quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Refletindo a dignidade humana.

Esta reflexão tem por objetivo meditar sobre uma realidade cada vez mais presente e atuante em nossos dias.
A dignidade, consciência do próprio valor, amor-próprio que deve ser cultivado e preservado.
Atualmente, existe uma forte tendência a super-valorizar, chegando a endeusar o aspecto material, inclusive nas pessoas.
O próprio ser humano passa na maioria das vezes a ser considerado como objeto, principalmente no que se refere às relações afetivas.
Isso desgasta e arruína o significado íntegro do amor, reduzindo-o à idéia do simples contato, muitas vezes como apenas objeto de prazer.
As pessoas abandonam-se aos apelos sugestivos das propagandas, que focam a parte física. Esta passa a ser exposta como objeto de consumo, ignorando seus sentimentos, anulando sua dignidade e restringindo o seu amor-próprio.
Nos tempos modernos, a humanidade já não se recorda que foi projetada e criada àImagem e semelhança de Deus, com todos os atributos por Ele concedidos. Características inerentes a todo o ser humano, independente da sua condição física, econômica ou social.
Que, através de uma reflexão consciente, possamos colaborar para que a vida possa ser mais dignificada agora e nas futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário