior e vascula as áreas mais profundas do nosso ser pois, nada se oculta diante da Sua Presença, ele tudo perscruta.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Sejamos sóbrios.
"Não vos enganeis: As más companhias corrompem os costumes. Sede sóbrios como convém, e deixai de pecar, pois alguns ignoram a Deus." ( 1 Cor. 15, 33 - 34 ).
Para que nossa vida transcorra satisfatoriamente, precisamos ser fiéis à Deus e a nós mesmos, conduzindo-nos através de um procedimento que sabemos ser mais íntegro e adequado.
É preciso redobrar nossa atenção e o nosso discernimento em relação às companhias com as quais deparamos, para que os nossos costumes e modo de viver sejam preservados, não corram o risco de se corromperem pois a influência de uma amizade é muito grande. Procuremos alimentar amizades coerentes com o nosso modo de ser, para que possa haver um entrosamento benéfico e construtivo para ambas as partes.
Adultos quanto à mentalidade.
"Irmãos, não sejais crianças quanto à mentalidade; sede crianças quanto à malícia e adultos quanto à mentalidade." ( 1 Cor. 14, 20 ).
Para uma vida digna, baseada nos valores morais dos preceitos Divinos, devemos ser adultos em relação ao comportamento decente, capazes de conduzir-nos dentro das normas corretas, de modo transparente e verdadeiro, mas com a inocência de uma criança.
Em relação à mentalidade maliciosa, necessitamos nos comportar como uma criança que não entende e não compactua com determinado procedimento. Assim, procuraremos ser adultos para aquilo que consideramos bom e correto. Reflitamos no nosso coração...
As provações.
"Deus é fiel, e não permitirá que sejais provados acima de vossas forças. Com a prova vos abrirá uma saída, para que possais suportá-la." ( 1 Cor. 10, 13 ).
Todo ser humano passa por provações no decorrer da vida. Há aqueles cujas provas parecem mais difíceis, intransponíveis mas, como diz o ditado popular: "Deus dá o frio conforme o cobertor"; ninguém será provado além das suas forças. As provações maiores são para aqueles capazes de suportar e superar satisfatoriamente os momentos difíceis, alicerçados na fé e na esperança.
Todas as provações visam o aspecto positivo, tornando as pessoas mais resistentes, ampliando e enriquecendo sua experiência de vida.
Tendências humanas.
"O homem bom tira coisas boas do seu tesouro interior; o mau tira o mal de seu mau tesouro. A boca fala do que está cheio o coração." ( Lc. 6, 45 ).
Assim como uma embalagem revela o seu conteúdo, o ser humano através das palavras revela aquilo que habita o seu interior, suas tendências, seu conteúdo ideológico e o seu caráter não conseguem ficar ocultos por muito tempo. A pessoa boa encontra no seu interior vontade e determinação de viver praticando o bem, procura propagar a concôrdia, a paz, levar amor através da atenção dispensada, destinada ao próximo com o intuito de despertar a fé e a esperança, elevando a pessoa, ajudando a superar obstáculos e dificuldades.
Na pessoa má, a capacidade predominante é a de promover discórdias, enaltecer as injustiças, semear ódio nos corações, levar desentendimento aos lares, etc...
Assim, a boa e a má tendência humana vai se revelando nas pessoas através da existência.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Nas dificuldades, esperança!
"Espera no Senhor, sê valente. Coragem! Espera no Senhor." ( Sl. 27 (26 ), 14 ).
Quando estamos em dificuldades nos sobrevêm uma avalanche de sentimentos que tendem a acentuar ainda mais as circunstâncias difíceis que nos advêm. Então, precisamos da esperança que nos conduzirá à coragem com a qual seremos capazes de ultrapassar os impecílios, as demoras, as expectativas por vezes frustrantes. Quando esperamos no Senhor, experimentamos um estado de paz interior e leveza porque colocamos nossa esperança na ação Divina.
Deus em Sua fidelidade e infinita misericórdia nos auxilia, fortalece e sustenta.
Dialogando com o Senhor.
"Que Te agradem as palavras de minha boca, aceita minha meditação, Senhor. Rocha minha Redentor meu!"
