quarta-feira, 31 de março de 2010

Jesus é o Caminho.

" Diz-lhe Tomé: - Senhor, não sabemos aonde vais. Como podemos conhecer o caminho?
Diz-lhe Jesus: - Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém vai ao Pai se não for por mim." (Jo 14, 5-6 ).
Na vida, as pessoas se dispersam à procura de caminhos que levem à felicidade, às riquezas, à fama e à auto-suficiência. Porém, o que menos se procura é o caminho que conduz ao amor desinteressado e verdadeiro, aquele que não gera lucros nem vantagens.
Mas, o que o ser humano talvez desconheça é o caminho que, conjugado com a verdade leva à verdadeira vida; isenta de interêsses particulares, visando amplamente o progresso geral e irrestrito.
Entre todos os caminhos possíveis e imagináveis, existe apenas um que conduz a esta realidade: Jesus.
Somente Nele e através Dele podemos encontrar, pois Ele próprio é o Caminho, a Verdade e a Vida.

O gesto de Jesus.

" Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem. Portanto se Eu, que Sou o Mestre e o Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Se o sabeis e o cumpris, sereis felizes." ( Jo. 13, 13 - 14 . 17 ).
Jesus, nos ensina a nobre lição da verdadeira humildade, que habita no despojamento de si mesmo, de seu ego, abrindo-se em relação ao próximo. O gesto de lavar os pés, nos apresenta o sentido da profunda humildade, a prontidão de estar atento às necessidades do outro, acentua a capacidade da partilha e da consideração pelo semelhante.
Estes ítens são fundamentais para um relacionamento coerente, centrado na orientação Divina. Proporcionam a verdadeira felicidade tão almejada e procurada por todos, baseada na simplicidade, no conhecimento e no cumprimento do significado deste exemplo apresentado por Jesus.

Deus Eterno.

"Ele é o Deus vivo que permanece para sempre. Seu reino não será destruído, Seu império dura até o fim."
( Dn. 6, 27b ).
O Deus da nossa vida, vive desde sempre. Tudo o que existe à Ele pertence e por Ele foi criado. O Universo inteiro foi sendo idealizado e pela Sua criatividade foi se materializando através de milênios.
Nossa concepção da grandeza de Deus é muito limitada, não abrange nem a milionésima partícula da potência Divina, que ultrapassa todos os conhecimentos, limites e expectativas.
Deus é unipresente, penetra todos os pensamentos, conhece as intenções dos coraçõs humanos, mesmo antes delas ocorrerem. Não é possível avaliarmos a importância do ser humano diante de Deus, pois o Senhor se dispôs à nós, através de Jesus Cristo, comunicando-nos o caminho que conduz à Vida Eterna, da qual Ele é o Senhor absoluto.

terça-feira, 30 de março de 2010

Um novo coração.

"Eu lhes darei um coração íntegro e infundirei neles um espírito novo: Eu lhes arrancarei o coração de pedra e lhes darei um coração de carne, para que sigam minhas leis e ponham em prática minhas ordens; serão Meu povo e Eu serei seu Deus. Mas se o seu coração vai atrás de seus ídolos e abominações, Eu lhes darei o que merecem - Oráculo do Senhor -" (Ez. 11, 19-20).
A tendência do ser humano é possuir um coração de pedra, inclinado ao egoísmo e ao egocentrismo. Deus porém, concede-lhe um coração e espírito novo, tornando-o capaz de ter sentimentos de amor, compaixão, piedade e solidariedade; um coração capaz de ter sentimentos bons e generosos em relação à Deus e ao próximo.
E, infundindo-lhe um espírito novo, o Senhor possibilita-o a receber a Sua Graça e Salvação. Mas, se o coração do homem estiver inclinado aos ídolos e abominações, estará rejeitando o amor de Deus e assim, colherá os frutos provenientes do seu merecimento, da sua escolha; não pertencerá ao Senhor e acabará por se excluir da presença de Deus.

Fonte de Água Viva.

" Espantai-vos disso, céus, horrorizai-vos e pasmai! - oráculo do Senhor -, porque meu povo cometeu duas maldades: abandonaram a Mim, Fonte de Água Viva; e cavaram cisternas, cisternas furadas, que não retêm água." ( Jr. 2, 12 - 13 ).
O ser humano tem ao seu alcance a Fonte de Água Viva que jorra incessantemente e mesmo assim opta por construir cisternas furadas, formadas de crendices, falsas doutrinas, falsos deuses, ídolos que não conduzem à vida.
Na nossa vida, bebemos na Fonte de Água Viva, nos ensinamentos de Deus, seguindo os Seus Mandamentos? Ou rejeitamos a àgua Viva, o próprio Cristo Jesus, e cavamos cisternas furadas que nos levam à falsas doutrinas e crenças como subterfúgios, como forma de fugir das dificuldades?

segunda-feira, 29 de março de 2010

A fidelidade do Senhor.

" Bom e reto é o Senhor; por isso indica aos pecadores o caminho; encaminha os humildes com o mandato, ensina Seu Caminho aos humildes. As sendas do Senhor são lealdade e fidelidade para os que observam a aliança e Seus Preceitos." ( Sl. 25, 8 - 10 ).
O Senhor, nosso Deus, ama os que Lhe são leais e fiéis, que vivem conforme os Seus Preceitos e mantêm a aliança, vínculo de exclusividade, do amor verdadeiro para com o Deus único, dispensando crenças, ídolos e falsos deuses.
O Senhor conduz a vida destas pessoas por caminhos seguros, a Sua proteção é um escudo infalível e os acompanha sempre. Quando constatamos e chegamos à esta conclusão, a nossa vida adquire uma expressão de felicidade e paz contagiantes, não nos baseamos nas coisas materiais para sentirmos alegria pois, encontramos a felicidade que nunca se acaba.

Viver sob o olhar amoroso de Deus.

" Mas tu, Senhor És o meu escudo ao redor, minha glória, Tu me fazes levantar a cabeça. Se grito invocando o Senhor, do Seu Monte Santo Ele me escuta. Deito-me e adormeço, desperto porque o Senhor me sustenta." ( Sl. 3, 4 - 6 ).
Feliz aquele que nota na sua caminhada a presença, proteção e o sustento que vêm de Deus. Quando percebe que não está sozinho, que sempre pode recorrer ao auxílio Divino e viver na Graça do Senhor.
Feliz aquele, que ama a Deus com todo o seu coração e conduz sua vida segundo os Preceitos Divinos; este, não conhecerá o peso da solidão e não sentirá desespero, pois sua vida está alicerçada em rocha firme, na fidelidade, misericórdia e no amor infinito de Deus.

O segredo das parábolas.

" Jesus lhes dizia: - A vós é comunicado o segredo do Reino de Deus; aos de fora tudo é proposto em parábolas de modo que por mais que olhem não vejam, por mais que ouçam não entendam; não aconteça que se convertam e sejam perdoados." ( Mc. 4, 11 - 12 ).
Compreender o segredo das parábolas é um dom que procede de Deus. As pessoas que não querem realmente o Reino de Deus ficam à margem, não permitem se aprofundar deixando a Palavra na superficialidade do seu coração. Em outra situação, a Palavra penetra no íntimo porém não consegue se fixar.
Há também casos nos quais a Palavra chega no coração, fixa-se mas devido o modo incorreto ao recebê-la, acolhê-la e entendê-la, ao assimilá-la às situações do cotidiano da vida, ela acaba por se esvair.
O segredo do Reino de Deus nos é comunicado mas, além de o recebermos através do Dom Divino, é necessário a abertura do nosso coração para acolhê-lo e cuidá-lo com todo zelo.

domingo, 28 de março de 2010

A pedra angular.