( Sl. 19 ( 18 ), 15 ).
O diálogo sempre foi uma forma eficiente de comunicação. É indispensável no nosso relacionamento com Deus. Através da meditação, nos interiorizamos e no nosso íntimo sentimos o ressoar da presença Divina, que se comunica conosco através da nossa intuição, pensamento, sentimento ou até nos inspira vontade que pode se refletir no nosso modo de pensar ou de agir.
É imprescindível estarmos em conexão permanente com Deus. Somente assim estaremos num diálogo contínuo com o Senhor.
Na companhia de Deus.
"Bendigo o Senhor que me aconselha, e até de noite minhas entranhas me instruem. Ponho sempre o Senhor diante de mim, com Ele à minha direita não vacilarei. Por isso meu coração se alegra, sinto uma alegria íntima, até minha carne habita segura." ( Sl. 16 (15 ) , 7-9 ).
O Senhor é a rocha firme, é o nosso porto seguro. Nos instrui e aconselha, está sempre à nossa frente. Ele nos conduz por caminhos seguros. Se estivermos sob a Graça Divina, seguindo Seus preceitos de coração sincero, não vacilaremos, ultrapassaremos os desafios que se apresentarem com firmeza e determinação.
Uma alegria indiscritível habitará nosso coração, fundamentada no amor e na presença de Deus no nosso íntimo.
Nos momentos difíceis.
"Eu vos disse isso para que tenhais paz e graça a Mim. No mundo passareis tribulações; mas tende ânimo, pois Eu venci o mundo." ( Jo. 16, 33 ).
Quando, no nosso cotidiano somos surpreendidos por dificuldades que geram desânimo; tribulações que acabam nos desencorajando, recordemos a afirmação de Jesus acima citada.
Apeguemo-nos em suas Palavras, assim nossas forças e nosso ânimo se renovarão. Se estivermos alicerçados Nele, verdadeiro Caminho, Verdade e Vida, venceremos os obstáculos da nossa existência, aqueles que o mundo nos apresenta. Em Jesus somos mais que vencedores, porque o próprio Deus está conosco portanto, precisamos começar desde agora a abolir da nossa jornada cotidiana os sentimentos negativos, pois eles se contrapõem ao plano de vida que Deus nos destina.
Caminhemos com fé, na oração e na confiança em Deus. Assim, neste procedimento estaremos restaurando o mundo e com o auxílio de Deus, instauraremos o Seu reino de justiça, paz e amor.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Somos fíéis nas pequenas coisas?
"Quem é fiel nas pequenas coisas, também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas pequenas, também é injusto nas grandes." ( Lc. 16, 10 ).
Como podemos conhecer o caráter de uma pessoa, o conjunto de suas qualidades, se são boas ou más?
Como perceber sua honestidade, honradez, e formação moral?
A citação bíblica acima citada, nos apresenta um traço distintivo no comportamento, e na ação de uma pessoa, evidenciando a tendência no seu procedimento posterior. Por exemplo: quem é fiel, responsável no pouco, também o será no muito.
Se formos fiéis e responsáveis nas coisas simples e pequenas, diante de Deus e do próximo, certamente realizaremos coisas maiores e de acentuada importância.
Nossa perseverança.
"Vão surgir muitos falsos profetas, que enganarão muita gente. A maldade se espalhará tanto, que o amor de muitos resfriará. Mas, quem perseverar até o fim, será salvo." ( Mt. 24, 10 - 12 ).
Assim como existe o dia e a noite, no mundo existem pessoas associadas às boas e as más obras e intenções.
Os que praticam as boas obras são pessoas corretas, verdadeiras e sinceras, pregam e propagam o amor, exercem a justiça e promovem a paz. Mas, como a escuridão da noite é o oposto à luz do dia, existem pessoas que se opõe a estes valores, vivendo opostamente.
Então a maldade vai se proliferando através deste modo de agir. Quem, apesar das dificuldades e impecílios enfrentados mantiver a perseverança nas boas ações, alcançará a vitória final, a salvação.
A fidelidade do nosso coração.
"Recebe também o conselho de teu coração, pois quem te será mais fiel do que ele?" ( Eclo. 37, 13 ).
Quando sentimos uma percepção clara sem depender do nosso raciocínio, podemos dizer que se trata de um pressentimento, um sentimento vago de algo que está para acontecer. Quando sentimos uma sensação interior de estar agindo corretamente ou não, é a manifestação da nossa consciência, do nosso senso de responsabilidade. Quando permitimos a ação de Deus na nossa vida, é o próprio Espírito Santo que inspira e dirige as nossas decisões, proporcionando-nos a certeza e a tranquilidade do nosso coração, relacionados à efetivação das nossas escolhas. Assim podemos receber conselhos e confiar na fidelidade do nosso coração.
terça-feira, 6 de abril de 2010
O Deus verdadeiro.
" Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecer o Verdadeiro. Estamos com o Verdadeiro e com o Seu Filho Jesus Cristo. Ele é o Deus verdadeiro e vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." ( 1 Jo. 5, 20 - 21 ).
Somos alertados a nos guardarmos dos ídolos, crenças vazias que desviam do verdadeiro caminho que conduz ao Deus verdadeiro.
O ser humano apega-se mais ao que é material e visível, acaba se deixando levar por ídolos, dispersos em múltiplas formas e conteúdos acabando por entronizá-los, sublimando-os.
Assim, no seu íntimo não encontra espaço para abrigar o Deus verdadeiro, a vida plena, sentido único da nossa existência.
A Missão de Jesus.
"Manifestou-se corporalmente, justificado no Espírito, apareceu aos anjos, foi proclamado aos pagãos, foi acreditado no mundo e exaltado na glória." ( 1 Tm. 3, 16 ).
Através de Jesus, Deus assumiu a condição humana. " A Palavra se fez homem e acampou entre nós. Contemplamos Sua glória, glória como de Filho único do Pai cheio de lealdade e fidelidade." ( Jo. 1, 14 ).
Anunciado por um anjo à uma virgem chamada Maria, escolhida por Deus, templo do puro Amor concebido por obra do Espírito Santo. "O anjo lhe respondeu: - O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te fará sombra: por isso o consagrado que nascer levará o título de Filho de Deus." ( Lc. 1, 35 ).
Jesus é anunciado e proclamado aos pagãos e a todos os povos através de Pedro e os apóstolos, atualmente representados pelo Papa e pelo clero. Exaltado na glória, Ele se eleva aos céus, ao trono de Deus onde está à Sua direita para toda a eternidade. "O Senhor Jesus, depois de falar com eles, foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. " ( Mc. 16, 19 ).
Somos felizes, pois conhecemos e participamos do Mistério Divino. Podemos comunicar à aqueles que ainda estão distantes a fé em Jesus, através do nosso modo de agir e conduzir a vida, testemunhando o Deus verdadeiro e a Salvação por Ele conquistada para todos, pelos séculos infinitos.
O Deus único.
"Há um Deus somente, há somente um mediador, o homem Cristo Jesus, que se entregou em resgate por todos e como testemunho no momento oportuno." ( 1 Tm. 2, 5 - 6 ).
Jesus nos dá testemunho do Supremo Amor, acolhendo na obediência o Plano Salvífico do Pai: Paixão, Morte e Ressurreição.
Glorioso, vitorioso, Jesus reina majestoso na graça de Deus Pai e aguarda a nossa adesão ao Seu Plano de Amor, traduzido na bondade, no perdão, na caridade, no acolhimento mútuo, na fidelidade, na justiça, na retidão e na integridade de caráter. Assim, observando este procedimento, estaremos respondendo afirmativamente ao Seu chamado.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Viver na companhia de Deus.
"Que Tua mão me auxilie, pois escolho Teus decretos. Viva minha alma para louvar-Te; Teu mandamento me auxiliará." ( Sl.119 (118), 173 . 175 ).
Quando nos decidimos segurar na mão de Deus para caminharmos seguramente com Ele na nossa vida, experimentamos Sua presença. Ao seguirmos os Seus mandamentos, aprendemos a nos guiar e posicionar corretamente na vida.