"Jesus, olhando-os fixamente disse-lhes: - Então, o que significa isso que está escrito: A pedra que os arquitetos rejeitaram é agora a pedra angular. Quem tropeçar nessa pedra se despedaçará e aquele sobre quem ela cair, ela o esmagará." ( Lc. 17 - 18 ).
Jesus é comparado à pedra angular, básica na definição do acabamento de uma construção. Rejeitado e morto pelos homens, foi considerado inservível. Mas, eles ignoravam que estavam diante da verdadeira base e do fundamento definitivo da construção do Reino que se estenderá por toda a eternidade.
"Durante esses reinados, o Deus do céu que nunca será destruído nem Seu domínio passará a outro, pelo contrário, destruirá e acabará com todos os demais reinos, ao passo que Ele durará para sempre." ( Dn. 2, 44 ).
Para estes que se rebelaram contra a Sua autoridade constituída, Jesus se converteu em pedra de tropeço, de aniquilamento.
Reflitamos interiormente: Como consideramos Jesus? Como a pedra angular que dá verdadeiro sentido e fundamento à nossa vida, ou uma pedra inservível ?

sábado, 27 de março de 2010

Saudação à chegada do Rei da Paz.

"Se também tu reconhecesses hoje aquele que conduz à paz, mas agora está oculto a teus olhos. Chegará um dia em que teus inimigos te rodearão de trincheiras, te sitiarão e te cercarão por todos os lados. Derrubarão por terra a ti e a teus filhos dentro de ti, e não te deixarão pedra sobre pedra; porque não reconheceste o tempo da visita divina." ( Lc. 19, 42 - 44 ).
Jesus visitou Jerusalém. A citação bíblica acima refere-se à cidade que não aceita a saudação da chegada do Rei da Paz e não recebe a Sua visita. Em consequência, será destruída não sobrará pedra sobre pedra.
Nos dias atuais, a Palavra nos anuncia a renovação da chegada de Jesus trazendo a paz ao nosso meio.
Como estamos recebendo a Sua chegada? Preparados e conscientes, ou simplesmente através da participação dos atos litúrgicos que pode soar como obrigação, ou somente uma tradição da Igreja a ser cumprida?
Precisamos despertar para a realidade: Jesus que se apresenta para nós é real, precisa ser acolhido no nosso coração e fazer parte ativa da nossa vida.
É necessário despertarmos deste costume de somente participar dos momentos sagrados exteriormente, apenas com a nossa presença física, sem deixar-nos modificar por dentro.
A verdadeira ressurreição acontece em nós, quando permitimos séria e sinceramente a entrada e permanência de Jesus no nosso interior, na nossa base ; permitindo que Ele estruture nossa vida segundo os desígnios de Deus. Somente assim, a verdadeira Páscoa acontecerá na nossa existência.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A intensidade do Amor Divino.

" Aquele que não conheceu pecado, por nós Deus o tratou como pecador, para que nós, por seu intermédio, fôssemos inocentes diante de Deus." ( 2 Cor. 5, 21 ).
Jesus é a imagem da doação perfeita, do amor incondicional que faz superar a si mesmo em favor do próximo, sem medir consequências ou sacrifícios; até mesmo suportar injustiças e ofensas injustamente.
Deus, na Sua infinita misericórdia, nos comunica a intensidade do Seu Amor e, por intermédio de Seu Filho Jesus, nos readquiriu o direito à Vida Eterna, libertando-nos da escravidão, do jugo, consequências dos nossos pecados. Reconquistou-nos o direito de sermos chamados filhos de Deus, abrindo-nos o canal da Graça que procede da Misericórdia Divina.
Procuremos interiorizar a grandeza e o valor do Amor de Deus por cada um de nós, e façamos da nossa vida um hino de louvor ao Nosso Senhor e Salvador.

A missão dada por Jesus.

"Jesus se aproximou e lhes falou: - Concederam-Me plena autoridade no céu e na terra. Portanto, ide fazer discípulos entre todos os povos, batizai-os consagrando-os ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo." ( Mt. 28, 18 - 20 ).
Todos os povos são convidados a seguir Jesus, a serem seus discípulos. À aqueles que aceitarem, serão batizados e consagrados à Santíssima Trindade e lhes será ensinado a viverem e a cumprirem os ensinamentos de Jesus pois, as Palavras de Deus serão o seu sustento espiritual assim como, a presença de Jesus na Sagrada Eucaristia e a presença do Divino Espírito Santo que os acompanhará até o fim dos tempos.
Jesus nos confia a missão de levarmos a Palavra de Deus à todos para que, aqueles que a acolherem e colocarem em prática possam fazer parte no Reino de Deus.

Refletindo sobre a penitência.

"Pois agora - oráculo do Senhor -, convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejum, com pranto, com luto. Rasgai os corações, e não as vestes; convertei-vos ao Senhor vosso Deus, pois é compassivo e clemente, paciente e misericordioso e se arrepende das ameaças." ( Jl. 2, 12 - 13 ).
O Senhor insiste nos alertando mais uma vez à penitência. Este processo na nossa vida deve ser uma atitude interior. Não basta a prática de jejuns e prantos apenas exteriormente para sermos vistos e apreciados pelos outros.
É preciso rasgar o nosso coração, isto é, arrepender-se sinceramente, com a firme determinação interior de procurar conduzir nossa vida na presença de Deus. Amando-O acima de tudo e de todos, procurando viver este amor com o nosso próximo: na partilha, na atenção, no respeito, na consideração e na prática da caridade.
Edificando nossa vida neste sentido, onde o amor seja relevante, estaremos espalhando no mundo as sementes do Reino de Deus.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Viver com determinação.

Estruturar nossa vida, baseada na determinação, na resolução do caminho a ser seguido. Definir objetivos, metas a serem alcançadas, é uma atitude de extrema importância para o desempenho satisfatório na vida. No campo espiritual, a determinção se torna imprescindível, indispensável.

Refletindo sobre nossa identidade cristã.

Possuir identidade é ter qualidade de quem é idêntico. É estabelecer uma identidade; compenetrar-se das idéias e sentimentos, adquirindo o modo de ser compatível com a crença. É afirmar sèriamente com convicção, os valores vividos, na certeza adquirida por fatos e razões.
Como podemos discernir, avaliar nossa identidade como cristãos, seguidores de Cristo? Somos convincentes na nossa fé e determinação em seguir Jesus vivendo segundo a Sua orientação? Ou ainda somos frágeis, pendentes, indecisos, propensos, inclinados, favoráveis ao sabor do vento que sopra em nossa direção? Seguimos os apelos sugestivos ou idéias que não condizem com a nossa crença cristã? Somos atraídos, deixando-nos sugestionar pelas idéias adversas, contrárias?
Neste tempo favorável à conversão, questionemos e examinemos à luz da nossa consciência, as nossas atitudes.