O louvor à Deus, quando brota sinceramente do nosso coração, nos proporciona um estado de graça e um acesso infinito à bondade e misericórdia Divinas. Vivendo na companhia de Deus, podemos afirmar que já adentramos o Paraíso, pois já estamos vivendo no Reino de Deus.
A justiça e a bondade de Deus.
"Tua justiça é justa para sempre, Tua vontade é autêntica. Angústia e aperto me assaltam; Teus mandatos são minha delícia. Teus preceitos são justos para sempre; instruí-me e viverei." ( Sl. 119 (118), 142-144 ).
A verdadeira felicidade consiste em procurar viver na graça de Deus, através da prática e obediência dos Seus preceitos; justos, eles nos conduzem à verdadeira vida que se estende por toda a eternidade.
Quando nosso coração e nossa vida estão em Deus, o Seu Amor discipa em nós as angústias, os medos, as inseguranças e as incertezas que nos invadem. Peçamos ao Senhor, a graça de conhecermos e vivermos os Seus ensinamentos, para que possamos viver em toda a plenitude.
Dar graças à Deus.
"Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, porque é eterna Sua Misericórdia. Digam-no os resgatados pelo Senhor, os que Ele resgatou do poder inimigo." ( Sl. 107 (106), 1-2 ).
O Senhor, nosso Deus é o amanhecer da nossa alma, o ressurgir da esperança, a verdadeira vida que brilha iluminando todo o nosso ser. É a eternidade que fulgura através do amor na paz.
É a magnitude plena da vida que habita, organiza e estrutura o Universo. Deus é a perfeição sem mácula, ilimitado é o Seu poder. Assim, Ele nos resgatou através de Seu Filho Jesus, do poder inimigo, do pecado que macula, destrói e afasta de Deus.
Através dos méritos e obediência de Jesus ao plano Divino da Salvação Ele nos resgatou. Libertos do peso da ação destruidora do pecado original exercido sobre nós, fomos restaurados. Portanto não podemos nos esquecer de dar graças à Deus sempre, procurando nos conscientizar da real importância deste agradecimento.
domingo, 4 de abril de 2010
JESUS CRISTO É O SENHOR!
"Ele, apesar de Sua condição Divina, não fez alarde de ser igual a Deus, mas se esvaziou de Si e tomou a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens. E mostrando-se em figura humana humilhou-se tornou-se obediente até a morte, morte de Cruz. Por isso, Deus o exaltou e lhe concedeu um título superior a todo título, para que diante do título de Jesus todo joelho se dobre, no céu, na terra e no abismo; e toda a língua confesse para glória de Deus Pai: Jesus Cristo é o Senhor! ( Fl. 2, 6 - 11 ).
sábado, 3 de abril de 2010
Ressurreição de Jesus.
"Levanta-te, brilha, pois chega tua luz; a glória do Senhor amanhece sobre ti! " ( Is. 60, 1 ).
Jesus ressuscita, vence a morte e derrota o inimigo da Luz. Abre-nos as portas da Vida Eterna e convoca-nos a comunicarmos esta notícia para todos os povos.
"Ide por todo mundo, proclamando a boa notícia a toda a humanidade. Quem crer e for batizado se salvará; quem não crer se condenará." ( Mc. 16, 15 - 16 ).
Todos os que forem batizados e crerem em Jesus, participarão igualmente da Sua Resurreição. Jesus, confirma na citação bíblica a seguir, a acolhida em Si, daqueles que creram, seguiram e O amaram no desenrolar da sua existência.
"Pai justo, o mundo não Te conheceu; Eu Te conheci, e estes conheceram que Tu me enviaste. Dei-lhes a conhecer o Teu Nome e o darei a conhecer, para que o Amor que tiveste por Mim esteja neles, e Eu neles."
( Jo. 17, 25 - 26 ).
Nesta Páscoa, abramos um parênteses de modo especial no nosso íntimo; conhecendo a mensagem da Salvação, mergulhemos intensamente no sentido da Ressurreição.
Que Ela, não seja para nós simplesmente mais um ítem anual da Páscoa, mas que nos restaure e modifique permanentemente a nossa existência.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
JESUS CRISTO.