Livres para Cristo.

"Para ser livres,Cristo nos libertou: mantende-vos, pois, firmes, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão." ( Gl. 5, 1 ).
A verdadeira liberdade é a que Cristo nos conquistou: libertou-nos das amarras do pecado que escraviza e afasta da graça de Divina.
A Palavra de Deus nos orienta e conduz, liberta da nossa tendência ao pecado, purifica, fortalece-nos e apresenta o Plano Salvífico de Deus, através de Jesus, da Sua Vida, Morte e Ressurreição.
Ser livre em Cristo, é não se deixar dominar pelas situações pecaminosas, pelas armadilhas maléficas espalhadas pelo mundo. É não se deixar iludir nem escravizar por promessas de riqueza, fama e glória. É viver a vida na simplicidade e pureza como uma criança, mantendo o coração aberto à graça de Deus e à Sua Vontade. Ser livre em Cristo, é viver plena e corretamente a vida que Deus nos concede, respeitando os Seus Ensinamentos, vivendo conforme os Seus Preceitos Divinos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Honra teu pai e tua mãe.

"Filhos, obedecei a vossos pais em atenção ao Senhor pois é justo que o façais. Honra teu pai e tua mãe é o primeiro mandamento que inclui uma promessa: para que tudo te corra bem e vivas muito tempo na terra." ( Ef. 6, 1 - 3 ).
Como filhos, devemos respeito e obediência aos nossos pais que abraçaram e aceitaram a sagrada missão de nos trazer à vida. Renunciando a si mesmos, dedicaram-se a nosso favor. Cuidaram das nossas necessidades, nos amando, educando e acompanhando o nosso desenvolvimento.
O amor dos pais é singular, não mede esforços para proporcionar o melhor conforto e a melhor vida para os filhos.
Acompanham anciosamente o nosso crescimento e vibram com o nosso progresso e as nossas realizações.
Quem respeita, ama e cuida para não preocupar nem entristecer seus pais, conta com a promessa feita por Deus de ter uma vida bem sucedida e experimenta a longanimidade.

Vivemos para o Senhor.

" Ninguém vive para si, ninguém morre para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Na vida e na morte somos do Senhor. Para isso morreu o Messias e ressuscitou: para ser Senhor de mortos e de vivos." ( Rm. 14, 7 - 9 ).
Todos recebemos o dom da vida que procede de Deus. Portanto, Ele é o nosso Senhor e à Ele devemos a nossa existência, destinada a partilharmos do Seu Amor, experenciando a verdadeira felicidade.
Se morrermos no Senhor, também ressuscitaremos Nele por intermédio de Jesus, Seu Filho amado, nosso Senhor e nosso Deus.

Vencer o mal com o bem.

" Se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer, se tem sede, dá-lhe de beber; assim farás corar de vergonha. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." ( Rm. 12, 20 - 21 ).
Somos chamados não a revidar, vingando uma ofensa com outra mas, a agir de maneira superior, vencendo, superando o mal através da prática do bem.
Jesus, procedeu desta forma e obteve vitória sobre a ação do mal. Agindo assim, seremos mais do que vitoriosos pois estaremos vivendo conforme a orientação Divina e, por mais difícil que possa parecer, conseguiremos pois somos seguidores de Jesus, e Ele venceu o mundo.

Refletindo a ação através do instinto.

" De fato, os que vivem segundo o instinto se inspiram no instinto; os que vivem segundo o Espírito se inspiram no Espírito. O instinto tende à morte, o Espírito tende à vida e à paz. Porque a tendência do instinto é hostil a Deus, pois não se submete à lei de Deus nem pode fazê-lo; os que seguem o instinto não podem agradar a Deus." ( Rm. 8, 5-8 ).
O instinto revela o egoísmo e o egocentrismo, assim o ser humano fracassa e acaba se destinando à ruína. A desobediência aos preceitos Divinos caracteriza a rebeldia do homem, que recusa-se a seguir os ensinamentos do Senhor, preferindo dedicar-se aos caminhos povoados de ilusão que lhe parecem mais atraentes e sedutores.
Portanto, se optarmos por seguir os caminhos norteados pelo instinto, acabaremos nos tornando escravos do mesmo instinto, sem a possibilidade de vislumbrar os horizontes futuros, e desagradando a Deus através deste procedimento estaremos nos distanciando da verdadeira vida e paz inspirada no Espírito, e fatalmente desembocaremos na trilha que conduz à morte, isto é, à eterna distância de Deus.

terça-feira, 23 de março de 2010

Encontro pessoal com Deus.

Vivemos sempre na busca constante de algo mais mas, até descobrirmos o verdadeiro objetivo dessa procura, muito tempo se passa e muitas buscas acontecem. Buscamos inicialmente coisas materiais, na ilusão de que encontraremos ali a razão da nossa vida.
Mas, começamos a perceber que o que conquistamos e adquirimos não nos completa inteiramente, deixando em nós um vácuo a ser preenchido. Adentramos então para a fase posterior mais avançada, na qual descobrimos que existe um valor maior que não se limita, não se restringe às coisas materiais, visíveis e paupáveis.
Esta busca termina quando adquirimos a consciência de estarmos mergulhados em Deus, de sentirmos o Seu Amor a pulsar no nosso coração, dando-nos um novo sentido à vida, preenchendo todos os espaços vazios do nosso ser, permitindo-nos viver a maravilhosa e singular experiência Divina e a refletí-la aos que de nós se aproximam.
Podemos então, vivenciar finalmente o nosso encontro pessoal com Deus.

Peça, confiando em Deus.

" Peçam e lhes será dado! Procurem e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! " ( Mt. 7, 7 ).
Confiar, acreditar, esperar são atitudes que necessitam do acompanhamento da fé, que representa uma adesão absoluta do espírito àquilo que considera verdadeiro, crédito que se atribui a alguém. Nesta reflexão, ao atribuírmos a nossa confiança irrestrita, ilimitada à Deus, poderemos efetuar o nosso pedido que, alicerçado na fé e na confiança no Senhor, realizar-se-á no tempo oportuno.
Não devemos nunca desanimar, por mais difícil que pareça uma situação pois, se a confiarmos à providência Divina, teremos a convicção de que seremos atendidos pois, para Deus nada é impossível.

segunda-feira, 22 de março de 2010

A videira verdadeira.

"Eu Sou a videira e Meu Pai é o vinhateiro. Os sarmentos que em mim não dão frutos Ele os arranca, os que dão frutos os poda para que dêem mais frutos. Vós já estais limpos pela Palavra que vos disse: Permanecei em Mim e Eu em vós." (Jo. 15, 1-4).
Jesus é a videira verdadeira e Deus o vinhateiro. Os sarmentos são os ramos, cujo fruto esperado é o amor mútuo que se fundamenta, se alicerça na justiça.
A Palavra de Jesus, recebida com fé purifica-nos, tornando-nos aptos a produzirmos mais frutos pois permanecemos Nele e Ele permanece em nós.
Vale relevar, ressaltar que representamos os ramos na videira que é Jesus e sozinhos, por nós mesmos, nada podemos.
Os ramos só tem vida quando estão unidos ao tronco. Assim, somente poderemos dar frutos bons baseados no amor, se permanecermos em Jesus e Ele em nós.