"Eu Te faço luz das nações, para que Minha Salvação chegue até os confins da terra." ( Is. 49, 6b ).
Deus constituiu Jesus Cristo luz do mundo e, através da Sua Vida, Morte e Ressurreição, propiciou a libertação do ser humano da escravidão do pecado e da perdição eterna.
"Como muitos se espantaram com Ele, porque, desfigurado não parecia homem nem tinha aspecto humano; assim assombrará muitos povos ; diante Dele os reis fecharão a boca, ao ver algo inenarrável e ao contemplar algo inaudito. ( Is. 52, 14-15 ).
Jesus pagou com o Seu Preciosíssimo Sangue derramado na Cruz, o nosso resgate. Conquistando-nos a liberdade adquiriu-nos o direito de sermos chamados filhos de Deus.
Sempre que olharmos para Jesus Crucificado, tenhamos em mente o Seu imenso Amor para conosco traduzido neste Sacrifício; e no nosso coração, a mais profunda veneração adorando o Preciosíssimo Sangue derramado pela Salvação da Humanidade.
Na nossa limitada dimensão do entendimento, ainda não somos capazes de assimilar e vivenciar devidamente a importância do Sacrifício de Jesus. Peçamos pois à Deus, uma capacidade mais ampla, um coração mais sensível para nos aproximarmos cada vez mais da magnitude, da grandeza deste inenarrável acontecimento sem precedente.
Bendigamos o Senhor, demos graças à Deus!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Nossa salvação.
"Assim dizia o Senhor, o Santo de Israel: Vossa salvação está em converter-vos e ter calma, vossa força consiste em confiar e ficar tranquilos." ( Is. 30, 15 ).
O Senhor nos chama insistentemente à conversão, à fé e à confiança. Não precisamos viver afobados, desesperados nem alimentarmos preocupações de maneira excessiva. Necessitamos ter calma, serenidade e confiar o nosso presente e o futuro à ação misericordiosa de Deus.
Nada é oculto aos olhos de Deus.
"Ai dos que afundam para esconder do Senhor seus planos! Fazem suas obras na escuridão dizendo: "Quem nos vê, quem fica sabendo?" Que desatino! Como se o barro se considerasse oleiro, como se a obra dissesse daquele que a fez: "Ele não me fez", como se o vaso dissesse do oleiro; "Ele não me entende." ( Is. 29, 15-16).
Estamos no momento oportuno para um confronto íntimo e pessoal para conosco. Mergulhamos numa reflexão mais objetiva e sincera, em relação ao nosso procedimento, à nossa maneira de ser e agir.
Precisamos estar conscientes de que nada podemos ocultar aos olhos Divinos. Deus tudo perscruta.
Assim como no exemplo do oleiro que molda os seus vasos, criando-lhe formas, dando-lhe origem, o Senhor assim procede com o ser humano: cria-o, molda-o e lhe infundi o dom da vida.
Muitas vezes, o homem se excede ao se achar superior ao Criador, tomando em suas próprias mãos resoluções, ações e atitudes que não lhe são devidas e afunda...para esconder seus planos aos olhos do Senhor.
Deus conhece o nosso íntimo.
"Diz o Senhor: Já que este povo chega a Mim com a boca e Me glorifica com os lábios, enquanto seu coração está longe de Mim, e seu culto a Mim é preceito humano e rotina." ( Is. 29, 13 ).
Deus vê o interior do ser humano, conhece o seu íntimo, penetra os seus pensamentos, sonda os sentimentos do seu coração. O louvor dedicado ao Senhor, precisa brotar do fundo do coração, envolto em sinceridade e amor verdadeiro.
O ato de estar presente apenas fisicamente nos cultos, glorificar à Deus apenas com os lábios mas distante do coração, apenas preenche um preceito diante dos olhos humanos, sem significado diante da presença Divina. Portanto, examinemos o nosso coração e as nossas atitudes. Somos coerentes com as nossas intenções em relação à Deus, à nós próprios e ao nosso próximo?
O que podemos modificar no nosso procedimento para aplainar os nossos caminhos?
Reflitamos...
Assinar:
Postagens (Atom)