Convite à conversão.

"Ouvi, atenção, e não sejais soberbos, pois fala o Senhor: Confessai-vos diante do Senhor, vosso Deus, antes que escureça, antes que tropecem vossos pés pelos montes e à meia-luz se converta em trevas escuras a luz que esperais." ( Jr. 13, 15 - 16 ).
Procuremos nos desfazer do orgulho e nos abrir à graça de Deus neste tempo favorável, no qual o Senhor se coloca à nossa escuta para podermos aplainar os nossos caminhos, corrigindo as falhas e imperfeições provocadas pelos pecados. Não deixemos que o tempo no qual a luz ainda brilha nos escape, ficando às escuras.

Exotração à consciência.

"Abraão respondeu: Filho, recorda que em vida recebeste bens, e Lázaro por sua vez desgraças. Agora ele é consolado e tu atormentado. Então, por favor, manda-o à casa de meu pai, onde tenho cinco irmãos, para que os admoeste a fim de que não venham também eles parar neste lugar de tormento. Disse-lhe: Se não escutam Moisés nem os profetas, mesmo que um morto ressuscite, não lhe farão caso." ( Lc. 16, 25 . 27 . 31 ).
Quando a pessoa possue bens, riquezas, em vez de se esforçar para utilizá-los de modo mais justo, acaba por esbanjá-los excessivamente para satisfazer seus desejos egocêntricos, para provar aos outros que está por cima, que o poder lhe pertence e, desprezando e ignorando os desafortunados, por vezes pessoas honestas que passam necessidades significativas e que apesar dos seus esforços não conseguem transpor este estado de pobreza e dificuldades.
Então, as pessoas afortunadas, geralmente não aceitam ser corrigidas, quanto ao seu modo incorreto de agir aumentando assim a extensão do abismo ao qual se dirigem. Os que vivem no sofrimento, enfrentando dificuldades para sobreviver, graças à Misericórdia Divina serão consolados, recebendo a merecida recompensa.
Profetas e sacerdotes que proclamam a Palavra de Deus, alertam para a necessidade da conversão de vida, antes que o tempo se esgote mas, não são ouvidos e o alerta não é levado à sério. Quem tem ouvidos, ouça!

domingo, 21 de março de 2010

O êxodo se acentua.

Percebemos que existe uma demanda acentuada de pessoas que partem em busca de algo que por algum motivo não encontram em sua própria religião, algo que possa despertar, ocasionar um encontro pessoal com Deus na sua vida. Assim, como ovelhas desgarradas, as pessoas se embrenham em todos os tipos de seitas e doutrinas enganosas, que acabam conduzindo-as para longe de Deus e em casos mais graves, acabam tirando-as do caminho de Deus, direcionando-as ao abismo, às garras do opositor.
Precisamos nos colocar humildemente, despojados do nosso egoísmo e auto-suficiência, na presença de Deus e pedirmos para sermos capazes de discernir não a nossa vontade, mas a vontade do Senhor pois, somente assim, rendidos totalmente à escuta Divina, sob a inspiração de Maria Santíssima; "Fazei o que Ele vos disser!" ( Jo 2, 5 b ) ; conseguiremos, apoiados na oração a abertura dos corações à conversão sincera e definitiva para Deus.

sábado, 20 de março de 2010

Esperança de glória.

"Penso que os sofrimentos do tempo presente não tem proporção com a glória que será revelada em nós. A humanidade aguarda na expectativa de que se revelem os filhos de Deus. Contudo, se esperamos o que não vemos, aguardamos com paciência. Desse modo, o Espírito Santo socorre nossa fraqueza."
( Rm. 8, 18-19 ; 25-26a ).
Cada vez mais nos aproximamos da fase decisiva para a humanidade. Vivemos as primícias deste tempo através dos acontecimentos, que se sucedem gradativamente.
A humanidade padece dores e angústias. Assim, vai se purificando e se aproximando da glória que será revelada em nós. Os filhos de Deus são livres por natureza, a humanidade os aguarda pois são promotores da paz, vivem o amor e exercem a caridade uns para com os outros e Deus comunica-lhes a Sua Glória.
Enquanto aguardamos, o Espírito Santo nos fortalece, sustenta e vêm ao nosso auxílio, nas nossas fraquezas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Amor de Deus.

"Sabemos que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, dos chamados segundo Seu desígnio. Nem a altura, nem a profundidade, nem criatura alguma nos poderá separar do Amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus Senhor Nosso." ( Rm. 8, 28 ; 39 ).
O Amor de Deus ultrapassa, supera qualquer expectativa que venha a ser imaginada. O ser humano, tende a limitar-se, a apoiar-se em coisas visíveis, materiais, finitas. Seu íntimo porém anseia por algo maior e mais profundo. Mas, as estruturas estabelecidas pelo próprio homem, acabam por restringir e canalizar as suas expectativas neste sentido.
O ser humano chega a experenciar, a sentir o Amor de Deus, mas quando começa a racionalizar, isto é, tornar racional com o objetivo de se aperfeiçoar mais, acaba muitas vezes se afastando do verdadeiro caminho, estruturado e alicerçado no amor.
Deus é Amor, é simples e facilmente se deixa encontrar, não depende de conhecimentos exorbitantes, excessivos. Ele se deixa sentir e experenciar nas coisas simples, pelos corações puros, fundamentados na humildade.

Arrependimento.

"Ele deixa voltar os que se arrependem e reanima os que perdem a paciência. Volta ao Senhor, abandona o pecado, suplica em Sua Presença e diminui tuas faltas retorna ao Altíssimo, afasta-te da injustiça e detesta de coração a idolatria." ( Eclo. 17, 24-26 ).
Todos nós possuímos a chance de renovarmos a nossa vida e, baseados no verdadeiro arrependimento, voltarmos à Presença de Deus, isto é, sermos merecedores da Graça Divina que nos conduz à plenitude de vida. O que não pertence à Deus e acaba gerando idolatria, são conceitos enganosos, caminhos que desembocam no profundo abismo da existência.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Responsabilidade e consciência perante a vida.

Existe uma crescente necessidade de reflexão para uma melhor conscientização da nossa parte em relação à importância da vida; pois é o dom mais precioso que recebemos de Deus mas, infelizmente o ser humano ainda não se deu conta disso. Banaliza e desrespeita o dom sagrado da vida de diversas formas.
Uma delas se refere ao impedimento da vida se realizar através da prática do aborto.
" Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois Eu digo a vocês: os anjos deles estão sempre na presença do Meu Pai que está no céu. O Filho do Homem veio para salvar o que estava perdido." ( Mt. 18, 10-11 ).
Muitas vezes as pessoas deixam se envolver por "prioridades enganosas" sem medir as consequências desses atos, colocando em risco o direito do nascimento de seres indefesos e inocentes.
A consciência sobre a responsabilidade de cada um deve ser refletida, com base no valor real sagrado do direito à vida.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Refletindo sobre a nossa conduta.

" Portanto, em nome do Senhor vos digo que não vos comporteis como os pagãos: com suas idéias vãs, com a razão obscurecida, afastados da vida de Deus, por sua ignorância e dureza de coração. Pois insensíveis entregaram-se à dissolução e praticam avidamente toda espécie de indecência. Vós, ao contrário, não é isso que aprendestes de Cristo, se é que ouvistes falar Dele e aprendestes a verdade de Jesus." ( Ef. 4, 17-21 ).
Se pertencemos a Jesus, nossa conduta não pode ser comparada, nem igualada com a conduta dos que vivem afastados de Deus. Precisamos ter um comportamento, um modo da agir diferenciado, que reflita a retidão, a integridade de caráter, assim como, a honestidade e a docilidade no trato mútuo, na reciprocidade.
O diferencial deve se manter através do emprego da caridade, em uma vida alicerçada no amor e na compaixão para com o próximo e acima de tudo, no amor para com Deus.

Tempo propício à renovação da vida.

" Vós, despojai-vos da conduta passada, da velha humanidade que se corrompe com desejos enganosos; renovai-vos em espírito e mentalidade; revestí-vos da nova humanidade, criada à Imagem de Deus com justiça e santidade autênticas." ( Ef. 4, 22-24 ).
Este é o tempo favorável para nos libertarmos das amarras dos erros, que povoaram a nossa conduta passada; de nos desfazermos das atitudes erradas que conduziram ao pecado; das vezes que consciente ou inconscientemente transgredimos a Lei, os Preceitos Divinos e, por este motivo acabamos nos distanciando da Graça Divina.
Mas, ainda estamos em tempo de resgatarmos a nossa imagem, para nos assemelharmos mais à Imagem de Deus, que em nós foi projetada por Ele e acabou sendo desfigurada pelas nossas faltas e pelos apelos enganosos do mundo, isto é, pelo pecado.

O caminho da verdade e a unidade.

" Portanto, eliminando a mentira, dizei a verdade uns aos outros, pois somos membros uns dos outros. Se vos irritais, não pequeis. Não se ponha o sol sobre a vossa ira, não cedais ao diabo. Não aflijais o Espírito de Deus que vos selou para o dia do resgate." ( Ef. 4, 25-27 ; 30 ).
Fomos destinados por Deus a formar um só corpo na unidade, através do nosso procedimento e maneira de viver. A mentira representa um dos grandes obstáculos que obstruem a unidade, pois é uma persuasão falsa e cria na pessoa o hábito de mentir.
A verdade porém, é a conformidade com a realidade, coisa certa e verdadeira, representa a sinceridade. Por isso edifica, une, fortalece e solidifica os vínculos de amizade, criando laços que proporcionam a unidade.
A palavra nos pede para que não cedamos ao diabo pois ele é o pai da mentira e coordena as consequências provenientes deste ato pecaminoso.
Nós, fomos selados para a Salvação através da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que nos prepara para o dia do resgate.

terça-feira, 16 de março de 2010

Palavras de Jesus.

" Minhas ovelhas ouvem a minha voz, Eu as conheço, e elas me seguem. Eu dou a elas Vida Eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. O Pai que tudo entregou a Mim, é maior do que todos." ( Jo. 10, 27 - 29a ).
O Senhor conhece cada um pelo nome, assim como Ele é conhecido pelas suas ovelhas, pelas pessoas que O amam e O seguem. Estes, recebem a Vida Eterna, a vida na presença de Deus e nunca morrerão pois a corrupção do pecado não os atingirá, não terá, não exercerá nenhum poder sobre eles.
Portanto, precisamos identificar a voz que ressoa no nosso interior. Se a voz de Jesus ressoar com familiaridade no nosso coração, isto denota que pertencemos à Deus. Significa que Jesus é o nosso pastor e nós somos as Suas preciosas ovelhas pelas quais por amor, Ele entregou a própria vida.

O amor e a proteção de Deus.

" O Senhor ama quem detesta o mal, guarda a vida de seus leais, livra-os da mão dos perversos. Amanhece a luz para o honrado e a alegria para os retos de coração. Festejai o Senhor, ó justos, dai graças a Seu Santo nome." ( Sl. 97 ( 96 ), 10-12 ).
Quem ama verdadeiramente a Deus, segue os Seus preceitos com alegria. Sua vida está edificada na presença do Senhor e se desenrola sob a Sua proteção e bênçãos. Então o cuidado maior consiste em evitar as situações de pecado, afastando-se do mal.
Torna-se primordial a prática das boas ações, fundamentadas no amor, na justiça e na verdade. Os ensinamentos Divinos são a verdadeira luz a iluminar as vidas e os corações daqueles que amam e dão graças à Deus e ao Seu Santo Nome.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Refletindo sobre a Sensatez.

"Eu, a Sensatez, sou vizinha da Sagacidade e possuo o parentesco da Reflexão. ( Odiar o mal é respeitar o Senhor). Orgulho e Soberba, mau caminho e boca falsa, eu detesto." ( Pr. 8, 12-13 ).
Ser uma pessoa sensata é ser prudente, ter senso, isto é, um juízo claro, ter sentido e direção. Uma pessoa sagaz é talentosa, inteligente, penetrante, intensa.
Estas duas virtudes estão próximas nos seus valores e se completam com a reflexão que mostra a prudência, a ponderação e a contemplação nas situações que a vida nos apresenta.
Quanto aos sentimentos opostos como o orgulho, um alto conceito de si mesmo, amor próprio exagerado, soberba. Uma pessoa soberba, está mergulhada no orgulho, na arrogância e na presunção.
A arrogância gera insolência a qual atribui somente a si os méritos e as qualidades. Uma pessoa insolente, passa a proceder com inconveniência e falta de respeito para com os outros.
Para seguirmos os caminhos do Senhor, devemos afastar-nos destes sentimentos maus e de todo tipo de falsidade.

O Senhor,nosso Deus.

"O Senhor é clemente e compassivo, paciente e misericordioso. O Senhor é bom para com todos, Ele se compadece de todas as suas criaturas. Teu reinado é um reinado eterno; Teu governo, de geração em geração."
( Sl. 145 ( 144 ) , 8-9 ; 13 ).
A clemência é uma virtude que consiste na disposição para perdoar; na bondade, na indulgência e na tolerância para com os outros. O Senhor é compassivo, tem compaixão para conosco, é paciente, tolerante e misericordioso.
Podemos comprovar o Seu imenso Amor Paterno, na citação bíblica a seguir: " Então o Pai lhe disse: Filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado." ( Lc. 15, 31-32 ).
Deus está à espera dos filhos pródigos, ainda dispersos pelo mundo. Ele aguarda anciosamente o momento do regresso de cada filho à Sua Casa, após uma sincera conversão de vida, reconhecimento e arrependimento dos erros cometidos.
Eis o momento propício para o regresso dos filhos pródigos à Casa do Pai. Não percamos esta oportunidade.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Deus é Amor.

"Queridos, amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus; todo aquele que ama é filho de Deus e conhece a Deus. O amor chegará em nós à sua perfeição se formos no mundo o que Ele foi e esperamos confiantes o dia do julgamento." ( 1 Jo 4,7 ; 17 ).
Quando amamos sinceramente o nosso próximo, podemos afirmar coerentemente que amamos a Deus pois, estamos amando concretamente. Quem ama, disponibiliza sua vida em favor do outro; assim como Jesus entregou Sua Vida, aceitando o sacrifício, passando por humilhações e ultrajes, focalizado num objetivo, fruto do Seu imenso Amor: A nossa Salvação, remir-nos, libertando-nos da condenação pelos nossos pecados.
Jesus ofereceu Sua Vida em expiação, em purificação nossa, devido às faltas por nós cometidas. Este gesto denota, indica a grandeza incalculável do Amor Divino por cada um de nós, seus amados filhos.

O preceito do amor.

"E este é o seu mandamento: que creiamos na pessoa de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como Ele nos ordenou. Quem cumpre Seus Mandamentos, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. E sabemos que Ele permanece conosco pelo Espírito que nos deu. " ( 1 Jo. 3, 23-24 ).
Jesus, a personificação do amor. Exemplo concreto, verídico, autêntico da graça e da presença de Deus. Ele habita o nosso coração, através do Espírito Santo. Transbordando em amor, nossa vida transcorre, desenrola-se na partilha e na doação ao próximo.
"Cada um deles é Jesus disfarçado." ( Madre Tereza de Calcutá ).

A Palavra de Deus incorruptível e permanente.

"Purificai vossas consciências, submetendo-vos à verdade, e amai os irmãos sem fingimento, de coração; amai-vos intensamente uns aos outros, pois fostes regenerados não de uma semente corruptível, mas pela Palavra incorruptível e permanente do Deus vivo. Essa Palavra é a boa notícia que vos foi anunciada."
( 1 Pd. 1, 22-23 ; 25 b ).
Através do procedimento sincero, verdadeiro e sem fingimento, nossa consciência passa por um processo de limpeza, cujas impurezas no modo de pensar e agir são eliminadas, deixando em nós espaço para abrigar o mais nobre dos sentimentos: o amor.
A Palavra de Deus através do seu poder regenerador, reconstitui e reestrutura a nossa vida.
"Palavras que não trazem a luz de Cristo, aumentam as trevas." (Madre Tereza de Calcutá ).
Portanto, o amor à Deus e à Sua Palavra deve constituir o ponto central da nossa existência.

quinta-feira, 11 de março de 2010

A graça da conversão sincera.

Como é do nosso conhecimento, graça é uma dádiva, algo que é ofertado espontaneamente. Se pedirmos para Deus, a graça de uma conversão sincera para a nossa vida, abrindo o nosso coração para o Senhor no arrependimento, no firme propósito de emenda, colocando-nos na verdadeira disponibilidade , para recebê-Lo, acolhendo a Sua vontade, seguindo e colocando em prática a Sua Palavra que liberta e revela-nos a vida em toda a sua plenitude.

Deixe se transformar pela graça de Deus.

Fujamos das práticas prejudiciais e mal- intencionadas, das situações maliciosas, procuremos não desenvolver habilidades para enganar, trapacear para com o nosso próximo.
Busquemos e deixemos-nos envolver pela graça de Deus, colocando nossos objetivos e a nossa vida sob o olhar amoroso e misericordioso do Senhor, para sermos transformados, renovados e restaurados; adquirindo um novo vigor, despertando para uma nova vida sob a bênção e proteção divinas.

Em busca da paz verdadeira.

"Reine em vossa mente a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um corpo. Sede agradecidos. A palavra de Cristo habite entre nós com toda a sua riqueza: com toda a destreza ensinai-vos mutuamente." ( Cl.3, 15-16a ).
A paz é um desejo contínuo, que reside no âmago do ser humano. Muitos partem em sua procura, buscam-na mas não conseguem encontrá-la na aquisição de posses e bens, riquezas, poder e fama.
A verdadeira paz é espiritual, não está alicerçada nas coisas materiais. Ela provém de Deus por intermédio de Jesus Cristo. Portanto, quem desejar a verdadeira paz, coloque-se na presença de Deus com humildade e a simplicidade de uma criança, despojando-se de si próprio, do seu orgulho e da sua auto-suficiência.
Assim procedendo, obterá dentro de si, o espaço farorável à instalação da verdadeira paz na vida, a que somente Jesus pode dar: "Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a Minha paz. A paz que Eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá." ( Jo. 14, 27 ).

quarta-feira, 10 de março de 2010

Refletindo sobre a liberdade.

O anseio íntimo do coração humano é viver com liberdade, ter o direito de expressar sua opinião e de agir como quiser. Deus, na Sua infinita Sabedoria, concedeu-nos o direito do livre arbítrio ; porém, quando erramos, permitindo a instalação do pecado na nossa vida, através da desobediência e violação dos Preceitos Divinos, regras de procedimento que norteiam a vida para uma liberdade verdadeira.
Então, muitas vezes mesmo sem perceber, o próprio homem deixa se escravizar pelas suas paixões e desejos, alimentando-os desordenadamente, ficando oprimido e submisso pelas consequências dos seus próprios atos.

Paciência e oração.

"Irmãos tende paciência até que venha o Senhor. Prestai atenção no lavrador, como espera com paciência até receber as primeiras chuvas e as tardias, com a esperança do valioso fruto da terra. " ( Tg. 5, 7 ).
Ter paciência, capacidade de suportar dificuldades, calma para aguentar algo que demora, é uma virtude louvável no ser humano.
Acompanhada da fé e da oração, a paciência nos permite chegar ao tempo de espera necessário para que as coisas se realizem. Precisamos compreender melhor, que tudo possui o tempo certo, estipulado por Deus, para se realizar. Devemos então aguardar com fé, alicerçados na esperança.

Estamos no tempo favorável.

"Pois Deus disse: Em tempo favorável te escutei, em dia de Salvação te auxiliei. Vede, este é o tempo favorável, este o dia da Salvação." ( 2 Cor. 6,2 ).
O tempo favorável à renovação da vida, à conversão ao caminho que Deus nos apresenta. Não deixemos passar esta oportunidade tão preciosa e benéfica para nossa vida na qual, Deus se coloca à nossa escuta e nos auxilia.
Muitas vezes, damos importância excessiva ao supérfluo, às coisas periféricas esquecendo-nos daquilo que realmente possue o valor verdadeiro: o nosso interior e o sentido da nossa existência. Não permitamos o tempo se esvair, se esgotar, passando em branco. Voltemos o nosso coração para Deus, transbordando em amor e sincero arrependimento pelas nossas omissões e pecados cometidos.

terça-feira, 9 de março de 2010

A necessidade da conversão no mundo.

"Prestem atenção, e não fiquem assustados, pois essas coisas devem acontecer, mas ainda não é o fim. De fato, uma nação lutará contra outra, e um reino contra outro reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares. Mas tudo isso é o começo das dores." ( Mt. 24, 6 b-8 ).
Presenciamos diariamente fatos que nos deixam perplexos, espantados. Situações no cotidiano do ser humano, relacionadas com a sua maneira de ser e agir; o aumento crescente da violência e da agressividade, presentes nos segmentos da sociedade e no mundo.
O ser humano está adquirindo uma capacidade muito grande e significativa, relacionada ao avanço do progresso mas, em contraposição, também evolui no sentido contrário, utilizando a sua capacidade na confecção de meios que visam a destruição, ferindo o sagrado direito à paz.
Portanto, precisamos colocar em oração a atual situação mundial, no que se refere ao ser humano e à natureza, pedindo à Deus a graça da conversão para o mundo e a Sua Misericórdia para com todos nós.

A ação do Espírito Santo.

Disse Jesus: "Se vocês me amam, obedecerão aos Meus Mandamentos. Então, Eu pedirei ao Pai, e Ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não O vê nem O conhece. Vocês O conhecem, porque Ele mora com vocês, e estará com vocês." ( Jo. 14, 15- 17 ).
Quem ama verdadeiramente a Jesus e segue na obediência os seus mandamentos, possui o Espírito da Verdade, torna-se templo do Espírito Santo de Deus que habita e dirige a sua vida.
O Espírito da Verdade advoga em favor daqueles que seguem a vontade de Deus, desejando manter-se na Sua Santa Presença.
O mundo porém não O conhece portanto, não pode acolhê-Lo pois age em desacordo com a Orientação Divina nas suas teorias e práticas. Seus valores e crenças são geralmente incompatíveis com o conteúdo presente nos Mandamentos de Deus. Assim, abrindo-nos à presença do Espírito Santo passamos a agir em conformidade à vontade de Deus.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Mundial da Mulher!

Este dia é dedicado à todas as mulheres:
fortes, incansáveis, batalhadoras,
heroínas, femininas, gentis,
amáveis,portadoras da esperança,
gerando novas vidas !
Parabéns, à você mulher, a verdadeira
riqueza de todos os tempos!
Cristina

Sede mansos e humildes de coração.

O amor verdadeiro repousa nos corações mansos, obedientes à vontade de Deus e humildes, que vivem em busca da santidade, da retidão no comportamento e cujo objetivo principal e fundamental de suas vidas, consiste na busca contínua e incansável do amor verdadeiro, que provém de Deus. Amor que representa a maior defesa contra os males. A força do amor, tudo vence, não conhece limites, superando todas as barreiras. Quando estamos alicerçados em Deus, estamos fundamentados no amor.

Estejam vigilantes!

"Voltando-se junto dos discípulos, Jesus encontrou-os dormindo. Disse a Pedro: " Como assim? Vocês não puderam vigiar nem sequer uma hora comigo? Vigiem e rezem, para não caírem na tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca." ( Mt. 26, 40-41 ).
Estamos vivendo tempos decisivos que exigem de nós uma posição em relação ao contexto que o mundo nos apresenta. É necessário verificarmos até que ponto nós acompanhamos a Jesus na nossa vida. Quantas vezes Ele nos surpreendeu dormindo, ocupados com as coisas do mundo, em vez de estar em estado de oração e vigilância, para escapar das tentações.
O mundo está cheio de artifícios enganadores à espera dos momentos oportunos, e devido a fragilidade das pessoas desprevinidas, poder envolvê-las em suas teias ilusórias.
Rezar e vigiar portanto, é fundamental na nossa vida, não podemos nos descuidar. As tentações estão por todo lado, embutidas de sedução para surpreender a aqueles que estão dormindo, isto é, que não se fortalecem na oração e não se preocupam em estar vigilantes.

domingo, 7 de março de 2010

O exemplo das crianças.

"Deixai que as crianças se aproximem de Mim: não as impeçais, porque o Reino de Deus pertence aos que são como elas. Eu vos asseguro que quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele."
( Mc. 10, 14 b - 15 ).
As crianças são merecedoras de respeito e carinho. São puras de coração, vivem e expõem seus sentimentos com sinceridade, abandonam-se confiantes aos cuidados de seus pais.
As crianças, na sua ingenuidade e pureza não conhecem os preconceitos, não guardam mágoa, perdoam com facilidade. Estão sempre abertas para acolher novas amizades. São isentas de malícia e o seu coração se alegra com facilidade.
Refletindo sobre este perfil, podemos entender porque Jesus abençoava as crianças e pedia que não as afastasse da Sua Presença. É uma lição muito grande para nós. Se conseguirmos receber a Jesus e aos Seus ensinamentos em nossa vida de coração, como estas crianças, então poderemos finalmente ter acesso ao Reino de Deus.

sexta-feira, 5 de março de 2010

No seguimento de Jesus.

" A partir desse momento muitos discípulos voltaram atrás, e não andavam mais com Jesus. Então Jesus disse aos doze: " Vocês também querem ir embora?" Simão Pedro respondeu: " A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Agora nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus." ( Jo. 6,66-69 ).
Muitas pessoas se propõe a seguir Jesus na sua vida. Mas, o seguimento de Jesus quando é levado à sério, não é fácil. Necessita de determinação centralizada na fé e apoiada na esperança.
Jesus continua perguntando a cada um de nós ainda nos dias de hoje: " Vocês também querem ir embora? "
Muita gente, na hora das dificuldades, afasta-se de Jesus, embrenhando-se em atalhos que oferecem vantagens e soluções mágicas imediatas, com as camufladas consequências conflitantes que elas trazem ocultamente.
Felizes as pessoas que reconhecem a Jesus verdadeiramente, respondendo como Simão Pedro: " A quem iremos Senhor? Só Tu tens palavras de Vida Eterna?"
Felizes aqueles que chegam no seu íntimo ao seguinte reconhecimento e conclusão a respeito de Jesus: "Tu És o Santo de Deus. "

No colóquio com Jesus.

"Querido Jesus, eu acredito que És o Filho de Deus meu Salvador. Preciso que o Seu amor limpe meus erros e mal feitos. Preciso que a Sua Luz afaste todas as trevas. Preciso que a Sua Paz preencha e satisfaça meu coração. Eu agora abro a porta do meu coração e peço que por favor adentre minha vida e me d^o seu presente de Vida Eterna. Amém. " ( Madre Tereza de Calcutá ).

Deus é amigo do silêncio.

"Precisamos encontrar Deus, e não podemos fazê-lo com barulho e desassossego. Deus é amigo do silêncio. Veja a natureza - árvores, flores, grama - crescem no silêncio; veja as estrelas, a lua e o sol, como se movem em silêncio... Precisamos de silêncio para sermos capazes de tocar almas." ( Madre Tereza de Calcutá ).
Nos tempos atuais, em meio à agitação e ao barulho, torna-se difícil e até impossível observar a natureza, captar a sinfonia das notas silenciosas que ela emite, traduzindo a linguagem, a mensagem de Deus,tocando sensivelmente as almas.
Precisamos aprender a valorizar a linguagem do silêncio pois através dela encontramos o acesso que nos leva até Deus.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pensamentos de Madre Tereza de Calcutá.

"Tenha fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside." (Madre Tereza de Calcutá).


"Sou uma pequena caneta na mão de Deus que envia cartas de amor ao mundo." ( Madre Tereza de Calcutá).


"Nesta vida, não podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor." (Madre Tereza de Calcutá).

Não se deixe enganar.

"Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em Meu Nome, dizendo: "Sou eu." E ainda: "O tempo já chegou! Não sigam essa gente." (Lc. 21, 8 ).
Torna-se necessário adotarmos um procedimento cuidadoso para distinguirmos, discernirmos aquilo que se apresenta diante de nós. Geralmente, estas crenças que tentam ludibriar a boa fé das pessoas, apresentam pontos atrativos; oferecendo soluções para os problemas, prometendo felicidade, alegria e bem-estar.
Mas, ocultando o verdadeiro objetivo a que se propõe, acabam atraíndo o interesse das pessoas, que não conseguindo perceber, permitem -se seduzir por essas promessas. No começo vivem num deslumbramento, que vai se acabando, revelando a crua realidade.

Mudança, renovação, conversão!

O tempo Quaresmal nos convida à uma mudança interior, à uma renovação de vida passando a limpo os momentos nos quais não agimos como deveríamos, conforme a vontade de Deus. Mas, esta mudança deve ser traduzida através das obras, das atitudes concretas em relação ao próximo; mais atenção dispensada às necessidades daqueles que conosco convivem, no ambiente familiar, de trabalho e social.
Gestos simples que podem ocasionar grandes mudanças na nossa vida e em relação ao nosso próximo. Agindo com mais docilidade, paciência e compreensão no lar, no trabalho, no trânsito, etc. Procurando sempre ser mais humildes e solidários, estaremos modificando a realidade no mundo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sinal de alerta.

O mundo está passando por grandes tribulações espirituais, primícias que anunciam a proximidade do momento decisivo da Humanidade.
"Todos os povos da terra serão reunidos diante Dele, e Ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos e colocará as ovelhas à Sua direita, e os cabritos à Sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à Sua direita: "Venham vocês, que são abençoados por Meu Pai. Recebam como herança o Reino que Meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo." ( Mt. 25, 31-34 ).
No tempo da Quaresma, temos a oportunidade de detectarmos e corrigirmos os nossos erros, de endireitarmos as nossas veredas, convergindo-as, direcionando-as ao caminho da verdade e da vida.
Para fazermos parte das pessoas simbolizadas pela figura das ovelhas no evangelho, precisamos viver a caridade, exercer a justiça, seguindo os passos de Jesus e vivendo os Seus Ensinamentos.
Caso contrário, endossaremos as colunas dos cabritos, que ficarão à esquerda de Deus, isto é, destinados ao fogo eterno, na companhia do opositor e dos seus seguidores.

terça-feira, 2 de março de 2010

Deus, a infinita fonte de amor.

Somos chamados, neste tempo propício à conversão, a abrirmos os nossos corações ao amor de Deus.
Temos ao nosso dispor dois sacramentos, meios disponíveis para esta finalidade. Através do sacramento da Penitência, são absolvidos os nossos pecados quando realmente formos sinceros na nossa decisão de conversão e no arrependimento das nossas faltas para com Deus e para com o nosso próximo, restabelecendo -se assim o estado de graça na nossa vida. Este estado nos conduzirá ao sacramento da Eucaristia no qual, o próprio Cristo se doa a nós, através do Seu Corpo e Sangue na forma do pão e do vinho para a nossa salvação definitiva.
Portanto, não deixemos para amanhã, mesmo que o mundo seja contaminado pela falta de fé e pela infidelidade à Deus, não permitamos que esta contaminação nos atinja.

Reflexão.

"O lavrador que trabalha é o primeiro a usufruir dos frutos. Reflete sobre o que te digo, e o Senhor te fará entender tudo." ( 2Tm 2, 6-7 ).
Toda vez que nos propomos a realizar algo de bom em benefício do próximo e por amor a Deus, somos os primeiros a receber os benefícios da graça e da bênção. Quando se ama é porque o amor já está presente no coração; quando sentimos o desejo de ajudar o próximo nas suas necessidades, é porque a caridade habita em nós; quando refletimos o amor de Deus através dos nossos atos e modo de viver, é porque o próprio Deus habita em nós.

Últimos tempos.

"Tu deves saber que nos últimos tempos se apresentarão situações difíceis. Os homens serão egoístas e cobiçosos, fanfarrões, arrogantes, injuriosos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem piedade, implacáveis, difamados, descontrolados, desumanos, hostis ao que é bom, pérfidos, temerários, vaidosos, mais amigos do prazer do que de Deus; embora preservem as formas da religiosidade, reneguem seus efeitos. Evita esses tais." ( 2Tm. 3, 1-5 ).
No decorrer da nossa existência, deparamos com todos os tipos de pessoas e circunstâncias. Porém, cabe a nós distiguirmos o procedimento mais correto, aquele que agrada a Deus e desempenharmos com fidelidade a nossa missão como filhos amados de Deus, sendo como faróis a iluminar as mentes e os corações obscuros.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Felizes, bem-aventurados.

"Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus." ( Mt. 5, 7-9 ).
Ser misericordioso, solidário em relação a dor ou sofrimento alheios, ter compaixão, piedade, estar junto para ajudar, ser um ombro amigo.
Ser puro de coração, uma pessoa transparente, sem impurezas no pensar e no agir, cultivar a inocência, afastando-se das situaçõs maliciosas dos que agem com esperteza e astúcia, afastando-se das interpretações maldosas e picantes. Somente assim, estaremos puros e aptos para sentirmos a presença de Deus no nosso coração.
Promotores da paz, só poderemos promover a paz, quando nela vivermos, na tranquilidade, em estado de calma, buscando sempre a ausência de conflitos, e propagando o amor.

A unidade no amor.

"Pai, aqueles que Tu me deste, Eu quero que eles estejam onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que Tu Me deste, pois me amaste antes da criação do mundo." ( Jo. 17, 25-26 ).
Somos os amados de Deus, predestinados à contemplação da Sua Glória, conforme o desejo que Jesus nos manifesta. Mas, quanto a nós, como respondemos à esta graça de Deus na nossa vida?
*Procuramos viver no amor, dedicando nossa atenção a este chamado?
*Priorizamos o que se refere à Deus, através do nosso procedimento, do nosso modo de ser?
*Podemos nos considerar fiéis aos apelos Divinos na nossa vida, ou damos maior espaço para o que pertence ao mundo?
* Procuramos estruturar nossa vida em alicerçes baseados nos ensinamentos Divinos, ou preferimos dar maior importância ao acervo de conhecimentos que o mundo nos oferece?
Deus, na expressão perfeita e divina, deseja e espera que vivamos a unidade no amor. E nós?

Orientação que deve ser levada à sério.

Esta reflexão destina-se como um alerta, através da análise daquilo que pode tirar a nossa sobriedade no modo de pensar e proceder na vida.
A sensibilidade é um fator relevante, de grande importância pois, por seu intermédio podemos sentir compaixão pela humanidade, piedade, solidariedade...
É uma capacidade de captar e expressar sentimentos e coisas. Não podemos direcionar nossa vida no intuito, na finalidade de nos regozijar, sentir grande alegria na gastronomia por exemplo, no prazer ilimitado de apreciar comidas, permitindo que este procedimento seja um dos que venham ocupar o auge da nossa existência.
Precisamos tomar cuidado para que não nos ocorra a embriaguez dos sentidos, aquele entusiasmo exagerado, causado por grande alegria ou admiração como: competições, jogos, ídolos da música, cinema, até mesmo a tecnologia, desviando da nossa atenção o foco principal da nossa vida que se refere à Deus e a nossa missão neste mundo.
Não podemos nos afogar nas preocupações de modo exagerado, um sentimento que causa intranquilidade e apreensão, acaba prendendo a atenção em algo que ainda nem aconteceu, distraíndo, desconcentrando a mente daquilo que realmente importa. O que poderia ser feito no tempo presente, no agora.
Precisamos estar preparados, atentos e vigilantes pois, não sabemos quando chegará a nossa hora.
"Tomem cuidado para que os corações de vocês não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vocês." ( Lc. 21, 34 ).